BUCARESTE (Reuters) – A Romênia planeja comprar 32 aviões de combate F-35 de última geração da fabricante norte-americana Lockheed Martin, por 6,5 bilhões de dólares, disse o Ministério da Defesa no dia 26/9, sob um acordo cujo esboço foi anunciado em abril.

O país membro da União Europeia e da OTAN aumentou os gastos com defesa para 2,5% do produto interno bruto este ano, de 2%, em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Romênia partilha uma fronteira de 650 km (400 milhas) com a Ucrânia e tem visto o conflito aproximar-se das suas fronteiras, à medida que Moscou ataca repetidamente os portos ucranianos do outro lado do rio Danúbio.

No ano passado, concordou em comprar 32 caças F-16 usados da Noruega, para adicionar aos 17 adquiridos de Portugal desde 2016.

Em Julho, anunciou um centro regional de treinamento para pilotos de F-16 que acabará por estar disponível para aliados e parceiros da OTAN, incluindo a Ucrânia.

A compra do F-35 foi aprovada pelo Conselho Supremo de Defesa da Romênia (CSAT) em abril e o ministério disse que agora estava pedindo ao parlamento que concordasse em iniciar o processo de compra este ano.

O acordo inclui serviços de logística e treinamento, simuladores de voo e munições junto com os jatos, bem como uma opção para a Romênia comprar outros 16 F-35 posteriormente.

Os contratos finais não deverão ser assinados antes do próximo ano, disse o ministro da Defesa, Angel Tilvar, este ano, com a entrega dos primeiros aviões prevista para depois de 2030.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
sub urbano

Com q dinheiro? A Argentina tem o dobro do PIB deles. Só acredito vendo kkk

Rodrigo

PIB per capita que vale…PIB do país é relativo.

sub urbano

Muda mto pouco a população deles é 40% da Argentina

Adriano RA

A Itália tem um PIB não muito diferente do Brasil. Já as forças armadas…

Santamariense

E desde quando a Argentina é parâmetro econômico para alguém?

A6MZero

O orçamento de defesa da Romênia é mais que o dobro do argentino passou dos 8 bilhões de dólares, enquanto o argentino mal chega aos 3 bilhões.

Com relação ao PIB romeno ele deve crescer mais de 3,2% esse ano e mais de 3,5% em 2024.

Na verdade ele vem crescendo de forma continuada desde 2015 é apresenta grande estabilidade além disso o Grau de Investimento dados pelas agencias de risco para a Romênia é superior ao brasileiro, sendo eles BBB- enquanto o Brasil é BB- o que facilita muito conseguir credito e financiamento.

glasquis7

O problema da Argentina não é o seu PIB mas sim o seu endividamento.

Camargoer.

Olá Glasquis. Creio existam muitos problemas, mas o gargalo agora parece ser as reservas cambiais para sustentar o comércio internacional. Isso não pode ser confundido com taxa de endividamento público. EUA e Japão, por exemplo são países com elevado endividamento, superior ao próprio PIB, sem que isso afete a economia (ainda que nos EUA o teto do endividamento público possa levar a uma paralisação das atividades do governo, como já acontece algumas vezes até que o Congresso dos EUA aprove uma ampliação do endividamento). Os problemas estão todos correlacionados, mas são distintos.

soldado imperial

Apenas um adendo off topic: o problema dos hermanos é esquerdismo dentro de seu amplo leque( peronismo,” pitadas “de populismo, “caldo” de socialismo e por aí vai.
encerrei o assunto por aqui

Douglas Rodrigues

Em se tratando de reequipamento das Forças Armadas de um país, nada melhor que uma guerra próximo de suas fronteiras…
Será que os hermanos não querem mesmo as Malvinas de volta? Como anda o atrito entre Colômbia e Venezuela?

KKce

Malvinas/Falklands vai ficar só no sonho do argentino mesmo kk

Jadson S. Cabral

O velho erro de querer comparar o cenário latino-americano com o resto do mundo. Pior ainda, comprar o Brasil, achando que o Brasil tomaria alguma providência se algo assim estivesse acontecendo por aqui… O que foi que o Brasil fez durante a guerra das Falklands? Nos armamos? Tínhamos logo ali do lado uma Argentina beligerante, com forças armadas bem mais modernas que as nossas, embora em menor número e os germanos tbm tinham um programa nuclear militar, com desenvolvimento e míssil balístico e tudo. E nós, o que fizemos? E olha que tínhamos um governo militar. Mas aposto que o… Read more »

Rodigo LD

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVISO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Tio Velho Comuna

Boa! A garantia não cobre por defeitos causados pela inobservância desta advertência

Super Tucano

Mais uma do 35 que vende!

Allan Lemos

Nāo foi mais ou menos esse valor que pagamos no Gripen?

Rodrigo

Foi menos acho 3,2 bilhões de dolares

Camargoer.

Cerca de US$ 4 bilhões, incluindo simuladores, armas, apoio logístico, treinamento dos pilotos e mecânicos, treinamento dos engenheiros da Embraer, a linha de produção do F39E no Brasil e o desenvolvimento do F39F.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, ao câmbio de hoje do valor somado do contrato principal em coroas suecas com os contratos menores em euros e dólares.

Mas acho que se fosse assinado hoje, nas mesmas condições assinadas em 2015, o contrato brasileiro de 36 caças Gripen e tudo o mais incluído seria mais caro do que os 4 bilhões de dólares correspondente ao câmbio atual. Isso apenas no contexto de podermos comparar a essa compra romena de 32 caças.

Eu chutaria entre 20 e 30% a mais. Chute mesmo.

Bardini

O contrato foi assinado em 10/14…
.
A relação SEK/USD em 2014 era muito diferente da atual.
.
Em 2014, eram U$ 5,4 bilhões de dólares que davam SEK 39 bilhões naquela época. Converter SEK 39 bilhões de coroas suécas de hoje em USD de hoje, mal dá U$ 3,6 bilhões de dólares. Praticamente “50% mais barato”… E mesmo com este “desconto”, ninguém compra Gripen? Coitada da SAAB, rsrsrs.

Fernando "Nunão" De Martini

Isso, último trimestre de 2014. Confundi com o ano em que o contrato do Gripen entrou em efetividade, com o início dos programas de transferência de tecnologia, assinatura de gestão conjunta com Embraer no início de 2015 etc. Sobre câmbio e diferenças de época pra outra, é isso mesmo que quis ressaltar desde meu segundo comentário na sequência de 400 e tantos comentários da matéria de ontem sobre os 50 Gripens. É uma conta incerta em termos comparativos pois tudo flutuou de 8 ou 9 anos pra cá, da coroa sueca, ao real e ao dólar. E é difícil comparar… Read more »

Last edited 6 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Camargoer.

Olá Nunão. O contrato com o banco foi assinado em 2015. Após a escolha do F39, os ministérios da Fazenda e Planejamento entraram na negociação com o banco para acertar prazos, carências e taxas. Após negociado, o executivo enviou um projeto de lei para o Senado para aprovação do crédito externo. O financiamento foi assinado em agosto de 2015. Segundo o Bacen, SEK$ 39 bilhões eram US$ 4.6 bilhões. A taxa de juros do financiamento foi de 2,19%. A inflação nos EUA entre 2015 e 2023 foi de 29%, mais ou menos a mesma na Suécia (30%), então o valor… Read more »

Santamariense

Você está usando o câmbio de hoje, mas na época da assinatura do contrato, incluindo as armas que você citou, e mais as adequações que o Brasil solicitou, onde nessas adequações entrou o WAD, tudo ficou em 5,6 bilhões de dólares. É só procurar as matérias da época.

Fernando "Nunão" De Martini

Santamariense, Mesmo assim há variação de câmbio entre a data de assinatura do contrato com a Saab, em outubro de 2014 (39,3 bi de coroas valiam aproximadamente 5,4 bi de dólares) e da assinatura do contrato de financiamento em agosto de 2015 com o banco sueco (39,3 bi de coroas aproximadamente 4,6 bi de dólares). E hoje sek 39,3 bi equivale a 3,5 bi de dólares. Assim como esse câmbio vem variando nesses últimos 8 a 9 anos em que se pagaram, a cada seis meses, ao câmbio da data de cada pagamento, os juros e seguros / garantias do… Read more »

Camargoer.

Olá Nunão. Existem vários modos de fazer esta comparação. Pode adotar o valor em coroas suecas, mas dai seria necessário transformar a parte de dólares e libras em coroas suecas na cotação de agosto de 2015. Outra possibilidade é transformar o valor de coroas suecas e de libras em dólares e fixar o valor. Outra possibilidade é transformar tudo em reais na cotação de agosto de 2015 e fixar o valor. Outra possibilidade é pegar o valor em coroas suecas e libras e transformar em dólares em cotação atualizada. Outra possibilidade é transformas o valor de coroas suecas, dólares e… Read more »

Santamariense

Na real, se quisermos comparar, fica menos difícil se usarmos tudo em coroas suecas….dólar, euro….tudo convertido em coroas suecas.

Fernando "Nunão" De Martini

Não tem coroas romenas?

Camargoer.

Temo que minha esposa possa não compreender essa obsessão por coroas estrangeiras, sejam suecas, romenas ou italianas.

Fernando "Nunão" De Martini

Não.

TJLopes

A Lockheed deveria mandar um presente pra o Putin, ou será que o Putin comprou ações da Lockheed antes da sua famigerada operação especial?

O F-35 tá vendendo mais do que coca-cola no deserto.

Satyricon

A bem da verdade, parece que está se formando um “cinturão” de F-35 no entorno da Rússia.
Cortesia do Enxadrista.

Leonardo Bastos

O problema é que a economia da EU tá bem mirrada, principalmente Reino Unido e Alemanha. O dinheiro vai começar a faltar…

Rodrigo Frizoni

Igual a Europa ia congelar na guerra? kk

Rodrigo

Verdade ________ todos primeiro ministros estão mentindo só tu que sabe da verdade.

EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Sim, sim, … e eles estão comprando F-35 e mais um monte de outras armas…tu não acha “um pouco” na contramão do que tu escreveu? E já que tu falou em economia, preocupe-se com a china e seu setor imobiliário…

Leonardo Bastos

Estou falando *apenas* de fatos, indicadores de crescimento, taxa de inflação, poder de compra, perda de competitividade e etc. Se isso não for relevante para considerar o futuro dos gastos militares, não sei então o q possa ser…

Santamariense

Meu caro, a Europa em crise é mais forte que o Brasil em crescimento. Eles são imunes à crises e problemas econômicos graves? Óbvio que não. Mas, os caras tem bala na agulha.

Leonardo Bastos

E tome lobby por trás… kkkk

Bardini

Noruega
Finlândia
Dinamarca
Alemanha
Itália 
Cezech
Holanda
Bélgica
Suíça
Polônia
UK
Grécia
.
Romenia
Espanha
.
Praticamente 14 operadores na Europa. Poderiam mudar o nome do caça para F-35 Eurofighter II
.
E isso que o caça é ruim…

Antunes 1980

Segundo a chapelada de alumínio pro Rússia. O F-35 é uma porcaria e a Rússia está ganhando a guerra.

KKce

Provavelmente será o novo F-16 na questão de quantidade em operação pelo mundo.

Maurício.

O Mig-21 teve praticamente 4 vezes mais operadores, e ainda tem um pessoal que diz que é um caça ruim…

Heli

Acho o F-35 um excelente caça, o stealth e a sua eletrônica lhe dão uma grande capacidade, porém o que pouco se fala aqui é a disponibilidade. Comprar e operar são duas coisas bem diferentes. Recentes documentos do DOD/Congresso/Senado americano revelam uma taxa de disponibilidade da frota em torno de 50%. Será que países com bem menos recursos que os EUA terão como operar a frota da maneira que intentam? links: Availability and Use of F-35 Fighter Aircraft: An Update | Congressional Budget Office (cbo.gov) GAO: F-35 Fleet Remains ‘Far Below’ MC Rate Goals – Defense Daily Só 55% dos… Read more »

Bruno Vinícius

Os dois maiores desafios para a taxa de disponibilidade da frota de F-35 são a falta de peças de reposição (por conta de uma cadeia de produção estressada ao máximo) e a menor vida útil do motor em relação ao originalmente planejado (situação que agrava o primeiro). O problema com o motor já tem solução planejada que – muito provavelmente – já terá sido adotada nas aeronaves que a Romênia comprar. Quanto a questão da falta de peças de reposição, acredito que os países que compram a aeronave o fazem com a expectativa – razoável – de que, no futuro… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

porém o que pouco se fala aqui é a disponibilidade.”

Pelo contrário. É um assunto pra lá de discutido aqui no Poder Aéreo. Tem bastante gente que até reclama da quantidade de matérias sobre os problemas de disponibilidade (entre outros) publicadas aqui:

https://www.aereo.jor.br/?s=Gao+f-35

Leandro Costa

Outro ponto interessante é que esse relatório é específico para problemas dos EUA e sua enorme frota de F-35. Países que operam quantidades menores de F-35 podem ter uma disponibilidade maior justamente porque não vão precisar de tantos equipamentos para manter um número maior de aeronaves. As quantidades de peças de reposição e equipamentos de bancada e de apoio pode ser adequada para os números de aeronaves que utilizam. É achismo meu, mas acho que é um pitaco razoável.

Tio Velho Comuna

Tô começando a acreditar que esses F-35 são um plano russo bem-sucedido para enfraquecer as defesas áreas da OTAN

KKce

Putin funcionário do ano da OTAN e Lockheed.

Marcelo Andrade

Metade vai ficar no hangar esperando peça. Que pena!!

soldado imperial

F35 vendendo e sendo efetivamente fabricado mais que pão quente.
Só a Romenia vai ter mais Sukhoi 57 que a Russia…. a ponto chegamos!!