WASHINGTON — Autoridades do DOD acreditam que as interceptações inseguras de aeronaves dos EUA e de aeronaves aliadas no espaço aéreo internacional são “uma campanha centralizada e concertada” por autoridades chinesas para “coagir uma mudança na atividade operacional legal dos EUA”, disse Ely Ratner, secretário assistente de defesa para os assuntos de segurança do Indo-Pacífico no dia 17/10.

Ratner e o almirante John Aquilino, comandante do Comando Indo-Pacífico dos EUA, falaram no Pentágono sobre os perigos que essas interceptações chinesas representam para a paz na região.

As interceptações chinesas não se limitam aos céus do espaço aéreo internacional. Ratner disse que isto é apenas parte de um padrão mais amplo de comportamento do Exército de Libertação Popular da China “em toda a região, em todos os domínios e em todas as geografias”.

Navios chineses estão assediando navios de guerra dos EUA e aliados nas águas do Mar da China Oriental, no Mar da China Meridional. “Estamos vendo isso em terra contra nossos parceiros indianos”, disse ele. “Isso faz parte de um quadro muito mais amplo.”

Ratner previu algumas informações do Chinese Military Power Report, que será lançado em breve, dizendo que os caças chineses estão cada vez mais envolvidos em comportamentos operacionais coercitivos e arriscados.

“Desde o outono de 2021, vimos mais de 180 incidentes desse tipo: mais nos últimos dois anos do que na década anterior”, disse Ratner. “São quase 200 casos em que operadores do PLA realizaram manobras imprudentes, ou lançaram chaff, ou dispararam flares, ou se aproximaram muito rapidamente ou muito perto de aeronaves dos EUA.”

Estas manobras fazem parte de um esforço para interferir na capacidade das forças americanas de operarem com segurança “em lugares onde nós e todos os países do mundo temos todo o direito de estar sob o direito internacional”, disse ele. “E quando você leva em conta os casos de interceptações coercitivas e arriscadas do PLA contra outros estados, o número aumenta para quase 300 casos contra aeronaves dos EUA, aliadas e parceiras nos últimos dois anos.”

O DOD divulgou imagens de algumas dessas interceptações. Isso inclui um caça a jato do PLA cruzando na frente de uma aeronave dos EUA operando legalmente a apenas 100 metros. “Em maio deste ano,… a Indo-Pacom divulgou um vídeo de uma aeronave do PLA acelerando ao lado de uma aeronave dos EUA antes de passar na frente dela”, disse Ratner. “Você pode até ver os efeitos físicos da turbulência resultante na aeronave na tripulação.”

Enquanto isso acontece, as autoridades militares chinesas recusam os repetidos pedidos dos EUA para abrir linhas de comunicação entre os dois países. “Essas imagens e vídeos falam por si”, disse Ratner. “Os aviões dos EUA estão operando com segurança, responsabilidade e de acordo com o direito internacional. Na verdade, a habilidade e o profissionalismo dos militares americanos não devem ser a única coisa que separa os pilotos de caça do PLA e um acidente perigoso, até mesmo fatal.”

Aquilino disse que esses acidentes causados por esse comportamento de risco podem levar a erros de cálculo. “Deixe-me ser claro: as interceptações acontecem todos os dias em todo o mundo, e a grande maioria é conduzida com segurança e sem incidentes”, disse o almirante. “Não há razão para que as interceptações com a RPC na região Indo-Pacífico sejam diferentes”.

Aquilino pediu para falar com os seus homólogos chineses durante dois anos e meio. “Ainda não tive um desses pedidos aceito”, disse ele. “Estou ansioso para falar com os meus homólogos. Penso que desenvolver essa relação seria fundamental para manter a paz e a estabilidade na região.”

O comportamento chinês é preocupante, disse ele. “O que vimos desde 2021 é um conjunto de ações que aproximaram os aviões muito mais do que é confortável para quem está na cabine”, disse Aquilino. “Em outras palavras, voar perto da minha asa a 4,5 metros por 45 minutos tem muitas chances de causar um acidente. Vimos um aumento nessas interceptações e atividades muito próximas de nossos aviões desde o outono. 2021.”

Não há necessidade desse comportamento. “Durante décadas, os Estados Unidos operaram na região com segurança, responsabilidade e de acordo com o direito internacional e continuaremos a fazê-lo”, disse Ratner. “Os nossos aliados e parceiros acolhem com satisfação a nossa presença militar porque ela promove a nossa visão partilhada de um Indo-Pacífico livre e aberto.

“Esta visão é caracterizada pelo respeito pela soberania, adesão ao direito internacional, crença na transparência e abertura, liberdade de comércio e navegação, direitos iguais para todos os estados e resolução de disputas através de meios pacíficos, não através de coerção ou conquista.”

FONTE: US Department of Defense

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Matheus

Voam perto da ADIZ Chinesa e esperavam o que? Sorrisos e abraços?
Canada agora tambem está chorando na mídia pela “falta de profissionalismo” dos Chineses em suas interceptações. O que um vássalo que nem da região é faz por lá?

Underground

Como diz o texto, são interceptações fora do padrão, de alto risco e área internacional, pondo risco a tripulação de ambas as aeronaves. Lembrando que um caça chinês já colidiu com uma aeronave americana, tendo o piloto chinês perdido sua vida.

Rafael Coimbra

Vale lembrar que ali, no cenário em que acontecem as interceptações ninguém é “amigão”.. um está tentando prejudicar o trabalho do outro, um espionando e um tentando evitar a espionagem… esse chororô é antigo e rotineiro… segue o lance…

Akivrx

A aeronave canadense estava cumprindo uma missão da Onu verificando se navios ilegais estão fazendo contrabando ilegal na Coreia do Norte.

Sabe como isto ocorre? Um navio da Coreia do Norte e o um contrabandista param seus navios em alto mar e trocam mercadorias em pleno mar aberto.

O governo chines sabe o que ocorre na regiao, mas faz vista grossa.

Brn

Não irei aqui ficar na torcida para um lado ou outro, mas acredito realmente que o planeta terra esteja a beira de uma terceira guerra mundial, e nuclear. Os EUA, e Israel, que é quem controla os EUA, realmente acreditam que podem governar o mundo. Hj há dois blocos de poder, um é os EUA, o outro é a China, com a Rússia como aliada. China e Rússia estão bem consolidados em ter a África do seu lado e em grande parte a América Latina. Os EUA tem a Europa, que virou um “quintal” dos EUA. A Ásia como um… Read more »

Underground

Países ao lado da China são aliados. Países ao lado dos EUA são quintal. Ainda bem que você não torce para nenhum dos lados.

Alexandre

Um dia alguém dirá o óbvio: ado,ado,ado, cada um em seu quadrado!!!!!

Maurício.

Fica tranquilo, é tudo “uma jaguarada fazendo barulho na rua”. Desde o fim da segunda guerra mundial que tem um pessoal com medo da tal terceira guerra mundial. As potências com suas nukes só ficam nessa ladainha e nesse mimimi, nada além disso. Por mim, que essas aeronaves americanas e chinesas se explodam em pleno ar, até porque, não tem santo nessa história.

Nei

Aqui você falou uma verdade, não existe santo nessas potências.

RSmith

Igualmente não que eu esteja torcendo contra o EUA, e seus aliados… de modo algum, muito pelo contrario torço a favor, pq, muito melhor uma democracia que falha do que a melhor ditadura… se é que existe isso. Mais que a avaliação do amigo esta na mosca esta! O Objetivo do EUA sempre foi de impor a democracia (deles) ao mundo… só que acho que em países continentais como a Rússia e China, com culturas milenares aonde sempre prevaleceu a Lei do mais forte isso nunca vai rolar.. sem falar nas Teocracias e Monarquias… querer impor algo que pode funcionar… Read more »

Leonardo Bastos

Assédio Aeroespacial… kkkkkk

Aéreo

É sempre a mesma história. Qualquer aeronave russa, chinesa, iraniana que interceptar um avião dos EUA terá realizada uma “interceptação não segura e não profissional”. Isto é estratégia de comunicação, que na sabedoria popular é conhecida como “a mentira repetida mil vezes torna-se verdade”. Há algumas ironias nesta estratégia. Em março deste ano, quando um Su-27 despejou combustível para perturbar a missão de reconhecimento de um MQ-9 Reaper sobre o Mar Negro, os EUA foram se superaram. Além dos tradicionais “Insegura e não profissional”, os exportadores de democracia também classificaram a manobra do caça russo de “Ambientalmente insalubre”. Afinal, todo… Read more »

Rinaldo Nery

É exagero essa reclamação norte americana. Ninguém vai bater em ninguém.

Alex Silva

Como bem definiu um colega que escreveu aqui: chororô.
Chororô, porque é a primeira vez que o “reizinho” e seus asseclas encontraram alguém com capacidade (e vontade) de peitá-los e por isso ficaram sem reação por causa do ineditismo de alguém enfrentá-los.
Quanto à justificativa do “atuação em águas internacionais”, vamos ver se, no futuro, o reizinho vai aceitar numa boa que aeronaves de rivais geopolíticas voem perto do seu espaço aéreo. Cuba/Flórida, Alasca/Bering, por exemplos, é tudo pertinho, pertinho, kkkkkkk…

Felipe

Pois é, imagine o chororô americano quando aeronaves espiãs chinesas ou russas voarem no limite das fronteiras/Azidz de EUA/Canada

Felipe

Esses chineses….voando proximo das Adizes e fronteiras americanas…
Não pera…

J-20

Será que eles vão interceptar de forma “segura e profissional” se tiver um avião chinês voando perto do Hawaii ou Flórida?

Jorge Oliveira

Só a China fazer vôos na Adizes dos EUA e Canadá com aviões de espionagem… para ver como será a interceptação…

Santamariense

Gosto de ver a criatividade de alguns, ao colocar no plural e de forma aportuguesada, uma sigla em inglês….não há o que não haja!

Heli

Nunca, na história da humanidade, houve um país tão vítima quando os EUA. Chegam a ganhar do Menino Ney. Nam.