Valor informado do contrato é de 177 milhões de dólares, com prazo de execução até 2032

O site Airforce Technology noticiou nesta quarta-feira, 1º de novembro, que a empresa americana Lockheed Martin recebeu um contrato de 177 milhões de dólares para o programa de modernização de caças F-16 da Força Aérea Chilena, denominado “F-16 M6.6 Operational Flight Programme and Systems Upgrade.”

O contrato, segundo o site, foi anunciado pelo centro de gerenciamento de ciclo de vida da Força Aérea dos EUA, localizado na Base Aérea de Hill, no estado americano de Utah.

F-16-Chile-AIM-120.jpg

O prazo informado para conclusão do contrato, classificado como “sole source acquisition (aquisição de fonte única) é 30 de novembro de 2032. Os trabalhos serão realizados em Fort Worth, no Texas, em Greenville, na Carolina do Sul, e também no próprio Chile.

Caças F-16 da Força Aérea Chilena na linha de voo

Ainda segundo o site, o padrão F-16 M6.6 deverá introduzir na frota chilena tecnologias e melhorias que garantirão sua relevância e efetividade em nível global. O Chile adquiriu 36 caças F-16 A/B MLU usados (da Holanda) e 10 jatos F-16 C/D novos de fábrica.

Caças F-16 do Chile na CRUZEX V

 

Subscribe
Notify of
guest

217 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
The Brazilian Gripen

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Carlos Campos

Sim, por mim tempo o Typhoon era o melhor caça da região.

Tutu

Sem radar AESA?

Fabio Araujo

Sem radar AESA, mas os chilenos já estudam um novo upgrade para colocação de radar AESA!

Alexandre

Amigo, o chile divulgou que ia fazer essa atualização em 2017, e agora divulga que vai finalizar em 2032. São 15 anos entre dizer que quer, e fazer, isso se não tiver atrasos. Acho um pouco complicado falar de radar AESA para esses caças, depois de todo esse lapso temporal para fazer apenas uma atualização!
Mas, a esperança é a última que morre, desejo , sinceramente, que eles façam!

Glasquis7

O Chile divulgou essa moderniza ao em 2017?

De onde vc tirou essa informação?
Por que EEUU demorou 3 anos pra aprovar?

Acho que falta um pouco de verdade nessas afirmações.

Em 24 de Julho foi autorizado por EEUU a modernização que foi logo postergada devido a que Chile precisaria desses recursos para enfrentar a pandemia que só terminaria em meados deste ano.

Esta modernização foi anunciada pelo comandante da FACh no início deste ano.

O restante já é invenção sua.

A menos éclaronque o senhor mostre as suas fontes.

Fabio Araujo

Alguns canais de Youtube chilenos como o Prócer falam não é de hoje da colocação do radar AESA nos F-16, mas o que se divulgou do uograde M6.6 chileno não tem radar AESA, mas a Romênia contratou segundo os chilenos o upgrade M6.6 para seus F-16 MLU comprados da Noruega com a colocação do AN/APG-83 AESA, a não ser que o Chile faça um adendo no upgrade não vai ter troca de radar.

Glasquis7

O UP grade do Chile não inclui radar AESA.

A menos que algum país vizinho introduza esse equipamento, o Chile não vê necessidade de gastar esse monto num caça que já superou a metade da sua vida operacional na força.

O mais seguro é que se gaste apenas o suficiente pra manter os caças dentro do ladrão internacional de operação pra não aumentar o GAP de quando se realize o salto pra uma nova plataforma.

Rui Mendes

Typhoon?

Santamariense

Typhoons da RAF baseados nas Falklands.

L G1

Mas se for considerar assim, aí tem os rafales na Guiana Francesa.

Carlos Campos

tem Rafale na Guiana? achei que ele iam lá só nos lançamentos de foguetes

L G1

Mas se precisar vão.

Fernando "Nunão" De Martini

Só operam desdobrados na Guiana Francesa por ocasião de lançamentos, e às vezes esses desdobramentos são de caças Rafale, às vezes de Mirage.

L G1

Mas se tiver um probleminha na América do Sul podem ter certeza que teremos dezenas de rafales na Guiana Francesa. Enquanto isso continua a paz 🕊️🕊️🕊️

Fernando "Nunão" De Martini

Não estou falando de “se” e sim de fatos.

Não há caças franceses baseados na Guiana Francesa. Só desdobram eventualmente. Mas há caças britânicos nas Falklands permanentemente. Essa é a origem da discussão. Fatos, não conjecturas ou possibilidades.

L G1

Doutor Nunao, hoje o GT grupo de trabalho da trilogia tem 6 mestres entre os comentaristas, o Dalton, o camargoer, o Bardini, o carvalho 2008, o Esteves e o Bosco. O comandante não participa, porquê ele é o comandante. E o Nunao é doutor pôr ter poder de veto no conselho de segurança da trilogia. Mas às análises diárias continuam aqui na roça. Qualquer um pode virar mestre.

Fernando "Nunão" De Martini

Tá bom… tá bom… não vou contrariar…

L G1

Eu gosto de vc Nunao. Você é gente boa. Rsrs.

Fabio Araujo

Não existem tensões na área que façam os franceses a manter um presença permanente de caça na região, mas a França teria nenhum avião tipo do A-29 ou tipo o MA-346 para fazer patrulhamento na Guiana para evitar voos ilegais de garimpeiros ou de traficantes?

Fernando "Nunão" De Martini

Os franceses usam helicópteros para isso em sua doutrina. Há um esquadrão de além-mar na Guiana com helicópteros.

L G1

O Brasil também só envia caças para Manaus e Belém, região norte e nordeste desdobrados de outras bases regiões. A França faz a mesma coisa na Guiana Francesa.

Santamariense

A RAF mantém de forma permanente caças Typhoon nas Falklands, baseados em Port Stanley. Já os Rafale franceses só vão a Guiana quando há lançamentos á partir de Kourou.

Fabio Araujo

Não se esqueça dos SU-30 venezuelanos estes eram os segundo mais poderosos, e por um tempo chegaram a ser os mais poderosos até os ingleses colocarem uma versão melhor que os Typhoon Tranche 1 que estavam nas Falklands.

Carlos Campos

sim, os SU30 no papel são incríveis, e eram os segundos, porém ja faz tempo que não voam adequadamente

deadeye

Deve ser uma modernização de software e alguns eletrônicos, não deve ser tão profunda.

Marcelo

Pelo preço pago pela modernização é um modernização simples e barata,para uma modernização próxima ao block70 custaria fácil fácil mais de 1 bilhão de dólares para modernizar toda frota chilena.

Glasquis7

Acho que a FACh considerou desnecessário destinar um alto capital pra modernizar caças que concluíram a sua última modernização há poucos anos e que na próxima década já deverão apresentar o cansaço estrutural comum ao desgaste destas células.

Se faz a padronização da frota, se mantém as suas capacidades e se poupa capital já pensando na próxima plataforma a ser operada.

Jonas

Verdade , USD 177 milhões, é uma ‘ninharia’ para “modernizar “qualquer frota , mesmo para os nossos vetustos,mas ótimos Northrop F-5 . Devem ser apenas algo de estrutura , e eletrônica não muito sofisticada .

Alexandre

Talvez eles usem a diferença dos 630 milhões, ou seja, algo em torno de 460 milhões, para adquirir uns 6 caças F16 BK 70 novos. Seria uma decisão mais racional, afinal, esses F16 MLU já estão bem surrados para receber uma modernização grande.

Jonas

Kkkkkkkk….Quando todos forem entregues e operacionais,ao Brasil,talvez por volta de 2030; já estarão defasados( já estão) frente aos F-35 ,F-22 , F-16 ,Rafael, SU ,etc ..E nações desenvolvidas , já terão em testes ,vetores de 6a. Geração..Por enquanto ,o Chile tem os melhores vetores de caça e interceptação.

Felipe

Nossos Gripen são superiores aos F-16 deles!

Glasquis7

E a que se deve esse seu comentário?

Zorann

Conversa besta! passamos este século inteiro atrás do Chile em tudo,

Eles tem F-16 block 50, 10 anos antes de nós termos os Gripens (que ainda não temos FOC). Tem escoltas melhores e em maior numero à décadas. Operam a Scorpene 1 década antes de nós, Possuem Leopard 2 com mais de 200 unidades…

Aqui temos F-5 soltando pecinhas, Niteroi de 50 anos, 50 Leopard 1 e gastamos 6 vezes mais do que eles em defesa.

Estamos muito bem

Felipe

Já recebemos 6 F-39 , e eles são atualmente os melhores caças da região.

Glasquis7

Lembre que tem Typhoon da RAF baseados nas Falkland.

Felipe

Na verdade temos mais de 600 blindados Guarani novos de fábrica, ao menos 80 obuseiros autopropulsados M109A5 operativos, 44 lançadores padrão Astros 2020, já recebemos 6 Gripen NG (melhor caça da região) e mais 2 virão ainda neste ano, recebemos 2 submarinos classe Riachuelo ( o melhor da região), dentre outras coisas. Então menos, não é em tudo que o Chile está melhor, e eles também usam o Leopard 1 em dois regimentos.

Alexandre

Exatamente Felipe, parece que as pessoas não observam nada do que foi comprado pelas FAAs Brasileiras ao longo dos últimos anos. Na década de 70, fabricamos as Niteroi, que eram as melhores da região. Na década de 80 foram os submarinos classe Tupy. Nos anos 90 tivemos as corvetas inhauma. Nos anos 2000 tivemos a modernização das fragatas Niterói, o tikuna, a barroso, os Sea Hawk, os H 225M e o inicio dos scorpenes. Na década de 2010 o Bahia, 3 rebocadores e o Atlântico. E agora estamos construindo 4 fragatas classe Tamandaré, um navio patrulha classe Macaé e um… Read more »

Glasquis7

Amigo, estamos debatendo a modernização dos F 16 MLU da FACh, o que tem a ver Guarani, M109, ASTROS…???

Glasquis7

“não é em tudo que o Chile está melhor, e eles também usam o Leopard 1 em dois regimentos.’ Realmente, vc está certo e na verdade, também não se trata do Chile estar melhor que o Brasil pois o que realmente importa ao Chile é estar melhor que a Argentina, o Peru e a Bolívia, potenciais inimigos. O Brasil é um aliado histórico do Chile. O que não se discute é que, prum orçamento que não passa dos U$D 5 bi, o Chile tem FAs muito modernas, bem equipadas e bem treinadas e em alguns pontos, são as que melhor… Read more »

soldado imperial

Realmente o Chile de uns 30 anos pra cá vem dando show em como investir e gerir os meios adquiridos. Porém mais recentemente com aquelas manifestações e com a eleição do Boric, diria que a situação mudou de favorável pra neutro com viés negativo. Vamos aguardar

Alexandre

Show chileno nos ultimos 30 anos: 1)Comprou 10 caças F16 novos, mas já obsoletos O Brasil comprou 56 caças AMX novos e mais 36 caças gripen NG tb novos nesse mesmo período. 2)Comprou 02 submarinos scorpenes novos. O Brasil comprou 5 submarinos classe tupy novos e mais 4 scorpenes tb novos e ainda está desenvolvendo um submarinos nuclear. O resto das compras chilenas foram de coisas usadas, obsoletas e em poucas quantidades. O chile comprou 4 fragatas da Holanda e em cerca de 15 anos, duas delas foram descomissionadas. O chile comprou 3 fragatas type 23 em 2006, e em… Read more »

L G1

Meu amigo. O orçamento de defesa do Chile é 1/7 do Brasil. Favor dá o desconto aí.

FELIPE

Você precisa olhar o orçamento real, ou seja, desconto salários, aposentadorias e pensões.

Glasquis7

Não existem aposentados, salários, descontos nem pensões nas FAs do Chile?

L G1

Socorro. Ninguém aguenta essa conversa de descontar salários, aposentadoria e pensões. Em todos os países isso está incluso no orçamento da defesa. Misericórdia.

Glasquis7

Não adianta argumentar com ele. Se não tiver isenção quando o indivíduo opina, nada de aproveitável ele postará.

Até mentiras usará pra desmerecer.

Pior ainda, sempre que se fala do Chile, ele tenta trazer um paralelo com o Brasil, fazendo comparações esdrúxulas só pra desmerecer o Chile quando na realidade, o comparativo para no momento em que vc considera que o Chile tem como ir amento de defesa um 10% do orçamento do Brasil mesmo assim, as capacidades bélicas do Chile são frequentemente elogiadas.

Last edited 5 meses atrás by Glasquis7
Alexandre

Quem fez a comparação foi vc!
Só estou colocando os fatos, porque nossas forças são 7 vezes maiores que as do chile, então o orçamento tem que ser maior mesmo.

Glasquis7

A minha é maior, a minha é maior!!!

Quando colocamos obuses, drones, tanques fragatas e afins pra desmerecer uma simples modernização complementar dos caças MLU da FACh, demonstramos que nossos argumentos são fraquinhos, que nossa insegurança e grande e o nosso ódio maior ainda.

Last edited 5 meses atrás by Glasquis7
Glasquis7

Vamos aos desmentidos por que mentira tem perna curta: “1)Comprou 10 caças F16 novos, mas já obsoletos.” Na verdade, esses caças nunca estiveram obsoletos, aliás, quando chegaram, eram os caças mais modernos da região então, esse “já obsoletos” é uma mentira. “O Brasil comprou 56 caças AMX novos e mais 36 caças gripen NG tb novos nesse mesmo período.” Na verdade, o programa de AMX é da década de 80, o cara nem sabe de quando é o programa. Sobre os Gripen, o Brasil consegue operar caças de combate aéreo 4.5 15 anos depois do Chile e se não me… Read more »

Glasquis7

“O resto das compras chilenas foram de coisas usadas, obsoletas e em poucas quantidades.” O Chile comprou a pequena e obsoleta quantidade de mais de 200 Leo 1V e 200 Leo 2 A 4 (mais de 400 unidades) contra a enorme quantidade de 230/ 250 Leopard 1 A 5 que o Brasil não está conseguindo manter e que estão sim obsoletos até pro TO em que estão inseridos. O chile comprou 4 fragatas da Holanda e em cerca de 15 anos, duas delas foram descomissionadas apenas duas devido ao cancelamento do contrato de manutenção das unidades motrizes não todas, como… Read more »

Glasquis7

Faltou dizer que o Brasil, por falta de capacidade, deixou seus Tupy dar baixa sem PMG.

Faltou dizer que as Niterói não foram modernizadas.

Faltou dizer que demora 10 anos em fazer um PMG de uma Patrulheira de 500 Ton.

Faltou dizer que estão dando baixa em diversos navios sem outros pra por no lugar.

Faltou dizer que não tem condições de modernizar os Leopard obsoletos do EB.

En fim, faltou com a verdade.

Fernando "Nunão" De Martini

PMG de 10 anos de patrulheiro de 500 toneladas? Onde você viu isso?

Você deve ter confundido com PMG de uma fragata específica ou confundiu PMG com construção (dos navios-patrulha de 500 toneladas que tiveram construção interrompida por causa de estaleiro que faliu).

E você também se enganou sobre a classe Niterói. Elas passaram por modernização de meia-vida sim, o programa Modfrag.

https://www.naval.com.br/blog/2018/01/25/f40-aos-quarenta-sexta-parte/

Glasquis7

Curioso, vc desmente meus erros, mas não as mentiras contra o Chile.

Que coisa né?

Nota da moderação:
Mesmo não sendo o Nunão, creio que essa conversa sem sentido Brasil x Chile já deu o que tinha para dar….são duas nações amigas, cada uma com seus pontos fortes e fracos.
E também está na hora de mais uma vez acabar com essa briga infantil entre você e o Alexandre.

Fernando "Nunão" De Martini

“Curioso, vc desmente meus erros, mas não as mentiras contra o Chile.” Mas o que o Chile tem a ver com o que eu comentei? Apontei erros em relação ao que você escreveu sobre a Marinha do Brasil. Alguma vez eu lhe corrigi sobre algum erro que você tenha escrito sobre o Chile? No caso do seu adversário nessa briga toda, o Alexandre, eu também já apontei erros em coisas que ele escreveu sobre a FAB, outro dia mesmo. Não sou avaliador do que você ou ele escrevam de errado sobre o Chile. Era só o que me faltava… Esse… Read more »

Só complementando: a conduta de vocês dois (Glasquis e Alexandre) estará na pauta da próxima reunião dos editores.

Enquanto isso, comentários de ambos que insistirem nessas provocações e brigas irão direto para a lixeira.

Sugiro que você e o Alexandre se comportem até lá, pois ambos já estouraram o limite de advertências.

Glasquis7

_______

COMENTÁRIO APAGADO POR CALUNIAR OS EDITORES DO SITE.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alexandre

________

COMENTÁRIO APAGADO. ESSA BRIGA TERMINA AQUI E AGORA.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Glasquis7

“Mas o que o Chile tem a ver com o que eu comentei?” Me desculpe mas esse seu comentário, me parece que está querendo se fazer de zonzo e falo isso com tudo o respeito pois, as mentiras postadas aqui, e que se desmentem com próprias matérias da trilogia, vc não intervém nem desmente. Agora se eu postar errado, aí sim, vc corre pra desmentir. Já que vai corrigir erros, corrija os de todos, não apenas “alguns” Ou vai me dizer que vc não sabia que essa história de que os Leo não disparam em movimento é mentira? Isso só… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ Ou vai me dizer que vc não sabia que essa história de que os Leo não disparam em movimento é mentira?” Glasquis, eu sinceramente nunca dei a menor importância em saber se hoje o Leopard do Chile dispara em movimento ou parado… Ninguém sabe 100% de todas as coisas neste mundo. Desligue o modo “todos estão contra mim inclusive os editores do site”, por favor. Não sou fiscal de mentiras ou verdades dos comentários, a gente faz advertências em relação a conduta. Por acaso vi dois erros muito destoantes no seu comentário e comentei corrigindo, como já fiz milhares… Read more »

Wilson Look

Se me permitem, gostaria de apresentar apenas uma observação, o comando logístico do EB postergou(ou seja adiou) a modernização dos leopard 1a5BR, devido a falta de peças de reposição disponíveis no mercado, já que essas peças estão sendo enviadas para a Ucrânia manter seus leopards 1 e 2 em serviço. Só decidi mencionar isso, pois isso pode representar que alguns países operadores desses modelos podem acabar sofrendo com uma piora nas taxas de disponibilidade. E uma opinião pessoal sobre a modernização dos F-16MLU chilenos, em minha opinião pode ser um ato de prevenção para manter uma superioridade sobre a Força… Read more »

Glasquis7

Na verdade, o Chile sempre tem tido FAs bem equipadas a exceção do período entre 1975 e 1990, em que estava sob a emenda Kenedy.

Vejo que sempre que assume um governo de esquerda (no caso do Chile é Centro esquerda) alguns colocam como fator de deteriorou das FAs locais mas, se analisarmos com isenção, veremos que as FAs tem se beneficiado muito, quanto ao re-equipamento, durante esses governos.

Veja por exemplo a situação do. Brasil em que os maiores investimentos em FAs tem sido feitos durante governos de esquerda.

Alexandre

Não existe uma comparação tecnológica entre Gripen NG e caças F16 BK 50 e muito menos BK 15/20. A diferença tecnológica é muito grande em favor do Gripen NG. No máximo, podemos comparar coisas como carga paga e alcance.
Quando algum País da região comprar um F16 BK 70 novo, poderemos ter algum tipo de comparação. Mas, mesmo assim, o Gripen é superior, pois tem menor RCS, capacidade de voo em super cruzeiro e IRST já definido no projeto do caça.

L G1

Estamos falando que na média às forças armadas do Chile estão mais bem equipadas do que às forças armadas do Brasil. O Chile tem um orçamento baixo mas que consegue manter boas forças armadas. Na média melhores do que as do Brasil. Será que é tão difícil entender o básico. O beaba.

FELIPE

Ué mas você está errado cara pálida. Entender o que?? O Gripen NG é muito superior sim aos F-16 utilizados pelo Chile no que diz respeito a aviônica, inclusive os nosso Gripen possuem elementos de caças de quinta geração e são o unico caça além do F-35 a utilizar a monotela WAD. A FAB já recebeu 100 mísseis Meteor que são melhores que os AIM-120 e Derby Chilenos. Quando todos os 36 ou 50 F-39E/F do primeiro lote forem entregues, o Chile ainda estará com 46 F-16 recauchutados e 12 F-5 obsoletos (talvez substituam os F-5 vai saber), vou afirmar… Read more »

Alexandre

Na média, as forças do chile estão muito abaixo em termos de equipamento, quando comparado as forças armadas do Brasil.
Eu poderia fazer aqui uma lista enorme de equipamentos novos comprados pelo Brasil e que não existem no chile.
Mas vou apenas dizer que vc está enganado na sua afirmação.

Santamariense

Não, não está. Você tem implicância com o Chile por conta da rivalidade com o Glasquis. Mais abaixo coloquei uma lista dos principais equipamentos das Forças Armadas chilenas. E comparei o PIB, população e área territorial de ambos países. Olhe sem torcida o que eu coloquei. Só uma coisinha pra ti pensar um pouco: se o Brasil tivesse o tamanho, população e economia iguais aos do Chile, e com a mesma legislação de pessoal ativo, inativo, pensionistas e com os mesmo percentuais de investimento que temos aqui hoje, tu acha que nossas Forças Armadas seriam melhores ou piores que as… Read more »

L G1

Verdade. Parabéns Santamariense. Você falou o que eu gostaria de ter falado e não encontrei às palavras. E outra coisa o Chile é um aliado natural do Brasil. Ditado antigo da Índia ” o vizinho do seu vizinho é seu aliado natural”.

L G1

Ok. Favor começar pelos tanques MBT do Brasil e do Chile. Mas dá um desconto grande para o Chile aí pôr causa do orçamento menor. Depois vc vai para a Marinha.

Rinaldo Nery

Glasquis vai ficar feliz…

Burgos

Chile !!! Chile !!! Chile !!!!😏

Camargoer.

Acho que foi ele quem deu a dica para os Editores emum comentário em outra matéria

Glasquis7

Fico sim, principalmente ao ver os valores desta modernização.

Ao que parece, já se pensa na próxima plataforma.

Régis

Enquanto isto aqui na República Bananil, já estão falando em diminuir a quantidade de encomendas do GRIPEN de 66 para 50.

Fernando "Nunão" De Martini

Régis,

Nunca foram encomendados 66 Gripens.

A encomenda atualmente é de 36.

O que houve foi autorização para negociar mais 4 a esse primeiro lote, chegando a 40, e iniciar o planejamento para um segundo lote de 26.

Agora a negociação autorizada, segundo notícias, é de ampliar o primeiro lote em 14 aviões, chegando a 50.

Mas por enquanto a encomenda efetiva continua a ser de 36.

Fabio Araujo

Nunão não tinha sido fechado um pedido de mais 4 para fechar em 40?

Camargoer.

Não. O contrato assinado com a Saab são para 36 aeronaves com financiamento externo do banco de exportação sa Suécia

Fernando "Nunão" De Martini

Não, Fabio, só foi autorizada a negociação para 4 adicionais no primeiro lote (anúncio feito no Dia da Aviação de Caça de 2022). Nada foi assinado.

E agora, conforme noticiado recentemente, essa negociação passou a ser para 14 adicionais.

Fabio Araujo

Beleza, espero que assinem logo e que venham estes 14 adicionais no primeiro contrato e depois quem sabe um segundo contrato!

GRAXAIN

Será que a segunda redução na encomenda do KC-390, dimimuindo agora de 22 para 19 unidades. tem alguma correlação com aumento das encomendas de F-39s?

Fernando "Nunão" De Martini

Foi alegado na época (isso não foi “agora”) por autoridade da FAB que a redução na encomenda de aviões de transporte era motivada pelo foco maior dos recursos disponíveis na aquisição de caças.

Jonas

Exato . E quando todos forem entregues , provavelmente em 2045( com sorte). Já estarão operando nos USA, Japão, Inglaterra ,Alemanha,Coréia do sul e Rússia , vetores de 6a. Geração..🤷🏻‍♂️

Sensato

O que será zero novidade desde que a FAB foi criada. Nunca operamos um vetor de ponta no mesmo nível do que as potências principais operavam. A questão é que não há a percepção da sociedade e da classe política de que isso seja uma necessidade. Só mudando essa visão é que o cenário mudará.

L G1

Meu amigo. A FAB igual a Marinha e o exército tem como prioridade ser às maiores forças da América do Sul. Se possível com a obrigação de lutar contra as 2 maiores potências da América do Sul ao mesmo tempo e vencer. Fora disso é devaneio.

Willber Rodrigues

Segundo o Pucará Defesa:

“A fita M6.5, atualmente instalada nos F-16 que a Argentina pretende adquirir, inclui a melhoria do sistema IFF, integração de funções aprimoradas do Link-16, melhoria na integração de armas guiadas por GPS, introdução do AIM- míssil.120D, integração de novas armas (JASSM, JDAM, EGBU-12, AIM-120D e AIM-9X), integração de racks avançados, atualização de software de interface (AN/AAQ-14 LANTIRN), atualização do sistema AN/ALR 56M, entre outros.”

Filipe Prestes

Link 16 é equipamento exclusivo da OTAN, jamais seria aberto a Argentina

Fabio Araujo

São aviões da OTAN que já possuem o link16 e outros sistemas exclusivos da OTAN provavelmente devem retirar o sistema mas isso envolve custos e tempo. Mas se os caças estão disponíveis para negociações já devem ter pensado nisso.

Alexandre

Essa questão do link 16, em ambos os casos, é uma coisa para esperar pra saber se realmente vai se concretizar.
Mas não apenas isso, temos que ver como foi o acerto da Argentina e se eles vão realmente assinar, pois pode ter um acordo de paridade de armas na região.

Alexandre

Caso a Argentina realmente compre esses caças F16, eles ficarão no mesmo nível dos F16 chilenos após essa “modernização”.

L G1

Ninguém aguenta mais essa história que a Argentina vai comprar F-16,Tejas , F-17 da China. Coitada da Argentina hoje está faltando gasolina nos postos. Quebradeira total más parece que eles gostam disso e irá continuar assim pôr décadas. ” Fazer errado é ser burro. Mas o pior é continuar a fazer errado e achar que terá um resultado diferente.” Hoje dá dó a Argentina que já foi o país mais rico da América latina e um dos mais ricos do mundo.

Magalhaes

Ainda sendo MLU e com esse pacote 6.6, o Viper continua sendo uma formidável arma de combate. Será legal ver essas aeronaves e os block 50/52, com nossos Gripens na Cruzex, caso aconteça.

Glasquis7

Os Block 50 já participaram da CRUZEX em 2010

https://youtu.be/ZN3tdJCm0EI?si=l47hrq7ERXqmFnlV

Macgaren

Nossos F5 humilharam eles.

Felipe

????

Glasquis7

Me conte mais sobre isso.

Rinaldo Nery

Desconheço esse fato….

Bruno

Sim, já participaram. Vê-los juntos seria legal.

Last edited 5 meses atrás by Bruno
Sensato

Salvo engano, Viper é o F16 Block 70

FELIPE

Tem razão, mas da até preguiça de comentar com alguns aqui

Fernando Vieira

Pelo que eu li numa visita ao navio museu USS Intrepid (tem um F-16 no convoo dele), Viper é o apelido que os pilotos deram a ele. O nome é Fighting Falcon, mas os pilotos os chamaram de Viper por acharem eles parecidos com os caças Viper do seriado Battlestar Galactica.
O F-16 exposto lá se não me engano é o A, a série é meio que contemporânea a esse modelo de F-16, então acho que esse apelido já vem de lá.

Mig25

Perfeito, é isso msm! Os pilotos de todos os operadores de F16 os chamam de Viper, apesar de o nome oficial ser Fighting Falcon.

Santamariense

O F-16 é chamado de Viper há décadas. Pelo menos eu leio esse nome vinculado à aeronave há muitos anos. Para corroborar o que eu digo:
“A 21 de Julho de 1980, em cerimônia realizada na base aérea de Hill no Utah foi finalmente e oficialmente batizado “Fighting Falcon”.No entanto, entre os seus pilotos, independentemente da nacionalidade, foi e continua sendo conhecido e apelidado Viper.”
Fonte: Wikipedia

Vitor Botafogo

Enquanto isso o cronograma de entrega do F-39 provavelmente vai atrasar. Nada das 3 unidades previstas para 2023. Pra variar o Brasil se enrolando nas propias pernas.
Governo em deficit = alongamento dos prazos. Gastança do GF vai custar caro pra FAB, tanto nos F-39 quanto nos KC-390.
Enquanto isso seguimos com os problemas usuais.

Orivaldo

Nada de novo no front

Last edited 5 meses atrás by Orivaldo
Vitor Botafogo

Pois é. Mas pro pessoal que tem 16-22 anos, eles não eram adultos ainda entre 2002 e 2016. Não viveram, não sabem… No Colegio e Faculdade já são doutrinados pra ver o mundo de uma forma. No mundo de hoje com tanta relativização, a Historia é repaginada no Instagram e Tiktokers a ponto que por mais que você apresente os fatos historicos, todos os elementos, eles ainda duvidam. Mas a matemática nunca falha né? Quem gasta mais do que recebe, entra no cheque especial e a conta vai ficando cara até chegar ao ponto de não conseguir ser mais paga…… Read more »

Sequim

Nada mais enganoso que comparar as finanças de uma pessoa com as finanças de um país. Um país pode emitir moeda para se financiar , coisa que um particular não pode; um país pode contratar dívida pública , via emissão de títulos públicos, coisa que um particular não pode fazer; um país pode aumentar as taxas de juros para atrair investimentos estrangeiros, coisa que um particular não pode fazer também.

Vitor Botafogo

Pois é Sequim. O País já fez tudo isso, e agora esgotou. Estamos endividados, Moeda desvalorizada, arrecadação de impostos caindo e você quer dizer que precisamos nos endividar mais, desvalorizar mais nossa moeda e seguir gastando mais na medida que recebemos menos? A Analogia que fiz é petinente, pois muita gente não tem educação financeira e acha que o bolso do estado é fundo e nunca acaba. Mas acaba sim… Porque o dinheiro do estado é fruto do que nos da iniciativa privada produzimos. O Estado não produz nada e quando se mete a produzir é deficitário (Perde dinheiro). Vide… Read more »

Sequim

Tá. Quando o Estado investe em educação e saúde públicas não está produzindo bem-estar social, produto indispensável para o bom funcionamento da sociedade ? Ou será que a iniciativa privada, que só pensa em lucro (como não poderia deixar de ser diferente) irá prover estas demandas sociais?

Vitor Botafogo

aí a matéria não é mais economia, não é matemática. 5+5 é igual a 10 e isso nunca vai mudar. Você pode até tentar criar uma narrativa de “veja bem não é bem assim”, mas 5+5=10. O que você colocou é politica publica e social. É campo da Política e Sociologia. É um investimento que o estado espera recuperar no longo prazo na medida que essas pessoas venham a produzir algo no futuro e paguem seus impostos. Em resumo Sequim, 2024 o governo pretende gastar 15 e arrecadar 5, então vamos a conta: 5-15 = ? Como o rombo vai… Read more »

Santamariense

Citar educação e saúde pública no seu comentário tem pouco, ou nada, a ver com o que se debate.

Sequim

És censor ou moderador da Trilogia? A discussão sobre economia é relevante pois a Defesa se faz com produtos de defesa, que demandam recursos escassos e a administração de recursos escassos. é objeto de estudo da economia

Fernando "Nunão" De Martini

Pessoal, vamos baixar o tom antes que a coisa escale. De fato, Sequim, você está certo ao dizer que há relevância na relação entre Defesa e Economia. Mas o Santamariense também está correto ao indicar que a discussão está desviando bastante do assunto da matéria. Não é uma matéria sobre orçamento de Defesa (tem recente no Poder Naval, inclusive), é sobre um programa de modernização de F-16 do Chile. Como já desviou para assuntos como emissão de moeda e gestão de dívida, acho que já saiu demais do tema original. A discussão está ganhando vida própria e apartada do assunto… Read more »

Sequim

Nunão, peço desculpas por qualquer inconveniente. Não é minha intenção causar tumulto aqui na Trilogia. Muitas vezes levo a discussão para o campo econômico porque é uma área que tenho um pouco de desenvoltura e porque sabemos que sem dinheiro pouco ou nada se faz neste mundo capitalista ao extremo, infelizmente. Sou apenas um leigo curioso em matéria de defesa. Nada mais. Apenas fico irritado com foristas aqui que se arvoram o direito de rotular os comentários alheios como importantes ou não. Acho arrogante e mal-educado. Se não gostou do comentário, ignore e/ou negative, como queira. Quanto ao termo “censor”,… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Sequim
Mig25

Nunão, me desculpe. Mas são vcs que deixam certos “comentaristas” começarem a postar sobre política e economia com claros viés partidário. E o pior, com argumentos vazios e incorretos que somente demonstram que não tem capacidade de comentar sobre esses assuntos. Quando alguém com maior conhecimento de economia vem corrigir ou rebater tais afirmações, vcs moderadores argumentam que o assunto está saindo do tema. Mas já saiu lá do começo, com postagens que são facilmente rebatidas por qualquer estudante de economia.

Fernando "Nunão" De Martini

“Mas são vcs que deixam certos “comentaristas” começarem a postar sobre política e economia com claros viés partidário.” Mig25, Que história é essa de “vcs que deixam”? Peço que leia as regras do blog, disponíveis no menu da página. Ali diz claramente que os comentários não são moderados em tempo real. Muitas vezes quando se vê, a conversa já desandou e aí chega a hora dos editores deixarem avisos para voltarem ao tema. O problema não está nos editores / moderadores, e sim nos comentaristas que insistem em fugir do tema e aumentar a bola de neve. As regras são… Read more »

Santamariense

Não te censurei, ora! Eu falei que se discute a economia de forma ampla e você cita educação e saúde. Mas, essas dias aéreas não são as maiores, nem as únicas, responsáveis pelo endividamento do país. E paro por aqui, por pedido do Nunão.

Last edited 5 meses atrás by Santamariense
Santamariense

Emitir moeda, criar mais dívida pública, … Tudo “coisa boa”…fazem “maravilhas” pela economia de um país…

Mig25

Explica essa matemática de padaria no caso dos EUA. O maior déficit do mundo. Quando os economistas de boteco irão aprender que economia pública, de um país, macroeconomia, não é a mesma coisa de economia doméstica, privada?

Mig25

Por favor, tb explique a questão da dívida pública dos EUA, do Japão, da maioria dos países europeus desenvolvidos.

L G1

Falando de nada de novo no front tem um filme de 2019 muito bom. Que trata do lado da Alemanha na primeira G mundial. Netflix. Muito bom o filme para quem gosta desse tema.

Camargoer.

Caro. Onde você leu isso? Acho que o “Aéreo” poderia replicar está notícia. Muita gente estaria interessada em ler isso.

Vitor Botafogo

O Seu supremo lider e seu respectivo lider na economia já disseram que o rombo será maior em 2024 e enquanto isso a arrecadação do país diminui seguindo a cartilha da Curva de Laffer (dá um google). As Primeiras areas que sentem os cortes e contingenciamento são sempre a Defesa, Saúde e Educação. Já em 2023 foi contingenciado quase 40% do combustível da já combalida Marinha e como em 2024 vai ser pior, o soco vai ser forte. Ja vimos esse filme com a Dilmãe. Comandante da Marinha alerta: Força vai aposentar navios e corte de verba ameaça a segurança… Read more »

José de Souza

Ahahahahahaha…

Vitor Botafogo

é rir pra não chorar mesmo. Independente se teve sarcasmo.

Camargoer.

E o que a entrevista do comandante da MB tem a ver com o cronograma de entrega dos F39?

Tem uma matéria sobre está entrevista no “Naval” que discute os problemas da MB para repor os navios da MB.

Lá fala de submarinos, navios de patrulha e fragatas… Nada de F39.

Acho que você postou link errado.

Mig25

Rapaz, se vc não enxergou o déficit e o rombo das contas públicas que o seu “supremo líder” e o posto Ipiranga deixaram, inclusive com uma bica no teto de gastos, que estão tentando se consertar de alguma maneira, vc não estava vivendo neste país…

Alexandre

Esse programa de “modernização” chileno foi anunciado em 2017, e pelas matérias que eu li, será finalizado em 2032, mais ou menos 4 caças por ano. Isso se não tiver atraso.
E vc está questionando a entrega de caças novos pela SAAB?

Glasquis7

Por gentileza, poste os links.

Marcos

A “modernização” de 600 milhões sofreu um downgrade para 177 milhões. É mole?

Ah se fosse na FAB…

Marcos

ps: e de “vamos modernizar os F-16 argentinos, pois somos os únicos capacitados na América Latina para fazer isso” para “Os trabalhos serão realizados em Fort Worth, no Texas, em Greenville, na Carolina do Sul, e também no próprio Chile. foi como ir de 0 a 100, ou melhor, de 100 a 0!



Santamariense

Tu nao está tirando sarro do Chile, né? Os caras tem Forças Armadas pequenas, mas muito bem estruturadas e bem equipadas. Olhe para o Brasil, com a MB se desmanchando no cais, o EB com MBT praticamente sem peças de reposição e com obsolescência em varios setores de suas Armas e a FAB com seu programa de reaparelhamento a contagotas.

Vitor Botafogo

Pois é Santamarinense. Estão acreditando em milagre. O Golpe vai ser duro.

L G1

O Chile é exemplo na América do Sul, de como gastar pouco e ter forças armadas modernas. O Brasil deveria fazer um estágio, criar um GT grupo de trabalho para estudar como o Chile consegue fazer com tão pouco. E o Brasil não consegue fazer com muito. Daria uma ótima matéria para a trilogia fazer uma comparação.

L G1

Os editores da trilogia deveria fazer uma matéria,comparação, como funciona a aposentadoria, pensão, etc,das forças armadas do Chile em comparação com a do Brasil. Seria um assunto muito interessante. A trilogia deveria fazer essa comparação. Muito importante.

Alexandre

Não precisa fazer estudo nenhum e muito menos grupo de trabalho. É uma questão de escolhas apenas. O chile gastou cerca de 1 bilhão de dólares em 46 caças, sendo que 36 eram usados , e não eram caças modernos. O chile gastou pouco mais de 1 bilhão para comprar 2 submarinos novos e 8 fragatas usadas. E o chile gastou cerca de 1 bilhão em 140 blindados leopard 2, 200 humvee e 200 marder também usados. O Brasil gastou cerca de 5 bilhões de dólares, só na compra dos caças Gripen NG. Veja, compraríamos tudo que o chile comprou… Read more »

L G1

Mas o Brasil não faz fronteira com o Chile. Como assim.

Alexandre

E por não terem fronteiras, não podem entrar em guerra?
Então não teve guerra entre EUA e Vietnam?
Não teve guerra entre EUA e Iraque?
Não teve guerra entre Inglaterra e Argentina?
Não existe uma possibilidade real de guerra entre China e Taiwan?

Rinaldo Nery

Taiwan é uma ilha chinesa…

Glasquis7

Nem perca seu tempo.

________

Imagine que está comparando caças com fragatas.

COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO ANTES. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Diz isso para os taiwaneses e para o governo e as FFAA deles.

Glasquis7

“O chile gastou cerca de 1 bilhão de dólares em 46 caças, sendo que 36 eram usados , e não eram caças modernos. O chile gastou pouco mais de 1 bilhão para comprar 2 submarinos novos e 8 fragatas usadas. E o chile gastou cerca de 1 bilhão em 140 blindados leopard 2, 200 humvee e 200 marder também usados” 1 Bilhão pelos F16??? Essa eu não sabia, nem dos valores restantes. Por favor, poste as fontes de onde vc tirou esses dados pois acho que vc está faltando e muito, com a verdade e _____________ COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS… Read more »

Glasquis7

“A questão é, qual a chance que os F16, leopards 2 e fragatas chilenas teriam contra os Gripen NG do Brasil?
NENHUMA, seriam todos destruídos num confronto direto.”

Meu Deus, o cara compara fragatas com caças, e isso?

Só pra vc ficar tranquilo, as Fragatas Chilenas apenas navegam, o Chile ainda não comprou nenhuma fragata voadora. Assim mesmo, os Leopard 2 A 4 tampouco voam, são tanques e tanques operam no solo.

_______

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Glasquis7

Ao de vc leu que os F 16 são argentinos e que seriam modernizados pelo Chile?

Até o de sei, Argentina não tem F 16 e o Chile jamais ofereceu modernização de. Caças pra Argentina.

Alexandre

Marcos, essa história de “somos os únicos capacitados para modernizar F16 na América latina, caiu por terra, kkkkkkkkkkkk

Glasquis7

Por que cairia? Tem mais algum país capacitado pra fazer modernização de F16 na região ou é a sua inveja e ódio contra o. Hile falando novamente?

Glasquis7

Vc poderia nos dar o link de onde saiu essa sua afirmação de que o Chile iria modernizar caças F 16 da Argentina? Que por sinal, já viriam modernizados?

Também nos mostre, por gentileza, qual país, além do Chile, está capacitado para modernizar células de F16.

Se vc prestar atenção na matéria, verá que os vetores chilenos serão modernizados no Texas, na Carolina do Sul e no Chile. O que demonstra que sim, o Chile é o único país na região que faz modernizacao em F16.

Santamariense

Ainda assim, da praticamente 5 milhões de dólares por célula. Dá pra fazer muita coisa com esse valor.

Alexandre

Essa “modernização” de 177 milhões, já chega obsoleta, imagina em 2032, quando será entregue o último caça.
Se fosse na FAB, teríamos 250 comentários detonando , kkkkkkkkkk

Glasquis7

Obsoleta em comparação do que?..

Está modernizacao atende às necessidades do Chile quanto às ameaças consideradas possíveis no curto e meio prazo que seriam A 4 e Pampa da Argentina, alguns K8 da Bolívia e pucos MIG 29 do Peru.

A sua afirmação equivale a dizer que a FAB compra caças novos mas obsoletos por serem os Gripen caças de 4.5 geração enquanto que os países com orçamentos similares e até me ores, já estão com caças de quinta geração +

Alexandre

Eu acho que um caça de 4,5 geração, seja Gripen NG, Rafale, Eurofighter ou qualquer outro, já é obsoleto em relação a um caça de 5 geração. Isso não cabe questionamentos.
Agora imagine um caça de 4 geração com radar pulso doopler com 70/90km de alcance a depender da versão, sem IRST e com RCS alto, em atividade até 2040/2050!

Glasquis7

Depende do TO em que se desenvolve. O A 29 nem radar tem e nem por isso é obsoleto. Mas vamos a esclarecer algumas mentiras com as que que vc tenta “lacrar” Para seu desgosto: Os F 16 não são caças de 4a geração, são de 4,5. Pelo menos o são os de uso da Fach. Os radares dos F16 FACh tem tem alcance acima dos 200 km, caso contrário, não poderiam utilizar AIM 120 C 7 . Os sistemas como Radar AESA e IRST já foram incorporados a outras frotas de F16 por tanto também podem ser incorporados aos… Read more »

Underground

Partindo da suposição de uma eventual aquisição (qualquer pais) de F16 usados a serem modernizadas ou aquisição de FA50 da KAI novos, em termos de preços x capacidade, o que teríamos?

Vitor Botafogo

Boa pergunta. Acho que o FA-50 tem “certa” capacidade de ataque e capacidade limitada de superioridade aérea, como nossos F-5. Dependendo do cenário, pode ser uma solução. No Caso da Polonia foram pra uma solução Hi-Low com F-35 + FA-50. Acho que erraram mas é questão $$$.

Santamariense

“No Caso da Polonia foram pra uma solução Hi-Low com F-35 + FA-50. Acho que erraram”

Por que tu acha que erraram?

Fernando "Nunão" De Martini

Só pra complementar, a Polônia também tem F-16.

Vitor Botafogo

Bom ponto Nunão. Quando comentei que erraram, foi no viés de que a Polonia está na linha de frente da OTAN próxima a Rússia. Os FA-50 podem não ser pareos vs Su-35. Acredito que deveriam ter selecionado F-16 / Gripen E / Rafale / Typhoon para complementar os F-35 por terem mais capacidades.

Santamariense

Vitor, a Polônia recebeu 48 F-16C/D block 52, está recebendo 48 FA-50 e vai receber 32 F-35 à partir do ano que vem.

Vitor

Passou despercebido da minha parte. Peço desculpas ! Realmente é uma combinação e tanto!

soldado imperial

só este 48f16+ 32f35 e 48fa50, não tem piloto da força aérea russa que vai dizer: deixa eu ir primeiro hoje pilotar os caças e enfrentar os polacos kkkkkkkkkkk
Pilotos russos vão ficar esperando a escala de vão pensando: Meu Deus é hoje o meu dia de voar….

L G1

Nossa. E gastando muito menos do que o Brasil nas forças armadas. Tem que criar outro GT grupo de trabalho urgente nas forças armadas, comparar principalmente aposentadoria, pensão, etc. Com Chile e Polônia. Debaixo desse angu tem caroço, ditado antigo da roça.

Santamariense

Exato.

Andrey

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

GRAXAIN

Chile sempre mantendo a maioria de seus equipamentos bélicos o mais atualizados possível. Para os padrões sul-americanos eles são os melhores, de longe!

Demolidor

Não concordo, eles não são os melhores, nossos Gripens são melhores que os F-16 deles.

Felipe

Sim, nosso Gripen tem avionica bem superior e duvido que esta modernização baratinha vai igualar os dois caças. O F-16 é um caça pop, mas ignorar os fatos não dá. Além do que a FAB recebeu um bom número de mísseis Meteor.

GRAXAIN

Ok então – a meia dúzia de F-39s, Versão Zero da FAB, com seus poucos Meteor rivalizam atualmente com 46 F-16s e seus AIM-120C3 já azeitados nas mãos dos chilenos, é isso? Os chilenos, historicamente, mantêm seus equipamentos em estado de prontidão MUITO acima dos equipamentos do Brasil ou qualquer outro sul-americano. Pergunte aos milicos que você conhece…

GRAXAIN

Os chilenos mantêm seus equipamentos militares em ótimas condições, incluindo seus 46 F-16s, fragatas e Leopard 2. Os F-16s, com seus AIM-9 e 120C de última geração podem oferecer uma vantagem significativa sobre a pequena frota de F-39 semi-atualizados da FAB por um período considerável, né?

Alexandre

É sério esse seu comentário?
Os chilenos estão fazendo uma “modernização” que vai, basicamente, trazer esses caças para o mundo digital, eliminando tudo que tem de analógico e instalar HMD na metade desses caças que ainda não tinham esse equipamento. E isso já fizemos nos nossos caças F5 modernizados e nos AMX também!
Quando a força aérea chilena começar a operar radar AESA, IRST, míssil Iris T , míssil Meteor e operar seus drones por meio de satélites, dentre tantas outras coisas, nós voltamos a conversar.

Glasquis7

Vc poderia nos mostrar de onde conseguiu essa informa ao de que metade dos F16 MLU do Chile não tem HMD?

Ao que parece o senhor conta com informações que ninguém tem.

Ou será que o desejo de desmerecer o Chile, ainda é grande?

Alexandre

Não quero debater com vc, os moderadores também não querem esse debate, então procure ler sobre os 19 HMD que virão nessa “modernização”, tem em vários sites.

Glasquis7

“então procure ler sobre os 19 HMD que virão nessa “modernização”, tem em vários sites.”

Então, vc já tem a descri ao do que virá nesta modernização?

Por gentileza, poste os links pra nós.

Glasquis7

______
______

E quando não dá pra se mostrar melhor, vamos procurar desmerecer os outros e até inventar deméritos para poder dizer que a dele é menor.

O Chile faz o que pode com seu parco orçamento e consegue manter suas forças dentro de um bom padrão na região e principalmente, as suas ameaças sob controle, É isso o que o Forista comentou. .. e não foi ele o único.

COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATAQUES PESSOAIS.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bruno

Pilotos de A1 não usam HMD.

Santamariense

Meu caro, não adianta querer explicar esse tipo de detalhe para esse outro comentarista. O problema dele com o Chile é grande.

Alexandre

Meu caro, vc é um pessoa que mostra um certo conhecimento sobre esses temas militares.
No entanto, vc olha com uma lupa os possíveis enganos que eu cometo nos meus comentários.
Mas seu critério é completamente diferente no caso do ______
_______
_______

COMENTÁRIO EDITADO.
CHEGA DESSA BRIGA INÚTIL COM O COMENTARISTA GLASQUIS, VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO INÚMERAS VEZES E ESSA BRIGA DE ANOS ENTRE VOCÊS SÓ ATRAPALHA AS DISCUSSÕES.

MANTENHAM O BLOG LIMPO. LEIAM AS REGRAS:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

GRAXAIN

Muito sério, mesmo que choque e afete os brios dos desinformados de plantão! Acho que todos os 2 AMX modernizados, somados ao punhado de F-5Ms que ainda voam, além dos quatro F-39 disponíveis não são uma força crível para enfrentamento direto contra 46 F-16s com seus radares APGs de qualquer versão e seus AIM-9 e AMI-120 bem modernos. Os chilenos são orgulhosos e competentes, mesmo que algumas vezes pedantes, perguntem aos especialistas da FAB.

Demolidor

Isso é apenas questão de tempo os Gripens estão em produção com o tempo estarão aqui, os F-16 Chilenos são inferiores aos nossos Gripen e somados a outros recursos como o apoio do R-99 a superioridade da FAB sobre a força aérea Chilena é bem clara.

Carlos Crispim

Caças americanos são assim, possuem longa duração, o fabricante sempre fazendo atualizações, o Chile está de parabéns.

Cansado

É isso aí, assim que se faz. Um caça de respeito, com currículo. Chile de parabéns mais uma vez.
Diferente de uns e outros que adquirem um caça mirradinho, pé’de-boi e sem currículo.
Mas não vou dizer qual é, a interpretação é livre.
Eu avisei.

Felipe

Nossos Gripen são superiores aos F-16 chilenos , e ponto. Ainda mais com os mísseis Meteor.

Bruno

Rapaz. Como você é pessimista. Não sabe falar nada além de ir contra o Gripen não?

Gabriel BR

Chile ! Chile ! Chile!

Demolidor

Brasil! Brasil! Brasil!

Camargoer.

Corinthians, Corinthians, Corinthians

Fernando "Nunão" De Martini

Fora do tópico, fora do tópico, fora do tópico.

Demolidor

Valor baixo não devem mudar muita coisa.

Glasquis7

Não, apenas uma atualização que permite a “standarização” da frota. Existe a possibilidade de implementar Radares AESA mas não se vê necessário num horizonte próximo a menos que a Argentina ou o Peru os incorporem à sua frota.

Ao que parece, o Chile já começa a preparar o salto pra sua próxima plataforma, o que deverá ocorrer a contar de 2045. Tal vez já será um caça de quinta geração.

Santamariense

O programa F-5BR, em valores atuais (corrigidos) custou US$ 9.120.000,00 por aeronave. Esse valor englobou novo radar multi-modo, 3 telas MFD, HUD, HMD, OBOGS, RWR, ECM, novos assentos ejetáveis e um contrato logístico (CLS) inicial. No programa chileno atual, o valor será de US$ 4.921.000,00 por aeronave. Se levarmos em conta que OBOGS, HMD, assento ejetável e telas MFD não deverão fazer parte dessa modernização, devido a já fazerem parte da aeronave ou por não necessitarem ser substituídos ou modernizados, o valor deverá ser investido em upgrades de radar, ECM, RWR e outros aviônicos e software que melhorarão o desempenho… Read more »

Glasquis7

Importante ressaltar que estes F 16 MLU do Chile já passaram por uma outra modernizar ao em 2012. Está viria a ser uma complementação.

Charle

Que frota bem cuidada!!!

Felipe

Os F-39E brasileiros são atualmente os melhores caças da América Latina. Esta modernização dos F-16 chilenos parece ser um sinal de que não vão adquirir um novo vetor nas próximas décadas.

Glasquis7

Acho que está modernizar mostra justamente o contrário. Apenas se faz um UP grade suficiente como para manter a frota vigente frente aos desafios que deverá enfrentar até a próxima década e a contar daí, já deveria se estudar um novo vetor pra ingressar no quadro entre 2040 e 2050.

Luís Henrique

E os F-5? Pretendem dar baixa sem substituição? Ou adquirir + alguns F-16 novos ou usados?
Acho que os F-5 chilenos não aguentam esperar um 5g para 2040 e 2050…

L G1

Infelizmente parece que os F-16 não consegue atuar na região onde estão os F-5 do Chile lá perto da antártica. Simples assim a boca é muito grande e muito baixa.

Glasquis7

Já conseguem sim. O Chile tem operado MLU de forma intermitente desde a Base de Chabunco nos últimos anos.

Rinaldo Nery

O que isso tem a ver?

Santamariense

A Base da IV Brigada Aérea, onde operam os F-5E/F Tiger III do Grupo de Aviação nº 12, localiza-se em Punta Arenas, onde há fortes ventos, rotineiramente. Esses ventos carregariam detritos para a pista e isso poderia ser fonte e causa de FOD. Mas, acredito que isso seja muito mais teoria do que fato comprovado. Até porque há vários países operadores de F-16 em regiões desérticas, como Oriente Médio, onde areia e vento não faltam.

L G1

Eu já li uma reportagem que os F-16 tem problemas para atuar no extremo Sul do Chile, sujeira, tempo ruim. Pôr isso o Chile ainda mantém 10 F-5 lá no Sul do Chile.

Glasquis7

Ouve sim uma época em que operar F16 desde Chabunco significava risco de aspiração de detritos mas, isso já foi superado.

Os F5 operam nessa região muito mais pela percepção de grau das ameaças do que as condições de pista.

Ás bases em que atualmente o Chile opera seus F 16 estão nas cidades de Antofagasta, Iquique, ambas no Deserto do Atacama, seria a região mais quente na atualidade devido a tensões com a Bolívia e o Peru, Santiago, Capital, Quintetos, centro energético do Chile, Concepção e Puntarenas.

Rinaldo Nery

Meteorologia adversa não é motivo pra não operação do F-16, ou qualquer outro avião de combate. Assim fosse, o F-16 não operava no Alaska ou na Escandinávia.

Glasquis7

O que foi informado é os F5 TIII deverão operar no mínimo, até 2030. Isto por que as células foram amplamente modernizada e até a “pele” das asas trocada para manter sua vigência.

Mesmo assim, a. Ase aérea de Chabunco, em Puntarenas, já foi adequada pra operar com F16 o que nos faz pensar que, assim que a FACh definir seu novo vetor, alguns F16 serão deslocados pra cobrir os F5 na medida em que os novos vetores forem entregues.

Isto se realmente a FACh já está pensando no seu novo vetor.

É a minha esperança.

Underground

Os sete entregues.

Fernando "Nunão" De Martini

“Os F-39E brasileiros são atualmente os melhores caças da América Latina.”

Ainda não. Só depois da FOC (certificação final) com os armamentos previstos. Por enquanto, ainda estão ampliando o número de pilotos, sua proficiência e o número de caças.

FELIPE

Aff sério esse comentário? Já recebemos 6 aviões, outros 2 estão previstos este ano, o lote de 36 pode subir pra 50 em breve, já recebemos 100 mísseis Meteor, e o choro é livre. Temos o melhor caça da América Latina e ponto.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, é sério.

Até que atinjam a FOC não são os melhores da América Latina na prática, mas sim no potencial.

O que é absolutamente natural, cada coisa a seu tempo.

Demolidor

Mas isso é só questão de tempo, as capacidades planejadas para o Gripen serão atingidas a SAAB vai cumprir o contrato, o Gripen é o caça mais moderno e poderoso na região.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, é uma questão de tempo. Tempo verbal. O Gripen ainda não “é”, ele “será” o caça mais avançado da região assim que estiver com suas capacidades ar-ar e ar-solo certificadas, com pilotos qualificados em número suficiente e quantidade suficiente de caças entregues para equipar decentemente pelo menos um esquadrão. E isso ainda vai levar uns dois anos, pensando em capacidade ar-ar e no básico ar-solo que já existem de forma combinada nos dois tipos de jatos de combate da FAB (só que entregará essas capacidades melhor que os atuais e num avião só). Creio que até alcançar todas as… Read more »

Santamariense

Claro que é sério! Nenhum Gripen brasileiro está 100% operacional, com todos seus sistemas plenamente funcionais, etc. Portanto, AINDA não temos o melhor caça da América Latina.

Lewandowski

OFF: F-35 de Israel abateu um míssil de cruzeiro… TOP!

Sergio Machado

Vai continuar desdentado. EUA vendem mas ficam com o armamento. Burro é quem aceita esse engodo.

Glasquis7

Os F5 BR tem a mesma origem dos F16. Então, segundo seu comentário, Brasil tem operado caças desdentados desde a década de 70?

Com Chips de Desativação e pedindo permissão do tio Sam pra voar.

Santamariense

“EUA vendem mas ficam com o armamento.”

Que conversa mole! Olhe a 2a foto desta matéria, feita com os F-16 chilenos, no Chile. Quais são os mísseis que aparecem nas pontas das asas das aeronaves?

Nonato

Quais serão modernizados?
E que modernização seria?

Santamariense

CHILE: PIB: 290 bilhões de dólares População: 19.500.000 habitantes Área territorial: 756.626 km² Abaixo, fiz um resumo dos principais equipamentos das Forças Armadas chilenas e provavelmente faltam muitas coisas, principalmente no que tange ao armamento como mísseis, bombas, etc, pois dei mais ênfase às plataformas. MARINHA: Fragatas: 1 Type 22 3 Type 23 2 Adelaide 2 Karel Doorman Lanchas lança-mísseis: 3 Sa’ar 4 Submarinos: 2 IKL 209 2 Scorpène Navios tanque: Alm. Montt de 42.000 ton Araucano de 26.000 ton Navio de Desembarque Doca: Sargento Aldea, igual ao Bahia Navios de Patrulha: 4 OPV-80 de 1800 ton 4 classe Taitao de… Read more »

RDX

O cenário está mudando radicamente a favor da FAB. Em breve, a lacuna tecnológica entre a aviação de caça da FAB e da FACh será de pelo menos 15 anos. FAB – Gripen com Iris-T e Meteor FACh – F-16C/D com radar e mísseis de 20 anos atrás, F-16 MLU e F-5. O mesmo acontece em outras áreas, em maior ou menor grau. Transporte e REVO com KC-390 e A330 x KC-135, KC-130, C-130 e B767 ISR com R-99 e drones Heron e Hermes 450 e 900 x drones Hermes 900 Helicópteros SAR com UH-60 e H225M x UH-1, Bell… Read more »

Last edited 5 meses atrás by RDX
Santamariense

“O cenário está mudando radicamente a favor da FAB. Em breve, a lacuna tecnológica entre a aviação de caça da FAB e da FACh será de pelo menos 15 anos.” Isso é o mínimo. É obrigação das FFAA brasileiras serem melhores e maiores que as chilenas ou qualquer outra da América do Sul. Seja pelo tamanho da nossa economia ou pelo tamanho do território a defender. Você citou a FAB. E a MB e o EB precisam melhorar para virar o jogo em relação aos seus congêneres chilenos. Não tem cabimento e explicação estarmos “lutando” e “comparando” nossas FFAA com… Read more »

L G1

As forças armadas do Brasil, MB, FAB e exército tem a obrigação de serem as maiores e mais bem armadas da América do Sul, se possível tem que estar preparadas para lutar em 2 frentes contra as 2 maiores potências militares, depois do Brasil e claro,e vencer . Esse tem que ser o objetivo número 1 das forças armadas do Brasil. O que vier depois é lucro.