Embora este seja o primeiro uso conhecido de um F-35 para derrubar um míssil, o conceito, pelo menos no papel, não é novo

JERUSALÉM – As Forças de Defesa de Israel disseram que usaram caças F-35I Adir para abater um míssil de cruzeiro esta semana, a primeira interceptação de míssil de cruzeiro conhecida pelo caça furtivo de fabricação americana.

“Nos últimos dias, um míssil de cruzeiro lançado do sudeste em direção ao espaço aéreo israelense foi detectado pelos sistemas de controle e detecção da IAF. Depois de rastrear a trajetória do míssil de cruzeiro, os caças Adir foram mobilizados e interceptaram o míssil com sucesso”, disse a IDF em 2 de novembro, ao divulgar o vídeo do incidente.

O míssil de cruzeiro provavelmente foi lançado pelos Houthis apoiados pelo Irã no Iêmen, embora as IDF não tenham especificado o local de lançamento. Embora Israel não tenha especificado qual arma foi usada para interceptar o míssil de cruzeiro que se aproximava, as variantes F-35I de Israel estão armadas com os mísseis AIM-9X Sidewinder e AIM-120 AMRAAM.

Os F-35 de Israel foram declarados operacionais em 2017 e foram utilizados em combate em 2018 pela primeira vez. Israel assinou um acordo para comprar mais 25 aeronaves em julho. O país eventualmente terá 75 aeronaves de quinta geração.

As IDF também detêm o título de primeira abate conhecido por um F-35, quando em março de 2021 abateu dois drones que afirma terem sido lançados do Irã.

Desde o ataque do Hamas, em 7 de Outubro, que matou mais de 1.400 pessoas em Israel, a ameaça aérea do Iêmen tem aumentado. Em 18 de outubro, os Houthis no Iêmen lançaram drones e mísseis de cruzeiro em direção a Israel, com o Pentágono dizendo que o destróier USS Carney interceptou 15 drones e quatro mísseis de cruzeiro em 9 horas. Outro ataque foi lançado em 27 de outubro, mas os projéteis atingiram o Egito. E em 31 de Outubro, Israel utilizou o seu sistema Arrow, que foi desenvolvido em conjunto com os EUA, para interceptar um míssil balístico do Iêmen.

Embora esta seja a primeira vez que se sabe que um F-35 destruiu um míssil de cruzeiro, a capacidade tem sido discutida há muito tempo.

A Revisão de Defesa contra Mísseis da administração Trump, lançada em janeiro de 2019, incluía linguagem pedindo que o F-35 fosse desenvolvido e armado para uma missão de interceptação de ICBM. E em 2019, o Jerusalem Post informou que “em meio a preocupações de que o Irã possa atacar Israel com mísseis de cruzeiro, um alto representante da Lockheed Martin revelou na terça-feira que o caça furtivo F-35 Adir pode detectar e interceptar tais ameaças”. Na época, Gary North, vice-presidente de requisitos do cliente e aeronáutica da Lockheed, “disse aos repórteres que o radar AN/APG-81 AESA permite que o jato avançado identifique e intercepte ameaças aéreas voando em baixa altitude e em altas velocidades, como mísseis de cruzeiro .”

VÍDEO: F-35i intercepta com sucesso o míssil de cruzeiro Quds lançado do Iêmen pelos Houthis

FONTE: Breaking Defense

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carvalho2008

Quando comentei, alguns ficaram surpresos, mas este é um dos papeis que a aviação de caça está ganhando….

Allan Lemos

Os houthis têm mísseis de cruzeiro
e até misséis balísticos(um foi interceptado pelo Arrow 3 dias atrás) operacionais, enquanto que as Forças Armadas brasileiras não têm essas armas até hoje. É uma vergonha.

Jadson S. Cabral

Novidade nenhuma que se tivéssemos um grupo terrorista desses por aqui nos estaríamos fritos. Ou então, pelo fato do período existir, quem sabe não teríamos vergonha em nossas caras…

LucianoSR71

As armas na realidade não são deles são do Irã, que os usa p/ não ser acusado de atacar diretamente Israel.

DanielJr

Duvido os houthis ganhar da gente em grupos de estudos, banda de música, inauguração de aperto de parafuso, rodízio de buffet e outros departamentos. Esse negócio de míssil balístico não leva a nada.

Lewandowski

F-35 em outro patamar. Quem sabe faz ao vivo, e não fica de propaganda, como uns Sukhois por aí…
.
E caro de manter, mas é para quem pode. Tem seus problemas como toda nova tecnologia tem, mas estão pouco a pouco sendo resolvidos.
.
Como já dizia Tina Turner… “The Best!”
.
Sds

Claudio

Esses aviões são os de bilhões de dólares e vive caindo do céu kkkkk

Kommander

Menos, amigo, bem menos. Qualquer caça de 4++ geração e um ar-ar moderno faz isso.

Desculpa acabar com sua declaração de amor.

Demolidor

Os Ucranianos já abateram mísseis de Cruzeiro Rússia com seus antigos Mig-29 e Su-27

Felipe

bla bla bla Mig-31 abateu varios Storm Shadow (confirmados ate pelos ucranianos)….e aposto que storm shadow é um pouco melhor e invisivel que esse buscapé Houthi.

Lewandowski

Su-27, Mig-31, ucranianos falando… mas vídemos mesmo só do F-35. Essas histórias são como a musica do Zeca Pagodinho: “nunca vi, só ouço falar…”

IvanF

Ele pode até ser o melhor, em alguns aspectos ou até no conjunto da obra, mas abater um míssil de cruzeiro não é exatamente um grande feito. Desde a época do V-1 eles são abatidos por aviões.

Agora, que notícia justificaria essa sua empolgação, na minha opinião? Não faço ideia, mas teria que ser algo que nenhum outro avião pudesse fazer.

Claudio

EDITADO

LEIA AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Fc Oliveira

Essa é a versão do único estado democrático do oriente médio. Vencedor da Primeira Guerra Árabe-Israelense, da Guerra de Suez, da Guerra dos Seis Dias, e da Guerra de Yom Kippur. Supremacia absoluta. Agora_________________________

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Last edited 5 meses atrás by Fc Oliveira
Mirade1969

Mas esta promovendo um genocídio e matando civis em Gaza. Não dá para contar vantagens de um exercito que ataca claramente civis alegando ser terroristas do Hamas. Ademais tudo que Israel tem é por causa do tio Sam, São os filhos de Sam.

Mr White

Guerra nunca sera limpa! O dia em que a guerra for seguida linha por linha de acordo com os direitos humanos internacionais, ela sera chamada de outra coisa… Muita gente criticando Israel, acredito eu, devido ao bombardeamento de opnioes das midias globais contra a postura adotada por eles para defender seu povo, sua liberdade, e sua religiao. Brasileiro adora julgar como outros paises deveriam encarar seus inimigos, mas aqui mesmo desconhecem a guerra moderna. Se um dia a guerra moderna chegar nas terras tupiniuins, orem para voces terem outro representante na cadeira presidencial. O que irei dizer, ainda e hipotetico… Read more »

Angelo

Olá a todos, uma vez li que não é a função principal mais o meteor também é bom pra pegar mísseis de cruzeiro. Portanto se os gripens verem ou forem informados…
Mas é claro que no f35 com o DAS e
visão através da fuselagem tudo é mais fácil.
Não estou desmerecendo os dois da matéria, só acrescentando ao debate.

Carvalho2008

Basta o pod de desgnacao e ele faz o servico….qualquer caca com o pod faz

Demolidor

Até sem pod, os Ucranianos abateram com seus antigos Mig-29

carvalho2008

Mais ou menos…não sei se MIG-29 ou SU-27, mas eles usavam equipamento especial IR ou IRIS e depois reconheciam com o radar…dai em diante era se posicionar lançar missil contra o missil de cruzeiro.

Os Americanos testaram com sucesso, o F-16 usando o APKWS com foguetes 70 mm…

Demolidor

Já vi os Ucranianos falando que abateram vários mísseis Russos com seus caças Mig-29 e SU-27

carvalho2008

correto… e baseado nisto é que queria ensaiar como um Super Tucano poderia tentar emular algo parecido…lembrando que o missil de cruzeiro sempre dirige-se a uma area provavel, fechando-se o cone do vetor dele sempre para o alvo…obvio não seria ele sozinho num pacote de defesa destes, mas se até infantaria de coturno conseguiu se posicionar para pegar um missil de cruzeiro pela cauda….oras…. Já esta cheio de projetos de aviões de baixo desempenho caçando drones….o missil de cruzeiro não seria tão diferente…..um drone vem a 200 – 300 km/h o missil ele vem a 800-900 km/h….mas dependendo do pacote… Read more »

Demolidor

O problema do super tucano é a diferença de velocidade ele é bem mais lento que um míssil de cruzeiro.

Romão

á esta cheio de projetos de aviões de baixo desempenho caçando drones….o missil de cruzeiro não seria tão diferente”
.
Ah não! Você só pode estar de brincadeira… Ou como diria o saudoso Pica-Pau: “Como é, amigo?”