Sevilha, 13 de setembro de 2023 – A Airbus Defence and Space entregou oficialmente, em condições de voo, a primeira de 56 aeronaves C295 à Força Aérea Indiana (IAF) para começar a substituir sua antiga frota Avros-748.

O C295, em configuração de transporte e com um conjunto de guerra eletrônica autóctone, deixará a unidade de produção da Airbus em Sevilha, na Espanha, com destino a Delhi, na Índia, nos próximos dias, pilotado por uma tripulação conjunta da IAF-Airbus.

“Faz apenas dois anos que assinamos este contrato com a Índia, o maior pedido da história do C295”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe de Sistemas Aéreos Militares da Airbus, numa cerimônia de entrega realizada em Sevilha, na presença do Marechal-Chefe da Força Aérea da IAF, Vivek Ram Chaudhari.

“Hoje, estamos aprimorando as capacidades da Força Aérea Indiana e modernizando sua frota de transporte, entregando a primeira aeronave dentro do prazo. Este é o início de uma jornada emocionante e de longo prazo com a Força Aérea Indiana.”

Os primeiros 16 C295 das 56 aeronaves encomendadas serão montados na unidade de San Pablo Sur, em Sevilha, Espanha, com a segunda aeronave prevista para ser entregue em maio de 2024 e as próximas 14 lançadas a uma taxa de uma por mês até agosto de 2025.

Primeiro C295 ‘Make in India’ em 2026

Para aumentar a autossuficiência no setor de fabricação de defesa na Índia, os 40 C295 restantes do pedido da IAF serão fabricados e montados – em parceria com a Tata Advanced Systems Limited (TASL) – em uma Linha de Montagem Final (FAL) em Vadodara, em oeste da Índia.

A produção de componentes dessas aeronaves já começou nas instalações da Main Constituent Assembly (MCA) em Hyderabad, sul da Índia. Essas peças serão enviadas para a Vadovara FAL, que deverá estar operacional em novembro de 2024.

O primeiro C295 ‘Make in India’ será lançado no Vadodara FAL em setembro de 2026, no que será um marco para a indústria aeroespacial indiana; a aeronave final deverá ser entregue à IAF até agosto de 2031.

Com 283 pedidos de 41 operadores, o C295 é líder indiscutível em seu segmento e se destaca pela versatilidade. Pode transportar até 71 soldados ou 50 paraquedistas, lançar carga aérea, ser usado para evacuação médica e decolar e pousar em pistas curtas e não pavimentadas.

FONTE: Airbus

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

A Índia é um Brasil que vem dando certo na área militar ( em questão de produção nacional de tecnologias) ! Consegue balancear bem suas compras externas e internas na área de defesa, sem se envolver muito no xadrez político global.

Maurício.

Alguns falam mal do C295, mas ele continua vendendo, e muito bem!

Heli

Alem das proprias qualidades, o concorrente C27 Spartan é mais caro

Heinz

Aeronave muito capaz, uma das minhas favoritas. Impressionante como a Índia sempre que vai as compras, adquire uma quantidade muito boa de vetores.