Sexta-feira, 6 de outubro, foi um marco para o sistema JAS 39E e para o FMV. Ocorreu a entrega do primeiro avião JAS E produzido em série, que voará sob os auspícios da FMV – Administração de Material de Defesa da Suécia. No passado, dois JAS 39E foram entregues à FMV para uso em operações de teste de voo, mas no âmbito da licença de operação da Saab

Lars Helmrich acompanhou o desenvolvimento do sistema Gripen por quase 30 anos, primeiro como piloto de caça e depois como comandante da flotilha aérea F 7 de Skaraborg. Como atual chefe da área de negócios de aviação e equipamentos espaciais da FMV, ele está impressionado com as aeronaves que estão sendo entregues.

Você já voou no JAS 39 E?
Lars Helmrich – Piloto aeronaves de combate há 29 anos, começando com o Viggen e depois com o Gripen versão A, B, C e D. O JAS 39A/B entrou em operação em 1997 e foi único em vários aspectos. Por exemplo, a aeronave é instável com um sistema de controle avançado e pode, portanto, manobrar rapidamente e com baixa resistência do ar. A versão foi otimizada para a defesa nacional sueca, com o idioma sueco no sistema, metros e quilômetros por hora como medidas e um link de dados sueco. O JAS 39C/D tornou-se operacional em 2006 e foi totalmente adaptado à situação mundial então prevalecente, onde a interoperabilidade e a participação em operações internacionais eram fundamentais. Em 2011, a Força Aérea participou com o JAS 39C/D na Operação Unified Protector sobre a Líbia. Com a decisão de defesa em 2015, a defesa nacional foi novamente priorizada e o Gripen foi novamente adaptado para ela, mas agora também com total interoperabilidade.

O JAS 39E é um avião monoposto, então provavelmente não conseguirei pilotá-lo, mas experimentei o simulador de desenvolvimento tático disponível na Saab. Foi uma experiência incrível, onde fica claro que o JAS 39E realmente leva o sistema Gripen para o próximo nível em todos os aspectos.

Lars Helmrich junto a um Gripen D

Para os não iniciados, JAS 39 C/D e E podem ser muito semelhantes. Qual é a diferença entre os dois tipos de aeronaves?
LH – O JAS 39E é um pouco mais longo e largo que seu antecessor e possui um motor novo e mais potente. Pode transportar significativamente mais combustível, o que aumenta a autonomia, e também mais carga de armas. Mas a diferença mais importante está no sistema tático de radar, IRST, Infra Red Search and Track, sistema eletrônico de contramedidas, links e armas. Aqui são dados passos realmente grandes em função e desempenho, mas também através de um forte desenvolvimento do suporte à decisão do piloto, com, entre outras coisas, um display muito maior no cockpit onde tudo está interligado e cria as condições para alcançar um ciclo de decisão mais rápido  – chamado ciclo OODA, do que o inimigo.

O que você diria que distingue o JAS 39 E em comparação com outros sistemas de caça modernos equivalentes?
LH – Um aspecto importante tanto para o JAS 39A/B quanto para o C/D foram os baixos custos do ciclo de vida desde o início. Quando o sucessor do Viggen começou a ser discutido no final da década de 1970, os custos de desenvolvimento e operação de aviões de combate aumentaram acentuadamente durante um período mais longo. Uma orientação clara para a indústria era que o Gripen deveria quebrar essa tendência. Os caças ainda estão associados a altos custos de desenvolvimento, aquisição e manutenção, mas ouso dizer que o Gripen é o único que realmente conseguiu quebrar a tendência e ainda, em relação a outros caças modernos, tem baixos custos de ciclo de vida.

O fato do Gripen ser monomotor também contribui para custos baixos em vários aspectos. O avião tem baixo peso e um conceito de manutenção bem pensado, ouso dizer único, que mantém os custos operacionais baixos. Ao longo das décadas, a FMV, em colaboração com a Saab e a GKN, responsáveis pela manutenção dos motores, também desenvolveu um método de trabalho de redução de custos com vários exemplos de medidas inovadoras que reduzem os custos do ciclo de vida.

Quando a nova versão for entregue, funcionará também no contexto da OTAN quando nos tornarmos membros?
LH – Graças à adaptabilidade do sistema Gripen, ele foi gradualmente adaptado de defesa nacional para um estado neutro para um caça totalmente interoperável pela OTAN e depois voltou a focar na defesa nacional, mas com a interoperabilidade mantida. Sem esta adaptabilidade, teríamos que mudar totalmente o sistema de voo.

Saab JAS 39E Gripen

A decisão de investir no sistema JAS 39 de próxima geração foi tomada há aproximadamente 10 anos. Como a FMV garante que o sistema de voo, agora entregue, atenda aos requisitos atuais?
LH – Eu próprio estive envolvido por parte das Forças Armadas quando o JAS 39E foi encomendado em 2012. Depois definimos um quadro de requisitos operacionais, fizemos jogos/simulações e um extenso trabalho de análise onde foram comparados desenvolvimentos alternativos e conversões do JAS 39C/D entre si e contra a compra de outro sistema de voo “de prateleira”. Como o tempo de desenvolvimento de novos caças é longo, há também a necessidade de adaptar os requisitos às mudanças nas condições, o que também acontece continuamente.

Além da Suécia e do Brasil, que já fizeram encomendas do JAS 39 E/F, vários países demonstram interesse no sistema. O que fala a favor do Gripen?
LH – Adquirir aviões de combate é mais do que apenas o produto, torna-se uma parceria de longo prazo. As perspectivas da política industrial e da política de segurança também são ponderadas. Hoje, o Gripen é operado pela Hungria, República Checa e Tailândia através de acordos com o governo sueco e a FMV. Brasil e África do Sul têm negócios diretamente com a Saab. O que fala a favor do Gripen é que você obtém alta capacidade com um custo de ciclo de vida relativamente baixo em comparação com outras alternativas. A aeronave foi desenvolvida para enfrentar um adversário de alta tecnologia em guerras de alta intensidade, mas que também tem demonstrado grande adaptabilidade para operações internacionais.

Em setembro, a FMV assinou um extenso contrato com a Saab, o que implica o contrato?
LH – A decisão de defesa de 2020 significou a extensão da operação do JAS 39C/D até a década de 2030, em paralelo com o JAS 39E. Além disso, a maior deterioração da situação da política de segurança nos últimos anos, que culminou no ataque da Rússia à Ucrânia, tornou clara a necessidade de uma forte capacidade de aviação de combate ao longo do tempo. Portanto, foi iniciado um trabalho conjunto de análise e planejamento entre a FMV, as Forças Armadas Suecas e a Saab para garantir a capacidade da aviação de combate para os próximos 10 a 15 anos. O acordo com a Saab significa que o JAS 39E recebe maiores capacidades, inclusive através de mudanças nos sistemas de guerra em rede, rádio e radar. O acordo também fornece as condições para continuar a operar e adaptar o JAS 39C/D de acordo com os desenvolvimentos globais, enquanto o desenvolvimento e o comissionamento do JAS 39E continuam.

O que acontece agora, quando estão previstos os primeiros planos para serem entregues às Forças Armadas?
LH – Até o momento, três aeronaves foram entregues ao estado, utilizadas em operações de testes. A partir de 2025, o plano é que a FMV entregue o JAS 39E à Força Aérea. No entanto, o pessoal da Força Aérea já está, e tem estado desde 2012, envolvido nas atividades de desenvolvimento tanto com pilotos como com outro pessoal. É uma parte importante do modelo sueco garantir que o que o utilizador obtém é realmente o que é necessário!

FONTE: www.fmv.se

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Brn

Não considero o melhor negócio do mundo. Mas decididamente acho melhor está fabricando aqui na Embraer os Gripen do que comprar pronto F35 a preço astronômico. Agora uma sugestão de reportagem, oque aconteceu com o AMX ? Era pra ter 48 AMX modernizados pela Embraer, vi uma reportagem que só tem 8 operacionais . Oque aconteceu para a modernização não ter sido concluída em todas as aeronaves ???

Rinaldo Nery

A FAB não quis pagar. Simples assim.

L G1

Coronel, quantos A-1M estão em operação hoje na fab? E os outros que não foram modernizados quantos estão em operação? E o reconhecimento que era função do A-1 quem está fazendo? A-1M ou A-1?

Tutu

Hoje em dia só os A-1M estão em operação.

Maurício.

LG1, a FAB deve ter uns 11 AMX modernizados, mas um pegou fogo em 2019, operacionais deve ser uns 10, mas claro, o número total deve ser menor, já que sempre tem um determinado número em manutenção/revisão. Chuto que operacionais de pronto emprego deve ser uns 7. Os não modernizados não estão mais operando, e a função de reconhecimento continua sendo feita pelos AMX, agora modernizados.

Camargoer.

Olá L. Creio que a FAB oito aviões monopostos, mas um dele se incendiou e outros dois bipostos. Eu acho que eram para ser 12 modernizados. Acho que teriam outros dois monopostos para serem modernizados, mas não sei se foram entregues para a FAB.

Santamariense

11 modernizados, 9 mono e 2 biplaces.

Fernando "Nunão" De Martini

Só os A-1M estão operando (10 aviões), num só padrão para os dois esquadrões que operam as aeronaves indistintamente em na Base Aérea de Santa Maria (RS).

A diferença entre as missões de reconhecimento (esquadrão Poker) ou de ataque (esquadrão Centauro) são no pod que é instalado para a missão, mas o avião é o mesmo.

Santamariense

Estive no último sábado na BASM. Um resumo dos 11 A-1 que foram modernizados: Disponíveis naquele dia estavam os A-1AM 5500, 04, 20 e 26 e o A-1BM 5652. O A-1AM 5510 estava sem o assento ejetável. No hangar do Grupo Logístico estavam o AM 5523 e o BM 5654, ambos em diferentes níveis de desmonte para revisão. O AM 5506, que eu não via em voo há bastante tempo, estava em um outro hangar, sem motor, canopi, parabrisa, cobertura do painel assento, profundares, parte móvel da deriva, cobertura da antena no topo da deriva, etc. Estava parcialmente coberto por… Read more »

Jefferson Henrique

Vamos supor então que fora de manutenção, teríamos, em tese, entre 7 e 8 A-1 modernizados disponíveis para um eventual emprego?

Santamariense

Fora de manutenção, naquele dia, eram 5. Mais 1 sem o assento, mas que está ativo e mais 2 em manutenção. E o 5527 que não vi lá. O 06 e o 25 não devem ser considerados. Dificilmente voltam a operar. Assim, são 9 ativos, com 5 disponíveis naquele dia.

Maurício.

Então nesse dia para um pronto emprego seria apenas 5 AMX, pior do que os 7 que eu tinha chutado. É por isso que eu nunca mais vi os AMX voando por aqui, é só o F-5 mesmo, esse eu vejo quase toda semana, estão voando até que bastante.

Santamariense

Hoje vi 4 A-1M em formação.. ..coisa rara de se ver.

L G1

Doutor Nunao, eu sou apenas um capiau que nasceu em uma pequena cidade dos sertões do Brasil. Família simples.Um parente tinha uma pequena banca de revista jornal e desde a minha adolescência trabalhando lá, eu tive acesso a Playboy, ele e ela, etc. Bati muitas******** para as beldades da década de 80 . Mas eu também comecei a gostar de assuntos militares vendo às revistas da época. Com 15 anos fui embora da pequena cidade para estudar fora e nunca mais voltei. Fiz faculdade e um dia entrei em uma fila sem querer, era um concurso para umas das maiores… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Obrigado por compartilhar sua trajetória pessoal, mas, com todo o respeito, o que isso tem a ver com a resposta que escrevi à sua pergunta?

Nonato

Muito simples de entender.
Na década de 1980, em diferentes revistas, ele viu 2 beldades, uma delas sendo o AMX…

Fernando "Nunão" De Martini

E?

L G1

Doutor Nunao, resumindo eu quis falar dás ” autoridades”. Quando eu era mais jovem um amigo que tinha acabado de concluir o curso de sargento da PM foi designado para trabalhar em uma pequena cidade dos interior do Brasil. Tinha uma festa em um pequeno povoado da região, e quando meu amigo sargento da PM chegou com mais 2 soldados, ele me contava, os moradores da roça falaram ” saí da frente que às ” autoridades ” chegaram.” Ele olhou para um lado e para o outro procurando, aí ele descobriu que ele era a” autoridade .” Ele dava muita… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

LG,

Você perguntou quantos A-1 estavam em serviço, sobre quais faziam reconhecimento etc.

Eu respondi, objetivamente.

Não sei o que essa história de autoridades, revistas, criação de porcos e galinhas tem a ver com a resposta que eu te escrevi, sinceramente. Mas acho melhor nem perguntar mais. Bom fim de semana pra você!

L G1

Infelizmente o coronel tem muitas informações mas não gosta de passar aqui para os mortais. Quem sabe um dia melhora. Vida que segue.

Fernando Vieira

Muita coisa ele não pode falar ou perderia as fontes dele. Ou até mesmo coisa pior. Coisas que podem parecer irrelevantes para a gente de repente são consideradas informações classificadas na FAB e se ele vazar ele pode vir a ter problemas com a justiça militar.

L G1

Mas eu achei que ele já estivesse reformado aposentado. Se estiver na ativa OK. Se já estiver reformado é só ligar o foda-se.

Rinaldo Nery

Não gosto de postar o q não sei. E não posso falar pela FAB. Não tenho procuração. O que é sigiloso os amigos não me passam.

Santamariense

Leia mais abaixo o que postei. Os A-1 não modernizados foram todos desativados no final de 2019. Os A-1M utilizam o pod RecceLite para missões de reconhecimento.

Rinaldo Nery

Até aonde eu sei, só os modernizados estão voando, compartilhados entre o 1° e o 3°/10°. O RecTat é realizado só pelo 1°/10°.

Bille

O RecTat corre um risco de obsolescência com a adoção de novos sistemas de UAV. É a linha da evolução.. como visto na guerra da Ucrânia, o padrão de uso de drones mudou radicalmente de um conceito americano (reaper, outros grandes) para uso de drones baratos, com autonomia considerável, e câmeras leves de alta resolução.
Fica o pensamento de se aumentar a qtd de drones ao invés de se destinar F39 para uma função dessas.

Rinaldo Nery

Concordo. E imagens satélite.

Last edited 6 meses atrás by Rinaldo Nery
BLACKRIVER

Pior;
Foi comprado e pago um número grande de peças como telas de LCD e outros, estes foram pagos e hoje estão acumulando poeira em algum galpão!

Fernando "Nunão" De Martini

Até onde sei, o que foi comprado e pago é o que foi instalado, justamente porque negociaram corte no contrato original (no custo e na abrangência).

Você tem essa informação de que compraram equipamentos além do necessário para os aviões efetivamente modernizados?

BLACKRIVER

Segundo consta na frequência 123.45
Alguns suprimentos foram adquirindos em quantidades equivalentes aos números do projeto inicial.
Posteriormente com o corte no número de aeronaves, sobrou peças, as quais não tem muita utilidade no mercado uma vez que são específicas para esse projeto.

De qualquer forma, é um vetor que pode ser perfeitamente substituído pelo GRIPEN

O GRIPEN tem potencial pra ter uma versão dedicada a guerra eletrônica tipo o Boeing EA-18G Growler bem como uma versão de reconhecimento!

LucianoSR71

Gosto do AMX, mas a realidade é que não faz sentido gastar dinheiro quando se tem um problema fundamental: seu motor Rolls-Royce Spey foi criado no início dos anos 60 p/ utilização em aeronaves comerciais como BAC One-Eleven, HS Trident e militares como Blackburn Buccaneer e posteriormente na versão inglesa do Phantom F-4, ou seja é um projeto de mais de 60 anos, foi escolhido p/ o AMX no início da década de 80 e foi seu último cliente ocidental – um pouco depois teve o chinês FH-7 que usa uma versão local dele. A manutenção desse motor tornou-se difícil… Read more »

Magalhaes

Verdade. Se aquele projeto de colocar o EJ200 no lugar do Spey tivesse saído, acredito que teríamos mais alguns bons anos de AMX na FAB.

Jadson S. Cabral

Ou tivéssemos feito um acordo para fabricar uma versão local do motor, como os chineses. Logo, problema de peças provavelmente não teríamos

LucianoSR71

Esse motor foi fabricado sob licença na Itália pela Avio e isso não resolveu o problema p/ os AMXs italianos. Nenhum motor é fabricado com todas as partes/peças pelo fabricante (RR, GE, etc) eles contratam o fornecimento de muitos itens a terceiros como rolamentos, anéis de vedação, etc e chega um momento que a demanda reduz de tal forma que não é interessante nem p/ a montadora do motor nem p/ essas outras empresas manter a produção de itens específicos. A conclusão é que mesmo que tivéssemos montado esse motor no Brasil a situação agora seria a mesma na qual… Read more »

L G1

Eu gostaria que os AMX-1 continue a voar até que pelo menos 80 Gripen fosse entregue. Tem muitos aviões em estoque no Brasil e na Itália. Vamos aguardar a FAB.

LucianoSR71

Mesmo com unidades p/ servirem fornecedoras de spare parts estas não são eternas, elas têm limites de validade e de horas em operação, p. ex. borrachas envelhecem e ressecam mesmo que nunca tenham saído da caixa, então vc poderia ter uma solução temporária p/ alguns itens, mas não p/ todos.

Rinaldo Nery

Não vai rolar.

FernandoEMB

Não temos AMX em estoque. Os que não foram modernizados foram canibalizados, sucateados ou estão espetados em praças por aí.

Santamariense

Motor Spey … isso que aconteceu.

Remo Desarmado e Perigoso

Espero muito que todos os 40 gripens estejam operando no Brasil em breve. Sei que vai demorar, mas vai ser fantástico, já que é um dos melhores caças do mundo.

Esteves

50

Ivan herrera

Torcendo pra que chegue mais duas esse ano .

Camargoer.

Por enquanto são 36 contratados. A FAB foi autorizada a adquirir 4 unidades adicionais. Há algumas semanas, ficamos sabendo que o MInDef estaria negociando 16 adicionais ao invés de 4. Estamos aguardando novidades.

Fernando "Nunão" De Martini

14

Camargoer.

Isso. A dislexia ás vezes atrapalha.. riso

Amaury

Bom dia a todos, gosto é gosto, mas essa pintura é linda!

Santamariense

Falando apenas em beleza, sem entrar na funcionalidade da mesma, a aeronave toda pintada no tom mais escuro (grafite), incluindo o radome, ficaria muito bonita. Mas, falo em questão de beleza. E meu gosto, apenas.

Jadson S. Cabral

A pintura é linda. Ousada

Jadson S. Cabral

Combate hoje em dia se dá quase 100% fora do alcance visual, onde o inimigo será engajado pelos sensores da aeronave, no espectro electromagnético, mas deixando de fora os comprimentos de onda visíveis. Se você o seu inimigo precisar chegar perto o suficiente de você para não só o enxergar, mas precisar o distinguir visualmente entre nuvens e o solo, tem algum muitíssimo errado. É porque todo os sistemas falharam, os dele e os seus tbm, para que você tenha o deixado chegar tão perto. Sabendo disso, pra que serviria uma camuflagem? E verde??? Muitos argumentam que é por causa… Read more »

Underground

Falaram dis AMX operacionais. E quanto F5 estão operando hoje?

Rinaldo Nery

47.

Funcionário da Petrobras

Achei que fosse menos, haja vista dos que já foram postos em venda e baixados conforme comentários aqui em outras matérias.

Já são menos que isso, creio que o Rinaldo se enganou.

Camargoer.

De fato, foram modernizados 47 (ou algo em torno disso). Aqueles com mais horas de voo já foram retirados de serviço. Talvez a FAB tenha uns 35 F5M operacionais.

Luís Henrique

Nossa, pensando nesses números me lembrei que uns 20 anos atrás a FAB tinha cerca de 120 caças/bombardeiros.
Se não me engano eram 57 F-5 + 53 AMX + 12 Mirage 2000 totalizando cerca de 122 caças/bombardeiros.

Fernando "Nunão" De Martini

Mirage 2000 não estava na FAB há 20 anos, eram os Mirage III.

Parte dos F-5 estava indisponível por conta do início da modernização e não somavam 57.

A-1 eram perto de 50, mas logo isso foi reduzido.

Em resumo, essa soma de 122 não corresponde à realidade da época.

Luís Henrique

Sim, não me recordo a data, por isso disse “uns” 20 anos atrás. O Mirage 2000 acho que foi comprado em 2005… Realmente não lembro se eram M2000 ou ainda os MIII, mas pelo menos no papél a FAB chegou a ter cerca de 120 caças/bombardeiros, porém como você mesmo pontuou, nem todos estavam operacionais.

Luís Henrique

47 F-5 + 10 A-1M = 57 caças/bombardeiros cerca de Metade do que a FAB tinha.
Realmente uma pena.

O Chile que é um país muito menor em todos os sentidos, possui 46 F-16 e 11 F-5, totalizando 57 caças.

Uma vergonha para o Brasil.

Santamariense

O Rinaldo se enganou na quantidade de 47 F-5M. Muitos ja foram desativados. Hoje devem ser entre 30 e 35 aeronaves ativas. Assim, a conta fica pior ainda. Se somarmos os F-5M e A-1M ativos o total é ao redor de 40 aeronaves, exagerando talvez chegue em 45.

Last edited 6 meses atrás by Santamariense
L G1

35 F-5M+ 10 A-1M + 5 Gripen NG= 50 caças/ bombardeiros em atividade na FAB hoje.

L G1

Mais 60 A-29 de ataque leve+ 50= 110 aviões de combate na FAB hoje.

BLACKRIVER

Se tiver uma avião que a FAB soube aproveitar e gerenciar ao longo de décadas foi esse; o F5 se pagou algumas vezes, o pessoal tirou leite de pedra!!!

Fernando "Nunão" De Martini

Antes do início da desativação, em média havia três dúzias de F-5M em operação distribuídos pelos 4 esquadrões equipados com o modelo (alguns com mais aeronaves, outros com menos) e uma dúzia em inspeções de 600h ou 1200h no PAMA-SP.

https://www.aereo.jor.br/2013/10/10/cacas-f-5m-efetivamente-nos-esquadroes-da-fab-equivalem-ao-programa-f-x2-36-avioes/

Desde o início da desativação gradual do F-5M na FAB, não vale a pena gastar tempo fazendo essas contas.

Fiquemos assim: nos últimos anos e nos próximos, pense que na média haverá duas dúzias em operação, divididas pelos dois esquadrões que ainda operan a aeronave, e meia dúzia no PAMA-SP.

Last edited 6 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Nonato

Em 2008, era oferecido ao Brasil no FX 2
Depois de 15 anos, entra em operação
Muito tempo.
A indústria de defesa ocidental precisa de reinventar.
15 anos para uma nova versão sem mudanças significativas é muito tempo
15 anos seria tempo para desenvolver um caça stealth.

Nonato

Colocar um radar AESA até Typhoon, Rafale e F 16 estão colocando.
Para mudar radar não precisa de anos desenvolvendo.
É só colocar e pronto.

Underground

A lerdeza foi nossa. Optamos por uma aeronave que estava em desenvolvimento e cujo fabricante não tinha nenhuma pressa.
Tivéssemos optado por meios prontos, fossem F16, F18, Rafale, estariam todos os 36 operacionais. Talvez os cinquenta.

Underground

Fui pesquisar sobre os F-5M ativos. Segundos fontes do além, porque nessas alturas os intitulados “midia” escrevem qualquer bobagem, a disponibilidade é a seguinte:
No inicio de 2022 haviam 43
No decorrer de 2022 foram retirados 8 unidades
E estava previsto a retirada de outros três em 2023
E teve a pane de motor de outro, que não sei a situação.
Então, noves fora….
Ao final deste ano teríamos 31 unidades.

Underground

Meus Zezus!
Com vamos defender nosso país dos ianques venuzianos com tão poucos meios combativos.

Fernando "Nunão" De Martini

Você não precisa ir ao além pra pesquisar o plano de desativação da FAB para o F-5M. Basta usar o campo busca do Poder Aéreo:

https://www.aereo.jor.br/2023/04/30/o-plano-de-desativacao-dos-cacas-northrop-f-5-da-forca-aerea-brasileira/

Underground

🙈

Nonato

Qual seria a função do AMX hoje?
A mesma do SU 24 na Rússia e Ucrânia?
Um bombardeiro?
Subsonico?
Que avião moderno poderia cumprir a mesma função?
Os K 50 da Coreia do Sul?
Ou os caças italianos?

Fernando "Nunão" De Martini

AMX / A-1 é um avião de ataque e de reconhecimento armado.

O Gripen cumpre ambas as funções, assim como as que são cumpridas pelo supersônico F-5. Ou seja, substitui os dois, não precisa procurar avião coreano ou italiano.