Rebeldes iemenitas teriam derrubado MQ-9 Reaper dos EUA, segundo fontes

21

Um drone dos EUA foi abatido pelos rebeldes Houthi do Iêmen na quarta-feira, de acordo com o braço militar do grupo apoiado pelo Irã e um alto oficial militar dos EUA.

Os Houthis disseram que era um drone MQ-9 Reaper que estava no espaço aéreo iemenita e foi abatido pelas defesas aéreas. O alto funcionário dos EUA disse que os militares ainda estão analisando o episódio, incluindo se o drone estava no espaço aéreo internacional ou sobre o Iêmen. Uma segunda autoridade dos EUA disse que o MQ-9 Reaper estava sobre águas internacionais quando foi abatido.

Os dois funcionários falaram sob condição de anonimato para discutir detalhes ainda não divulgados. Os Houthis dispararam pelo menos quatro lotes de drones e mísseis em direção ao sul de Israel desde 7 de outubro. O grupo controla a capital e grande parte do norte e oeste do Iémen, onde vive a maioria da população do condado.

FONTE: Military Times

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allan Lemos

Mais um que irá parar nas mãos do Irã. Certamente farão bom uso, assim como fizeram com o RQ-4 Global Hawk que conseguiram pegar intacto.

Angelo

Mas não foi o Sentinel da Lockheed?

IvanF

Esses drones americanos possuem algum sistema de defesa ou alerta? Lançadores de flares ou jammers, por exemplo?

Rinaldo Nery

Não

Bardini

Podem ser equipados com este sistema:
https://www.ga-asi.com/multi-mission-payloads/self-protection-pod
.
Mas é coisa recente…

Vitor

Já tem imagem circulando na mídia do abate .

Sergio Machado

Irã numa posição confortável no OM. Presentes na Síria, e seus proxys fazem luta direta contra seus adversários até mesmo no território deles, como no caso de Israel e sauditas.
Isso tudo fora longe do território iraniano, que por hora está incólume.
Em suma, tocam o zaraio e fica praticamente de graça.

Magno Braz

Os americanos fazem a mesma coisa. Alguma guerra perto das fronteiras? Nenhuma.

Sergio Machado

Exatamente. Essa é a cerne da guerra ucraniana. Moscou quer uma zona tampão entre ela e a OTAN/EUA.
Ucrânia desiste da OTAN e o conflito acaba no dia seguinte.

Fernando

Pensando aqui sobre o tema..

Por acaso os Rebeldes iemenitas teriam um sistema de defesa aérea de longa distância a ponto de detectar, engajar e derrubar um drone (por maior que seja) além de seu espaço aéreo, ou seja, em espaço aéreo internacional?
Para mim parece óbvio que o drone havia invadido o espaço aéreo iemenita.

Sergio Machado

Se os americanos disserem “espaço aéreo internacional “ significa “estamos fuçando dentro de território alheio” no vocabulário deles.

Bosco

Os “rebeldes iemenitas” eram tidos aqui na Trilogia como “pés de chinelo” por aqueles que queriam atacar o Ocidente e utilizavam para isso o conflito dos iemenitas com a AS. Para venderem a narrativa de superioridade moral de todo e qualquer que lute contra o Ocidente eles empurravam a narrativa que os sauditas (que são aliados dos americanos) estavam perdendo de pés de chinelo por conta de algum provável atributo moral superior que os auxiliavam na sua causa contra os opressores capitalistas. Mas pelo que vimos recentemente é que esses pés de chinelo têm mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro… Read more »

adriano Madureira

só um? Que pena, quem sabe da próxima derrubem um Poseidon…

Magalhaes

Que comentário estaparfúdio!

Nilton L Junior

Ansarallah 1 x USA 0

Underground

Bom….
O objetivo dos drones é não expor pessoal. Caso fosse uma aeronave tripulada, teriam perdido piloto.
Equipamentos tem se tornando cada vez mais complexos. Em algum momento vão desenvolver algo que se for pego, não poderá ser copiado.

Bruno Vinícius

O que, sejamos sinceros, não é um grande feito. Um MQ-9 é tão ou mais suscetível a SAMs inimigos quanto um P-51 (que pelo menos consegue puxar uns Gs para tentar evadir).

C G

Nao existe futuro na aviação de ataque que nao seja stealth, isso inclui drones de grande porte, veículos com alto RCS serão produtos de nicho!

Jota

E com esse abate acabaram de autorizar a USAF a iniciar uma longa e duradora retaliação. Será que foi sensato?

Bosco

Se o Iémen pode atacar Israel que está a 1500 km por que não seria sensato?
Se se considera moralmente legítimo os iemenitas “ajudarem” os palestinos combatentes e não combatentes por conta de afinidades culturais/religiosas por que não seria igualmente legítimos aos americanos ajudarem os israelenses por conta das mesmas afinidades?
.

Jota

Então Bosco,sensato esse pessoal nunca é. Enquanto estavam lançando um ou outro míssil contra Israel, seria difícil Israel revidar sem incomodar a AS. Mas acabaram de autorizar a USAF a usar aqueles vários MQ9 ociosos, oriundos do Afeganistão. Vai ter hellfire todo dia. Agora são alvos preferenciais dos USA. E a AS agradece.