Transporte aéreo de armas para Israel, aeronaves de ataque na Jordânia, dois porta-aviões: EUA mobilizam mais forças para o Oriente Médio

39

Os EUA desdobraram um esquadrão de aeronaves de ataque A-10 para a Jordânia

O rastreamento de voos de código aberto e imagens de satélite mostram armamentos avançados, defesas aéreas e dezenas de caças-bombardeiros, plataformas de coleta de inteligência e transportadores de carga pesada são desdobrados na região – para tentar impedir que o Irã e o Hezbollah abram uma segunda frente no norte de Israel

A administração Biden está enviando mais forças ofensivas para o Oriente Médio, para apoiar Israel e tentar dissuadir o Irã e o Hezbollah de abrirem uma segunda frente no norte de Israel.

Na semana passada, os Estados Unidos enviaram o porta-aviões USS Gerald R. Ford e o seu grupo de ataque para o Mediterrâneo Oriental. O USS Ford transporta cerca de 80 aeronaves de combate, guerra eletrônica e aviões de inteligência. É acompanhado por cinco navios avançados de mísseis guiados, armados com mísseis de cruzeiro Tomahawk capazes de atingir alvos dentro do Irã. De acordo com imagens de satélite, o USS Ford está a cerca de 180 quilômetros a sudoeste de Chipre. Aeronaves de reconhecimento marítimo P-8 com capacidades antissubmarino e antinavio estão patrulhando o grupo.

O grupo de ataque de porta-aviões dispõe de sofisticados sistemas de defesa aérea que poderão dar uma contribuição importante para a proteção das instalações estratégicas de Israel no mar e em terra.

Acredita-se que o Hezbollah tenha um arsenal de mais de 100 mil foguetes e mísseis.

O porta-aviões USS Gerald R. Ford visto por satélite através das nuvens, no fim de semana a sudoeste de Chipre – Crédito: UE, dados Copernicus Sentinel 2023, processados com EO Browser

No fim de semana, um segundo grupo de ataque de porta-aviões, liderado pelo USS Dwight D. Eisenhower, foi enviado para o Mediterrâneo Oriental e deverá chegar no final deste mês.

A combinação dos sistemas de defesa dos EUA e de Israel não é nova. Durante a Guerra do Golfo de 1991, equipes de sistemas antimísseis Patriot dos EUA chegaram a Israel para interceptar mísseis Scud disparados contra Israel pelo líder iraquiano Saddam Hussein. Desde 2001, Israel e os EUA realizam exercícios periódicos treinando conjuntamente uma série de cenários de interceptação e praticam a integração dos diferentes sistemas dos dois países.

A frota dos EUA, se for posta em ação, fornecerá uma camada adicional de defesa à de Israel (que inclui Iron Dome, David’s Sling, Patriots, Arrow e Arrow 3). Sem dúvida, ajudarão muito caso se abra uma segunda frente contra o Hezbollah.

Um F/A-18F Super Hornet prepara-se para decolar do USS Gerald R. Ford

Mas, ao colocá-los ao largo da costa do Líbano, os EUA também estão a dotar-se de uma alavanca para restringir Israel se a administração Biden sentir que as suas operações em Gaza ou no Líbano estão se tornando excessivas. Há um precedente para esse objetivo duplo. Durante a Guerra do Golfo, os EUA enviaram Patriots a Israel em troca do acordo de Israel de não atacar o próprio Iraque em resposta ao fogo do Scud. Washington acreditava que tal medida poderia pôr em perigo a integridade da coligação internacional que os EUA tinham criado para se opor ao Iraque, que incluía países árabes.

Desde o ataque do Hamas em 7 de Outubro, os EUA enviaram um grande número de jatos para o Oriente Médio, a fim de “reforçar a postura de defesa dos EUA”, como afirmou o Comando Central dos EUA.

Um esquadrão de caças-bombardeiros F-15E Strike Eagle dos EUA baseados na Grã-Bretanha foi desdobrado no fim de semana na Base Aérea de Muwaffaq Salti, a leste da capital jordaniana, Amã. Outro esquadrão de aeronaves de ataque A-10 também foi implantado lá.

Uma impressionante ponte aérea para Israel deveria ser acrescentada a esta lista. De acordo com sites de rastreamento de aviação online, pelo menos 11 aeronaves de transporte pesado C-17 dos EUA pousaram nos últimos 10 dias no aeroporto Ben Gurion de Israel e na base da Força Aérea Israelense em Nevatim. Dois deles também foram usados pelo secretário de Estado Antony Blinken e pelo secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, durante suas visitas aqui.

Além disso, um avião de carga israelita fez dois voos para a Base Aérea de Dover, nos EUA. Segundo um porta-voz das Forças de Defesa de Israel, transportava “munições avançadas concebidas para permitir ataques significativos e para se preparar para cenários adicionais”. De acordo com relatórios dos EUA, Washington forneceu a Israel interceptadores adicionais Iron Dome, armamento guiado avançado e bombas destruidoras de bunkers.

Seis aviões adicionais, operados em nome do Comando de Transporte dos EUA, também aterraram em Israel e aparentemente estão sendo usados para ajudar a evacuar cidadãos e funcionários do governo e suas famílias.

Além de aeronaves de combate e de transporte, duas aeronaves de reconhecimento Rivet Joint pertencentes às forças aéreas dos EUA e da Grã-Bretanha têm operado na costa de Israel nos últimos dias. Vindo dos EUA e da Grã-Bretanha, estas são aeronaves SIGINT (inteligência de sinais) usadas para coletar informações em todo o espectro eletromagnético, incluindo espionagem, geolocalização e guerra eletrônica.

FONTE: haaretz.com

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jose silva

força Israel !!!!!!!!!
parabéns Estados unidos !!!!!!!!!!!

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS QUE COMENTEM AS MATÉRIAS SEM TRANSFORMAR O ESPAÇO NUMA DISPUTA DE TORCIDAS.

PRIMEIRO AVISO.

Douglas Targino

Olha, tirando os civis que morrem sem terem culpa alguma, a pessoa que torce para o que o Hamas fez, ela não é normal! Torço para que essa guerra acabe o quanto antes, mas que seus autores (Hamas) paguem caro com isso. Não é questão de escolha de lado, é ver o lado “certo”. Quem estuda um pouco, sabe o quão os judeus são perseguidos em toda história! E quem não concorda, sejam educados, aqui não é lugar de Briga!

marcus mendes

Agora estão perseguindo. O oprimido se tornou opressor.

Chris

Como ja foi declarado… Israel simplesmente nao aguenta mais ! Querem por um ponto final nisto tudo… Coisa que qquer um tbem faria !

Jefferson Ferreira

incluído o outro lado ?

Chris

É uma situacao bastante complicada ali… Os donos da terra realmente sao os judeus… Mas nao se pode culpar os arabes, pq foi o imperio romano que os expulsou no passado… Depois disso… Houve dominio de varios povos… Incluindo cristaos e mulcumanos… Que tbem deixaram raizes, templos e historias em Jerusalem ! Todos poderiam viver em paz por la… Mas esses extremistas islamicos nao ajudam… Ate pq a propria Biblia deles (Alcorao) diz que se deve matar qquer um que nao se converta ao isla ! Se vc for ver a historia… É impressionante como esse povo de Israel conseguiu… Read more »

Paulo

Se for para culpar o império romano, podemos devolver o Brasil para os Tupis e a Inglaterra para os bretões e por aí vai

Nativo

Mas pelas alegações de Israel suas raízes neste canto vai até o período do médio imperio no Egito , babilônios e persas. Aí realmente tudo se complica.

Chris

A historia que acompanhei, parte de historiadores e teologos brasileiros… Aparentemente bem entendidos do assunto, ja que demonstraram ler ate os idiomas deles. Pude confirmar em outro depoimento.

Desconheco a versao dos judeus… Mas definitivamente a do isla nao procede (so surgiram uns 600 anos depois) !

Chris

Cara… Pesquisa sobre a historia… Eu nao estava vivo naquela epoca pra poder confirmar ! heheh

Last edited 6 meses atrás by Chris
Nereida

Concordo com você! O Hamas é compostos de radicais assassinos e frios, que nada tem a ver com os Palestinos e não se preocupam com o povo Palestino, eles são pelo poder e usam a religião como base. Infelizmente, inocentes Palestinos estão sendo atacados até porque o Hamas, não os deixa sair das áreas de conflito, os utilizando como escudo humano. O Hamas tem que acabar agora, tem que ser banido totalmente ou nunca mais o povo de Israel e até o povo da Palestina, terão paz.

Realista

Eita medo do Irã entrar kkkkkkkkkk

Vinicius Momesso

Não está sendo “um passeio no parque” como acharam que iria ser, pensando que Israel não sofreria um dano se quer do Hamas, e não é o que estamos vendo.

Chris

A guerra nem comecou e o Hamas ja esta pedindo agua ! Querendo acordos de cessar fogo, implorando pra ONU…

Allan Lemos

Lógico, se o Irā entrar a coisa pode sair de controle e o conflito vai se arrastar, o que nāo será benéfico para ninguém.

Rogerio

claro, deslocarão suas tropas pela Siria, kkkkkkkkkkkkkkkk

Underground

Na verdade os EUA estão protegendo o Irã. Se o Irã entrar nessa guerra, e outros também, Israel não vai pensar duas vezes em se defender com toda força.
Depois falam mal dos EUA.

Chris

Os israelenses nao sao tao submissos assim aos EUA… Como Europa e Japao…

Imagino que tbem temem a reacao deles !

Chris

Ira é o grande patrocinador desses grupos terroristas… Se ele entrar… Todos tbem vao !

Talisson

O Irã só não patrocina o Daesh. Aliás, por que o Daesh não ataca os interesses de Israel? E por que Israel não ataca o Daesh?

O cara da TI

Modo vira-lata on: Isso que é Dissuasão! Conquistada com anos de investimento na sua indústria bélica. Sejam Democratas ou Republicanos no governo, TODOS investem mais ou menos em um poderio militar para fazer qualquer um pensar duas vezes antes de fazer qualquer coisa. Enquanto anões constroem estádios para pão e circo, outros investem naquilo que realmente garante a liberdade. Modo vira-lata off.

EduardoSP

Mas a ação dos radicais republicanos está começando a prejudicar a defesa dos EUA. Advogam o fim imediato do auxílio à Ucrânia e estão bloqueando há meses a nomeação de dezenas de comandantes militares em “protesto” à política do Pentágono que dá licenças para mulheres das forças armadas que querem abortar.

Luiz Antonio

Infelizmente no Brasil, sejam governos de esquerda, de direita ou de centro, jamais planejaram programas DE ESTADO onde, Defesa, Educação e Saúde deveriam ser contempladas , programas esses realizados sistematicamente por quaisquer governos em exercício independente de ideologias. O resto é groselha.

Allan Lemos

De fato. Realmente é invejável. A melhor diplomacia que existe é 100k toneladas de aço.

O mesmo vale para Israel, que se dá o luxo de dar o dedo do meio para a ONU ou para a opiniāo international porque tem hard power. Ser temido é melhor do que ser amado.

Talisson

Acham mesmo que os EUA querem um país latino americano forte e independente? E não querendo, acham que deixariam?

Luiz Antonio

Quanto à situação em Gaza, não há o que possa ser feito, diferente do que já está. O Hamas “abriu a caixa dos horrores” e agora os desdobramentos reativos são inevitáveis. Muitos criticam os israelenses pela reação, porém colocar-se no lugar de alguém que escondeu-se em um bunker, foi encontrado, fuzilado e muitos queimados e perguntar aos seus pais, irmãos e avós como devem ser tratados os terroristas. Os EUA já apresentaram

Rinaldo Nery

Os terroristas devem se encontrar com Alah e suas 72 virgens…. Israel vai promover esse encontro.

Luiz Antonio

Do jeito que imagino vão se encontrar com 72 barangas de Quint a categoria.

Heinz

Não tenha dúvidas de que isso ocorrerá, mesmo que queiram se render serão fuzilados.

Chris

Me lembra aquele ditado…

Pimenta nos olhos dos outros, é refresco !

Rinaldo Nery

Lembro de outro: não mexa com quem está quieto! Acho q o Hamas não conhece esse.

Chris

Muiiiiiita covardia…Os caras atiram e depois se escondem no meio do povo que eles dizem defender !

Last edited 6 meses atrás by Chris
Jagder#44

Tinha até um P8 na costa agora há pouco.

Jefferson Ferreira

Alguma coisa grande está acontecendo… o Biden anunciou de madrugada que irá para israel… parece que o quadro está se deteriorando… e a chance real de outras frentes se abrirem!!!

Camargoer.

Caro. Se houvesse um risco de explodirem Tel Aviv, o Biden ficaria no bunker embaixo da Casa Branca.

Macgaren

Vão terraplanar a faixa de gaza e construir um estacionamento com a quantidade de contigente e armamento que estão concentrando.

Alexandre

O mundo vive desde o ano passado tempos difíceis, e com a globalização, está mais difícil não sermos afetados, espero que as coisas se acalmem.
Quanto a viagem, certamente ela vai acontecer e a Suécia vai comprar os C 390, pelo valor natural e a vantagem tática que ele agrega e nós vamos ter 50 gripens iniciais para a defesa simples assim, pois o calçado é perfeito para os pés.

Jadson S. Cabral

Curioso a Jordânia ser um país árabe que, ainda que os sejam aliados dos EUA, ainda que eles tenham bases e ainda que a Jordânia tenha boas relações com Israel, continua sendo um país árabe. Sendo assim, eles autorizariam ataques a Gaza ou a outros países árabes, como o Líbano?

Nei

O pior disso tudo, é o HAMAS fazer um ataque sem qualquer ganho e depois correr para se esconder atrás de civis, povo que dizem defender.

E agora está chorando na ONU, pedindo cessar fogo!

Que os terroristas paguem pelos seus crimes.