Ministro da Defesa e comandante da Aeronáutica estavam a caminho da Suécia, mas deram meia-volta devido ao ataque do Hamas a Israel, no dia 7 de outubro

Manhã de sábado, 7 de outubro de 2023. Tudo estava encaminhado para que, ao longo daquele dia e dos dias seguintes, o ministro da Defesa José Múcio e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, realizassem uma viagem à Suécia para importantes negociações.

As duas autoridades lideravam a comitiva que passaria alguns dias em Estocolmo negociando acordos para a compra de 14 caças Saab Gripen adicionais para o Brasil e a venda de 4 jatos de transporte militar Embraer KC-390 para os suecos. Mas o início da guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel, a milhares de quilômetros da Escandinávia e mais longe ainda do Brasil, mudou os rumos da viagem.

Antes de seguir com a notícia, um lembrete:

Prefere se informar por vídeo? Veja esta matéria no YouTube:

Prosseguindo com a notícia:

Apuramos que ao longo dos dias anteriores foram publicadas portarias no Diário Oficial da União sobre a ida de Múcio e Damasceno à Suécia: a portaria número 4889 assinada em 3 de outubro de 2023 e publicada no dia 6, autorizou o afastamento do país do comandante da Aeronáutica, no período entre 7 e 11 de outubro.

O objetivo era acompanhar e assessorar o ministro da Defesa em reunião bilateral entre Brasil e Suécia, a ser realizada na capital sueca, Estocolmo. O transporte estava a cargo da FAB, a Força Aérea Brasileira, assim como o ônus com as diárias da viagem.

Também havia sido publicada a portaria número  4870, em 2 de outubro, designando o comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, para substituir o titular da Defesa durante seu afastamento do país. Porém, tudo precisou ser cancelado, o que foi formalizado em duas portarias assinadas no dia 9, com os números  5027 e 5030, tornando sem efeito tanto o afastamento do país de Damasceno quanto a designação de Olsen para substituir Múcio durante a viagem. Àquela altura, as aeronaves da FAB utilizadas em viagens ao exterior já estavam realizando voos para repatriar centenas de cidadãos brasileiros em Israel, em meio ao conflito que há uma semana já matou milhares de pessoas, entre israelenses e palestinos, incluindo três brasileiros confirmados até agora.

Na noite de 7 de outubro a jornalista Naira Trindade, do diário O Globo, trouxe mais detalhes sobre o ocorrido, em nota publicada na coluna de Lauro Jardim.  Múcio e Damasceno chegaram a embarcar para a viagem a Estocolmo. Já haviam decolado da escala em Cabo Verde e, aos 40 minutos de voo, decidiram dar meia-volta ao saberem dos ataques de terroristas do Hamas a localidades em Israel.

A volta ao Brasil foi decidida, segundo a nota, para deixar a aeronave da FAB à disposição de brasileiros num momento em que o governo deveria decidir pela repatriação de cidadãos. Naquela tarde, já de volta ao Brasil, ambos participaram de uma longa reunião no comando da Aeronáutica, para traçar os planos que foram realizados nos dias seguintes: a “Operação Voltando em Paz”.

Já no dia 9, o primeiro KC-30 pousava em Roma, na Itália, após um voo de 9 horas a partir de Natal, Rio Grande do Norte. E outras aeronaves eram colocadas à disposição, totalizando dois KC-30, dois KC-390 e 2 VC-2, para uma operação que neste momento já completou o quinto voo de repatriação, somando mais de 900 brasileiros repatriados, e com o oitavo voo já iniciado a partir do Brasil.

E como fica a negociação que ocorreria na Suécia, já que o encontro presencial foi impedido pela guerra em Israel e na Palestina?

Até onde apuramos, a viagem à Suécia anunciada por José Múcio em 26 de setembro, e que precisou ser interrompida no dia 7, não tem ainda nenhuma portaria publicada sobre nova data.

Uma nova viagem para a negociação que incluiria 14 caças F-39 Gripen no primeiro lote de 36 aeronaves, elevando essa encomenda para 50 jatos, assim como a discussão para uma possível venda de 4 aviões de transporte militar Embraer KC-390 à Suécia, continua pendente.

Porém, no mesmo dia 9 de outubro foi publicada a portaria 5017, autorizando uma outra viagem à Suécia, com outro propósito: a participação de dois servidores do Ministério da Defesa na 30ª reunião do Comitê Executivo em Aeronáutica e na  4ª Semana de Inovação Brasil-Suécia.

Os eventos ocorrerão entre  6 e 10 de novembro de 2023, em Estocolmo, com afastamento entre os dias 4 e 12 do secretário-geral do MD, brigadeiro do ar Antonio Ferreira de Lima Júnior, assim como do coronel reformado Geraldo Diniz Branco, gerente da Divisão de Tecnologias Sensíveis do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação. Outros despachos dos últimos dias indicam que outros servidores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação participarão do evento.

Será que o ministro Múcio e o comandante Damasceno aproveitarão a oportunidade para também viajar à Suécia e, enfim, retomar a negociação de mais caças Gripen para o Brasil e de jatos KC-390 para os suecos?

Afinal, no fim de setembro o ministro da Defesa enfatizou a importância de tratar das negociações pessoalmente, com as seguintes palavras: “Eles estão exigindo nossa presença para tratar disso, são três ou quatro (unidades). Vamos tentar fazer negócio, eles querem vender mais Gripen para nós também”.

Será que essa negociação pessoal acontecerá no início de novembro, durante os eventos já mencionados, ou será que Múcio e Damasceno marcarão uma viagem só para este fim? Por enquanto não temos novidades, mas continuaremos atentos para trazer qualquer atualização.

Subscribe
Notify of
guest

101 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
O cara da TI

Porque o Brasil sempre prioriza as coisas erradas? As autoridades nunca tomam a frente das negociações nas vendas dos nossos produtos militares. Quando o fazem, interrompem para cuidar de uma questão onde não temos nenhum protagonismo? Pra quê? Tsc Tsc tsc

Leandro Costa

Porque é dever do Estado Brasileiro salvaguardar as vidas de seus cidadãos. Inclusive esse é o motivo de estarem indo para a Suécia em primeiro lugar. Cuidar da Defesa Nacional. Enquanto as negociações podem esperar, a prioridade é retirar os Brasileiros de uma crise que está em andamento, e que portanto tem prioridade.

Foi uma decisão acertada.

Ricardo Marsaro

Apesar de discordar de várias coisas do Governo. Não só desse governo mas dos anteriores também. Acho que foi até útil o adiamento. O avião acabou sendo usado para repatriar Brasileiros. Acredito que vidas sejam mais importantes neste momento.

Camargoer.

Olá Ricardo. Priorizar a repatriação dos brasileiros deveria ser um consenso.

Eduardo

Olá Camargoer
Concordo plenamente,nosso país não é os EUA com avião saindo pelo ladrão hehe
Satisfação voltar a ler comentários serenos como os teus.
Aqui um leigo retornando depois desse inverno de discussões que fugiam do tema do site
Isto é espero que sim hehe

Nonato

Uma coisa não impede a outra.
Ser contra todoe os governos?
Devemos ser contra o que é errado.
Ser contra todos é beneficiar os maus

Bruno Vinícius

Nonato, o Ricardo não falou que é contra todos os governos, mas sim que discorda de políticas adotadas neste e outros governos. São duas coisas absolutamente distintas.

Até porque, para que concorde na totalidade com as políticas de determinado governo, das duas possibilidades uma: ou você é o líder do governo em questão, ou carece de senso crítico.

Last edited 6 meses atrás by Bruno Vinícius
Sensato

Sou crítico em muitas escolhas do governo atual mas nesse caso entendo que estão agindo bem.

Camargoer.

Caro. A prioridade é a vida e o bem estar dos brasileiros residentes em Israel e Gaza. Este é a principal prioridade, seja no caso de uma guerra, de um desastre climático como aconteceu no Sul do país ou durante uma pandemia.

O governo fez correto, inclusive acertou ao permitir os animais de estimação. Seria uma tolice proibir os bichinhos. Ninguém tinha camelo de estimação. Nem cavalo árabe puro sangue.

carvalho2008

correto

Esteves

Puro sangue árabe pode passar de 500 mil.

F-5

Coisas erradas? Buscar cidadãos em uma zona de conflito é errado????

O cara da TI

O que os “comentaristas” que responderam abaixo deveriam entender é que, mesmo sendo prioridade a retirada de brasileiros, isso NÃO pode interromper o andamento das questões do governo. No máximo pede uma adaptação, mas não uma interrupção. Se o Ministro da Defesa não pode ir, manda outro. Alias, seria até mais assertivo ter ido alguém da equipe econômica pra Suécia, porque a palavra final acaba sendo sempre deles. Se não tem avião da FAB, vai de comercial como outros países o fazem. Acho de uma hipocrisia falarem em salvar vidas… Salvar vidas é garantir remédio para população carente, garantir saúde… Read more »

Leandro Costa

Me aponta na matéria aonde está dizendo que as negociações foram canceladas.

Eu aguardo.

O cara da TI

Me aponta onde eu falei que foi cancelada.

Last edited 6 meses atrás by O cara da TI
Leandro Costa

Ok, ponto para você. Mas também não foi interrompida. Foi adiada. Como disse acima, é uma questão de prioridades. A prioridade é salvaguardar as vidas de Brasileiros em uma crise que está acontecendo agora. A negociação sobre mais Gripens para o primeiro lote já esperou até agora e pode esperar mais um ou dois meses tranquilamente. Isso aqui é um país livre ainda, e espero que permaneça livre. Não me importa o motivo pelo qual Brasileiros foram ao exterior. Simplesmente não é da minha conta. Mas se não estivermos dispostos à zelar pelas vidas dos nossos cidadãos, estejam aonde estiverem,… Read more »

Renato B.

É para esse tipo de coisa (atender brasileiros em necessidade) que eu pago imposto. Hoje foi gente desconhecida, amanhã posso ser eu ou alguém próximo.

O cara da TI

Não. Você paga imposto porque não tem escolha. Muito menos escolhe para onde vai o seu dinheiro e gastando mal, pode ser que não haja recursos para quem realmente dependa disso. Já que vc é tão nobre, doe: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2023/10/08/nascida-perto-de-tel-aviv-gal-gadot-pede-doacoes-para-ong-de-israel-precisamos-do-seu-apoio.ghtml

adriano Madureira

“Porque o Brasil sempre prioriza as coisas erradas? As autoridades nunca tomam a frente das negociações nas vendas dos nossos produtos militares. Quando o fazem, interrompem para cuidar de uma questão onde não temos nenhum protagonismo? Pra quê? Tsc Tsc tsc” Eu acho que salvar a vida de cidadãos brasileiros é tão importante quanto fechar uma negociação militar… Reuniões de negócios podem ser remarcadas, mas vidas perdidas jamais serão recuperadas. Assim como o envio das aeronaves, que além de ser humanitário, servem para calar a boca dos críticos da aquisição do KC-30,que para alguns só seria mais um gasto desnecessário,… Read more »

Underground

1) Usaram um A330 para levar duas pessoas até a Suécia?
2) Não seria mais prudente ter ido até Portgual e prosseguido em voo comercial, deixando a aeronave livre para ir direto à Israel?

Camargoer.

Olá Nunão. Se a aeronave da FAB fez uma escala em Cabo Verde, provavelmente era o VC2. O Kc30 teria ido direto. O que acha?

Underground

VC2 não foi usado no resgate de Israel.
Faria mais sentido então um KC390.

Camargoer.

Caro. O Vc2 será usado para o resgate dos brasileiros que estão em Gaza, caso seja possível que eles possam ir para o Egito.

Lembro de um colega criticando o governo por disponibilizar o VC2 porque seria usado como “propaganda” política. Veja só…

Sensato

Os KC390 fazem mais sentido por carregarem mais gente e mostrarem a operacionalidade da aeronave.

Camargoer.

Caro Sensato. O Itamaraty prevê que um pouco menos de 30 brasileiros serão repatriados a partir do Egito, vindos de Gaza. Por isso, o Vc2. Caso fossem mais brasileiros ou se a FAB fosse repatriar pessoas de outros países junto, enviariam um avião maior.

Santamariense

O VC-2 (um deles ou os dois) será usado para buscar os brasileiros que estão em Gaza, se e quando conseguirem sair de lá e ir para o Egito, para onde o avião da FAB irá para buscá-los.

Camargoer.

Olá Nunão. Olhei na página do GTE, mas lá estão registrado apenas os voos domésticos. Não consegui buscar voos do dia 7 no Flight Radar. Pena.
https://www.fab.mil.br/voos

Joaquim

Tem um VC2 estacionado em Roma, já há alguns dias, aguardando autorização para resgatar esse grupo que está em Gaza. As negociações são complexas e envolvem muitos atores, como os próprios beligerantes (Israel e Ramás) Estados Unidos, União Europeia, e principalmente o Egito, que quer que a fronteira seja reaberta nos dois sentidos (saída dos estrangeiros, não só brasileiros, e entrada de ajuda humanitária)

BK117

Caros Nunão e Camargoer, não tive sorte procurando em Cabo Verde, mas acho que encontrei algo que bate com a descrição, porém com outro local. O voo BRS69 decolou de Recife às 2:48 da tarde do dia 7, e logo depois de ter passado pelo RN deu meia volta e se dirigiu para Brasília. O voo era cumprido por um VC-99B, matrícula FAB2585.
Notar o callsign usado em viagens internacionais e a escala em Recife, que é comumente utilizada pela FAB como partida para Espargos.

comment image

Last edited 6 meses atrás by BK117
Camargoer.

Olá BK. Então é um avião menor ainda. O VC99 é um Emb135, acho que agora chama Legacy600. Não lembro. Deve levar uns 35 passageiros, se estiver com uma configuração comercial. Dá para carregar muita coisa se retirar as poltronas. Imagino que ele possa usar uma configuração com poltronas maiores para uma viagem mais longa.

Rinaldo Nery

12 pax na versão executiva.

Camargoer.

Obrigado RInaldo.

BK117

Caro Nunão, também não tive tempo de acompanhar o playback por completo. Olhei novamente no FlightAware, que dá uma lista de chegadas e partidas com bastante datas (mas não todas, parece ter alguns gaps de informação), tanto nas chegadas dos dias 6 e 7, quanto nas partidas do dia 7, e não encontrei. Claro, a precisão desses rastreadores depende do numero de usuários alimentando os dados para cada um, então não dá para saber ao certo. Mesmo assim, acho que era esse que citei mesmo. Um detalhe que percebi é que no texto a jornalista disse que o embarque se… Read more »

Last edited 6 meses atrás by BK117
Camargoer.

Olá BK. Obrigado. Eu também acho que foi uma decisão em torno da necessidade do MinDef e do Comandante da FAB estarem no Brasil, até porque o VC99 não foi usado na operação de repatriação dos brasileiros.

A presença das duas autoridades no Brasil facilitou a execução da operação de repatriação. Decisões e despachos urgente foram tomadas com agilidade.

BK117

De fato, caro Camargoer. E acho uma decisão muito acertada, que resultou numa operação, ao meu ver, muito bem coordenada.

Camargoer.

Verdade. E foi rápido. Inclusive, os aviões da FAB esperando na Itália foi um fator de pressão para o desenlace diplimático. Mirou no que viu e acertou no que não viu

Vinicius Kober

Imagino que eles estavam usando o VC-2 (Embraer 190)

André Sávio Craveiro Bueno

Provavelmente o retorno não se deu pelo uso da aeronave em si mas pela necessidade das autoridades em viagem, Múcio e Damasceno, serem importantes no Brasil para as decisões a serem tomadas e decorrentes do conflito que se iniciava.

Last edited 6 meses atrás by André Sávio Craveiro Bueno
Underground

E qual motivo de não terem ido de avião comercial?

sagaz

_____

COMENTÁRIO APAGADO.

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Renato

Nunão, você merece o prêmio Nobel da paciência. Parabéns..

É uma virtude que me falta, nessa aí eu iria na pegada “Pergunta idiota tolerância zero.”

O cara da TI

Pô Nunão. Brasil247? Daqui a pouco vc tá publicando Sputink News! kkkk Já deu sua sputinikada hoje?

Leonardo

E o fab 2585 foi pra frança no dia 10, não sei se o Múcio foi tbm

Rui Chapéu

_____

COMENTÁRIO APAGADO.

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rodrigo

Eu diria mais não da para fazer via Google meet, mas gostam de passear.

ICARO

Alguém me explique, por favor. Estes 14 Gripens complementam o 1º lote, certo? Qual a chance de estes 14 melarem o segundo lote? Afinal 50 Gripens excedem o que temos atualmente e podem servir de pretexto para não pensarem num segundo lote

Camargoer.

Caro Ícaro. Não existe relação de causa efeito entre o primeiro lote e o segundo lote. Quando a FAB assinou o primeiro lote, que incluiu o desenvolvimento dos caças, compra de armas, treinamento dos pilotos, pessoal da manutenção, engenheiros, desenvolvimento do WAD, instalação dos simuladores…. foi feito um financiamento externo com um banco de exportação sueco. Este financiamento precisou de um parecer favorável do setor econômico do governo e depois precisou da aprovação no Senado A lei permite que este financiamento receba um aditivo para aumentar o seu valor em até 25%, Isso é um processo mais simples que negociar… Read more »

ICARO

Camargoer, como sempre suas explicações são ótimas, mas levando em conta que 50 é um numero baixo para nossa defesa (pelo menos é o que ouço a décadas e já se cogitou em até 108), acho que meu questionamento ainda procede. No fim das contas, são políticos que decidem e os nossos são amedrontadores.

Camargoer.

Sim. Neste momento, é impossível fazer uma avaliação deste tipo. A ampliação do primeiro lote é algo relativamente fácil de ser feita e parece atender o interesse da FAB e da Saab. Havia uma discussão sobre quanto seria necessário iniciar a negociação de um segundo lote, que demandaria muito mais tempo. Talvez entre 1~2 anos (visto que seria um novo contrato de financiamento). A solução do aditivo joga este problema para entre 3~5 anos para frente. Até lá, pode acontecer tanta coisa no campo políico e econômico que deixa qualquer análise muito incerta. O segundo lote depende agora 1. se… Read more »

ICARO

Muito bem, obrigado. Acho que pensaram “melhor 50 na mão do que 72 voando (aliás, não voando!)

Neto

A discussão de um segundo lote será demorada e provavelmente terá problemas em relação à financiamento. . No contrato atual é possível negociar novas aeronaves. O indicativo de 50 aeronaves é bom. Seria uma projeção de substituir quase de 1 para 1 as aeronaves de caça a jato disponíveis, com maior qualidade. . Sendo financeiramente viável, será mais rápido receber estes adicionais e de quebra joga pra frente a decisão do segundo lote. . Com a popularização das 5ª gerações é possível que no momento de escolha de um segundo lote possa-se escolher entre um segundo lote ou uma nova… Read more »

Rinaldo Nery

Segundo lote é outro contrato.

Neto

Isso. E seria muito mais demorado.

sagaz

Olha o gasto para uma comitiva… por que não um voo comercial? 3 a 10 passagens. Não, uma comitiva! É um absurdo

JOAO FABIO GOMES DE ALMEIDA

eh diferente chegar na casa do cara q vc vai vender alguma coisa, com o carro q vc fabrica no seu proprio pais, do que chegar de Uber. vc nao acha?

Last edited 6 meses atrás by JOAO FABIO GOMES DE ALMEIDA
Rodrigo

Então eles tem que vir de griphen vender griphen….lógico sem noção essa.

Do meu ponto de vista pedi proposta de avião para outro países para toca pressão nos suecos…pois hoje parece que estamos desesperados para comprar os griphen e desesperados para vender kc 390…pq não inverter a estratégia.. .

Esteves

Faz sentido ir de avião nosso, se possível. Evidentemente que chegar em Embraer para negociar outro Embraer tem tudo a ver com o negócio.

Pressão nos suecos? Todo negócio existe para vender algo a alguém.

Samtamariense

Por que o “h” no meio da grafia do nome do caça da SAAB?

O cara da TI

______

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

JSilva

Na minha opinião, este é um voo que justifica o uso de aviões da FAB, afinal era uma comitiva, e com um ministro da defesa e comandante da Força entre os integrantes, para tratar de uma questão de estado.
Existem diversas ocasiões em que o GTE tem sua utilização questionada, com razão, começando por sua exagerada quantidade de aeronaves, mas este da matéria, ao meu ver, não seria uma delas.

Nonato

Já estavam próximos da Europa e voltaram?
Estavam no KC 30?
O que uma coisa tem a vet com a outra?
Primeiro um avião enorme só para o ministro da defesa.
Outra que nada impediria o avião de levá-los e voltar ou já ir para Israel e as autoridades voltarem de voo comercial.

Esteves

Nonato,

Calma. Dará tudo certo.

Camargoer.

Caro. Pelo que apuramos, era um VC99, um Emb135 de perna curta e para poucos passageiros.

Santamariense

VC-99A é o ERJ 145, VC-99B é do modelo Legacy e o VC-99C é o ERJ 135. Todos são da dotação do 2° esquadrão do GTE.

Vitor Botafogo

Quando chegam os 3 F-39E previstos para 2023? Ja estamos em meados de Outubro.

Clésio Luiz

Acho que não foi apenas o ministro da defesa brasileiro que teve sua agenda afetada pelo ataque do Hamas. Não duvido nada que seu homônimo sueco tenha tido que tratar dos mesmo assuntos logo após o início dos ataques.

Esteves

A matéria que contém a notícia parece inédita na mídia brasileira. Não encontrei notícia correspondente.

Parabéns aos editores. Parabéns ao Nunão. Tem mapa, tem imagem, tem portaria. Bastante acima do que publicam nas mídias tradicionais.

Esteves não teria feito tão bom.

O cara da TI

Nossa! Nunca vi tanta gente nobre junta em um post. Quanta gente boa preocupada em salvar vidas, resgatar brasileiros em perigo, não importando se isso represente um gasto de recursos públicos. Quanto desapego ao dinheiro, né? Então vamos tirar a mão do bolso e ajudar: https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2023/10/08/nascida-perto-de-tel-aviv-gal-gadot-pede-doacoes-para-ong-de-israel-precisamos-do-seu-apoio.ghtml tem gente de Gaza também precisando: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/10/11/onu-ajuda-gaza-doacoes.htm Ou será que são bonzinhos apenas na hora de fazer comentários bonitos e nobres?

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PARTIR PARA BRIGAS E PROVOCAÇÕES PESSOAIS. PRIMEIRO AVISO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Acho q vc deveria trabalhar no TCU. Está bem preocupado com os recursos do erário.

O cara da TI

Não Coronel. Eu apenas vejo essa operação de repatriação com outros olhos. Isso ai está sendo vendido como uma propaganda governamental. Sabemos que é necessário, mas tornaram isso um espetáculo e já tem gente nas redes usando isso como autopromoção.

Esteves

Gente nas redes usando e fazendo promoção pessoal tem milhões. E faturando milhões também.

Aonde os dois assuntos se cruzam?

Burgos

Não !!! Não !!!
Boa noite Istivis;
vai ver ele quer fazer igual a UK (cobrar R$ 1850,00 por cada repatriado de Israel para UK.)
Para não “onerar” os cofres Públicos.
Cada uma viu !!!👀🤦‍♂️
Só lembrando!!!
No Governo anterior Israel sem hesitar encheu A 330 da IAF de Bombeiros, Soldados especializados em regaste , técnicos e engenheiros especializados em situação de catástrofes + material para socorro e resgate e pousaram lá em MG para auxiliar nos resgates de Brumadinho.
O Brasileiro tá sofrendo muito de memória e déficit cognitivo.

Esteves

Burgos,

Essa é outra abordagem que entupiu as “redes sociais”. Tem deputada defendendo o engajamento do Brasil na guerra em razão da ajuda humanitária prestada por Israel por ocasião do desastre de Brumadinho.

Estamos fazendo nosso dever de ir buscar brasileiros sem custos oferecendo-lhes refeições. Outros países estão cobrando por essa ação.

Guerra não é desastre.

Burgos

Bom dia;
Não defendo engajamento do Brasil no Conflito, mas ajuda aos Brasileiros erradicados que desejam sair de Israel e na Faixa de Gaza, esse eu concordo.
Mas tenho consideração por Israel e não pelo Hamas, mesmo até pq foi o Hamas que começou a ca*#£€ toda.
Pro Hamas tem um ditado: “Quem tem telhado de vidro, não joga no do vizinho”.
Agora romantizar ida do Brasil para apoiar Israel em conflito, são outros quinhentos.
Vc sabe mais do que eu que tem Deputado “fora da casinha e sem noção”

Thiago Santos

Meu amigo que chilique é esse??? Pelo o que vc tá postando o Governo Brasileiro tem que largar os brasileiros em Israel e Gaza só porque vai apresentar gasto ao cofre público?

Last edited 6 meses atrás by Thiago Santos
O cara da TI

Da uma lida nisso aqui: https://www.theguardian.com/world/2023/oct/11/israel-hamas-war-citizen-evacuation-flights-struggles Separei um pedaço para você: “Other countries, including the US and the UK, have said they have no plans to evacuate citizens, despite calls from lawmakers and those affected”. Eu não disse que tem que largar ninguém, mas foram para lá porque quiseram. Arquem com as consequências.

Zenótico

Os comentários sobre essas evacuações são quase sempre carregados de um emocionalismo que, a meu ver, dificulta uma visão clara das coisas. Os componentes dessa visão emocional parecem ser : a. exagero dos riscos a que estão submetidos os brasileiros b. propensão a ver heroismo em quaisquer atividades, ainda que relativamente rotineiras, efetuadas por militares c. certa ilusão quanto a manifestarem esses voos uma posição de prestígio ou força no Brasil no cenário internacional Desde segunda ou terca-feira passados o grau de ameaça dentro de Israel retornou ao patamar vigente antes do ataque do Hamas, quando ninguem falava em evacuações… Read more »

Esteves

Isso faz parte da geopolítica deles. Os britânicos tiveram domínio sobre a Palestina e sobre Chipre. Os norte-americanos evidentemente tem suas próprias políticas e escolhas sobre um estado que ajudaram a fundar e, principalmente, na mudança dos votos necessários para fundar o Estado de Israel convencendo aliás os soviéticos a apoiarem os judeus.

O Brasil só tem que ir lá buscar os nossos. Somente.

bit_lascado

Sinceramente discordo do cancelamento da visita a Suécia. Era possível leva-los a reunião na Suécia, depois mover a aeronave para Roma e ter a mesma disponível para a missão de repatriação de brasileiros. Depois se necessário a comitiva poderia retornar em voos comerciais.

Esteves

Não faz o menor sentido largar uma comitiva de estado com um ministro da Defesa, em um aeroporto dependendo de voo e escalas comerciais.

bit_lascado

Pode ser, mas opções tinham. Poderiam mandar KC-390, VC-99, C-99 enquanto cumpriam a agenda de reuniões.

Esteves

Você está sugerindo um trem da alegria para tratar de assuntos estratégicos. Não faz sentido.

Eu não viajei muito. Quando fui para workshops não foi incomum aparecerem pautas não previstas e, em se tratando de um assunto afetado por múltiplos acontecimentos, o mais crítico a guerra, fizeram o que julgaram certo.

Segue o enterro.

bit_lascado

Trem da alegria é mandar ministro de VC-99 assistir partida de futebol.

Toro

Fizeram bem. Momento de crise o gabinete tem que estar reunido. Essas conversas podem esperar.

Zé Beto Scatolini

Não querendo levar a discussão para o campo da torcida, mas será que não é a providencia divina cuidando para que não compremos mais desse mosquito em forma de caça?

Camargoer.

Caro. Se Deus tivesse a caridade de fazer algo, ele teria evitado o ataque do Hamas e preservado a vida das crianças.

Felipe Morais

É, o ideal deve ser partir pra uma segunda opção, que demandaria um gasto imensamente superior, e abandonar o Gripen, que exigiu um investimento de recursos e tempo enorme ao Brasil.
Deve ser mesmo uma ideia genial essa.

Jagder#44

Se o governo Lula/PT quiser melhorar a imagem junto à Suécia, seria bom reconhecer como terrorista o autor dos disparos hoje na Bélgica, que mataram dois cidadãos suecos.
Mas… como é difícil pro pessoal “progressista” latino americano ser sensato, é só mais uma oportunidade perdida.

AVISO DOS EDITORES:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Pela quantidade de negativações vê-se que o número de “progressistas” aqui é maior que o de conservadores.

AVISO DOS EDITORES:

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Fagundes

Pelo amor de Deus!Olha como está o mundo! Sou novo em comparação aos demais foristas aqui mas entendo que era para dar uma acelerada no SGDC-2!

Fabio

Eu acho que novos caças é difícil, logo agora que estamos do lado sombrio da força rss, e que somos aliados dos inimigos da Suécia.
Sinceramente não entendo o Brasil flertamos com os inimigos da otan, mas queremos equipamentos da otan e ainda vender para eles.