BERLIM — Pela primeira vez, a Força Aérea Alemã está movendo caças para um aeroporto civil por vários dias: Na segunda-feira, 27 de novembro, três Eurofighters do Esquadrão 71 da Força Aérea Tática “Richthofen” estarão temporariamente estacionados no Aeroporto de Hanover. Os jatos desarmados decolam de lá todos os dias em voos de treinamento rumo ao Mar do Norte.

A sua missão: preparação para a defesa nacional e da aliança. “Queremos melhorar as nossas opções para proteger os centros populacionais”, explica o Inspetor da Força Aérea, Tenente-General Ingo Gerhartz, explicando os antecedentes do exercício Hannover Shield 2023.

O ponto de viragem torna-se visível em Hanover

No cenário de treinamento, as aeronaves de combate cumprem a tarefa de proteger uma grande cidade como Hanover de possíveis ameaças aéreas, como drones ou mísseis de cruzeiro. “Os Eurofighters são os Patriotas no céu aqui”, diz Gerhartz. A aeronave poderia detectar e neutralizar ameaças no ar em um estágio inicial e complementar os sistemas de defesa terrestres, como o Patriot.

“Este exercício torna visível o ponto de viragem”, acrescenta o Brigadeiro General Frank Gräfe, chefe do departamento de operações e exercícios do Comando da Força Aérea em Berlim. Gräfe apresentou o exercício juntamente com os parceiros civis de cooperação da Força Aérea em Hanover. Ele sabe que o estado da Baixa Saxónia está ao seu lado. O primeiro-ministro do estado, Stephan Weil, apoia o exercício do Escudo de Hannover. “Sabemos que podemos contar com a Bundeswehr em tempos de crise”, diz Weil. Isso é exatamente o que precisa ser praticado regularmente. “Espero que as pessoas dentro e ao redor de Hanover entendam isso.”

Nenhum impacto nas operações regulares de voo

O diretor administrativo do aeroporto, Martin Roll, também saúda o aumento da cooperação com a Força Aérea. “Este exercício sublinha o elevado valor do sistema do Aeroporto de Hannover. “365 dias por ano, não apenas para a cidade e região”, afirma. “O exercício da Força Aérea no local com viagens simultâneas de turismo e negócios mostra o quão eficiente é o nosso aeroporto.” Roll garante: “Não haverá impacto nas operações regulares de voo para nossos passageiros”.

Interação entre processos civis e militares

Depois de a Força Aérea ter praticado com sucesso a interação com parceiros internacionais com o exercício de grande escala Air Defender 2023 no verão, importa agora conhecer os procedimentos dos parceiros de cooperação civil e também as peculiaridades regionais. Para que tudo funcione bem em caso de emergência, os pilotos, assim como o pessoal de segurança do aeroporto, têm de praticar a interação dos processos militares e civis, explica Gräfe.

O esquadrão em Wittmund tem usado o Aeroporto de Hanover como campo de aviação alternativo para seu esquadrão de alerta há vários anos. O Alerta de Reação Rápida (QRA – Quick Reaction Alert), composto por dois Eurofighters, está em espera 24 horas por dia, todos os dias. Os jatos são usados para missões reais de interceptação, por exemplo, quando aeronaves estrangeiras voam no espaço aéreo alemão sem contato de rádio. Quando eles começam, tem que ser rápido. Repetidamente há um estrondo sônico que pode ser ouvido claramente no solo. Isso não é esperado no Hannover Shield: os jatos não têm pressa – estão apenas praticando.

FONTE: Bundeswehr

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Impressionante como a Luftwaffe se preocupa em ser “politicamente correta”. Que chatice… Putin agradece.

Jefferson B

Rinaldo, percebi a mesma coisa. Incrível como são “cautelosos”…verdadeira chatice.

Rinaldo Nery

Não faremos barulho, não vamos poluir, não atrapalharemos a aviação civil, não vamos atrapalhar o trânsito, não vamos beber… Deus do céu! Lacram demais.

Antunes 1980

A Alemanha se tornou um proxy americano, zero independência e referência das piores agendas globalistas !

Fico imaginando o nível dos militares alemães “wokes “

Rodolfo

Pois é, parece que o governo alemão vai bloquear a venda dos 40 Eurofighters que a Turquia requisitou. Espanha, UK e o sindicato alemão de trabalhadores da indústria de defesa alemã estão tentando convencer o governo alemão a não seguir com essa decisão e autorizar a venda. Já bloquearam a venda de um novo lote de Eurofighters pra Arabia Saudita e tem o caso dos Guaranis que iriam pras Filipinas.
O melhor que pode acontecer pros Franceses com o programa de caça de 6a geração é ver is alemães pularem fora do programa.

Bruno Vinícius

Um pouco OFF-TOPIC, mas recentemente um oficial da RAF deu uma declaração bem interessante na Chatam House:

“I send my Eurofighter boys and girls up against the F-35, and they’re dead before they know it. It’s great fun for a while, but then it gets very weary.” [1]

A 5ª geração é um verdadeiro divisor de águas na aviação tática.

[1] https://twitter.com/GarethJennings3/status/1721856348848029769?t=Jr7gUZUfpL90Tp4TkmbUAQ&s=19

Last edited 10 meses atrás by Bruno Vinícius
Rodolfo

A RAF vai ter um caça de sexta geração em uma década, esse gap é temporário no caso deles.
O próximo divisor será a combinação de caça stealth operando com um enxame de attritable drones operador por IA… em 2040 essa mesma frase será dita por pilotos de caças de 5a geração que operam sem a presença de uma esquadra loyal wingman.