KC-390 da FAP na Gran Canária, na Espanha, em 22 de Outubro de 2023. Foto: Antonio Rodríguez Santana

Tão logo entrou em operação na Força Aérea Portuguesa, o novo KC-390 (26901) da Esquadra 506 – “Rinocerontes” recebeu várias missões para cumprir.

Em 22 de outubro, o KC-390 após partir da Base Aérea N.º 11 (BA11) em Beja, recolheu forças militares e material na Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, e na Base Aérea N.º 5 (BA5), em Monte-Real, rumando depois à Gran Canária na Espanha, onde se reuniu com 5 aeronaves F-16M da Esquadra 201 – “Falcões” da FAP, que chegaram naquele mesmo dia, para participação no exercício Ocean Sky.

Organizado pela Força Aérea Espanhola (“Ejército del Aire y del Espacio”), o exercício Ocean Sky – com a participação de aliados da OTAN –, é destinado ao treinamento avançado de operações de combate ar-ar.

Depois, no dia 25 de outubro, o KC-390 da FAP foi à Providence nos EUA buscar o primeiro helicóptero UH-60 adquirido pela FAP. No voo de regresso, sem escalas, foi direto para a futura base operacional dos UH-60 em Ovar.

No momento desta publicação, o KC-390 está fazendo outro voo para Providence sem escalas.

COLABOROU: Marco Moutinho

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Neto

Excelente!

Este tipo de voo para ir pegar o helicoptero é uma vitrine muito interessante para mostrar a que veio o C390 aos americanos.

Matheus

Em breve teremos Portugal e Hungria desfilando pelos céus com o KC/C-390. Interessante que parece que a FAP pediu para “Bloquear” o 26901 das plataformas de rastreio convencionais. FR24 RadarBox etc.

Carlos

O desfile acontecerá quando forem realizado o ETAP-T 2024, um exercício militar que envolve aviões de transporte

A.Rocha

Como assim amigo? A FAP pediu para o a avião ser anónimo ou oculto nos céus,que não possa ser rastreado o seu percurso? Desenvolva se lhe for possível explicar?Grato.

Carlos

Nem toda a gente tem que saber o que faz a FAP todos os dias e a todas as horas, daí o anonimato e também por isso e não só, o exercício ETAP-T 2024 vai ser o palco desejado porque fazem exercício variados puxando pelas máquinas, e podes ver vários aviões tal com o C130, o A400, C-295 e o C27-J Spartan

BLACKRIVER

Disponibilidade
Isso é algo de valor inestimável para qualquer operador!

A frota de KC 390 tem demostrado uma excelente disponibilidade!

Jorgemateus77

Outro lado da moeda:

8 aeronaves operacionais no mundo todo sendo a mais antiga de 2017. Se ñ tivesse uma disponibilidade boa com esse contexto….. pelo amor de Deus né

Torço pelo KC-390 e acho q o Brasil devia fazer um lobby mais agressivo pra vender ele, mas é brincadeira oq os brasileiros comentam para tentar “qualificar” nosso projeto nacional

JORGEMATEUS77

Pra quem tá negativando:
não adianta criticar o carteiro se o teor e verdade de uma carta não o agrada

Nei

“DISPONIBILIDADE”

Até um KC390 de 2023, pode não ter disponibilidade.

Achar que um material novo, com milhares de sistemas, não possa ter que ter alguma manutenção, é demonstrar que você não tem conhecimento quanto a manutenção de aeronaves.

Ninguém vai criticar o carteiro, pois a carta não é lida na frente dele.

Marcos Bastos

Mas até agora, seus índices de disponibilidade são os maiores registrados e a satisfação nas alturas!

Diego

Essa mereceu duas negativação rsrsrsrs

Jadson S. Cabral

Ser novo não implica exatamente em disponibilidade alta não. Tem um montão equipamento por aí que foi desenvolvido há pouco tempo, entrou em operação há menos tempo ainda e tem disponibilidade baixíssima. Só de aeronaves mesmo…

Marcos Bastos

O avião com altos índices de indisponibilidade é justamente o A400M, que desde o lançamento, tem ficado mais tempo no chão do que voando, porque, desde o princípio se mostra um avião problema, principalmente, seus 4 motores, um tormento. Não é o caso do KC-390, pode procurar informações e verá. Está com os índices mais altos de disponibilidade já registrados.

Last edited 5 meses atrás by Marcos Bastos
Douglas Rodrigues

Se tem brasileiros que comentam para qualificar a qualidade que é visível desse produto? Porque não continuar comentando, pois tem igual ou mais para criticar ou querer dizer que o C-130 com o peso da sua idade é melhor que o C-390! Tá cheio de português que também queria A-400 invés dos C-390…

Ander

Pesquisa a disponibilidade do F-35 apesar de ser um caça, ou então o Airbus A400M, todos aviões novíssimos.

Marcos Bastos

Acontece que o A400M também é novo mas dá muito problema de manutenção desde o primeiro entregue. Já bateu o recorde de indisponibilidade!

Carlos Araujo

Há muitos relatos de INDISPONIBILIDADE dos novos Airbus A400 e C130J Hércules. Os holandeses fizeram esse levantamento pra concluir q “4 KC390 atendem melhor do que 5 Hércules C130J”

Marcos Bastos

Por isso encomendaram o KC-390. Aliás, o A400M, já apresenta índices recordes de indisponibilidade desde o primeiro que foi entregue. É um avião problema, fica mais tempo em manutenção do que voando!!

Willber Rodrigues

390 mal chegou em Portugal, e já tá mostrando seu valor.
E isso é só o começo.

Glasquis7

Um Off: a Lokheed Martin vai atualizar os MLU da FACh ao padrão M6.6

Camargoer.

OI. Sabe o valor do contrato? E os comprados novos, ficarão de fora desta atualização?

Glasquis7

Os novos serão adequados não entram na modernização o que significa que já são M6.6

Fabio Araujo

Se não me engano esse upgrade que demorou para sair do papel, já tinha sido fechado faz algum tempo, não contempla radar AESA e os chilenos já falam num novo upgrade para colocação de radar AESA.

Fernando "Nunão" De Martini

Já tem matéria aqui para vocês debaterem o assunto, sugiro continuarem a conversa nela:

https://www.aereo.jor.br/2023/11/01/lockheed-martin-vai-modernizar-cacas-f-16-do-chile/

Cansado

O avião é bom, mas eu acho o seu formato meio desproporcional. Não consegui ainda identificar qual parte dele me passa essa impressão.

737-800RJ

Talvez seja o estabilizador vertical, que parece um pouco mais comprido do que a média.
Já vi a aeronave algumas vezes no SDU e é MUITO linda!

Cansado

Eu sempre apostava na área envidraçada do cockpit (não sei se é assim que se denomina a área frontal dos aviões).
Sempre me pareceu que quiseram imitar o desenho dos vidros do C295, mas exageraram no tamanho.
Mas agora que você falou sobre o estabilizador vertical, me chamou a atenção. Realmente.
Talvez a junção de ambos tenha me dado essa impressão de desproporcionalidade.

Nonato

Não seria a barriga quadrada e reta? Ou os paralamas traseiros?

Rinaldo Nery

Paralamas?

Santamariense

Hehehehehe

Underground

Paralamas do Sucesso.

André Bueno

Claro, paralamas! Se operar em pista enlameada, precisa evitar que a lama vá para a admissão dos motores. Outro nome: pára barro! Rsssssss…

marcus mendes

E a buzina, que é ensurdecedora.

Filipe Prestes

Ilusão de ótica mesmo. O KC é bem grande.

Jorgemateus77

Não ouse criticar nosso projeto nacional em nenhum aspecto
A _________ aqui do Blog vem atenta negativar

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO.

MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Cansado

Pois é…Embraer e Gripen, se criticar aqui, já viu, prepare-se.
Mas eu não ligo. Podem me criticar, não sou um avatar melindrado.

Utama

hahahaha amei o argumento. Deve mesmo ser os paralamas. Falando de capacidade e aspectos técnicos no entanto, é um ótimo avião.

marcus mendes

EDITADO:
Não precisa repetir o mesmo comentário!!

marcus mendes

EDITADO:
Não precisa repetir o mesmo comentário!!

Marcos Bastos

E qual sua sugestão, pedir para a FAP trocar de avião, pois esse é desproporcional, na sua impressão?

Hepp

A mais bonita aeronave da atualidade. Bonita e multifuncional. Vai fazer muito sucesso ainda.

Angelo

Caramba, estavam precisando mesmo, nem amaciaram o motor. Tô brincando.
A pintura já ficou linda ai junta com essa paisagem, ao invés de colocar em um quadro da vontade de botar a imagem em toda uma parede. Parabéns ao fotógrafo e agradeço ao Marco Moutinho por compartilhar essa linda foto. Apesar da FAB voar muito esse povo da otan voa com pressão, capaz de aeronaves mais novas deles passarem as nossas em horas de voo no futuro.

Marco Moutinho

A foto não é minha, a informação é que é.

Carlos Pietro

Excelente!!!!!!!!!! Que avião lindo! Que pintura linda! Parabéns Embraer e Fab.

Fabio Araujo

Inclusive a missão para o exercício da OTAN saiu uma nota no Twitter oficial da OTAN elogiando muito a atuação do C-390.

Nonato

Consegue voar de Portugal aos Estados Unidos sem reabastecer?
Pensei que o alcance eram uns 3.000 km.
E transportar esse helicóptero.
O C 130 Consegue?

LucianoSR71

Dados da Embraer:
com 26 ton=>1080 nm=2000 km
com 23 ton=>1470 nm=2722 km
com 14 ton=>2710 nm=5019 km

Como o UH-60 vazio pesa menos de 6 ton, daria ainda p/ levar outros suprimentos do contrato de fornecimento sem problema.

Underground

O pessoal tem de decidir se esse pessoal da OTAN é do bem ou não.

Peter nine nine

Nós somos muito maus :p

Somewhere In

Um dia destes, a OTAN vai decidir se o Brasil é do bem.

Jorgemateus77

Um dia desses…. sendo q tem pelo menos uns 23 anos q estão analisando ….

Confia

Rinaldo Nery

Nós não somos “parceiro não alinhado”, junto com Argentina e Colômbia?

Rafael Oliveira

Brasil foi reconhecido como aliado exclusivamente pelos EUA que o considera aliado extra (fora da) OTAN.
Ou seja, não foi uma decisão da OTAN para o qual o Brasil não é nada oficialmente.

Rinaldo Nery

Quem é o dono da OTAN? A doutrina OTAN é TODA escrita e definida pelos EUA.

Rafael Oliveira

Não é o dono. Pode ser um líder técnico, político e financeiro, mas não é dono.

A decisão de escolher o Brasil como aliado foi única e exclusivamente tomada pelos EUA e aplica-se apenas a ele. Não foi tomada pela OTAN então não a vincula de nenhuma forma. Você entra no site da OTAN e não tem uma lista de aliados e dentre eles o Brasil.

Aliás, como a Argentina seria aliada da OTAN e continuaria sendo embargada pelo Reino Unido?

E isso não é minha opinião. São fatos. A OTAN não escolheu o Brasil como seu aliado.

Rinaldo Nery

EUA DONOS da OTAN.

Hcosta

Os EUA fizeram um acordo com o Brasil para ter as mesmas condições de compra, e outras questões, nas mesmas condições que um país da OTAN.

Qual é a dificuldade de perceber isso?
Nada disto se relaciona com política, treino, obrigações, etc… entre o Brasil e a OTAN

https://en.wikipedia.org/wiki/Major_non-NATO_ally

Camargoer.

Pois é. O Brasil é banhado pelo Atlântico Sul. SATO ou OTAS.

Neto

Tivessemos um NPA500, um NPO1500, A29’s e AMXs exportados pela Africa, Caribe, Uruguai e Argentina, talvez lideriamos um OTAS…

Se bem que com o ruído das Flalklands para os Argentinos é até bom que não.

Carlos

Tira da cabeça essa ideia maluca de dono da OTAN, os EUA podem ser o membro mais importante e influente mas não é dono e dou-te apenas um exemplo, o TCG Anadolu é uma cópia do navio aeródromo de Espanha, Juan Carlos e foi construído para albergar os F-35 B e um desentendimento entre Erdogan e Trump levou a que a Turquia fosse expulsa do projeto do F-35, como tal já não pudesse adquirir os aviões que pretendia e teve de transformar o navio para um porta drones, mas os dois países continuam a ser e só recentemente pode adquirir… Read more »

Rinaldo Nery

Que argumento confuso…

Carlos

Os EUA e a Turquia continuam a ser membros da OTAN, os aviões norte americanos continuam a usar a base aérea de Incirlik, na Turquia, mesmo depois da Turquia comprar os misseis antiaéreos S400 à Rússia e que era compra que os EUA não queriam que se fizesse e que foi a razão para a expulsão da Turquia do programa dos F-35 e com esta matéria se demonstra que os EUA não são donos da OTAN porque a Turquia fez o que queria e a única consequência foi a expulsão do programa dos F-35

Last edited 5 meses atrás by Carlos
Rinaldo Nery

Os EUA retiram da OTAN quem eles querem, a hora que quiserem. A Turquia permanece por sua posição geográfica importante, entre Europa e Oriente Médio.

Hcosta

Não, não tiram. Tal como não entra quem eles querem e como a OTAN não participou na 2ª invasão do Iraque.

Nonato

Qual pessoal?

Utama

hahahaha paísinho do bem ou do mal? Dá uma bom livro de criança

Magalhaes

Baita propaganda positiva para o KC390!

Orivaldo

Se eu fosse Presidente compraria um para passear. Muito prático e bonito

GRAXAIN

Show… muito europeu que foi de c-130 vai ficar com aquela dorzinha de cotovelo…

Jorge Luis

E se ele saísse de Portugal no C- 130 ao lado do C 390 só chegaria meia hora depois.

Maurício Veiga

Só meia hora?!?! Pensei que essa diferença seria bem maior…

Jorge Luis

Qualquer usuário de C -130 tem dor de cotovelo de quem viaja de C – 390

Rafael Oliveira

E dor nas costas com a viagem demorando o dobro do tempo.

Carlos Crispim

Que foto sensacional!!!!! Essa cor deu outra vida ao 390, infelizmente aqui fazem aquela “camuflagem” pavorosa.

André Bueno

Realmente, a FAB deveria contratar artistas plásticos para definir as pinturas. Sugiro que pintem as aeronaves com o padrão que a Transbrasil utilizava nos BAC 1-11 e 727 nos anos 70. Seria show!!!

Rinaldo Nery

Prefiro a pintura do arcoíris 🌈 …

André Bueno

Sei não… rsssss…

Felipe M.

kkkkkkkk isso. Melhor ainda, a FAB “deveria” abrir uma votação popular, no facebook, pra cada um indicar a melhor ou melhores pinturas para o avião.
Eu sugiro pintar de Vasco da Gama, de um lado o almirante, do outro o Eddie, da torcida organizada!
“União Brasil Portugal”.
Ta ai, tudo a ver. Vou mandar a sugestão no SIC da FAB…

João

Tá de sacanagem?
Assim cai 01 todo ano!

Fagundes

O avião é excelente, não duvido Portugal comprar mais no futuro.O Itamaraty deveria ver se não querem alguns centauros 2 ,iria gerar empregos por aqui tb.