Balanço sobre equipamentos ucranianos destruídos desde o início do conflito inclui 7 caças MiG-29 abatidos num único dia, no mês passado, segundo o MD russo

A agência russa TASS repercutiu um balanço divulgado pelo Ministério da Defesa da Rússia, informando que 500 aviões de combate e 252 helicópteros ucranianos foram destruídos desde o início da chamada “operação militar especial na Ucrânia”. As alegações russas foram divulgadas em 20 de outubro último.

Além dessas aeronaves tripuladas, o MD russo informou a destruição de 8.104 aeronaves não tripuladas,  441 sistemas de mísseis superfície-ar, 12.778 veículos blindados (incluindo carros de combate), 1.165 lançadores múltiplos de foguetes, 6.837 canhões de campanha e morteiros, além de 14.463 veículos militares motorizados.

Apenas na semana do relatório divulgado no dia 20/10, as forças russas teriam derrubado 12 aviões de combate ucranianos, sendo 2 Su-25 e 10 MiG-29 (foto acima, em caráter meramente ilustrativo).

Deste total, 7 caças MiG-29 são alegados como abatidos em apenas 24 horas, tanto por caças quanto sistemas antiaéreos russos. Dois helicópteros Mi-8 ucranianos também foram abatidos na última semana, segundo o MD russo.

No mesmo pronunciamento, o MD da Rússia também divulgou que foram interceptados, naquela semana, 35 foguetes HIMARS fabricados nos Estados Unidos. Além deles, houve a interceptação de 2 mísseis S-200, 6 bombas inteligentes americanas JDAM e 314 drones ucranianos.

NOTA DO EDITOR: segundo o Military Balance (imagem abaixo), a Ucrânia possuía cerca de 120 aviões de combate na época do início do conflito.

E segundo o site Flight Global, em 2020 os 19 países europeus da OTAN possuíam juntos pouco mais de 1.700 aviões de combate.

Ou seja, os 500 aviões de combate ucranianos que o MD da Rússia alega ter destruído representam aproximadamente 4 vezes a quantidade que a Ucrânia possuía e quase 1/3 do que todos os países europeus da OTAN possuem.

Subscribe
Notify of
guest

117 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zorann

Parabéns à Rússia. É assim que se faz. Bora aumentar esta lista com alguns F-16.

George

E olha que ontem o ministério da defesa da Rússia afastou um general na região de Kherson por passar informações mentirosas.

Carlos Pietro

Zorann, sério mesmo que voçê acredita nessa notícia? 500 aviões destruídos pelos Russos. Voçê só pode estar sendo irônico. Ucrânia vive!!!!!!!!!!!!!

Zorann

Nenhum dos dois lados informa o numero de abates corretamente. mas qualquer notícia boa para a Rússia é motivação para seus soldados vencerem esta guerra. E isto que importa.

Atirador 33

Mais uma vez sou obrigado a concordar com você, não acredito que a Rússia tenha aumentado a quantidade de caças abatidos, ainda que ela afirma ter abatido 500 unidades, sendo que a Ucrânia só possui 120, ocorre que nessas contas russas devem incluir o disparo contra as replicas infláveis de aviões no solo. Foi relatado no começo do anos de 2023 que a Rússia teria destruído 42 unidades do HIMARS, a pesar de os EUA terem enviado 16 unidades dos lançadores. A Ucrânia havia revelado que havia desenvolvido simulacros dos HIMARS em madeira. Quero acreditar que essa conta superestimada dos… Read more »

Felipe

A reportagem falha miseravelmente em não considerar as centenas de aviões doados que a Ucrania recebeu… Só de MiG-29 recebeu mais de 50 de doações de outros paises.

José

Felipe acho que 500 pode ser um número inflado, mas certamente eles não contaram as transferências que a Ucrânia recebeu, principalmente de MIG 29, Su25 e MilMi 8 e variantes como você apontou. Mas supondo que os russos tenham abatido 1/4 daquilo que relatam…de fato a Força Aérea da Ucrânia acabou…

deadeye

Nem os Russos acreditam nisso

Hcosta

E isto é dirigido ao povo Russo. O problema são os que vivem numa sociedade livre, com acesso a outras fontes de informação, e acreditam nesta propaganda.

deadeye

O For já publicou uma matéria sobre a propaganda Russa, ela geralmente objetiva pessoas que já tem uma tendência pro russa e com uma capacidade cognitiva menor.

LUIZ

Todos os lados mentem. Faz parte do teatro marketeiro de guerras. Vc falaria a verdade para o seu povo e para o inimigo?

Underground

A diferença é que no lado ucraniano há diversas fontes independentes não ucranianas para verificar a veracidade através de imagens.

Mirade1969

Nem sempre.

deadeye

Só mente quem está perdendo a guerra.

LUIZ

E quem tá perdendo a guerra?

Wilson Look

Os dois lados não estão conseguindo alcançar seus objetivos.

Sinceramente, o lado que controlar os céus, é o que vencerá, vamos esperar para ver quem vai conseguir isso, ou se nenhum dos dois vai conseguir isso.

Mirade1969

Fazem isso para não baixar a moral de quem está lutando, mas as perdas Ucranianas aumentam dia a dia parece que o numero real de aeronaves destruídas da Ucrânia esta por volta de 387 aeronaves de todos os tipos destruídas.

Nei

kkkkk. Só pode ser piada! Que notícia boa é essa? Isso é uma das maiores mentiras até agora, demonstrando o nível de transparência que a Russia repassa a seu povo.

Afonso Bebiano

Seus comentários já foram bem melhores.
Aí, veio essa guerra criminosa, e você resolveu virar um torcedor caricatural.
Uma pena.
Escolheu perder a própria credibilidade, de modo vergonhoso.
Mas eu ainda acredito que você pode superar esse mau momento e voltar à racionalidade.

Celso Rocha

Pela destruição da ucrânia,da nato e do patrão da Europa EUA

Magalhaes

Que comentário bizarro…

Carlos Pietro

Sinceramente não entendi nada. Refaça seu comentário por favor.

Marcio Teodoro da Silva

Quantos caças a Otan forneceu para a Ucrânia?

Felipe

Exato, esqueceram de contar na reportagem..kk

Hcosta

deve ter sido cerca de 400 caças para as contas baterem certo…

E muitos foram para doar peças…

Rinaldo Nery

Você é russo? Descendente?

Camargoer.

Olá Rinaldo. O seu comentário me fez pensar qual seria a minha posição caso o Brasil estivesse envolvido em uma guerra. Acho que eu protestaria contra o governo se o Brasil invadisse um país vizinho ou se estivesse atacando refugiados, como a Russia e o Israel estão fazendo em suas respectivas guerras. Pensando em uma situação na qual o Brasil tivesse sofrido um ataque terrorista estrangeiro, teríamos que avaliar o que teria sido. Supondo que uma embaixada brasileira tivesse sido atacada por um grupo terrorista. Eu não posso aceitar que o Brasil atacasse o país dos terroristas como represália. Não… Read more »

Rinaldo Nery

Cuidado com o “atacar refugiados”. Não acredito em tudo o que a mídia nos vende. No caso de Israel, há que se saber as reais motivações. Israel não é um “Estado pária” que não respeita leis. Não descobriram, ainda, quem foi o autor da destruição do hospital.

Paulo

Pois é Rinaldo, o pessoal acha que Israel ataca hospital por atacar, não pq tem terroristas infiltrados e depósito de munição e armas no edifício. Pelas leis internacionais escolas, hospitais e outras construções civis do tipo devem ser protegidas SE NÃO UTILIZADAS PARA FINS MILITARES. O problema de hoje 3m dia é que o especialista do Tik Tok tem voz…

deadeye

Ainda mais considerando que vários vídeos do local, mostram danos incompatíveis com as bombas usadas por Israel.

Mirade1969

A sim uma analise profunda isso… tudo para justificar um erro ou uma intenção .

Mirade1969

Quem mais seria? não seria aquele país pária internacional que só se sustenta pelo veto americano contra qualquer resolução que não beneficia ele. è um baita hipócrita.

Rodrigo

É fácil dizer isso, ou aquilo qnd a dor não é nossa de ambos lados, geopolítica, interesses, religião, cultura, que temos fazer orar pelas pessoas envolvidas, que Deus intervenha pelos líderes que haja pelo menos bom senso e ser humano.

Mirade1969

Infelizmente não há bom senso, Israel faz o que quer e mata inocentes também, não seria terrorismo de Estado matar crianças que nem sabem o que esta ocorrendo e que não são terroristas do Hamas.

Vinicius Ferreira Soares

Patriotada? Grande parte da população Palestina apoia o Hamas e comemorou os atentados contra Israel. Agora eles estão sofrendo na pele o que fizeram. Obrigação de Israel é só com os nativos pagadores de impostos.

Meireles

Camarmoer Discordo totalmente de você. A Palestina é usada pra abrigar terroristas de várias partes do mundo, e preparam o terreno pra atacarem Israel, aquele tanto de lançadores de mísseis lançados todos os dias contra Israel e ninguém vê passar na Palestina? Eu posso usar a sua lage pra jogar bombas no quartel? E depois você vai sair de lá ileso como um santo do pau oco que não fez nada, ou não sabia de nada? Israel tem inimigos no mundo todo, os judeus são odiados e caçados a milhares de anos, a Palestina já deveria ter sido tomada por… Read more »

Magalhaes

Cidadão, como você dá parabens para mentira ? Não bate nada com nada. 500 aeronaves abatidas ? Na prórpia matéria já colocar isso como uma fake news..que viagem alucinada !

Mirade1969

Não deve ser 500, mas deve estar próximo a este número mas pelo andar da guerra vai ser uma questão de pouco tempo para este número ser alcançado.

RRN

Sério mesmo que você acredita nesses números?
A Ucrânia nem deveria ter todo esse contingente de aeronaves.

Mirade1969

Conta se também aviões civis de todos os modelos.

RRN

Os russos também explodiram 3 Estrelas da Morte!
Verdade! Eu juro!

Carlos Pietro

Boa. Excelente.

bit_lascado

Aposto que você tava de Su-25!

G. Silva

Eu sozinho derrubei um exército de zumbis russos.

Rui Chapéu

Sim. Eu tava lá, eu era o S-400!

Rodrigo

Os russos são tão bom que derrubam o mesmo avião 4 vezes….

Orivaldo

Então tome cuidado com os drones de papelão

Davi

Corta esses números pela metade e talvez fique mais “acreditável”
O mesmo eu digo para a Ucrânia quando divulga esse tipo de informação.

Jack

Comentário mais coerente até agora.

RRN

A Ucrânia contabiliza as perdas russas mediante fotos e vídeos, não somente baseados em relatos das tropas. Os russos por sua vez reportam a seus superiores números fictícios pois necessitam mostrar serviço. Nem mesmo os corpos de soldados que morreram estão sendo recolhidos para não informarem más notícias. A coisa beira tamanho absurdo que muitos batalhões constavam como “plenamente capazes”, porém restavam apenas poucos sobreviventes após semanas de batalhas sem rotação. Na data de ontem, pela contagem ucraniana, haviam 300 mil soldados russos mortos/incapacitados. Alguns especialistas militares dizem que esses números estão condizentes com o que vem ocorrendo e que… Read more »

Felipe

Serio que acredita nos numeros da Ucrania? Falam em mais de 300 mil soldados russos mortos. Tem foto de todos?

Hcosta

Não sei se pedir fotos seja muito coerente com os seus comentários…
Já encontrou provas de que o submarino, supostamente danificado, está operacional?

Hcosta

E faça um esforço para entender as notícias. São 300 mil baixas, o que é diferente de 300 mil mortes…

Mirade1969

Não acredito pois há uma torcida ocidental que manipula as noticias que não são positivas para a Ucrania pois li em um artigo que morriam por volta de 1000 soldados ucranianos por dia, então este numero deve estar muito longe de ser verdade para os dois lados.

Heinz

Nem pela metade é real, os Ucranianos possuíam pouquíssimas aeronaves. E agora possuem algumas dezenas… O que é uma força pífia é números e em qualidade.

Felipe

Receberam uma centena em doações

Allan Lemos

E o tal “Fantasma de Kiev”? Será que conseguiu escapar? Rsrsrs

Nolasco

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos Pietro

Allan tu está se referindo ao Moskva?

Nei

E no MOSKVA e SUB Kursk, como está os recifes de corais?

Vai avisando tá!

Emmanuel

O que Ucrânia e Rússia alegam ter destruído do inimigo deveria ser cortado pela metade.

Cada um que seja mais mentiroso do que o outro.

André Sávio Craveiro Bueno

A Ucrânia tinha essa quantidade de aeronaves?

Rui Chapéu

Se contar aviãozinho de papel sim!!!

Paulo

Poster de avião em revista também contam? Será?

André, acabamos de acrescentar uma nota do editor sobre isso.

A resposta é… nem 1/4 disso.

Magalhaes

E olha que vai ter “forista” aqui não acreditando nem mesmo em você Nunão.

Felipe

Contou os pelo menos 41 MiG-29 que foram doados para Ucrania?

Fernando "Nunão" De Martini

Foram doados 41 Mig-29? Em outro comentário você mencionou 50. Sem problemas, vamos somar então. A soma de jatos de combate ucranianos de todos os tipos era de cerca de 120 de antes do conflito. Com mais esses 41 que você menciona, daria um total de pouco mais de 160. Se foram 50, chegaremos a uns 170. Se todos foram abatidos, ainda faltariam entre 330 e 340 para chegar aos 500 das alegações russas. Mas vi que você falou de uma centena de aviões doados, em outro comentário. Então novamente, se todos os 120 que existiam mais a centena de… Read more »

Mirade1969

Conta se todos os tipos de aviões incluindo civis, segundo li na Wikipedia esta por volta de 315 abatidos ou desaparecidos, Sendo que a estatística esta mudando dia a dia e cada dia que passa a Ucrânia perde mais aviões. segundo a wiki.

Last edited 5 meses atrás by Mirade1969
Fernando "Nunão" De Martini

Leia a matéria com atenção.

A agência russa TASS menciona especificamente 500 aviões de combate

Mirade1969

Pode ser a ultima atualização,

Fernando "Nunão" De Martini

Não existe “pode ser” em comunicado de Ministério da Defesa. É o que eles decidiram comunicar, pelas razões deles.

RRN

Definitivamente não.
Esses números são absurdamente mentirosos.

JSilva

Temos que considerar a possibilidade deles estarem contando os drones como aeronaves, estes sim, a Ucrânia deve ter aos milhares.

Fernando "Nunão" De Martini

JSilva,
Veja na matéria que o MD russo distinguiu especificamente o número de aviões de combate, helicópteros e drones. Cheque no texto.

JSilva

Verdade, Nunão.

É que esse número foi tão fora do esperado que só me veio a cabeça está possibilidade…

Hcosta

Não me parece que seja assim tão fora do esperado.

Já tinham destruído mais HIMARS do que os enviados, portanto é mais do mesmo…

Hcosta

E a coincidência de estas notícias saírem logo após algum ataque bem sucedido dos Ucranianos…

E, aparentemente, a Ucrânia tem pouco mais de 50 caças operacionais…

Denis

Aham. Foram abatidos 500+ aeronaves, 100 milhões de soldados ucranianos e 12 Volodymyrs Zelenskys (como diria um comentarista do YouTube). Parabéns à Rússia.

RRN

Se a Ucrânia tivesse esse número de aeronaves já tinham ganho a guerra faz tempo.

deadeye

Eles destruiram quase 3 vezes e quantidade total de aviõs da força aerea Ucraniana? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Felipe

A reportagem esqueceu de contar as doações.

Gabriel

Interessante a lógica russa para computar a destruição de aviões e helicópteros.

Utilizam o número de observações da destruição, para computar cada abate.

Assim, se 4 militares observaram a destruição de 1 avião ou helicóptero, significa que 4 aeronaves foram destruídas.

Enfim, estão perfeitamente justificados esses números, levando em consideração a lógica russa no conflito.

Em função de alguns comentários, a pós-verdade é aceita e defendida com a convicção da existência desse tipo de realidade.

Magalhaes

Se for isso mesmo faz sentido. A lógica que não tem lógica, padrão deles.

Hcosta

E se receberem alguma recompensa por cada abate…

KKce

Russos são brabos mesmo, abateram centenas de aeronaves invisíveis dos ucranianos. Me lembrou aquelas notícias de destruição de equipamentos ocidentais que ainda nem haviam sido enviados ou entrado em operação. Que piada de país.

Paulo

Já dá para o MoD da Rússia fazer standup comedy kkkkkk

Nei

Zelensky como humorista, perde feio para o Mod Russo kkkk.

Nei

Aqui confirmamos que a primeira vítima em uma guerra é a verdade.

Como se tem coragem de inventar tamanha mentira?
E mais, como pode alguém acreditar nisso!

Recruta Zero

Existia uma quantidade enorme de aeronaves desativadas e canibalizadas dos tempos soviéticos ,talvez os Ucrânianos estejam usado essas aeronaves como simulacro para atrair ataques e proteger as aeronave operacionais seja em áreas de dispersão ou ao redor de bases .

deadeye

Boa parte delas, foram vendidas nos anos 90 – 2000 ou canabalizadas.

Hcosta

https://www.youtube.com/watch?v=3_XyydfknNw

mig’s 21 – retaliação do ataque aos helis, segundo esta fonte…

rfeng

Parece que o único País que fala os números reais e a Ucrânia.

RRN

Esses números absurdos existem por mera propaganda interna comunista, mas também devido aos oficiais na frente de batalha terem que reportar dados positivos para não receberem punições.
Existem até mesmo equipamentos inexistentes no exército ucraniano ou em quantidades absurdas.
Até mesmo tanques Abrams constam nessa lista russa infame.

Cansado

Essa guerra está equilibrada em vários sentidos.
No front e no quesito “divulgação de mentiras” então, está acirradíssima.
Agora, apesar dos horrores da guerra, como é bonito tomar conhecimento de combates entre caças de verdade, Mig29, Su27, F16, etc.
Imagina entrar numa guerra só tendo Gripen depenado como nós, que anticlímax seria? Uma pena a Fab ter perdido essa grande oportunidade de renovar sua frota com caças que colocam medo nos adversários…optou pelo mais mirrado e minúsculo de todos, lamentável.

Magalhaes

Meu amigo, qual o seu problema particular com nossos Gripens ? Todo tópico vem com esse papo. É trauma ?

Cansado

Nada. Só achei um péssimo negócio.
E vai piorar.

Marcio Teodoro da Silva

Nota do leitor: A Ucrânia recebeu centenas de caças da Otan. A conta fecha…

Centenas?

Você está certo disso?

Vinicio Nagel

Milhares eu diria, até um porta avião para melhor acomodar essa enorme quantidade…

deadeye

Sim. Tem até F-22 operando na Ucrânia.

bit_lascado

Semana que vem chega os X-Wing doados pela Aliança Rebelde.

Orivaldo

Orivaldo Alega que vai se casar com Gal Gadot

bit_lascado

Felicidades ao casal, vou mandar um rodinho de pia como presente de casamento.

Orivaldo

Estão contando até os drones da shopee e papelão

Tutor

Eu alego que fui sozinho à Lua.

vmax

Parece até a piada do morto que morreu 2x.
500 abates… só se estiverem contando drones e pipas.

Felipe

Esqueceu de contar que a Ucrania ja recebeu (e praticamente perdeu) todos o MiG-29 de outros países da Europa (Polonia, Rep Tcheca, etc)? Isso é muito mais do que possuiam antes do conflito.

Leandro Costa

Toda vez que você faz um comentário, é um facepalm garantido. É impressionante o fator torcida, que no seu caso supera a matemática básica. Mas como sempre, eu vou dar o benefício da dúvida e pedir para você nos brindar com os números corretos de aeronaves doadas à Ucrânia, com as devidas fontes, claro.

Vai lá. É a sua chance. Nos ilumine.

Nilton L Junior

Natural essa perdas da Ucrânia pois boa parte são aeronaves fantasma.

José Carlos

Rússia em um qq momento receberá a conta e o povo q vai sofrer

Luiz Trindade

Guerra de informações! Agora que esta difícil a Ucrânia manter a guerra isso está! Acho que ela deva continuar lutando futuramente como resistência!

Humberto

A primeira vítima da guerra é a Verdade.

paulof

mas precisa ter alguma probabilidade de verdade, caso contrário cai no ridículo, como ocorreu com o famoso porta-voz do Iraque.

Fabio Araujo

Os russos já foram melhores em fazer propaganda, tudo bem que exagerassem um pouco falando que destruíram um pouco mais do que realmente fizeram, mas bem que poderiam usar números mais próximos da realidade!

Bruno

Como é possivel haver aqui pessoas do lado da Rússia e dos terroristas do Hamas, esconde-se atrás do próprio povo, debaixo de hospitais escolas mesquitas. Todo o mundo sabe a NATO foi criada pelo inspancionismo russo. China Iran Coreia do norte, Rússia que lindo. Qual é a dúvida. USA cometeram muitos erros, mas foram atacados. 11 Setembro. Israel foi atacado primeiro. Quem atacou a Rússia, os ucranianos não foram! Alguém vê alguma outra religião fazer as figuras dos muçulmanos. Desculpem, eu muçulmano ficaria envergonhado. Os muçulmanos querem tudo para eles, tem de ser todos como eles, não pode ser. Coitadas… Read more »

Ari Bento Vicentini

Só rindo…