Força Aérea Israelense usa bombas de demolição da época da Guerra da Coreia contra alvos em Gaza

86

Bomba Mark 117

A Força Aérea Israelense divulgou imagem que mostra um caça F-16I Soufa (F-16D Block 50/52) armado com um par de bombas não guiadas M117 de 750 libras (340 kg).

A bomba Mark 117 (outra designação: M117) é uma bomba aérea americana de uso geral, de queda livre e altamente explosiva. O comprimento da bomba é de 2,16 metros e um diâmetro de 408 milímetros. Seu peso bruto varia de 343 a 373 kg, e a massa da carga explosiva é de 183 kg.

A bomba Mark 117 foi desenvolvida no início dos anos 1950 como a principal bomba da Força Aérea dos EUA. Foi especialmente utilizada durante a Guerra da Coréia (1950-1953) e a Guerra do Vietnã (1964/1965-1975).

Podia ser transportada por muitos aviões americanos, incluindo: F-100 Super Sabre, F-104 Starfighter, F-105 Thunderchief e F-4 Phantom. No decorrer da produção foram criadas diversas variantes da bomba M117, entre elas: a bomba M117R (queda lenta) ou a MC-1 (bomba química que libera gás sarin).

F-16I Soufa (F-16D Block 50/52) armado com um par de bombas não guiadas M117 de 750 libras (340 kg)
Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius Momesso

Bombas servem para destruir, pouco importa sua idade, desde que funcione, é obvio. Que dirá a Rússia com suas FAB da época da guerra fria.
É estranho o fato de não haver um kit de planeio nela, talvez não seja estritamente necessário.

Last edited 6 meses atrás by Vinicius Momesso
Camargoer.

Caro. Eu não sei se as bombas foram “fabricadas” durante a Guerra da Coréia ou se o projeto foi “desenvolvido” durante aquele período. São mais de 60 anos. Eu sei que até hoje existem bombas da II Guerra que falharam e apresentam risco de explosão. mas não sei qual é a validade do explosivo químico de uma bomba destas mantida em um arsenal. Talvez estas bombas sejam mais novas. ainda que o modelo delas seja antigo. Uma comparação ridícula mas efetiva seriam os abridores de lata P38 usado pela FEB na II Guerra. O modelo tem mais de 80 anos.… Read more »

Leandro Costa

Existem algumas possibilidades. Em1966 quando os EUA estavam aumentando o ritmo das missões Rolling Thunder, houve uma falta crônica de bombas. Muitos comandantes eram obrigados à enviar um número específico de aviões contra determinados alvos, com a maior parte deles carregando apenas uma ou duas bombas, caso contrário as estatísticas de aeronaves por missão seriam afetadas para missões futuras e não receberiam autorização para enviar o número adequado de aeronaves contra aqueles alvos no futuro, quando tivessem mais bombas (coisas de McNamara…) A solução de curto prazo foi que os EUA compraram bombas que haviam vendido para a Alemanha Ocidental… Read more »

Camargoer.

Olá Leandro. Valeu. Fico pensando se existe algum tipo de recondicionamento deste tipo de armamento. Talvez isso seja mais barato que comprar um novo lote de armas, por exemplo.

Leandro Costa

Provável que seja possível sim, trocar a carga explosiva mantendo a ‘casca’ externa. Mas eu realmente não tenho certeza sobre isso.

Rinaldo Nery

Pode ser feito.

Na Reserva

É possível, sim. Falo, porque sou militar.
A parte química tem prazo de validade. Após este prazo, tem que ser substituída. Por exemplo, a munição de 7,62 , quando seu lote vence, é recolhida. Então, sua pólvora é substituída, aproveitando o “cartucho” (parte onde fica a pólvora) e o projétil. A espoleta tem prazo de validade, também.

Rinaldo Nery

Existe a verificacão regular da estabilidade do material explosivo. Lembro duma matéria onde um sujeito reclamou da validade, escrita na mesma, de uma bomba num F-5 nosso. Conversei com um companheiro de turma que serviu no PAMB e me confirmou que bomba não tem validade.

Leandro Costa

Eu estava mesmo esperando que você contribuísse ehehehe.

Obrigado de novo.

Camargoer.

Riso. Tem coisa que eu também fico esperando a resposta do Rinaldo.

Camargoer.

Valeu Rinaldo.

Jadson S. Cabral

E não deve ser um processo muito fácil, não é? Desmantelar explosivo velho pra recarregar…

Lembro que vi um documentário (nos bons tempos do Discovery) de uma instalação americana que era especializada em desmantelar munições. Se não me falha a memória não era para recondicionamento e sim para reciclagem mesmo. Por segurança eles desmontavam armamentos antigos e obsoletos, faziam a descarga do material ativo e seu respectivo tratamento. É um processo delicado, demorado e sujo, que demanda muita água, muitas estações de tratamento… parecia um pesadelo do jeito que apresentaram.

Leandro Costa

Eu realmente não sei sobre o armamento convencional. Mas meu ex-vizinho, depois que deu baixa na MB, sendo engenheiro químico aceitou uma posição na ONU e se mudou com a família para a Holanda. Ele trabalhava com disposição de armamento químico no Leste Europeu, inclusive Rússia, para se adequarem à tratados. Cada nova inspeção ele se despedia da mulher como se fosse a última vez. As condições eram péssimas nesses locais. E pode muito bem ter sido responsável pela morte prematura devido à câncer de pâncreas que ele infelizmente teve. Era um sujeito fantástico e lembro de várias ocasiões em… Read more »

Camargoer.

Olá Leandro. Imagino quão insalubre são as condições de processamento de armas químicas, mas eu tenho dúvidas sobre a influencia disto no câncer de pâncreas. Ainda que a exposição á substâncias tóxicas pode afetar o desenvolvimento de câncer, o câncer pancreático tem muita relação com diabetes. Eventualmente, o pâncreas pode desenvolver um câncer por metástase de outro câncer, este sim desenvolvido por exposição ás substÂncias químicas, como câncer de pulmão, instestinos ou até do fígado.

É uma doença terrível.

Rinaldo Nery

O que faz a bomba explodir é a espoleta (tem explosivo). O tritonal é praticamente inerte.

Rinaldo Nery

Trem explosivo, e não “tem”.

Camargoer.

Riso. O “trem” explode mesmo. riso.

Jadson S. Cabral

Sim, mas em algumas condições específicas, algumas coisas podem se transformar no estopim. O cloreto de potássio (ou clorato, o professor Camargo que me corrija) usado em fertilizantes e em alguns explosivos tbm é praticamente inerte, eu suponho, mas com a quantidade certa de calor… tivemos aquela explosão no Porto de Beirut

Esteves
Leandro Costa

Eu não pesquisei, Esteves.

As informações que eu dei foram de um livro que li a muito tempo (e que continua na estante firme e forte) chamado “Clashes: Air Combat Over North Vietnam 1965-1973” do Marshal L. Michel III. Bom livro. Eu recomendo bastante.

Esteves

Sim, grato.

Eu errei o tempo. Disse que o Esteves precisa pesquisar mais.

Não o Leandro. Sorry.

Marcelo

Os russos usando bomba antiga era motivo de piada, já os israelenses usando bomba antiga estão mais do que certos em usar kkk.
Chega ser hilário!!!

Last edited 6 meses atrás by Marcelo
adriano

Martelo e bigorna em ação.

Gabriel

Israel fazendo aquilo que deve ser feito para defender seu povo.

Infelizmente, para a grande maioria dos Mulçumanos os não mulçumanos são “infiéis”.

Infelizmente, para a maioria das autoridades mulçumanas é justificada a guerra santa (Jihad) contra os “infiéis”.

Importante que na atualidade Cristãos e Judeus não pregam o extermínio de Mulçumanos.

Incrível que mesmo assim existem aqueles que acham que Israel está tendo ações desproporcionais e que o Hamas deve ser compreendido.

Alexandre

Procure na internet vídeos do dia 05/10/2023 em que judeus invadem Al Aqsa.

Esteves

Cristãos não têm parte nessa história.

Last edited 6 meses atrás by Esteves
Jadson S. Cabral

Você está comentando erros enormes ao generalizar os muçulmanos, agindo em maioria como se você tivesse como fazer uma afirmação dessas. Depois comete outro erro enorme ao simplificar a questão a meras disputas religiosas, quando não é só isso. Se a questão fosse tão simples e pudesse ser resolvida com um resumo tão tosco não estaríamos vendo essa barbarie. Terceiro, comete um erro ainda maior ao colocar o cristianismo na questão e querer comparar com as outras duas religiões abraâmicas, como se o cristianismo não tivesse cometido suas barbáries no passado e como se o islamismo pregasse o extermínio de… Read more »

Gabriel

Por “tantinho assim” não justificou a existência do terrorismo.

Só faltou relativizar mais um pouco.

Zero surpresa.

Demolidor

Vc acha certo um povo viver um gueto?

Jadson S. Cabral

Não entendeu nada do que falei, nem fez questão. Típico de gente que escolhe um lado para sí e acha que tem a razão. Perdi meu tempo

Demolidor

Realmente as ações de Israel são desproporcionais, a Faixa de Gaza é um gueto igual os Nazistas faziam com os judeus na segunda guerra mundial, quem nasce na Faixa de Gaza não é permite sair de lá nunca, está preso lá a vida toda, mesmo se vc for uma pessoa boa, oque Israel faz com a faixa de gaza é semelhante oque países comunistas fazem com sua população.

Henrique A

O interessante é que eles ainda tem elas no estoque. Os americanos lançaram as últimas que sobraram há muitos anos atrás. Essas bombas foram as preferidas dos B-52 na guerra do Golfo, principalmente com o kit de retardo.

Henrique A

Essas bombas são também chamadas de “de demolição” pois elas tem uma proporção maior de explosivo/metal do que as mk80 assim cada M117 leva proporcionalmente mais explosivo que uma mk 83 de 1000 libras.

Funcionário da Petrobras

Chamou minha atenção a pintura surrada do F-16I.

Jefferson Ferreira

Não é só a pintura que tá surrada… esses caças são usados até o osso…

Romão

A Força Aérea Israelense, é provavelmente a mais operacional do mundo.
Aliás, isso pode se aplicar a todas as forças de defesa de Israel porque eles são um país do tamanho de Sergipe sem profundidade estratégica nenhuma.
Pintura definitivamente não é prioridade.

Jadson S. Cabral

Eu só queria saber como que com essa prontidão toda e com tanto equipamento moderno eles não viram o Hamas treinando por 1 ano em Campos a céu aberto próximos da fronteira. Em um dos campos eles até reproduziram uma base israelense.
Alguém me explica como que aquela que é considerada a melhor força aérea do mundo, com tanto drone, não conseguiu enxergar isso, porque eu achei que Gaza era a região mais vigiada do mundo. Achei que tinha drone sobrevoando Gaza 24/7

Felipe

Enxergaram sim e deixaram atacar. Agora tem carta branca pra atacar o que quiserem na faixa de gaza, civil ou não.

Last edited 6 meses atrás by Felipe
Rinaldo Nery

Israelense não se preocupa com isso. Nem tem tempo pra tal.

Rinaldo Nery

E não gasta dinheiro com que não interessa.

Esteves

Quem gosta de tinta é a turma do outro lado. Pintam tudo.

Jagder#44

O pessoal daqui também, adoram passar uma tinta num cordão de calçada.

Kommander

Vish, negócio tá ficando feio pros críticos dos russos.

Henrique

Diferença que Israel tem arsenal atualizado e acesso a outros mercados com armas atualizadas…

O russo tem o que? Coreia do Norte né?

Felipe

matendo a mesma linha de raciocinio dos anti-russos: “bateu o desespero em Israel. Estão sem armamento, só pode. Usando armas da guerra da Coreia. O que aconteceu com o tal falado segundo maior exercito do mundo? Ah ja sei, faz tudo parte do xadrez 180d de Netanyahu”

Heinz

A versão mais linda do F16 sem dúvidas é esta de Israel, esses tanques extra dão um charme a esse caça, sem contar essa pintura, de avião que está constantemente em ação.

Kommander

Achei a pintura bacana também, diferenciada… Me lembrou os vídeos games, onde a gente pode escolher a camuflagem que quiser.

Jadson S. Cabral

Nada. Esses tanques quebram as curvas da aeronave e a deixam com cara de gambiarra, de burro de carga. A beleza do F-16 é justamente ser esguio, coisas que outros caças não têm, mas tem as suas próprias.

Heinz

Questão de gosto mesmo, se você acha assim ok, colega.

LucianoSR71

Pelo que li, durante toda a vida operacional dos Couraçados Classe Iowa os projeteis (perfurantes ou de alto explosivo) disparados pelos seus canhões de 16 pol foram produzidos durante a 2ªGM, sendo o último disparo feito pelo USS Wisconsin BB-64 em 1991 durante a guerra do Golfo. Nesses grandes canhões o propelente (cordite) era armazenado em bolsas colocadas atrás do projetil e a quantidade dependia do alcance requerido.

Bruno Vinícius

Usar bombas burros para atingir alvos que – imagino – estão em área urbana é uma decisão, no mínimo, curiosa.

Rinaldo Nery

Parece q Israel não se preocupa mais c dano colateral. Avisou a população civil para abandonar a região, mas o Hamas os proíbe e usa como escudos humanos.

Jadson S. Cabral

Uma barbarie. Israel tem sim o direito de se defender, mas não devem se igualar aos terroristas, desprezando vidas inocentes. Gaza já é uma prisão em céu aberto, o povo já vive encurralado e agora pior. Serão 2 milhões de pessoas encurralas em 1/2 do espaço disponível hj, sem água, comida, medicamentos, hospitais, eletricidade… ja morreram dezenas de médicos, hospitais foram destruídos, há relatos de cheio de morte no ar. Gente, são 2 milhões de pessoas. São civis, crianças, idosos… pessoas com tanto direito de viver com israelenses. Em alguns comentários percebe-se a desumanização dessas pessoas, como se elas fossem… Read more »

Rinaldo Nery

Pois é.

Camargoer.

Olá Jadson. Concordo com você. Tenho defendido este ponto desde o primeiro dia. Terroristas são terrroristas porque agem como terroristas. Um Estado reconhecido na ONU tem o dever de agir dentro dos limites. Extrapola-los é agir como terroristas.

Nonato

Você sugere que Israel fique assistindo o Hamas agir livremente? Há 16 anos o Hamas faz o que quer. Israel nunca teve nem tem intenção de matar civis. Como você sugere acabar com o Hamas? Ou você não defende a extinção do Hamas? Se Israel ficar parado, muito mais gente pode morrer. Vemos essas falas vitimistas. Pode olhar os videos. Pessoas saudáveis, bem nutridas. Carros novos circulando Aí falam em prisão, fome… Vários desses países que se dizem preocupados com os palestinos não os vejo oferecer territorio ou dinheiro para Gaza Só que dinheiro o Hamas usa para comprar foguetes,… Read more »

Felipe

Parei de ler no “Israel nunca teve nem tem intenção de matar civis.”

Jadson S. Cabral

Como eu quero que Israel haja? Pra começar não usando bombas burras e demolindo tudo na cabeça de civis, usando o tão preparado serviço de inteligência deles para descobrir quem são os terroristas e usar suas armas inteligentes para liquidá-los causando o menos número de baixas civis possível, exatamente o contrário do que estão fazendo.

Felipe

Israel pode.

Jadson S. Cabral

70 anos depois e ainda funciona… só não ganha do Hamas em inventividade, que, ao menos segundo a propaganda dos próprios terroristas, resgataram bombas de naufrágios da segunda guerra na região para fazer seus foguetes. Tô besta que tanto tempo depois os explosivos ainda funcionem

Jadson S. Cabral

Vou aproveitar a meteria para tentar sanar uma dívida que me veio à cabeça nas últimas semanas. Com funcionam exatamente as espoletas desse tipo de bomba? Sendo o fusível por tempo ou aproximação, como ele sabe que a bomba deixou o pod da aeronave? Digo, se a bomba é burra, não há nenhum tipo de eletrônica nela e nas fotos que vejo, não há nenhum tipo de ligação do tipo entre o artefato e a aeronave. Dito isso, em que momento o fusível começa a contar o tempo? Ele é programado manualmente, certo? Mas deve ser programado para começar a… Read more »

Esteves

“Bomba de Uso Geral M117 A M117 é uma bomba de uso geral de 750 libras que pode ser empregada em várias configurações diferentes. O M117 básico data da Guerra da Coreia e usa uma barbatana de cauda de baixo porte para entregas de média e alta altitude. O M117R (Retardado) usa um conjunto de aleta especial que fornece opções de liberação de alto desdo ou baixo de desdo. Para entregas de baixa altitude, o conjunto de cauda abre quatro grandes placas de arrasto que desaceleram rapidamente a bomba e permitem que a aeronave escape de sua explosão. O M117D… Read more »

LucianoSR71

Essas eu não sei, mas na 2ªGM muitas bombas tinham um dispositivo de segurança que era uma hélice na ponta, antes da decolagem tiravam um pino que evitava que girasse, ao ser lançada, o deslocamento do ar fazia girar essa hélice que estava conectada a um dispositivo que armava a bomba p/ explodir por contato, algumas ainda tinham um retardo pré-programado em terra.

Rinaldo Nery

Existe um arame, preso ao pilone, que trava a ventoinha. A bomba, ao ser liberada, faz c que o arame se desprenda da espoleta. Na queda a ventoinha gira e encosta na espoleta. Ela fica num tipo de parafuso, com roscas. O número de voltas p encostar é igual ao tempo pra armar. Uma vez encostada, ao impactar o solo dispara como se fosse um percutor de pistola. Há uma ignição interna q explode o tritonal. Há espoletas que utilizam dispositivos do tipo relógio. As de retardo, normalmente, são assim. Ficam na cauda.

Rinaldo Nery

Na foto da matéria aparece o arame.

Jadson S. Cabral

Aaaah, sim. Muito obrigado, coronel! essa dúvida tava tirano o meu sossego esses dias

Fabio Araujo

Os armamentos tem prazo de validade, o projeto das bombas pode ser velho, mas a bomba em si deve ser mais recente. Uma bomba com projeto antigo mas que é comprovadamente eficiente não tem motivo para não usá-la.

Rinaldo Nery

A bomba não tem. Bombas da Segunda Guerra ainda explodem na Europa.

Last edited 6 meses atrás by Rinaldo Nery
Rinaldo Nery

Quando servi na extinta 2a ELO, lancei as bombas AN-M57 lançadas pelos P-47 na Itália. E todas explodiram.

Fabio Araujo

Bombas velhas ficam instáveis e com maior risco de explodir ao ser manuseadas. O risco das bombas velhas, não só da Segunda como também da Primeira Guerra, é que devido a instabilidade o risco de explodirem na retirada para a desativação é muito grande e quando o local é afastado pode ser melhor detonar que retirar.

Rinaldo Nery

Por isso a verificação regular da estabilidade do material explosivo, como postei lá em cima.

Esteves

Comprei uma bomba. Ontem na padaria. Boa bomba. Eu prefiro bomba de café…mas a bomba de creme que comprei e comi, fi-lo porque qui-lo.

Da pra liberar o Esteves das amarras do algoritmo estagiário?

AVISO DOS EDITORES:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Bota desconectado nisso. E sem graça.

Esteves

Corrigirei-me. Grato, Coronel Nery.

Rinaldo Nery

Desculpe-me se fui grosseiro.

Esteves

Coronel Nery,

Fortuna e ótima semana para todos.

Rinaldo Nery

Grato.

Andrey

Parece que Israel estreou o Iron Dome Beam,laser poderoso.

Jonathan Pôrto

Já vi repórter bisonho falando da alta tecnologia de Israel no século 21 ao ficar impressionado com a demolição dos prédios do HAMAS !! Pobre borboleta 🦋🦋🦋

Maurício.

Vish, até Israel que produz tudo quanto é tipo de bomba e kits de guiamento tendo que usar bombas burras da década de 50! A Rússia fazendo escola…😂

Antunes 1980

Essa pintura desgastada passa uma impressão de abandono ou das forças israelenses estarem sucateadas.

Fernando "Nunão" De Martini

Pelo contrário.
Para quem acompanha forças com grande quantidade de horas de voo em missões reais, passa a impressão de que as aeronaves são bastante utilizadas, o que indica uma força bastante operacional.

Magalhaes

Aeronaves muito operacionais. Nem precisa explicar muito. Vai ver de perto os aviões da marinha americana pra ver se é tudo limpiho e boninitinho como em fotos….rs.

Angelo

Seja nova ou velha é melhor sair de baixo……

Bavarian Lion

É suficiente.