ANCARA — A Turquia planeja comprar 40 caças Eurofighter Typhoon, disse o ministro da Defesa Nacional, Yasar Guler, na quinta-feira (16/11).

“Queremos comprar o Eurofighter. É uma aeronave muito eficaz. Estas aeronaves estão relacionadas com o Reino Unido, Alemanha e Espanha. Tanto o Reino Unido como a Espanha dizem ‘sim’ e agora estão trabalhando para persuadir a Alemanha. . O Reino Unido e a Espanha dizem: “Vamos resolver esse problema”. Se for resolvido, planejamos comprar 40 jatos Eurofighter”,

Ele disse que os jatos F-16 e F-4 que estão no inventário da Força Aérea Turca são suficientes para as tarefas que Turquia realizará. “Mas é claro que estamos olhando além. Para isso, solicitamos o F-35, mas surgiram alguns problemas com o F-35. Também estamos trabalhando em alternativas”, disse Guler.

Os EUA suspenderam a Turquia do programa de caças F-35 em 2019, depois de se oporem à compra do sistema russo de defesa antimísseis S-400 por Ancara, alegando que o sistema russo colocaria em perigo os caças.

A Turquia afirmou repetidamente que não há conflito entre os dois sistemas e propôs uma comissão para estudar a questão. A Turquia também disse que cumpriu as suas obrigações para com os F-35 e que a sua suspensão era contra as regras.

Falando sobre a compra de caças F-16 dos EUA, Guler disse: “Para modernizar nossos F-16, compraremos 40 F-16 Block 70 Vipers prontos e modernizaremos 79 deles na Indústria Aeroespacial Turca (TUSAS).”

Separadamente, a Turquia fez um pedido a Washington em 2021 para 40 jatos F-16 e kits de modernização. O Departamento de Estado notificou informalmente o Congresso sobre a venda potencial.

Ancara afirma que os jactos fortaleceriam não só a Turquia, mas também a OTAN.

FONTE: Agência Anadolu

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos Silva

Se a Alemanha deixar…

Fabio Araujo

O que não vai ser fácil! Como anda a relação do Erdogan com o Macron? Pois acho que a Turquia vai terminar indo de Rafale. Outra opção é a Suécia vender alguns Gripens E depois desta entrar na OTAN.

Jonas

“Ninguém” quer os tais Gripen … só serão usados pelo Brasil e Suécia. Países querem um vetor pronto ,de preferência ,testados em combate e/ou de 5a. Geração …

Felipe Morais

Blz. Próximo.

adriano Madureira

Se for por isso, o F-22 lutou contra quem por exemplo?

Só cachorro banguelo…

Santamariense

Sem entrar na discussão sobre o F-39 ser isso ou aquilo, mas falando apenas no F-22, a comparação não cabe, pois o caça norte-americano não foi feito para exportação. Ele só opera com os EUA porque eles não vendem para mais ninguém. E ele só enfrentou ameaças assimétricas porque desde que entrou em serviço, qual guerra com oposição aérea os EUA enfrentou?

Afonso Bebiano

Sem mencionar que o F-22 não tem adversário equivalente.
Qualquer oponente pode ser classificado como”cachorro banguelo”, na terminologia do Adriano Madureira.

MMerlin

Vantagem mantida com a atualização de seus aviônicos.
Mesmo com mais de 25 anos, ainda é uma aeronave no estado da arte.
Importante pensar o que eles não devem ter embaixo da manga.

Fábio

Os brazukas não entendem que só eles foram enganados por esse “caça”.

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Felipe Morais

Se a relação não é boa com a Alemanha, quem dirá com a Suécia.

Robson Rocha

O Gripen é que não vai ser. A Turquia está firme em vetar a entrada da Suécia na OTAN.

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Fabio Araujo

Erdogan já aprovou e mandou para o Congresso ratificar a aprovação da entrada da Suécia na OTAN, só falta agora o Congresso turco aprovar. Como falei se a relação com o Macron não estiver boa a França não vai vender o Rafale, os EUA estão enrolando na venda do F-16, a Alemanha esta vetando o Typhoon, se a Suécia entrar na OTAN o Gripen E vai ser a única opção!

Afonso Bebiano

Se a França vender Rafale para a Turquia, vai estragar a parceria que está construindo com a Grécia.

Carlos Campos

Rafale Grego vs Rafale Turco, não acredito, a França não tem estado bem com a Turquia, inclusive tempos atrás seus navios ficavam iluminando um ao outro com radar, fizeram treinamento com os gregos também, para mostrar que estavam do lado dos franceses. e etc

Fábio

Ninguém quer o Gripo, só nós aqui!

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nonato

Lacrou.

Camargoer.

Ainda que apenas o Brasil e a Suécias optem pelo F39E, o que isso torna o avião mais ou menos operacional para a FAB? Tenta explicar.

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rafael

Pra mim, o problema não é o hoje.
Agora, o Gripen é um caça novo, moderno, o melhor da América Latina, sem dúvida.
O problema é que não vender para muitos países no futuro será difícil e caro de manter. E o dinheiro para manter/modernizar/substituir nunca é uma prioridade.
Mas aqui sempre damos um jeito, afinal é o país onde um F5 pode voar 45 anos…

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Gugalandia

Você desconhece que o Gripen E possui um motor amplamente utilizado em diversos países em diversos caças. Lembre se que o motor é o principal fator de custo de manutenção. Nisso o Gripen E não sofrerá. Além disso possui diversos centros de manutenção em alguns países para o referido motor. Temos um bom horizonte para manter bem e com custo adequado nosso Gripen. A escala é grande!

FELIPE

Tem que se levar em conta também a quantidade de GRIPEN C/D operacionais no mundo, pois compartilham quase todos componentes.

Groosp

O Gripen é excelente, mas precisa do aval dos EUA para a venda. Daí a vendas do Rafale, que também é excelente.

deadeye

Com a pressão do Reino Unido e Espanha, possível. Considerando de que o Eurofighter foi exportado para países não democráticos do Golfo.

Groosp

Dogfight Rafale vs Typhoon over Agean…

Jorge Augusto

Duvido acontecer. É outro que vai ser barrado e o Rafale vai levar.

Nonato

A França está Armando a Grécia.

Eduardo Lima

A França quer dinheiro! Pagou tem o produto.

Afonso Bebiano

Se a França quer dinheiro, precisa cultivar cuidadosamente a relação com os gregos. Não devem vender Rafale para a Turquia.

Groosp

A França e a Turquia estão se estranhando na Líbia. A importância do petróleo e do gás envolvidos superam o valor de uma eventual venda de Rafales.

Clésio Luiz

Se eu fosse parceiro da Alemanha em algum programa militar, estaria seriamente pensando em acabar com a tal parceria.

Embora o Rafale tenha surrupiado vendas do Eurofighter por causa de bloqueio da Alemanha, na pŕoxima década vai ser a vez da França de aguentar os chiliques da mesma.

Quem deve estar sorrindo são os britânicos: “depois de 2030 o problema vai ser de vocês…”

Felipe Morais

Pois é. Franceses e Alemães, demonstram, continuadamente, que permanecem acreditando que outros países devem seguir seus livrinhos de regras. Quando não o fazem, tomam represálias. E continuamos colocando nossos suados projetos em parcerias com esses caras. Na União Europeia há países muito mais interessados em negociar com o Brasil, sem toda a soberba e arrogância com as quais os tomadores de decisões desses dois países nos tratam. UK, Itália, Espanha, Suécia, Holanda e outros do centro/leste europeu nos são bem mais amigáveis que essa dupla. Mas as FAs continuam implantando projetos importantes com eles. Já não bastava o Prosub, a… Read more »

Kornet

O Olaf disse que não vai autorizar.
A Alemanha ama sua indústria de defesa,a concorrência agradece.

Marcelo

Começou a chantagem turca para os americanos aprovarem a venda dos F-16 novos,não duvido que os turcos tenha interesse no avião europeu.

Luís Henrique

O Erdogan vai acabar comprando Su-35 ou Su-57.
Duvido que a Alemanha vai liberar esta venda.

O Erdogan vem chamando Israel de estado terrorista e defendendo o Hamas. O Olaf Scholz disse que as declarações do Erdogan são um absurdo.

Orivaldo

Vai sim. Em 40 anos termina as entregas

Luís Henrique

Não disse que as entregas seriam rápidas. rss.
Na verdade é difícil a Turquia adquirir caças russos, pois é um membro da Otan, mas o Erdogan é uma pessoa difícil. Ele esta criticando pesado Israel e isso vai reduzir as chances de caças americanos e também alemães (Eurofighter). A França está ao lado da Grécia então também acho difícil venderem o Rafale. O que sobra?

Mais alguns problemas e os EUA e os principais líderes da UE vão dar as costas para a Turquia. E eles podem recorrer aos russos.

Fábio

Os Russos não conseguem produzir nem pra eles, quem dirá vender pra outros.

Luís Henrique

A Rússia é o 2o maior exportador de equipamentos militares do mundo há décadas.
Agora com a guerra em curso, fica mais complicado, mas não acredito que a guerra vai durar eternamente.

Outra coisa, a Rostec divulgou em Julho que a produção dos caças Su-30SM2, Su-35S e Su-34M foi dobrada. Então é provável que esse ano e no próximo, essa produção dobrada será destinada exclusivamente à Rússia, mas com o fim da guerra a Rússia terá uma capacidade produtiva maior do que tinha antes do conflito e isso resultlará em entregas mais rápidas para possíveis compradores de armas russas.

Plinio Jr

Não vão comprar nada de origem russa ou chinesa, Su-57 para quê ? Eles já tem o projeto deles em andamento (TFX)

Já viram a burrada que fizeram em adotar o S-400 e agora estão correndo atrás do prejuízo tanto via EUA como OTAN….Recusar mais uma venda de EF-2000 será a morte certa para o programa em termos de vendas ….o Rafale ou algo de origem americana (F-16V / F-15 ) agradecem ..

Luís Henrique

Saiu matéria falando o mesmo que eu disse…

Turquia pode buscar caças não ocidentais se acordo do Eurofighter fracassar

https://aeroin.net/turquia-pode-buscar-cacas-nao-ocidentais-se-acordo-do-eurofighter-fracassar/?amp

Andre

O erdogan já disse que prefere desenvolver do zero um caça do que comprar o su57.

Satyricon

Se a Alemanha não vender, alguém vende.
E os germânicos não estão nadando em dinheiro

Luís Henrique

A Alemanha é um dos países mais ricos do mundo. Eles recusaram a venda de 48 Eurofighter para a Arábia Saudita, pq não podem recusar 40 para a Turquia?

Heinz

Segundo eles, a Alemanha ia falir e ficar no escuro porque o Putin fechou a “torneira” do gás natural.

Nonato

E pq você está preocupado?

Andre

E nada do su57…

Saudades do Da Lua.

Rodolfo

Além da lambança do S400 que levou a expulsão do F35, teve o golpe de 2016 quando vários pilotos da Força Aérea foram afastados. Eles não retornam aos números de pilotos antes de 2030 e com a crise econômica atual que o país passa talvez nem consigam recompor o pessoal. Querer comprar agora o Eurofighter enquanto se discuti modernizar F16 ou adquirir o Block 70 (e investir no Kaan de 5a geração) parece mostrar uma grande falta de planejamento.

Luís Henrique

Discordo, acho que é o oposto à falta de planejamento. Primeiro que a Turquia deveria estar recebendo 100 F-35A. Então, como foram expulsas do programa e os EUA não autorizam mais a venda de F-35 eles estão buscando alternativas. 40 F-16V não substitui os 100 F-35. Este passo é para conseguir a aprovação da modernização de outros 79 unidades. Já os 40 Eurofighter pode ser um substituto aos F-35, enquanto o Kaan não fica pronto ou pode ser uma alternativa aos 40 F-16V, caso os EUA não aprovem este venda. A Grécia está modernizando 83 F-16 para o padrão V.… Read more »

Groosp

A Grécia vai comprar F-35. Já está tudo certo. Acho que os EUA estão esperando a Turquia aprovar a entrada da Suécia na OTAN para dar o sinal verde.

Rodolfo

Meu ponto é que eles tem falta de piloto e essa falta vai levar mais de 10 anos pra recompor, deveriam se concentrar em uma plataforma que já tem pessoal treinado (F16) antes de investir em diferentes vetores.
Assim vão acabar com um monte de aeronave diferente sem piloto capacitado. Com a crise econômica e politica na Turquia, a força aérea deles vai permanecer inferior em capacidade as demais por um tempo.

Carlos Campos

Estranho, pois eles tem um programa de caça nacional, deveriam guardar dinheiro para investir nele

Charle

Movimento de diversificação, talvez.

Groosp

É o tempo. Países em que a defesa é importante não podem se dar ao luxo de permanecer com equipamentos defasados enquanto esperam a chegada de equipamentos de uma nova geração.

Orivaldo

Lockheed já está esfregando as mãos

adriano Madureira

Erdogangster está certo, seria até uma boa solução para quem sabe substituir os F-16 americanos, que com seu FMS é algo maravilhoso, mas já suas cláusulas que deixam o operador refém, não é nada agradável.

Rui Mendes

É uma boa solução?
Sim, só que é muito superior ao F-16, os Turcos querem algo para fazer frente ao Rafale Grego, tinham o F-35, como foram vedados a essa compra, querem o Typhoon, mas os Gregos em um par de anos, além dos Rafale, terão o F-35, será difícil os Turcos igualarem, F-35, Rafale, F-16V blq70/72 e não sei se como fazem agora com os F-4, não mantenham, numa espécie de reserva activa, os Mirage 2000/5 plus.

adriano Madureira

Esses alemães não passam de _______

COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG SOBRE XENOFOBIA:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

“ Estas aeronaves estão relacionadas com o Reino Unido, Alemanha e Espanha.”

Esqueceram de citar a Itália.

Vendéen

Olá Santamariense,

Sim, de fato, estranho esquecer (voluntariamente ou não?) a Itália também como parte neste caso.
Inevitavelmente, é impossível considerar um contrato com a Dassault.
O EF 2000-Typhoon parece, portanto, ser a única alternativa restante para forçar o congresso dos EUA a autorizar a venda dos F-16 Viper lol. 
Além disso, não devemos esquecer que a Turkish Airlines negocia actualmente uma grande encomenda de aviões Airbus (+ de 300 aviões).
Esta negociação pode pesar positivamente porque para os alemães o apoio à Airbus é incontornável, primordial lol.

Jorgemateus77

Somente brasileiros ingênuos acham que o resto do mundo (tirando Suécia) querem o caça dos caças Gripen E

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Orivaldo

Supera isso amigo

Gynaviacao

E lá vem a galera metendo o Gripen onde ele não foi citado, irmão, as outras aeronaves custam 1 SW4 por hora voada, e o esquadrão jaguar precisa de dinheiro pra adequar toda sua estrutura.

Matheus

Se uma opção Européia for inviável, o J-10C tá ai.
Bem equipado e por um precinho camarada.