Um caça da USAF abateu um drone armado Anka-S da Força Aérea Turca sobre Hasakah na Síria. O drone turco iria bombardear posições das SDF (Syrian Democratic Forces), que são os aliados dos EUA no nordeste da Síria. As Forças Democráticas Sírias são uma aliança de milícias de sírios curdos, árabes, assírios, armênios, turcos e circassianos que lutam na Guerra Civil Síria.

Segundo Babak Taghvaee no X (ex-Twitter), o o drone turco Anka-S se aproximou da base do Exército dos EUA perto de Tel Beidar, ao norte de Hasakah para bombardear. As forças especiais do US Army presentes na base solicitaram imediatamente apoio aéreo. Dois caças F-16C em serviço CAP responderam e abateram o drone.

Inicialmente foi noticiado que o drone teria sido abatido por caças F-35A. Mas depois, foi verificado que o abate se deu por um F-16C Block 40 do 555th Expeditionary Fighter Squadron, vindo da base aérea de Muwaffaq Al-Salti, na Jordânia.

Base do Exército dos EUA perto de Tel Beidar

NOTA DA REDAÇÃO: Duas autoridades dos EUA, falando sob condição de anonimato è Reuters, disseram que um F-16 abateu o drone turco depois que os Estados Unidos ligaram várias vezes para autoridades militares turcas para avisá-los de que estavam operando perto das forças terrestres dos EUA.

As forças curdas sírias aliadas aos EUA disseram que os ataques turcos mataram oito pessoas, numa escalada provocada por um ataque a bomba em Ancara reivindicado por militantes curdos.

O apoio dos EUA às forças curdas no norte da Síria há muito que causa tensões com a Turquia, aliada da OTAN, que as vê como uma ala do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). Esse grupo reivindicou o ataque de domingo em Ancara, perto de edifícios governamentais.

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Ih, Rapaz…

Leandro Costa

Ih, Rapaz…²

Camargoer.

ih, rapaz³ ….

Funcionário da Petrobras

ih, rapaz4….

Jadson S. Cabral

Ih, rapaz…5

Carlos Pietro

Ih, rapaz…6

Pet

OTAN X OTAN ? 🤔🤣🤣🤣

Marcelo

Agora todos os países querem um pedaço da Siria se possivel com algum tipo de riqueza mineral,mais se nao tiver riqueza mineral pode ser um pedaço do territorio ja esta de bom tamanho !!!

Leandro Costa

Nesse caso não é novidade. Turquia vs. Grécia…

Carlos Campos

Turquia continua ocupando a Síria, e nada de ajuda para eles. EUA também
Slava Síria kkkkk

Last edited 6 meses atrás by Carlos Campos
Fabricio Lustosa

Pois é né, nada de slava Síria, afinal não foi essa a narrativa enfiada guela abaixo.

Nilton L Junior

Hehehehehehehe boa

Heinz

Slava Ukraine, Heroyam Slava. Death to invaders.

Cassini

“Death to invaders”.

Vale para os americanos neste caso ou só repete mantra contra “is inimigos do Ocidente”?

Jagderband#44

Como não? E a Rússia, o que faz lá?

Slow

A Rússia foi chamada e os EUA ?

Nonato

E na Ucrânia???

nereu

foi chamada também

Carlos Campos

Rússia tá ajudando, os países ricos deveriam ajudar também kkkk

Jagderband#44

Exato!

Maurício.

Ué, mas EUA e Turquia não são aliados? Os dois não fazem parte da OTAN? 🤔 Dois invasores na Síria, mas desses invasores, quase ninguém reclama, “estranho”…

RenanZ

Chama a OTAN pra cair de pau na OTAN

Maurício.

😂

Jadson S. Cabral

Muita gente reclama. Não reclama tanto quando reclama da invasão a Ucrânia porque são coisas totalmente diferentes. É um país em guerra civil, todo dividido, com um monte de gente defendendo seus interesses, sejam os vizinhos (leia-se Turquia, Israel e Irã), sejam as potências como Rússia, EUA e seus aliados. Não dá mesmo pra comparar. Nem fazendo esforço. E tbm essa confusão já vai fazer 10 anos. Uma hora cansa. Ou você acha que se a guerra da Ucrânia durar isso tudo vai continuar tendo a mesma repercussão?

Maurício.

Não tente relativisar, invasão é invasão, não importa o tempo que faz e seus motivos, acontece que o pessoal tem indignação seletiva, simples assim.

Carlos Campos

Segundo o pouco que já foi desclassificado, os EUA armaram a oposição, no caso FSA se não me engano, o Assad ia vencer rápido, e os EUA ainda sonhavam que eles iam vencer, nessa situação veio a Rússia que viu que o Assad era só uma pedra no caminho de uma rota de gás que iam tirar mercado deles. e passou a ajudar, ou seja toda desgraça do povo sírio é para diminuir poder da rússia, bancos e empresas ganharem dinheiro com gás.

Comte. Nogueira

A Palestina, idem.

Leandro Costa

Turquia e Grécia de vez em quando tem arranca rabos. Esse caso de agora vai ser resolvido com um telefonema aonde ambas as partes vão pedir desculpinhas não sinceras e vida que segue. Os EUA não tem nada o que fazer mais na Síria. Mais um graaande passo de política externa da administração Bobama, que o Trumpinho disse que iria resolver tirando as tropas Americanas da Síria e também não cumpriu a promessa e agora do Biden não tem cojones para sair de lá. Se é que ele lembra que tem alguma coisa acontecendo por lá. A Turquia por outro… Read more »

Maurício.

“Esse caso de agora vai ser resolvido com um telefonema aonde ambas as partes vão pedir desculpinhas não sinceras e vida que segue.”

Não é bem assim não, como alguém lembrou aqui nos comentários, tem o caso da Suécia na OTAN, Erdogan já disse que por ele não tem problema nenhum, e o caso irá para votação, mas, vamos ser sinceros, tu acredita no que o Erdogan fala? Ele vai tirar o máximo proveito dessa situação, pode ter certeza, na Síria, Turquia e EUA são invasores, mas cada um com os seus objetivos.

Leandro Costa

Acho que o Erdogan não quer antagonizar toda a OTAN, ainda mais depois de publicamente ter anunciado o apoio à entrada da Suécia. Mas também não duvido que ele esteja apenas protelando enquanto pode. Não tenho dúvidas de que seja lá a opção que ele escolher, ele vai estar decidindo fazer o que lhe der o máximo de vantagem pelo máximo de tempo possível.

Camargoer.

Pelo mapa, os EUA e Israel estão ocupando ilegalmente o território soberano da Síria….

Underground

No mapa falta mostrar o território ocupado pelos russos, iranianos, grupos terroristas e afins+.

Maurício.

Os russos foram convidados, os EUA foram convidados também? 🤔

Underground

Os russos foram convidados pelo ditador do amor, Bashar all-Assad.

Camargoer.

E quem convidou Israel?

Underground

Ninguém.
Os israelenses vem se defendendo de ataques vindos da Síria desde longínquos tempos.

Camargoer.

Então é permitido invadir outro país para defender os próprios interesses?

Jota

Obviamente não é . Já foi corriqueiro. Não mais. A guerra de 39 começou assim. A união soviética fez isso no leste europeu. A china fez no Tibet e os EUA fizeram no Iraque.
O detalhe é que aqueles que tentam isso tem bastante força pra sustentar o ato. E a Rússia está se mostrando uma republiqueta. Nuclear claro, mas uma bagunça.

Carlos Campos

no caso de Israel não é interesse, é sobrevivência, ou vc é daqueles que acha errado legítima defesa?

Camargoer.

Caro. Então, se a autodefesa é justificada, significa que Cuba tinha todo o direito de colocar mísseis nucleares em seu território para se defender de uma nova invasão apoiada pelos EUA?

Carlos Campos

sim

Leandro Costa

Devido ao fato de a Síria ter usado meios militares para tentar extinguir Israel, este se encontra no direito, na posição de um país agredido que conseguiu repelir o agressor, de ocupar o território que ele quiser daquele que o agrediu para garantir sua própria segurança, a menos que um acordo de paz seja aceito e cumprido por ambas as partes, o que garantiria a segurança de ambos. No caso Israel foi até comedido, porque o caminho até Damasco estava livre. Claro que existiriam consequências maiores caso Israel tivesse feito isso. Chegar lá, dominar e ocupar são coisas diferentes. No… Read more »

Carlos

Está a fazer uma má leitura da Carta das Nações Unidas e no caso de Israel existe uma razão, os sírios bombardeavam o norte de Israel a partir dos Montes Golã e neste caso trata-se da sobrevivência do estado israelense

Camargoer.

Então, Cuba tem razão se buscar apoio da China para se defender dos ataques dos EUA desde da fracassada invasão da Baia dos Porcos?

Carlos Campos

sim

Jota

Israel foi formalmente convidado em 6/6/67 quando a Síria tomou a iniciativa de invadir Israel pelo norte. Começou o que não conseguiria terminar. O vencedor devolve se e quando quiser.
Da mesma forma o Chile tomou a saída para o mar da Bolívia

Camargoer.

Então, se um país “A” invade o país “B”, isso justifica que “B” ocupe o território de “A”? Então, isso significa que a Ucrânia agora tem a permissão moral de ocupar a Russia? Isso significa também que Cuba tem a permissão moral de apoiar qualquer um que queira derribar o governo dos EUA?

Jota

Sinto muito, mas é assim que as coisas são no mundo real. Se invade seu vizinho é para tomar terra. Então você está consentindo que ele revide e eventualmente tome parte do seu terreno. Ou tudo. É grotesco, é selvagem , concordo. Mas a raça humana não é e nunca foi muito sensata. Permissão moral ,cuba tem pra tentar invadir os EUA. Mas acho que não vai dar certo.

Vinicius Ferreira Soares

Exatamente. Só que Cuba e Ucrânia não tem poder pra fazer isso. Só isso. Soberania o nome.

Carlos

A leitura da Carta das Nações Unidas não faria mal nenhum até iria enriquecer a sabedoria de alguns. Os EUA não invadiram Cuba, não foi preso ou morto qualquer soldado dos EUA na Baia dos Porcos. Todo o mundo sabe que foi organizado pela CIA mas quem participou na invasão eram todos cubanos como tal juridicamente os EUA não invadiu Cuba. Bloqueio naval a Cuba justificado pela Carta das Nações Unidas porque os misseis eram soviéticos e eram uma ameaça aos EUA, como tal os EUA tinham o direito à sua defesa, pela ameaça que os mísseis representavam. No caso… Read more »

Jadson S. Cabral

Se é do amor ou do terror, não importa para a discussão. Ele é ditador no país dele e quem tem que resolver essa questão, se for do interesse deles, são os nacionais. Invasão é invasão e não é fato do líder de determinado país ser um ditador que justifica uma. Cadê os EUA invadindo a Arábia Saudita?

Comte. Nogueira

Da Jordânia, do Líbano, da Palestina, de Gaza, do Egito…

Carlos

É verdade que parte da Síria está ocupada por Israel, mas para quem não sabe Israel ocupou os Montes Golã em 1967 durante a Guerra dos Seis Dias e não é nada recente devido à Primavera Árabe

Beto

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO POR NÃO SEGUIR AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Maurício.

“Não vai demorar muito, com a iminente derrota da Ucrânia, e o colapso econômico do Ocidente, Rússia, Irã e Turquia vão colocar os EUA e terroristas pra fora da Síria.”

Vão nada, Rússia e EUA são farinha do mesmo saco, a Rússia se diz aliada da Síria mas deixa os invasores americanos bem tranquilos em suas bases, pelo certo, era para a Rússia mandar essas bases americanas na Síria pelos ares, mas a Rússia não tem culhão para isso, o mesmo vale para os EUA, com os russos na Ucrânia.

Underground

A Síria deixou de ser um país para tornar-se apenas uma região ocupada por diversas forças que apoiam diferentes grupos étnicos, religiosos e políticos, alguns basicamente terroristas desejosos apenas de ocupar espaço para manter um enclave para atacar outros países.

Maurício.

Que “bela” tentativa de passar panos…Rsrsrs. Tu deveria criticar os invasores da Síria, ou seja, EUA e Turquia, assim como tu critica os invasores russos na Ucrânia…

Underground

Uai?!
E a Rússia pode invadir a Ucrânia?
Quanta seletividade!

Diego

Se você apoia a ucrania por causa da maldita invasão Russa, seguindo essa linha de raciocínio você terá que repensar sobre a situação Síria

Underground

Bom… podemos questionar os diversos grupos que estão por lá: entre outros mil, podemos citar, Estado Islâmico e Al-Qaeda, Turquia, Irã, Curdos, Árabes…..
Mas você prefere se manter isento apoiando o ditador do bem e a Rússia.
Como eu disse, a Síria virou terra de ninguém.

Maurício.

“Bom… podemos questionar os diversos grupos que estão por lá: entre outros mil, podemos citar, Estado Islâmico e Al-Qaeda” De qual Al-Qaeda tu está falando? Daquela que os próprios EUA são aliados na Síria?🤔 Essa tua narrativa não se sustenta perante a realidade dos fatos, simples assim. “A guerra começou em 2011, quando os Estados Unidos desembarcaram agentes da CIA para começar a se coordenar com a Al Qaeda e outros grupos terroristas. E éramos apoiadores inabaláveis da Al Qaeda, desde antes do início formal da guerra. Somos apoiadores da Al Qaeda hoje, onde eles estão na província de Idlib.”… Read more »

carvalho2008

Mestre Underground,

Antes , não havia Al Qaeda e sequer existia Al qaeda no mundo…antes, não havia Estado Islamico na Siria e sequer havia Estado Islamico no mundo, antes, os iranianos não estavam lá….antes, os Russos (a convite), tambem não estavam lá…quando a instituições de um país não são atacadas….as brechas não abrem…depois que um pais é atacado e as instituições enfraquecem…qualquer entra…

Maurício.

E quem disse que a Rússia pode invadir a Ucrânia? Quem está sendo seletivo aqui é tu, basta ver seus comentários indignados contra a Rússia, já contra os EUA e Turquia, tu tenta colocar a culpa na Síria!

Pet

OTAN X NATO!!!! 🤣🤣🤣🤣🙈🙈

Rodrigo

As Forças Democráticas Sírias são uma aliança de milícias de sírios curdos, árabes, assírios, armênios, turcos e circassianos que lutam na Guerra Civil Síria. Eita rapaz tudo isso junto…turco bombardeando turco? Americano abatendo drone turco….tudo isso na Síria, que tem influência Rússia…. melhor todo mundo deixa passar e esconde embaixo do tapete que tentar resolver.

Maurício.

Só um detalhe, essa “Democráticas” é só para enganar os incautos.

comment image

Jadson S. Cabral

O inimigo do meu inimigo é…

Maurício.

“O inimigo do meu inimigo é…”

…Um grupo terrorista que eu prego aos quatro cantos do mundo que sou contra e vou “combater”…😂🤷🏻‍♂️

Camargoer.

O inimigo do meu inimigo… é problema do meu inimigo. Já deviam ter aprendido que ajudar o inimigo do meu inimigo é criar um novo inimigo

Nilton L Junior

O inimigo do meu inimigo deve ser um aliado tático para se tornar estratégico ai vc estabelece parceria.

Camargoer.

Mas tem que combinar com os russos. Literalmente.

737-800RJ

Por isso que eu sou mais Brasil e quero que os países do Hemisfério Norte se resolvam com os problemas deles (sendo bem educado, para não violar as regras da página), bem longe de nós. Tem gente aqui que agita pom pom pra Rússia, Estados Unidos e China… Se um dia acharem necessário vir aqui e tomar o que é nosso, farão sem pestanejar!

Last edited 6 meses atrás by 737-800RJ
Aéreo

É isto aí. O Brasil não precisa se curvar a polarização entre EUA/Europa vs Rússia/China.
Deve se concentrar em manter uma postura neutra, defendendo os seus interesses legítimos e não blocos ideológicos. 

Allan Lemos

Está falando sério? Brasil? 60k homicídios por ano e você acha que a gente está no ponto alto moral?

Bispo

Artigo 5º da OTAN: atacar um membro é considerado um ataque a todos os membros.
§ Único: se membros se atacarem , o mais forte será o vencedor. 🤪

Funcionário da Petrobras

Será que o Erdogan vai deixar quieto?

Willber Rodrigues

Algo me diz que a adesão da Suécia na OTAN vai demorar mais um pouco…
Entendedores entenderão.

Jadson S. Cabral

Ah, essa com certeza

carvalho2008

É impressionante como a democracia ocidental está em crise por mais que nos esforcemos em peserva-la…foi assim na WWI e WWII…..não consigo acreditar que com tanto em jogo, um ataque deste tenha sido autorizado…..

Camargoer.

Olá Carvalho. Concordo. Estamos passando por um período muito critico. A primeira pergunta é se queremos ou não uma democracia. Se quisermos (e existem todos os motivos para escolhermos a democracia), é preciso retomar a linha base da democracia. Caso escolhermos o fim da democracia (e não existe nenhum motivo para justificar o seu fim). então qual tipo de estado de exceção vamos escolher? Quem vai ser o grupo privilegiado neste estado de exceção e quem serão os grupos excluídos?

carvalho2008

Mestre camargoer….cada um quer a sua….

Camargoer.

Olá Carvalho. Lemdro de uma aula da Marilena Chauí exatamente sobre a importância de ampliar o conceito de democracia para além do modelo de “democracia liberal”, Ela fez uma contextualização história do conceito de democracia moderna. Primeiro, colocando fiz ao absolutismo por meio da instituição do Estado de Direito. Ainda que o Estado de Direito seja uma coisa tão antiga quanto o Império Romano, foi preciso trazer de volta a ideia que todos são iguais perante a lei e que a sociedade deve ser regida por um conjunto de leis conhecido por todos. O segundo passo foi estabelecer a soberania… Read more »

Sergio Machado

É divertido ver as defesas kkkk.
Que vassalagem.

KKce

Existiu alguma guerra mais bagunçada que essa guerra na Síria? É tanta gente lá que nem sei que lado cada um é ou quem é quem.

Camargoer.

Olá. A I Guerra também foi bem confusa. Minha filha sempre pede para eu explicar de novo.

Willber Rodrigues

Quando sua filha pedir explicações sobre a WWI, é só dizer que foi o maior episódio de “Casos de Família” já registrado.

Camargoer.

Riso. Verdade.. lembrei daquele programa dos EUA. “Geraldo”. Fazia sucesso no Japão.

Maurício.

KKce, a Líbia é o mesmo caso da Síria, na minha opinião ainda pior, se dizem que o Síria hoje é um país dividido, a Líbia nem se fala. A Líbia hoje é um país dividido (se é que ainda dá para chamar de país), de um lado o grupo liderado pelo general Haftar, apoiado por Egito, Emirados Árabes Unidos, Rússia e por baixo dos panos a Arábia Saudita, alguns dizem que até a França apoia o general… Do outro lado, o governo “reconhecido internacionalmente” é apoiado pela ONU, e tem forte apoio de países como EUA, UK, Itália, Turquia… Read more »

Bardini

Mais um capítulo da novela turcos x curdos. . PKK enfia um atentado a bomba na capital da Turquia e a Turquia responde com uma ação extremamente agressiva contra “Rojava”, atacando infraestrutura, incluindo aí fábricas e plantas de geração de energia. Quem se lasca é a população daqueles lados, como sempre. . “Rojava”… Parte amarela do mapa. Em meio ao conflito ocorrido na Síria, os curdos vem tentando viabilizar um pedaço de chão para si. Lutaram contra tropas de Assad, contra ISIS, Daesh, contra ações do IRGC. Agora, seu principal adversáro tem sido os turcos. . Ao norte da Síria,… Read more »

Maurício.

“combater o que sobrou do ISIS e Daesh.”

Os EUA são os próprios culpados pelo surgimento do ISIS e do Daesh, desde que inventaram aquela desculpa esfarrapada para a invasão do Iraque em 2003, e agora estão dando a desculpa de que querem combater esses grupos? 😂
Quanto ao drone turco, não vai dar nada, mas dizem que dá próxima vez o drone será escoltado por caças F-16…🤭

Nilton L Junior

Enquanto isso. Exercício anual de veículos aéreos não tripulados de quatro ramos do Exército iraniano No Irão, o exercício anual de veículos aéreos não tripulados de quatro ramos do Exército iraniano está em curso pelo segundo dia. O evento envolveu mais de 200 UAVs diferentes em diferentes partes do país. No entanto, algo mais é interessante aqui. O UAV Kaman-19 foi demonstrado pela primeira vez. O drone foi projetado para guerra eletrônica, o que não é novidade para os iranianos. Eles já possuem desenvolvimentos semelhantes baseados nos UAVs Ababil e Mohajer. Mas o novo tipo de drone, a julgar pela… Read more »

Heinz

Não dá em nada. É esse o país que afirmou que vai destruir o estado de Israel?

Heinz

F16 fazendo mais vítimas, aguardando ansioso para sua estreia na Ucrânia, apesar desses serem F16 capados.

Leonardo Bastos

kkkkkkkkk….

Cansado

Sempre que penso na situação da Síria me lembro que graças a esse conflito surgiu uma das expressões mais ridículas e descabidas da linguagem mundial que, ao mesmo tempo, serve de referência para demonstrar que a hipocrisia não tem limites: “rebeldes moderados”.
Essa expressão ficará na história da semântica mundial. Representa bem o fato de que você pode ser um verdadeiro psicopata açougueiro no campo de batalha mas, desde que empunhe uma certa bandeira famosa, será tratado como um “guerreiro pela liberdade”.