O primeiro protótipo do FC-31 voou em 2012, mas só foi apresentado ao público em 2014

O Shenyang J-31 (FC-31), frequentemente referido como “Gyrfalcon” (Falcão Gerifalte), é um marco na indústria aeroespacial chinesa. Onze anos após o seu primeiro voo, em 31 de outubro, o J-31 não só destaca as aspirações chinesas em desenvolver uma capacidade aérea de ponta, mas também pavimenta o caminho para sua versão naval, o J-35, um avanço significativo na capacidade de projeção de poder naval da China.

Shenyang J-31
Shenyang J-31 visto por outro ângulo

Origens e Desenvolvimento: Projetado pela Shenyang Aircraft Corporation, empresa estatal, o J-31 surgiu como um caça furtivo de quinta geração. Foi apresentado ao público durante o China International Aviation & Aerospace Exhibition em 2014, capturando a atenção global. O desenvolvimento subsequente do J-35 reforça o compromisso da China em ampliar sua presença naval, adaptando o design do J-31 para operações baseadas em porta-aviões.

A versão naval J-35, revelada em 2022

Características e Capacidades: O J-31 possui todas as características esperadas de um caça furtivo: contornos angulares, compartimentos internos de armas e sensores avançados como radar AESA e sensor IRST sob o nariz. O J-35, por sua vez, mantém muitas dessas características, mas é otimizado para decolagens por catapulta e aterrissagens com gancho, essenciais para operações de porta-aviões.

A versatilidade do J-31, preparado para superioridade aérea, ataque ao solo e interdição, é ampliada pelo J-35, projetado para operar a partir do novo porta-aviões chinês, o Fujian (Type 003). Este navio representa um salto significativo na capacidade naval chinesa, e o J-35 é fundamental para maximizar seu potencial de combate.

Lançamento do Fujian em 17 de junho de 2022. Em destaque sobre o convoo as coberturas protetoras das catapultas eletromagnéticas

Implicações Estratégicas e Comerciais: O J-31 foi muitas vezes visto como uma resposta chinesa ao domínio dos caças furtivos ocidentais, oferecendo ao mercado uma alternativa ao F-35. Com o desenvolvimento do J-35, a China sinaliza claramente suas intenções de se tornar uma potência naval dominante no futuro. A capacidade de projeção de poder do Fujian (Type 003), combinada com o J-35, poderia redefinir equilíbrios regionais.

J-31/FC-31 V2

Conclusão: O desenvolvimento contínuo do Shenyang J-31 e sua extensão naval, o J-35, reflete a rápida evolução da indústria aeroespacial e naval chinesa. Ambos os caças, com suas capacidades avançadas, têm o potencial de influenciar significativamente a geopolítica da aviação de combate e as dinâmicas de poder naval no século XXI. A presença do J-35 no Fujian reitera o compromisso chinês com uma presença naval robusta e de longo alcance.

Concepção do J-35 voando ao lado do porta-aviões Fujian (Type 003)

VÍDEO: Animação em 3D mostra a futura operação do J-35 no Fujian

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Coimbra

…Não, a Marinha do Brasil não irá comprar.

BLACKRIVER

Negócio dos almirantes é aviões com motor radial para retrofit…

Ivan herrera

Comprar 😂😂😂 de que jeito, os navios estão desmanchando de velho,outros pegando fogo subs dando baixa com vinte e poucos anos, se fala, até no Tikuna dando tchau em 2028 é das três forças a Marinha será stealth com certeza 🤣

Marcelo Soares

Kkkkkkkkkk

Walsh

Hahahaha…

teno

é amiguinhos… agora será dificil sabendo o kalango que essa força se ofereceu para salvar o brasil ele irá retaliar é isso.
mas tambêm tem aquilo , cade o planejamento , como pode existir uma marinha sem navios e submárinos sub armada.
chega ser cômico e patético pra não dizer coisas piores..!

BLACKRIVER

Verdade seja dita!

Com ou sem navios
Com ou sem submarinos

Todos na marinha vão continuar ganhado seus salários!

Zoe

E aquelas pensões bem generosas.

Cansado

Até que tá rápido, comparando com os 25 anos que o F35 está “em desenvolvimento”…25 e contando!

Orivaldo

F22

Cansado

Hã?

Régis

Bela aeronave. As fotos mostram o quanto evoluiu desde o primeiro protótipo.

ChinEs

A gente pode trocar comida com esses caças, a gente envia para a China toneladas de carne bovina, em troca a China dá para a FAB uns 120 çacas desses.

max

O governo chinês tem uma loja oficial no Taobao, e você pode comprá-la diretamente on-line.

O endereço do site é o seguinte

https://shop388459556.world.taobao.com/?spm=a230r.7195193.1997079397.2.7d2a74a3R1926j

No entanto, a única arma que está nas prateleiras no momento é o helicóptero Z20, as outras podem ter que esperar.

Last edited 5 meses atrás by max
Mr.Guara

Uma pergunta sobre o projeto, mas há alguma informacão sobre qual será a metralhadora ou vão seguir sem?
F-35, se nao me engano a versao B, levou muito tempo ate integrarem uma

Rinaldo Nery

Acho que calibre 20mm (inclusive) e acima é chamado de canhão. Metralhadora é .50 pol pra baixo.

Fernando "Nunão" De Martini

Só pra complementar:

Até onde sei, na FAB tudo que é acima de .50 é canhão.

Já na MB, até 25mm é metralhadora. Acima disso é canhão.

Fagundes

Interessante

Last edited 5 meses atrás by Fagundes
Super Tucano

Ainda tá no protótipo. Nenhuma unidade de produção.
Quando será que sai?
Logo abaixo terão pessoas falando mal do F35, que vende feito água no deserto.

Demolidor

Grande avanço Chinês nesse ritmo num futuro não tão distante eles vão passar os EUA como maior potencia militar, eu vejo o aumento do poder militar Chinês como algo muito positivo a China não costuma se envolver em conflitos militares pelo mundo como os EUA fazem.

obi wan

Sim vão passar, mas primeiro eles tem que passar na economia, para sustentar suas forças armadas, depois disso vai levar um longo caminho para chegar no nível das forças armadas do US. Se a União Soviética existisse nos dias de hoje, os chineses estaria bem atrás deles também, mesmo a União Soviética com um PIB de 10T a 15T que seria atrás dos US e China. Economia influência e muito nas Forças Armadas de um Pais, um exemplo disso, olha a Rússia que herdou quase tudo em tecnologia, e armas da União Soviética, e a Rússia não é nada do que… Read more »

Filipe Prestes

Sempre achei que o J-31/35 fosse a opção chinesa para exportação – para além da própria marinha, é claro – uma vez que não exportariam o J-22, numa situação muito similar ao dos F-22 e F-35 americanos. É dramático notar o ritmo de crescimento de uma potência que até então tinha se mantido mais ou menos no quadrado dela, relativamente pacífica. Por outro é louvável notar que um país que a menos de meio século era menos desenvolvido que nós, hoje está entre os melhores ou mesmo no topo do desenvolvimento tecnológico em certos ramos.

Andromeda1016

Por enquanto é um projeto que vive de expectativas. Não boto fé neste projeto e temo que seja um novo JF-17. Vamos dar tempo ao tempo para ver se o projeto vinga.