DUBAI – 14 de novembro de 2023 – A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW) e a Hunch Mobility, resultado de uma parceria entre a Hunch Ventures e a Blade Air Mobility, Inc. (NASDAQ: BLDE), anunciaram hoje que estão trabalhando em conjunto para introduzir os primeiros voos elétricos urbanos em Bangalore, Índia. Com essa iniciativa, Bangalore se estabelece como a cidade pioneira na região para a implementação da Mobilidade Aérea Urbana (UAM) com o uso de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

A iniciativa marca o início da colaboração entre as empresas na atuação em conjunto com autoridades locais, estaduais e federais, bem como fornecedores de infraestrutura, energia e tecnologia com o propósito de assegurar a implementação das tecnologias necessárias para viabilizar os voos com eVTOLs.

“Este anúncio de Bangalore como cidade de lançamento representa uma etapa importante na sólida parceria estabelecida entre Hunch Mobility e Eve, que visam co-criar o ecossistema de mobilidade aérea urbana na Índia”, afirmou Johann Bordais, CEO da Eve. “A Índia é um mercado crucial para a mobilidade aérea urbana, e nosso objetivo é colaborar com a Hunch Mobility para proporcionar uma alternativa eficiente e acessível de transporte, buscando aliviar os tempos de deslocamento em uma das cidades mais populosas do mundo.”

“A colaboração com a Eve Air Mobility destaca o compromisso em contribuir para o crescimento da Índia, abordando o desafio do congestionamento nas estradas do país. Estamos entusiasmados para introduzir voos de eVTOL, que democratizarão a mobilidade aérea de curta distância, oferecendo passagens acessíveis e voos com zero emissão de carbono”, disse Amit Dutta, diretor da Hunch Mobility.

Localizada no estado de Karnataka, Bangalore é uma das cidades mais densamente povoadas do mundo, abrigando mais de 13 milhões de pessoas. A expansão da aviação elétrica com eVTOLs tem potencial para diminuir consideravelmente a pegada de carbono, o ruído e o custo dos voos, tornando-os mais acessíveis ao público em geral.

Os eVTOLs da Eve proporcionarão aos clientes da Hunch Mobility uma maneira rápida e econômica de evitar o congestionamento em um dos ambientes urbanos mais densos do mundo. A aeronave é 100% elétrica e possui um alcance de 100 quilômetros (60 milhas), permitindo uma ampla variedade de trajetos de mobilidade aérea urbana em Bangalore. O eVTOL utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise), com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. A aeronave contará com um piloto em seu lançamento, mas evoluirá para operações autônomas no futuro.

A Eve foi pioneira entre os fabricantes de eVTOL ao firmar uma Carta de Intenção (LOI) na Índia com a Hunch Mobility, estabelecendo um acordo para adquirir 200 eVTOLs, serviços e a solução de Urban ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) da empresa. No contexto da LOI, a Eve a e Hunch deram início a um projeto-piloto de três meses, promovendo voos de helicóptero dentro da cidade de Bangalore. O propósito foi coletar informações sobre as operações e experiências dos clientes durante o projeto-piloto. Os dados coletados estão auxiliando no aprimoramento da aeronave da Eve, bem como em sua solução de gerenciamento de tráfego aéreo e estratégias de serviço e suporte ao cliente.

Além de representar uma opção eficiente de transporte, a Eve e a Hunch Mobility ressaltam que os voos de eVTOL em Bangalore têm potencial para gerar um impacto econômico positivo na sociedade, incluindo a criação de novas oportunidades de emprego. Diversas funções, como pilotos, técnicos de manutenção de aeronaves, treinamento e serviços técnicos, serão necessárias à medida que os voos forem implementados e ampliados. O desenvolvimento da infraestrutura adequada para apoiar as operações do eVTOL também deve contribuir com as oportunidades de trabalho.

A entrada em serviço do eVTOL da Eve está prevista para 2026.

Siga a Eve no Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube: @EveAirMobility.

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

Sobre a Blade

A Blade (NASDAQ: BLDE) é uma plataforma global de mobilidade aérea movida por tecnologia, comprometida em reduzir o atrito nas viagens, fornecendo alternativas de transporte aéreo econômicas para algumas das rotas terrestres mais congestionadas nos Estados Unidos, Europa, Canadá e Índia. Atualmente, a empresa utiliza predominantemente helicópteros e aeronaves anfíbias para suas rotas de passageiros e é uma das maiores transportadoras aéreas de órgãos humanos para transplante do mundo. Seu modelo leve em ativos, combinado com sua infraestrutura exclusiva de terminais de passageiros, é projetado para facilitar uma transição perfeita para as aeronaves verticais elétricas (“EVA ou eVTOL”), permitindo uma mobilidade aérea de baixo custo para o público, que seja silenciosa e livre de emissões. Para obter mais informações, visite www.blade.com.

Sobre a Hunch Mobility

A Hunch Mobility oferece alternativas acessíveis de transporte aéreo para algumas das rotas terrestres mais congestionadas na Índia, com voos partindo de Mumbai, Shirdi, Pune e Bangalore. A Hunch Ventures é uma empresa de investimentos privada sediada em Nova Délhi, Índia, e investe em diversos setores, como educação, saúde, mídia imersiva, hospitalidade, alimentação e bebidas, logística, entre outros, que podem apresentar sinergias distintas entre si.

DIVULGAÇÃO: Eve Air Mobility

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Matsui

Excelente Notícia, especialmente se considerarmos que Bangalore, junto com Hyderabad, é um dos ‘hubs’ de alta tecnologia aeroespacial na Índia !