São José dos Campos, 16 de novembro de 2023 – A Embraer anunciou hoje a conclusão de um acordo para oferecer suporte financeiro para os seus clientes para aquisição de aeronaves, com o apoio da UK Export Finance (UKEF). A UKEF é a agência de crédito para exportação do governo britânico, e será a garantidora do crédito das futuras transações financeiras.

O apoio está vinculado ao volume de importações de materiais e componentes britânicos pela Embraer, e conta com mecanismos de colaboração que podem aumentar os valores do crédito disponibilizado.

“Essa nova parceria é um importante passo para a Embraer, pois representa mais uma opção de crédito para nossos clientes, aumentando e diversificando o leque de soluções financeiras da companhia. Além disso, a UKEF é uma das maiores agências de apoio à exportação do mundo. Essa operação reforça o apoio do Reino Unido para a nossa companhia”, afirma Antonio Carlos Garcia, CFO da Embraer.

“Esta é mais uma vitória para o setor aeroespacial do Reino Unido. Temos fornecedores de classe mundial, que agora terão prioridade para fornecer seus produtos a um dos maiores fabricantes de aeronaves do mundo”, disse Lord Offord, Ministro das Exportações do Reino Unido. “O acordo proporcionará não apenas um impulso bem-vindo aos fornecedores do setor, mas também incentivará ainda mais compras de outras empresas britânicas, impulsionando empregos de alta qualificação e remuneração em todo o país.”

“O acordo é um marco importante para aprofundar a parceria da Embraer com o governo britânico. A agência pode apoiar projetos de qualquer tamanho e em muitos setores no Brasil, fornecendo suporte financeiro para a aquisição de soluções em uma cadeia de suprimentos de excelência, como é a do Reino Unido. A UKEF é uma fonte complementar de financiamento de longo prazo, além das já amplamente utilizadas e conhecidas no Brasil. Oferece suporte financeiro com prazos de repagamento superiores a 10 anos na maior parte dos casos – e de até 22 anos em setores da economia verde, incluindo energia renovável e limpa”, afirma Fabio Accunzo, Diretor da UKEF para o Brasil e o Cone Sul.

A operação com a UKEF traz diversos benefícios, como o fomento e o desenvolvimento da indústria aeronáutica dos dois países e mais opções de crédito para os clientes da Embraer. Essa é a segunda parceria entre a Embraer e a UKEF em um ano. Em 2022, foi anunciada outra operação de US$ 100 milhões, com o objetivo de financiar compras da Embraer de suprimentos britânicos.

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para clientes da aviação comercial e executiva, defesa e segurança e agrícola. A empresa também fornece serviços pós-venda e suporte por meio de uma rede mundial de entidades de propriedade integral e agentes autorizados.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de distribuição de serviços e peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre a UKEF

A UKEF é a agência de crédito à exportação do Reino Unido e um departamento do governo britânico, atuando juntamente com o Departamento para Negócios e Comércio, e sendo parte integrante de sua estratégia e operações.

A UKEF trabalha com mais de 100 financiadores e seguradoras de crédito para ajudar as empresas do Reino Unido no financiamento à exportação. A UKEF existe para complementar, e não para competir com o setor privado.

A UKEF ajuda as empresas do Reino Unido a serem bem-sucedida em contratos de exportação, fornecendo condições de financiamento atraentes aos seus compradores no mundo; obtendo empréstimos para capital de giro; e recebendo os pagamentos através de seguro contra inadimplência do comprador.

A UKEF pode apoiar exportações para empresas de qualquer porte e em todos os setores, desde bens de capital a serviços até intangíveis, como propriedade intelectual.

Sobre o Departamento de Negócios e Comércio (DBT)

O DBT fornece serviços de comércio, de investimento e de apoio prático. Ajudamos empresas do Reino Unido a ter sucesso no Brasil e empresas brasileiras a se estabelecerem e investirem no Reino Unido.

O DBT oferece expertise e contatos por meio de sua extensa rede de especialistas no Reino Unido e funcionários da Embaixada Britânica no Brasil e dos Consulados Gerais em São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucena

(…)O apoio está vinculado ao volume de importações de materiais e componentes britânicos pela Embraer (…)
.
.
É o BNDES deles … é normal e justo,…. quando se procura promover a indústria e desenvolver o mercado de trabalho para os ingleses…. o nosso BNDES procura fazer o mesmo, desenvolver o indústria brasileira dá emprego e renda para os brasileiros…. a industrialização e soberania são coisas o Brasil não deve perder.

adriano Madureira

Mas para alguns especialistas, um banco estatal dar suporte a uma empresa privada é um escândalo, uma heresia, um escárnio com o dinheiro público…

Lembro quando alguns ficaram revoltados quando Luciano Huck comprou uma aeronave através do BNDES, o choro foi grande.



Camargoer.

Caro. Uma coisa de cada vez. 1. O BNDES é o ExImBank do Brasil. Ele financia as exportações de bens e serviços. Perceba que a palavra chave é “exportação”. 2. O BNDES também financia a importação de bens de capital para empresas, como máquinas e equipamentos. 3. O BNDES tem também uma linha de financiamento para a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas. 4. O BNDES financia também a venda de bens de capital e equipamentos fabricados no Brasil para empresas, qualquer que seja o tamanho. Então, desde uma padaria que precisa de um novo forno, ou uma empresa de… Read more »