Caças F-15 da USAF bombardeiam instalações de milícias apoiadas pelo Irã na Síria

15

WASHINGTON (AP) — Os EUA realizaram um ataque aéreo a um depósito de armas no leste da Síria usado por milícias apoiadas pelo Irã, em retaliação ao que tem sido um número crescente de ataques em bases que abrigam tropas dos EUA na região nas últimas semanas, disse o Pentágono.

No ataque de quarta-feira, dois caças F-15 dos EUA lançaram várias bombas sobre um depósito de armas perto de Maysulun, em Deir el-Zour, que era conhecido por ser usado pela Guarda Revolucionária do Irã, disseram autoridades dos EUA.

“O presidente não tem maior prioridade do que a segurança do pessoal dos EUA e dirigiu a ação de hoje para deixar claro que os Estados Unidos defenderão a si próprios, ao seu pessoal e aos seus interesses”, disse o secretário da Defesa, Lloyd Austin, num comunicado.

Um oficial militar disse aos repórteres em uma ligação que pessoas foram vistas no armazém durante o dia, enquanto os militares dos EUA observavam o local por horas, mas o número diminuiu para cerca de “algumas” durante a noite, quando ocorreu o ataque. O responsável disse que o ataque desencadeou explosões secundárias, indicando a presença de armas, mas os EUA acreditam que nenhum civil foi morto e que todas as pessoas no armazém estavam ligadas à Guarda Revolucionária ou a grupos de milícias.

O ataque, disse um alto funcionário da defesa também presente na teleconferência, tinha como objetivo “perturbar e degradar as capacidades dos grupos diretamente responsáveis ​​pelo ataque às forças dos EUA na região”, visando especificamente instalações associadas à Guarda Revolucionária. Ambos os funcionários falaram sob condição de anonimato para fornecer uma avaliação da greve.

O ataque de precisão, disse o responsável da defesa, foi deliberado e concebido para não agravar o conflito na região. O oficial militar disse que uma linha telefônica de desconflito ligando militares dos EUA às forças russas na Síria foi usada para informá-los sobre o ataque.

Esta é a segunda vez em menos de duas semanas que os EUA bombardeiam instalações usadas por grupos militantes, muitos deles operando sob a égide da Resistência Islâmica no Iraque, que autoridades dos EUA dizem ter realizado pelo menos 40 ataques desse tipo desde 17 de outubro. .

FONTE: AP News

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allan Lemos

O Strike Eagle é lindo demais.

Cansado

Isso sim é um caça de respeito.

Rafael Coimbra

Queria 24 desses na FAB… não teríamos problemas na América do Sul por um bom tempo

BLACKRIVER
Last edited 5 meses atrás by BLACKRIVER
Luciano

Aí eu lembro de quanta coisa ruim os brasileiros fizeram na Banda Orienta no XIX! Desrespeitaram as leis locais, introduziram escravos qdo Blancos e Colorados já os tinham libertado, tentaram várias vezes dominar a região, manipularam o jogo político interno, o apoio a Flores e ainda teve a Missão Saraiva, que conspirou com Mitre contra o governo eleito!

Bruno Vinícius

Antes comprasse mais unidades do Gripen. Adicionar mais um caça de 4ª geração não faz muito sentido. Especialmente quando este é 10 milhões de dólares mais caro que um F-35. De fato, nem a USAF vê muito sentido no F-15EX, tanto que irá adquirir um número limitado apenas para substituir os F-15C na ANG.

Last edited 5 meses atrás by Bruno Vinícius
João Moita Jr

Já que foram de Grippen, que fiquem com ele. Mas 24 não. 240 e tudo bem.

vmax

Troco 24 desses por meia duzia de F-35.

Funcionário da Petrobras

Concordo.
Fosse pra comprar avião projetado da década de 70, melhor seria comprar um projetado no final dos anos 90, início de 2000 e de 5ª geração.

Marcelo Soares

Belíssima foto a da matéria.

A C

Linda foto deste incrivel caca. Eh maior do que parece ser. Uma verdadeira aguia, que faz jus ao nome. Tambem eh dos avioes mais ruidosos que jah vi, uma verdadeira sinfonia para os ouvidos.

Maurício.

“em retaliação ao que tem sido um número crescente de ataques em bases que abrigam tropas dos EUA na região.”

É muita hipocrisia, os EUA estão bem longe de casa, são invasores em um país alheio, controlam refinarias que não são suas, aí quando são atacados, se fazem de vítima… rsrsrs.

Burgos

Ataques estratégicos
nada de mais !!!
Não é preciso ter olhos abertos para ver o Sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão, para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível. A invencibilidade está na defesa, a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante. Todos podem ver as táticas das minhas conquistas, mas ninguém consegue distinguir a estratégia que gerou as minhas vitórias.Sun Tzu

Leonardo

Alguém já viu os mísseis do F-16 em ação. Descem em câmera lenta. Bombardeios com caças já deveria ser uma coisa superada. Como alguém pode ser atingido por mísseis em câmera lenta? Depois debocham da Rússia que não utiliza caças para bombardeios com frequência.

Otávio Marinho

EUA está achando que isso não vai escalar, sob a desculpa de fazê-lo para impedi-la? Só aguarde…