Os helicópteros MRH-90 Taipan da Força de Defesa Australiana (ADF) não retornarão às operações de voo antes da data planejada de retirada, dezembro de 2024.

O Ministro da Defesa, Richard Marles, disse que o Governo está focado na introdução em serviço da nova frota de UH-60M Black Hawks. Os três primeiros Black Hawks chegaram à Austrália e começaram a voar em setembro, com os Black Hawks restantes continuando a ser entregues.

O Sr. Marles disse que o MRH-90 foi uma capacidade importante para a ADF. “Reconheço o trabalho árduo das centenas de pessoas que se dedicaram à aquisição, operação e manutenção da aeronave”, disse ele.

“Os primeiros dos 40 Black Hawks que substituirão o MRH-90 chegaram e já estão voando na Austrália. Estamos focados em ver sua introdução ao serviço o mais rápido possível.

“A maior prioridade do Governo é a segurança e o bem-estar do nosso povo. Continuamos a apoiar as famílias dos quatro soldados que perderam a vida no início deste ano e a comunidade da Defesa em geral.”

A ADF continuará a operar seus CH-47F Chinooks, Tigers e MH-60R Seahawks para fornecer uma capacidade de aviação pronta.

A partir de 2025, os novos helicópteros AH-64E Apache também entrarão em serviço no Exército.

Marles disse que para ajudar a mitigar impactos adicionais nas operações e no treinamento do Exército, o governo estava explorando opções para acelerar a entrega dos Black Hawks e o treinamento da tripulação aérea.

Ele disse que o anúncio de 29/9 não sugere o resultado das investigações sobre o trágico incidente de 28 de julho, quando um MRH-90 Taipan caiu perto da Ilha Lindeman, Queensland, durante o Exercício Talisman Sabre, matando os quatro tripulantes a bordo.

Marles disse que o governo deixou claro na época que a Defesa não voaria na plataforma até que as investigações sobre o incidente fossem concluídas.

FONTE: Departamento de Defesa Australiano

Declaração da NH Industries sobre a decisão da Commonwealth da Austrália sobre o programa MRH90

AIX-EN-PROVENCE, França — A NHI expressa seu desapontamento com a decisão da Comunidade da Austrália de não retomar as operações do MRH90.

No que se refere ao acidente envolvendo um MRH90 australiano no dia 28 de julho, a NH Industries já informou aos operadores que não identificou nenhuma informação na análise inicial dos dados de voo relacionada com uma falha, mau funcionamento ou defeito relacionado com o projeto da aeronave. A NHI não recomendou quaisquer medidas adicionais a serem aplicadas à frota operacional.

A NHI também oferecerá uma proposta à Comunidade da Austrália para apoiar a eliminação progressiva da frota MRH90. Isto produzirá um estoque de peças para uso de outros operadores, que continuam a pilotar a aeronave com sucesso em todo o mundo.

O helicóptero NH90 é o maior programa de helicópteros militares da Europa, o NH90 é a escolha ideal para operações modernas graças à sua fuselagem totalmente composta com uma cabine grande, à sua excelente relação potência-peso e à sua ampla gama de equipamentos de função. Ele possui um sistema de controle de voo quadruplex fly-by-wire para reduzir a carga de trabalho do piloto e melhorar as características de manuseio de voo.

O NH90 está disponível em duas variantes principais: uma especificada para operações navais, o NH90 NFH (NATO Frigate Helicopter) e o TTH (Tactical Transport Helicopter) para operações terrestres. Até hoje, mais de 500 helicópteros NH90, uma mistura de ambas as variantes, foram entregues em todo o mundo, realizando missões em uma ampla variedade de condições climáticas e ambientais, em terra e no mar, e acumularam mais de 380.000 horas de voo.

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Willber Rodrigues

Pra Austrália ter visto que valia mais a pena tomar um prejú bilionário aposentando esses helis mais cedo e desembolsar bilhões comprando novos helis, ao invés de tentar sanar os problemas do NH-90, é porque a situação foi feia mesmo…

Rafael Coimbra

Esse nasceu “todo errado” e com o azar de não ser Americano….

Antunes 1980

Engraçado, a substituição dos Eurocopter Tiger, depois os submarinos franceses e agora os MH90.

Pelo visto a Austrália está abrindo mão de tudo que é europeu para operar apenas equipamentos dos Estados Unidos.

Mauricio de Oliveira

Acertô mizeravi!
Vai ganhar estrelinha!

Carlos Campos

não é bem assim, eles tem problemas com esses helis, são problemáticos, e vão comprar novos que dê para usar

Heitor

Além de estarem sempre no chão por problemas técnicos, ocorreu acidente que vitimou soldados.

EduardoSP

Menos conspiracionismo.
Veja o que aconteceu como NH90 na Noruega, na Suécia e na Bélgica.

deadeye

Sim. Porém, realmente a Australia está padronizando suas forças armadas para equipamentos Britânicos e dos EUA.

Underground

A Austrália vê a expansão chinesa como algo extremamente sério e está tomando medidas que possam lhe garantir segurança, inclusive no que se refere a laços políticos, econômicos e militares.

Marcelo

Os equipamentos europeus alem de ser mais caro para adquirir e operar eles nao entregam o que é esperado em operação (deixa a desejar).

Camargoer.

Caro. Creio que você está equivocado em sua generalização. A Europa é grande, diversificada e complexa. Existem países como Alemanha, França, Portugal, Romênia, Finlândia… são produzidos satélites, veículos, navios, vinhos, queijos, canetas, equipamentos médicos, alimentos, medicamentos, sapatos, turbinas, cerveja, violinos, lentes de óculos, gravatas, trens, relógios.. alguns produtos são caros, outros baratos, alguns são excelente, outros péssimos (nunca beba vinho suíço)..

RafaelW

Vinho suíço é tão ruim assim? Estava querendo provar.

Franz A. Neeracher

Meio off-topic, mas vamos lá…

Vc fala em generalizar…..mas está fazendo a mesma coisa rsrs.

Existem bons, médios e péssimos vinhos suíços…..como em qualquer país que produz vinhos.

Talvêz vc teve azar…..uma vêz tive a oportunidade de experimentar alguns…..excelentes, porém muito caros!!!

Gabriel Moreira

Vão entrar os Apaches em operação…o que vai acontecer com os Tigers deles? Helicópteros de ataque puros, talvez uma boa opção, se vier barato. Ainda mais que a manutenção poderia feita na Helibras.

Carlos Campos

melhor pedir dos EUA Viper usado.

Willber Rodrigues

“se vier barato”
O problema é ser “barato” de adquirir, mas não barato pra manter…

deadeye

Não compensa, o Tiger é caro devido à falta de escala. Ainda mais, porque além da Austrália, a Alemanha já pretende aposentar o tipo.

Marcelo Andrade

Pelo amor de Deus!!!!

Welington S.

Cara, que helicóptero bonito. É um helicóptero que sem sombra de dúvidas eu teria em minha força armada. Uma pena ser caríssimo e muito problemático. É um helicóptero tipo “F-35” só que de asas rotativas (e mesmo assim vendeu). Vai demorar muitos anos ainda para nascer um helicóptero que bate de frente com o BH, onde é visado a substituição total de toda a frota BH pelo mundo, por um conceito novo e entregar melhor o que o BH entrega (comparação por ex.: C-130 ~ KC-390).

Nonato

O helicóptero mais bonito que existe.

Maurício.

Em matéria de preço e comparando com o F-35, ninguém supera o CH-53 King Stallion…😂

tango-echo

Este é aquele helicóptero usado para remover minas subaquáticas?

Nonato

Não entendi

Macgaren

Se a FAB chegar junto talvez consiga esses usados!

Lewandowski

Meu favor! Por que tudo que é descartado em outros países deve ser adquirido por aqui? Sempre essa conversa… Pesquise sobre os custos que esse heli tem e seus problemas que nem de graça vala a pena tê-los.
.
Sds

RPiletti

Torço para que a Fab chegue bem atrasada…

Matheus

___________

COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATAQUES PESSOAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/wp-admin/

jose silva

O Brasil poderia adquirir estes helicópteros e repassar para as Policias militares, civil e federal.

Com certeza o valor é convidativo…até mesmo doação

Marcelo Andrade

Ah tá, e caírem como moscas ou ficarem em solo. Cada uma…..!

Santamariense

Meu caro, pensa um pouco…só um pouco! Se países com grana, como Austrália, Noruega e Suécia estão se desfazendo dessa aeronave pelos seus problemas e altos custos, como, em qual mundo e realidade, as polícias brasileiras teriam como manter essas aeronaves???

Jagder#44

Sou meio leigo nesse negócio, mas, algum parentesco entre esses NH90 e os nossos H36?

Camargoer.

Nenhum. O NH é um Augusta Helicopter e os EC725 é um Airbus, antiga Aerospatiale.

Jagder#44

Obrigado.

Palpiteiro

NHI é uma jointventure da qual a Airbus faz parte.

Camargoer.

Pois é. Ainda assim o NH90 e o EC725 só são iguais no fato de usarem asas rotativas.

Underground

O NH90 é uma Land Rover Defender, com um monte de problemas.
O H36 é uma Kombi original 1969 com motor V8 e carroceria estendida.

Jagderband#44

Gostei!

Underground

Já o BH é uma Toyota Hilux, que pode ter seus problemas, mas dá pouca manutenção e é altamente confiável.

tango-echo

O H36 é uma Kombi pelo projeto ser antiquado e inadequado ao propósito que serve, é isso? Uma Kombi a princípio é barata e confiável…

Underground

A Cougar é a Kombi original.
O EC725 é a Kombi original estendida, com motor V8. Caixa de direção, câmbio e suspensão originais. Por isso que muitos EC725 andaram perdendo a caixa do rotor principal.

Rafael Cordeiro

Eu só trocaria o modelo da Land Rover, uma vez que a Defender é bem robusta. Poderia ter colocado uma Land Rover Discovery, já que esse modelo é bonito, porém uma verdadeira bomba, carregada de defeitos crônicos, sendo que para trocar uma correia é necessário descabinar o carro.

Marcelo Andrade

Nada e ainda teve gente aqui defendendo sua aquisição no lugar dos H36, pasme…!

Maurício.

O NH-90 sempre foi um helicóptero caro e problemático, mas enquanto a Austrália aposenta o modelo, essa semana a Itália recebeu o último dos seus NH-90 encomendados, totalizando quase 60 no total, isso que a Itália opera o modelo desde 2011.

Rinaldo Nery

Interessante… A Austrália aposenta os helicópteros e nenhuma crítica. A FAB aposenta os MI35 e é “aeroclube”, “incompetente”…

André G.

A Austrália já tem a reposição contratada. Já o Brasil…

Rinaldo Nery

Amigo, vai ser o mesmo UH-60.

Vinicius Ferreira Soares

UH-60 não é uma aeronave de ataque plena.

Underground

Nunca houve demanda pelos MI35. Nos foram empurrados goela abaixo pelo GF em um acordo caracu.
Idem para as Kombi.

Carlos Campos

as Kombi eram para o acordo com a França que ia nos colocar no mercado Europeu e no CS da ONU, mas os franceses nos traíram

Santamariense

“… França que ia nos colocar no mercado Europeu e no CS da ONU…”

Tu tá brincando, né? Sendo irônico?

Magalhaes

E pra que a FAB quer um helicóptero de ataque assim ?

Rinaldo Nery

A FAB não precisa de ¨helicóptero de ataque pleno¨. Isso é problema do ¨Izécitu¨.

Marcelo Andrade

Pra que a FAB tem que ter Heli de ataque, isso é com o EB. A Patrulha tem que ir para a MB, mas Heli de ataque tem que ser da FAB? por que?

Santamariense

Força Aérea não é lugar para helicóptero de ataque e o Exército, quando lhe ofereceram, recusou peremptoriamente.

Heinz

Caro Rinaldo. Creio que se a FAB ou o EB tivessem um substituto a vista dos MI35, não receberiam tantas críticas. Os australianos pode se dar ao luxo, pois já possuem Chinook, Black Hawks, tigres… Aqui nós temos o que? Fennics com pods de .50?
A área de asas rotativas está longe do ideal aqui no Brasil. Não possuímos um helicóptero de grande porte, não possuímos aeronaves de ataque plenas, e não possuímos o número adequado de aeronaves táticas.

Carlos Pietro

Boa noite, ou seja, gastamos bilhões de reais todos os anos e não temos nada! Nem em quantidade e nem em qualidade.

Matheus

“não possuímos aeronaves de ataque plenas”

Super-Tucano e AMX são o que? Aeronaves de transporte? ___________

EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATAQUES PESSOAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Heinz

Prezado, creio que lhe faltou uma melhor interpretação do que eu comentei. Estou falando de asas rotativas, helicópteros…

Rinaldo Nery

A FAB não precisa ¨helicópteros de ataque¨. Nenhum. Isso é problema do EB. Não precisa e não terá.

Waldir

A Kombi da Helibrás seria de grande porte ?

Heinz

não, médio.

Caerthal

Eles têm a China e a Indonésia ao lado. Nos temos as Guianas e a Bolívia…

glasquis7

É que no caso da Austrália o $$$ jogado fora é dos australianos.

Marcelo Andrade

Eu nem me espanto mais. E as notícias sobre o F-35 groundeados, se fosse aqui….

Rinaldo Nery

Groundeado mas é phodda! Só não pode chover…

Tutor

Ou é uma questão geopolítica envolvendo o Papai USA, ou esse helicopetero, apesar de lindo e imponente, é um carro francês da vida.

soldado imperial

quanto tempo vai demorar pra alguém sugerir doar estes helicópteros pra Ucrania????

Heitor

Ou seja, é uma porcaria.

Marcelo Andrade

O mais engraçado disso tudo , ou trágico, como queiram , é que na época do Programa H-X teve gente aqui no blog defendendo que ao invés de montarmos os EC-725, tinhamos que ter escolhido o NH-90 por ser um projeto mais novo! Olha o abacaxi!!!! Interessante que na França, Alemanha, Holanda, não está ocorrendo problemas, ou está?

Gustavo

Seria ele o F-Bug35 das asas rotativas?

ChinEs

A Australia torra toneladas de dinheiro… Deitar Hardware novo para comprar outro isso é para poucos, poderiam doar para a FAB.