EDGE, um dos grupos líderes mundiais de tecnologia avançada para defesa e muito mais, anunciou hoje no Dubai Airshow (DAS) 2023, a conclusão bem-sucedida dos estudos de viabilidade para a integração das munições guiadas com precisão de longo alcance AL TARIQ (LR-PGMs) no Hindustan Aeronautics Limited (HAL) Tejas LCA.

O anúncio segue um memorando de entendimento assinado no início deste ano entre a AL TARIQ, uma empresa de joint venture, entre o EDGE e a Denel (África do Sul), responsável pelo design e produção da família exclusivamente modular AL TARIQ de LR-PGMs, e a HAL, uma empresa indiana líder em projeto, fabricação e manutenção de aeronaves, motores, aviônicos e acessórios relacionados. O objetivo do Memorando de Entendimento é integrar o AL TARIQ LR-PGM no HAL Tejas LCA e outras plataformas como parte de sua campanha para oferecer uma solução de armas de precisão de longo alcance para a região.

Theunis Botha, CEO da AL TARIQ, disse: “Estamos orgulhosos de estar associados à HAL nesta campanha estratégica para oferecer soluções de alta tecnologia aos clientes Tejas na região. Estamos ansiosos para apresentar a gama de munições guiadas com precisão de longo alcance da AL TARIQ aos clientes da HAL Tejas em todo o mundo.”

A família AL TARIQ de LR-PGMs modulares, para todos os climas, dia/noite, foi projetada para caber na série Mark 80 e na série de munições aéreas de alta velocidade e baixo arrasto (HSLD) projetada pela Índia. A adição de um kit de asa converte o AL TARIQ-S (alcance padrão) no AL TARIQ-LR (longo alcance), ampliando o alcance de 45 km para 120 km.

O Tejas LCA é uma aeronave de combate multifuncional leve, monomotor, asa delta, fabricada na Índia, com três versões de produção, Mark 1, Mark 1A e versão de treinamento. Como plataforma multifuncional, o Tejas LCA foi projetado para desempenhar diferentes funções, incluindo ataque ao solo, apoio aéreo e reconhecimento.

Espera-se que a integração e qualificação completa dos LR-PGMs da AL TARIQ no Tejas LCA da HAL sejam concluídas no terceiro trimestre de 2024.

Os participantes do DAS poderão visitar o EDGE e seu portfólio de empresas no estande interno 520 e no estande externo S49 no Dubai World Central até 17 de novembro de 2023.

FONTE: EDGE Group

LEIA TAMBÉM:

Grupo EDGE fornecerá sistemas antinavio MANSUP para a Marinha do Brasil

 

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu

EDGE group? não é o mesmo que vai vender “o nosso” Mansup pra Marinha?? Como é que é? Nós desenvolvemos aqui, mas eles que fabricam lá fora e mandam pra cá? Ou a MB vai fabricar aqui?? Me parece que a estratégia deles é pegar um monte de projetos no meio do caminho de países sem verba, dão o que falta $$$$ e depois ficam pra eles revenderem??? Pegaram o Mansup da marinha que não termina nunca… Aquelas armas da Denel que falam há décadas… Agora o Tejas indiano tb que tb demorou décadas….. Alguém ai pode explicar ?? Pq… Read more »

Jagder

Rui, boa tarde.
“Pq o trem tá pra lá de esquisito….”
Não há nada de esquisito nisso.
Apenas business.

Rui Chapéu

ué!

Quer dizer que a MB gastou horrores de tempo e verbas pra desenvolver esse míssil e no fim vai comprar de uma empresa estrangeira???????

Explica isso!

Comprasse dos franceses ou americanos ou russos de uma vez então!

Jadson S. Cabral

Pelo que entendi a empresa comprou parte da SIATT e pretende investir no projeto, tanto para acabar o desenvolvimento, quanto para preceder versões mais capazes, como o Mansup-ER, com 200km de alcance, que já foi anunciado no Dubai air show. A MB não vai comprar de fora. O míssil vai ser produzido aqui e possivelmente será exportado pelo EDGE Group. É a estratégia deles. Não têm as competências que gostariam de ter, mas têm dinheiro para comprar de quem tem. Estão comprando tudo o que podem e adicionando produtos ao seus portfólio. Eu, particularmente, acho isso perigoso para nós, mas… Read more »

Marcelo

esses kits de PGMs parecem ser os kits da DENEL mesmo. Devem ter entrado com o investimento para terminarem o desenvolvimento, assim como fizeram com o MANSUP. Se ajudarem a manter a DENEL e a SIATT vivas não vejo problema…

Marcelo

Ao que parece EDGE deve ter comprado 50% das ações da Denel e ja começou a oferta os produtos da Denel no mercado.
Dinheiro para industrializar os produtos da denel não vai faltar mais igual aconteceu com missil A-Darte.

Felipe M.

“Me parece que a estratégia deles é pegar um monte de projetos no meio do caminho de países sem verba, dão o que falta $$$$ e depois ficam pra eles revenderem???” É evidente que essa é a estratégia. Isso está acontecendo em várias áreas. Os países do OM, fomentados por seus vultuosos fundos estatais, estão atuando para diversificar suas economias, em diversas áreas. A copa do mundo do Catar foi parte dessa estratégia. A AS está fazendo o mesmo com os investimentos no futebol e com a candidatura para alguma copa na próxima década. Parte desse plano é a aquisição… Read more »

Maurício.

Tejas, FA-50, Gripen C e JF-17, todos caças leves e com praticamente o mesmo peso e dimensões, mas na minha opinião o Tejas parece ser mais pesado que os demais, eu não sei explicar, talvez seja só a aparência dele mesmo, parece ser meio “truncado”.

rui mendes

Comparar um Grippen C , com FA-50, Tejas e JF-17, não dá.
O Grippen C é igual ou mesmo superior ao F-16 blq50-52, aos F-18 Hornet e Mirage 2000 C.

Maurício.

Não estou comparando o desempenho, e sim dimensões e peso, e claro, todos que eu citei são caças leves. Agora, se é para dar palpite igual você fez, eu acho o F-18 Hornet superior ao Gripen C, ou seja, na minha opinião não dá para comparar um com o outro.🤷🏻‍♂️

Jadson S. Cabral

F-18 é um caça pesado, não?

Rafael Gustavo de Oliveira

Prezados, alguém sabe que fim levou a novela do motor indiano para o Tejas? está operacional? cancelaram? li em algum lugar que os franceses iriam ajudar.

Marcelo

Esquece,ninguem vai ajudar,todos os países desejam a índia continue compranso seus produtos e seja um excelente cliente, ajudar a india desenvolver um motor será ruim para os fabricantes ja estabelecidos no mercado.
Ninguem ajudou os indianos e eles tiveram que comprar as turbinas americanas por bilhões de dólares para o tejas.
Nesse mercado nao existe almoço 0800,ninguém transferir tecnologia para criar um concorrente ou perder um grande cliente como a india.

Bueno

EDGE, um dos grupos líderes mundiais de tecnologia avançada para defesa e muito mais..
kkk
este “e muito mais…” ficou engraçado

Last edited 5 meses atrás by Bueno
Jadson S. Cabral

Achei que só eu tinha notado kkkkk e é mais engraçado porque eu nunca vi nenhum produto operacional dessa grande empresa. Só vejo papo, pdf e mock-ups.
Eu espero que essa empresa não seja uma grande bolha, aquele tipo de promessa financeira que todo mundo cai e no fim descobre que não existia nada.

Felipe M.

Bom, talvez veja com o Mansup.
Não sei se eles possuem algum tipo de expertise. Mas uma coisas eles têm. Grana para mover quem tem expertise.
Não atoa estão fazendo essas aquisições acionárias de empresas estrangeiras.
A DENEL já possuiu um quadro técnico de grande expertise. Faltou justamente o que o EDGE pode proporcionar. Grana para manter esse quadro técnico e seus projetos. Não sei se o grupo sul africano ainda possui um quadro qualificado. Não sei se esse foi o grande problema do A-Darter. Mas fato é que mão de obra qualificada ociosa se perde com o tempo.

Bueno

top!!