Phenom 300E e Praetor 600 da Embraer completam testes de voo utilizando combustível de aviação 100% sustentável

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  • A conclusão dos testes é um passo significativo para avançar no objetivo de zerar as emissões líquidas na aviação até 2050 e na Embraer até 2040
  • Testes contribuíram para obter informações sobre o desempenho dos sistemas durante o uso de combustível 100% sustentável em motores Pratt & Whitney e Honeywell

Melbourne, Flórida, 15 de outubro, 2023 – A Embraer testou com sucesso o Phenom 300E e o Praetor 600 com combustível de aviação 100% sustentável (SAF 100%, na sigla em inglês). Os testes foram realizados nas instalações da Embraer em Melbourne e forneceram informações significativas sobre o desempenho dos sistemas de um motor ao utilizar misturas de até 100% SAF, fornecidas pela World Fuel. Os testes contaram com a colaboração dos fornecedores de motores e sistemas de combustível Honeywell Aerospace, Pratt & Whitney Canada, Parker e Safran.

O uso do SAF é parte fundamental do compromisso da Embraer com a sustentabilidade. Este marco demonstra a determinação da empresa em adaptar seus produtos atuais para serem mais sustentáveis e em promover a adesão dos clientes e da indústria a esse novo padrão. O SAF é uma fonte de energia renovável que pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 80%, quando comparado ao combustível de aviação tradicional. Isso torna o uso de SAF essencial para que as operações da Embraer sejam neutras em carbono até 2040 e, assim, apoiar a meta do setor aeroespacial de zerar emissões até 2050.

“Estamos orgulhosos com os voos bem-sucedidos do Phenom 300E e do Praetor 600 com SAF 100% puro. É um passo importante, à medida que nossos operadores estão cada vez mais interessados e fazendo uso deste combustível ”, afirma Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Essa conquista é um marco importante para a nossa jornada rumo a zerar as emissões líquidas em 2050 e reforça o compromisso da Embraer com a sustentabilidade para nossos clientes e a sociedade”.

Atualmente, todas as aeronaves da Embraer são aprovadas para utilizar uma mistura de até 50% de SAF junto ao querosene de aviação (Jet A1) , com base nas especificações ASTM International. No entanto, possíveis especificações futuras – que permitam combustíveis contendo até 100% de SAF – podem maximizar o potencial de redução de emissões através da utilização de fontes sustentáveis e não fósseis.

O compromisso da Embraer com a sustentabilidade é parte fundamental de sua estratégia de negócios e a empresa explora continuamente novas formas de reduzir seu impacto ambiental. Os voos do Phenom 300 e do Praetor 600 em SAF 100% puro são marcos significativos nesses esforços. A Embraer continuará trabalhando em direção a um futuro mais sustentável para a indústria da aviação por meio de esforços adicionais, como a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas de sistemas de propulsão de baixa ou zero emissão, como eletrificação, híbrido-elétrico e hidrogênio.

Siga a Embraer no X (antigo Twitter): @Embraer

Sobre o Phenom 300E

Phenom 300E

O Phenom 300E é o jato com operação de piloto único mais rápido e de maior alcance, com velocidade de cruzeiro de 464 nós e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km), com cinco ocupantes a bordo e reservas NBAA IFR. Com o melhor desempenho de subida e de pista em sua classe, o Phenom 300E custa menos para operar e manter do que seus concorrentes. A aeronave é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros), equipada com dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1 com 3.478 libras de empuxo cada. O cockpit amigável permite uma operação de piloto único e oferece o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseado no aclamado conjunto de aviônicos Garmin 3000. É o primeiro jato a oferecer o Runway Overrun and Awareness Alerting System (ROAAS) e também é equipado com o autothrottle, recursos que facilitam o trabalho dos pilotos. O reabastecimento de ponto único, o lavatório com serviço externo e a maior escada de entrada da categoria são características presentes no Phenom 300, geralmente encontradas apenas em jatos maiores.

O Phenom 300E oferece uma cabine espaçosa com o Embraer DNA Design e seu compartimento de bagagem está entre os maiores de sua categoria. As maiores janelas da classe oferecem iluminação natural abundante na cabine, bem como no banheiro privativo. O conforto dos assentos, com reclinação e capacidade de movimento total, é reforçado pela melhor pressurização entre os jatos leves (altitude máxima da cabine de 6.600 pés). O Phenom 300E possui zonas de temperatura distintas para pilotos e passageiros, guarda-roupa, refreshment center, opções de comunicação de voz e dados e sistema de entretenimento.

Sobre os Praetor Jets

Praetor 600
Praetor 600

O Praetor 500 e o Praetor 600 são as aeronaves tecnologicamente mais avançadas em suas categorias. O Praetor 500 superou as metas de certificação, apresentando um alcance intercontinental de 3.340 milhas náuticas (6.186 km) com quatro passageiros e reservas NBAA IFR. O Praetor 500 é o jato de médio porte que voa mais longe e mais rápido, capaz de operar de ponta a ponta e sem escalas na América do Norte, como de Miami a Seattle ou de Los Angeles a Nova York, por exemplo. Seu irmão, o Praetor 600, é o jato supermédio de maior alcance do mundo, capaz de voar sem escalas de Paris a Nova York ou de São Paulo a Miami. Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 tem alcance intercontinental de 4.018 milhas náuticas (7.441 km).

O interior do Embraer DNA Design explora com excelência todas as dimensões das cabines dos jatos Praetor, incluindo uma cabine de piso plano de quase dois metros de altura, com piso de pedra e lavatório a vácuo. A capacidade de redução de turbulência exclusiva da classe e a altitude de cabine de 5.800 pés, complementada por uma cabine silenciosa, estabeleceram os mais altos padrões na experiência do cliente nas categorias de tamanho médio e supermédio. O maior compartimento de bagagem da classe é complementado por um guarda-roupas generoso e uma penteadeira completa no banheiro privativo traseiro.

A tecnologia avançada em toda a cabine também é uma característica do Embraer DNA Design, começando com o Upper Tech Panel exclusivo no segmento, que exibe informações de voo e oferece recursos de gerenciamento de cabine também disponíveis em dispositivos pessoais, por meio do Honeywell Ovation Select. A banda Ka da Viasat presente na aeronave proporciona conectividade de alta capacidade e velocidade para todos a bordo, com velocidades típicas de cerca de 20 Mbps e capacidade de streaming de vídeo, outra exclusividade do setor em jatos de médio porte.

Sobre a Embraer Aviação Executiva

A Embraer está criando hoje o mundo de viagens aéreas privadas sob medida do futuro, utilizando inovação, design e tecnologia líderes do setor – ao mesmo tempo que incorpora práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. Como uma empresa global com mais de 54 anos no setor aeroespacial, a Embraer oferece a melhor experiência em aviação executiva por meio de aeronaves que apresentam tecnologia, desempenho e conforto inovadores. Seu portfólio é composto pelo Phenom 100EX, que oferece conforto de cabine inigualável, os mais altos níveis de versatilidade operacional e aviônicos aprimorados ; o Phenom 300E, que é o jato leve mais vendido dos últimos onze anos consecutivos e o mais voado nos Estados Unidos; e o Praetor 500 e o Praetor 600, que com o melhor alcance de voo da classe, são os jatos executivos de médio e super médio porte mais revolucionários e tecnologicamente avançados, capazes de cruzar continentes e oceanos, respectivamente. Todos os dias, as aeronaves executivas da Embraer operam em todo o mundo, apoiadas por uma forte e ágil rede de suporte ao cliente, que é a melhor em serviços do setor. Para obter mais informações, visite executive.embraer.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Pablo

Embraer sendo Embraer

Nonato

Se está certificado o uso de 50%, por que não é amplamente utilizado?
Ou há riscos?
Porque há vários anos se fala em testes mas não ouço falar em uso disseminado.
Fala-se tanto em preocupação com o meio ambiente.
Por que cantores, atores ambientalistas, bilionários “ativistas”.
Bill Gates, Madonna.
Por que não usam SAF?

MMerlin

Porque boa parte da frota existente é composta por aviões antigos. Alguns com mais de 30 anos. O uso desse biocombustíveis (que segundo pesquisas é mais eficiente que derivado de petróleo) existe adaptação e, em alguns casos, reprojetos de motores. Existe também a questão da produção, que é mais nova (com poucos concorrentes) e complexa, que o torna mais caro. Importante levar em conta a pegada ecológica. Dependendo da fomula, é necessário uma vasta área para plantio. Mas o modelo principal sendo seguido são os derivados de resíduos florestais e sólidos humanos. O que é preciso levar em consideração é… Read more »

Last edited 6 meses atrás by MMerlin