Global Combat Air Programme (GCAP): Parceiros de eletrônica avançada se concentram na configuração de entrega conjunta de projetos

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Líderes em detecção e proteção nas três nações estão perto de chegar a um acordo comercial e operacional para entregar os componentes eletrônicos de bordo da nova aeronave de combate

Na exposição DSEI em Londres, os campeões da indústria de eletrônicos de defesa do Reino Unido, Itália e Japão anunciaram que estão trabalhando para chegar a um acordo sobre um projeto conjunto para o domínio ISANKE & ICS da GCAP (Integrated Sensing and Non-Kinetic Effects & Sistemas Integrados de Comunicações).

As empresas, Leonardo UK representando o Reino Unido, Mitsubishi Electric representando o Japão e Leonardo e ELT Group representando a Itália, estão avaliando uma série de modelos operacionais e comerciais alternativos. Os parceiros identificaram que uma configuração de execução conjunta do projeto será a forma mais eficiente e eficaz de executar o programa no ritmo certo, bem como de garantir a liberdade de ação e modificação para as três nações.

Este último desenvolvimento acontece em seguida à assinatura de um acordo de colaboração de domínio ISANKE & ICS, anunciado em março, e aproxima os parceiros da criação de uma construção industrial permanente. Para cumprir a meta da GCAP para 2035, os parceiros concordam que serão necessárias novas formas de trabalhar e realizaram discussões intensas para reavaliar as estruturas de programas legados, infraestrutura e métricas de desempenho. O objetivo é criar um novo modelo transformador de negócios internacionais e colaboração técnica que permita o progresso em ritmo acelerado.

ISANKE & ICS é a eletrônica avançada a bordo da aeronave de combate GCAP, que fornece à tripulação informações críticas de missão e capacidades avançadas de autoproteção. Uma das principais razões pelas quais a nova aeronave de combate GCAP é considerada a próxima geração é que o novo conceito transita do tradicional modelo de sensores aéreos de combate separados para, em vez disso, fornecer uma capacidade totalmente integrada de detecção, fusão e autoproteção. Ao mesmo tempo, o sistema de comunicações integrado permitirá que o ISANKE opere como uma rede, através de formações de aeronaves tripuladas e não tripuladas, como parte do sistema de sistemas amplo e multidomínio específico de cada nação.

Além das discussões comerciais, nos últimos meses os parceiros de domínio também fizeram progressos significativos na parte técnica do programa, com o subsistema ISANKE & ICS passando por uma revisão de sistemas das três nações. Além do trabalho virtual, os engenheiros da Leonardo, da Mitsubishi Electric e do Grupo ELT reuniram-se pessoalmente em diversas ocasiões à medida que o projeto avançava para a fase de revisão dos sistemas. Este momento chave na atividade conceitual conjunta em curso significa que os parceiros concordaram com o projeto de alto nível do subsistema ISANKE e ICS: especificando quais serão os blocos-chave do sistema, onde eles ficarão na aeronave e o quais serão as aplicações práticas.

Ultrapassar este ponto proporcionou maior certeza na direção do trabalho de investigação e desenvolvimento, confirmando a entrada em serviço dos novos aviões de combate em 2035. Ao mesmo tempo, todos os parceiros progrediram no desenvolvimento de uma série de tecnologias subjacentes, incluindo dispositivos no campo de radar, eletro-óptica e guerra eletrônica. A colaboração também lançou as bases para o alinhamento de jornadas de transformação digital das empresas, à medida que se preparam para o desenvolvimento de uma engenharia conjunta intensiva, operando através das fronteiras nacionais de forma segura.

Os parceiros de domínio ISANKE e ICS representam alguns dos profissionais de engenharia mais qualificados e de ponta em seus respectivos países. Juntos, esperam inspirar e treinar uma nova geração de engenheiros e empresários que serão capazes de atender aos requisitos desafiadores dos próximos 50 anos no domínio de detecção e comunicações de defesa.

Sobre a Leonardo

Leonardo é uma empresa líder global em Aeroespacial, Defesa e Segurança (AD&S). Com 51.000 funcionários em todo o mundo, opera nas áreas de helicópteros, eletrônica, aeronaves, cibernética e segurança e espaço, e é um parceiro importante nos principais programas internacionais, incluindo Eurofighter, NH-90, FREMM, GCAP e Eurodrone. A Leonardo tem capacidades industriais significativas em Itália, no Reino Unido, na Polónia, nos EUA e em Israel e também opera através de subsidiárias, joint ventures e participações, incluindo Leonardo DRS (80,9%), MBDA (25%), ATR (50%), Hensoldt ( 25,1%), Telespazio (67%), Thales Alenia Space (33%) e Avio (29,6%). Listada na Bolsa de Valores de Milão (LDO), a Leonardo reportou novas encomendas de 17,3 mil milhões de euros em 2022, com uma carteira de encomendas de 37,5 mil milhões de euros e receitas consolidadas de 14,7 mil milhões de euros. A empresa está incluída no índice MIB ESG e faz parte dos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010.

Sobre a Mitsubishi Electric Corporation

Com mais de 100 anos de experiência no fornecimento de produtos confiáveis e de alta qualidade, a Mitsubishi Electric Corporation (TÓQUIO: 6503) é líder mundial reconhecida na fabricação, marketing e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos usados no processamento de informações e comunicações, desenvolvimento espacial e comunicações via satélite, eletrônicos de consumo, tecnologia industrial, energia, transporte e equipamentos de construção. A Mitsubishi Electric enriquece a sociedade com tecnologia no espírito das suas “Mudanças para Melhor”. A empresa registrou uma receita de 5.003,6 bilhões de ienes (US$ 37,3 bilhões*) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2023.

*Os valores dos EUA são convertidos do iene à taxa de \134=US$1, a taxa aproximada no Mercado de Câmbio de Tóquio em 31 de março de 2023

Sobre o ELT Group

O ELT Group há mais de 70 anos é líder mundial em sistemas de Defesa Eletrônica. Graças à gestão inovadora do espectro eletromagnético, conseguida através de tecnologias próprias e integradas, a marca é hoje um Grupo internacional com uma abordagem multidomínio que abrange também Cibernética, Espacial e Biodefesa.

Pela experiência adquirida através da participação nos principais programas Europeus de Defesa incluindo o Eurofighter Typhoon, FREMM, PPA hoje o ELT Group está presente em mais de 30 países no Mundo com mais de 3.000 sistemas fornecidos, e também participa no projecto da plataforma aviónica de sexta geração GCAP (Programa Global de Combate Aéreo)

O ELT Group está sediado na Itália, mas está presente em 11 países localizados em 3 continentes através de escritórios comerciais e empresas de importância estratégica e legislação local na Alemanha e na Arábia Saudita. Também fazem parte do Grupo ELT a CY4GATE, especializada em segurança cibernética e inteligência cibernética, e a E4Life, a primeira empresa italiana de Biodefesa.

DIVULGAÇÃO: Leonardo / Approach Comunicação

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Luis H

com apenas 4 superfícies de controle de voo, ele me sugere ser muito menos manobrável do que f22 e su57, mesmo com rolls-royces vetorizados, acho q a ideia é deixar agilidade em segundo plano e focar na relação furtividade x sensores. vamos ver no q vai dar.

Super Tucano

Não seriam 6?

Nonato

Foi divulgado o design?

Super Tucano

Parece um filhote de F22 e J20.

Nonato

Queria entender o processo de trabalho. Inicialmente o governo decide: precisamos e vamos desenvolver um caça de 6a. geração. Mas ninguém sequer sabe exatamente o que seria um caça de 6a. geração. Quem decide as características? Quem decide as inovações que tornarão o caça de 6a geração (além da furtividade que já existe na 5a. geração)? Uma coisa é esse “projeto” inicial com as características gerais pretendidas e desejadas. Outra é se existem algumas das tecnologias necessárias para equipar o caça (vamos lembrar do litoral combat ship – decidiram o que queriam mas só depois foram desenvolver a tecnologia e… Read more »

Nonato

Qualquer desses novos caças pode incluir alguma tecnologia disruptiva que os concorrentes não lembrarão de incluir. Uma possibilidade seria ser stealth também para frequências mais baixas. Ou conseguir resfriar os gases do motor ou até mesmo o atrito no ar de forma a reduzir a detecção por IRST. Canhões a laser para destruir misseis ou alvos em terra (problema da energia necessária). Acredito que os motores atuais estão muito defasados. O problema é que nem a Rolls Royce ou GE ou PW conseguiram algo melhor. Empuxo vetorado é importante. Percebo a necessidade de um caça (não será esse) que pudesse… Read more »