Duas aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea da Indonésia perderam contato e foram encontradas destruídas no solo em uma área de penhasco em Pasuruan, Java Oriental na quinta-feira (16/11).

Os aviões pertenciam ao Esquadrão Aéreo 21 da Base Aérea Abdulrachman Saleh. Os destroços dos A-29, registrados como TT-3103 e TT-3111, foram encontrados por moradores. Os quatro tripulantes faleceram no acidente.

O Chefe do Serviço de Informação da Força Aérea da Indonésia afirmou que, no momento do acidente, estava sendo realizado um treino de voo de rotina.

Os nomes da tripulação dos dois aviões eram os seguintes:

  • Tenente Coronel Pnb Sandhra Gunawan (assento dianteiro) (TT-3111)
  • Coronel Almirante Widiono (assento traseiro) (TT-3111)
  • Major Pnb Yuda A. Seta (assento dianteiro) (TT-3103)
  • Coronel Pnb Subhan (assento traseiro) (TT-3103)

Segundo a Força Aérea, o mau tempo foi um dos fatores contribuintes no acidente. No entanto, outros fatores serão investigados.

A Força Aérea da Indonésia interrompeu todas as operações das aeronaves Super Tucano por enquanto.

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Marcos Júnior

Seria alguma anomalia no tempo / ar ?

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

voo em formação ¨caixa ¨deu nisso dai. ( problema atrás do manche )

Santamariense

Como tu pode afirmar isso? Com base no que? Ora, por favor …

Rinaldo Nery

Não tinha sirene…

Santamariense

Hehehe…deve ser por isso.

Luiz Carlos - Pará de Minas

E isso. ( Ponto)

Rudi PY3TO

engraçado , olha a patentes desses caras!

Rinaldo Nery

O que isso tem a ver?

Luiz Carlos - Pará de Minas

Sirene. Não tenho certeza.
Boca de tubarão sim. Bocão de tubarão. ( By coronel Carlos Alberto ) RIP

Luiz Carlos - Pará de Minas

Repito. Formação caixa e mal tempo. Copiou

Santamariense

Que bobagem…e ainda insiste, repetindo a própria bobagem.

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

há de si confirmar : ¨voo em formaçao cx +mal tempo ¨ fato ocorrido .

Rinaldo Nery

O que é “formação caixa”? É um display específico da Indonésia?

Luiz Carlos - Pará de Minas

Tipo de formação de vôo executada por 2 elementos, cel.

Rinaldo Nery

Um elemento são dois aviões. Eram quatro aviões? Uma esquadrilha? Que tipo de formação?

Last edited 5 meses atrás by Rinaldo Nery
Rinaldo Nery

Ah, esqueci: essa caixa é de papelão, plástico ou madeira?

Overandout

RIP aos 4 envolvidos.

Por ser uma queda simultanea so consigo supor uma colisao

BK117

Imaginei o mesmo. Provavelmente em baixa altitude. Me lembrou o caso do AF-1 da MB.

Seria muito difícil duas aeronaves (e todos os assentos ejetores) falharem simultaneamente. Portanto, achei curiosa a decisão de groundear a frota. Talvez essa opção tenha mais a ver com procedimentos do que com a aeronave?

Enfim, meus pêsames aos amigos e familiares.

Overandout

Eu diria que sim… as chances de uma falha técnica ocorrer ao mesmo tempo é ridiculamente baixa, para não dizer impossível

Luiz Antonio

impossível é convencer a dona da pensão sobre a mancha de baton na cueca,

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luiz Antonio

Entendido. Desculpem-me pelo comentário inapropriado.

Carlos Campos

Acidente super estranho, parece que ninguém ejetou

André Sávio Craveiro Bueno

Talvez tenha sido colisão entre eles, entraram em atitude anormal e não deu tempo de ejetar

Bispo

Não sou técnico, creio ser praticamente impossível , dar pane nesse tipo de avião simultaneamente.

Alguém pode ter errado a manobra.

Clésio Luiz

Se havia mal tempo, outra possibilidade é colisão com o solo por falta de visibilidade. Teve um caso dos Russkie Vityazi (cavaleiros russos), onde 3 Su-27 colidiram com uma montanha no Vietnã, durante mal tempo.

André Sávio Craveiro Bueno

Clésio, os aviões estão parecem “inteiros”. Se fosse colisão contra o solo ou montanha, deteriam sido feito em pedaços.

Alexandre Costa

Está com cara de CFIT.

Overandout

Acho que não, a foto mostra um dos ST no dorso praticamente “intacto” no solo, dando a impressão de um impacto com uma baixa velocidade vertical.

Obviamente isso é achismo meu.

André Sávio Craveiro Bueno

Cooncordo.

Santamariense

Interessante é ver que 2 coronéis, 1 tenente-coronel e 1 major realizavam voo de rotina. O major tudo bem, o tenente-coronel ainda dá pra entender, mas 2 coronéis? Lá eles voam operacionalmente até irem para a reserva?

Rinaldo Nery

Quem sabe. ..

curisco

em vôo militar é muito comum se operar no limite de segurança. Qualquer erro pode ser fatal.

Santamariense

Eu não estou me referindo à capacidade dos pilotos. Eu me refiro a ser incomum patentes tão altas voarem operacionalmente. Na FAB, coronel é comandante de Base Aérea, Tenente-coronel é comandante de esquadrão. São patentes que tem muito mais responsabilidades e atividades administrativas do que o voo em si.

GRAXAIN

Chama a atenção a graduação dos pilotos voando os A-29.

Luiz Antonio

Muito difícil afirmar qualquer causa que possa ter provocado esse duplo acidente. O fato das tripulações serem de altas patentes depende da sistemática de cada Força Aérea. Neste momento cabem apenas especulações e só