A versão mais avançada do jato F-35 da Lockheed Martin Corp. não será entregue antes de abril próximo, e possivelmente até junho, devido a problemas persistentes de testes, disse o Pentágono.

A Lockheed já havia expressado confiança de que as primeiras versões do modelo TR-3 (Tech Refresh 3) do caça seriam entregues em dezembro, depois que seu software fosse validado em testes. A empresa reconheceu o deslize no cronograma na quarta-feira em um documento regulatório junto à Securities and Exchange Commission.

A aeronave precisa de uma atualização de software atormentada por atrasos para funcionar totalmente com o novo hardware da cabine antes de poder transportar armas mais precisas e coletar mais informações sobre aeronaves inimigas e defesas aéreas. A atualização aumentará o poder de processamento em 37 vezes e a memória em 20 vezes em relação às capacidades atuais do F-35.

“Fizemos progressos significativos no programa TR-3, mas também enfrentamos desafios com a maturidade do software TR-3 durante os testes de voo”, disse o escritório do programa do Pentágono em comunicado na quarta-feira.

 

FONTE: Reuters

NOTA DA REDAÇÃO: A Lockheed planejou originalmente entregar entre 147 e 153 caças em 2023. Mas problemas de software com as atualizações conhecidas como Technology Refresh 3, ou TR-3, estão causando atrasos significativos. O Pentágono anunciou em junho que não aceitaria os F-35 recém-construídos com TR-3 até que as atualizações estivessem completamente prontas. O TR-3 é o programa para um pacote de atualizações que se destina a dar ao F-35 melhores displays, memória de computador e poder de processamento, provendo capacidades para o Block 4, que permitirá que o F-35 carregue mais armas de precisão de longo alcance, melhore as capacidades de guerra eletrônica e tenha melhor reconhecimento de alvos. Para saber mais sobre o desenvolvimento do Programa F-35, acesse os últimos relatórios, do DOT&E, do GAO e do Congresso.

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Underground

Apesar dos problemas e atrasos, todos seguem querendo a aeronave.
Idem para o F15, que sem os problemas, mas a antiguidade do projeto pesando,
continua sendo demandado.

Rodolfo

Esse tipo de problema não é incomum. O Su27 teve algo similar nos anos 80, o radar que deveria estar pronto atrasou dois anos e as aeronaves foram armazenadas e o radar instalado depois de resolvido os problemas. O que está acontecendo com o F35 durante a gradual atualização para Block IV já era previsto há uns anos.

Bosco

Mesmo sem esse “problema” resolvido os F-35 já operacionais com o sistema atual são infinitamente mais capazes que os caças ora em operação.

André Macedo

Ser capaz é uma coisa, ser economicamente viável é outra. Não fosse o lobby comendo solto esse projeto já estaria na gaveta.

André Macedo

Isso sem falar na taxa de prontidão que não mente.
(quando vão resolver esse bug nas edições?)

Jmgboston

Uai, segurança não tem preço. Economicamente viável??????
So se for doação.

André Macedo

Se essa fosse a lógica os Zumwalt ainda teriam as 3267363 unidades previstas e não apenas 3, segurança tem preço sim.

Digo

Em quanto isso o J-20 está aumentando o ritmo de produção, fontes chineses dizem que esse ano vão ser entregues entre 80 a 120 J-20 e a Chengdu já aumentou o tamanho da fabrica, é só uma questão de tempo até os chineses passarem os americanos na produção de jatos de 5 geração.

Rodolfo

Quantidade sim, e com avanços como a nova turbina nas últimas unidades. Se é do mesmo nível em termos de stealth e fusão de sensores acho que qualquer reposta é especulação.
A resposta americana ao J20 serão NGAD da USAF (que parece já estar sendo testado em Groom Lake) e FAXX da UsNavy de 6a geração.

https://theaviationist.com/2023/07/03/lm-next-gen-aircraft/

https://www.thedrive.com/the-war-zone/44057/mysterious-aircraft-spotted-at-area-51-in-unprecedented-satellite-image

Digo

Sim, mas os EUA ja confirmaram o o jato de 6 geração da China já está em desenvolvimento e o cronograma vai ser quase parecido com o NGAD.

https://www.thedrive.com/the-war-zone/china-is-working-on-its-own-sixth-generation-fighter-program-official

Rodolfo

A turbina de ciclo adaptativo da GE já está pronta e o protótipo da Lockheed (provavelmente) já está voando. A aviônica de 6a vem sendo testada em alguns F22 modificados. O NGAD já está num estado bem mais avançado. O chinês parece ainda estar em fase de projetos e eles terminaram só agora a turbina do J20 que seria do nível da F135 do F35. A Northrop já até anunciou que desistiu de obter o contrato visto que os outros protótipos estão mais avançados… especulação minha acho que vão ter uma competição Lockheed x Boeing como no JSF mais vai… Read more »

Adriano RA

O projeto de caça 6G chinês aguarda a conclusão dos testes do NGAD. O pen-drive já tá espetado…rsrsrs.

Nonato

Exatamente.

André Macedo

E seguem fazendo, diferente de outros que acham que é um Lego e quem criar primeiro ganha kkkkk

Rodolfo

Os EUA tem experiência com stealth desde os anos 70 quando os estudos do F117 começaram. Por mais que a China esteja avançando a passos largos, os EUA lideram essa área de longe. O RCS do J20 não chega nem perto do F22 ou do famoso YF23 que foi projetado pela Northrop no final dos anos 80. O gap tecnológico ainda é muito grande e baseado nas especulações de quanto é gasto em dark projects pela USAF (100 bi/ano) e que é testado na base clandestina de Groom Lake, o que nós temos conhecimento é apenas a ponta do iceberg.

Chris

Meu amigo… O F-35 é um computador com asas (Nao pra menos, é tao dificil acertar seus softwares) !

Praticamente, ele é a unica opcao no mercado… Pra quem quer vencer com eletronica e estrategia (Guerra moderna) !

Rodolfo

Mas algo de errado desde o começo do programa está tornando o software uma constante dor de cabeça. Talvez seja menos modular que o do Gripen por exemplo, e uma atualização em uma certa parte requeira uma revalidação mais extensa. O código todo parece ter 24 milhões de linhas… reescrever tudo do zero levaria anos e fazer pequenos patches parece que foi a solução do programa. O Block 4 vai ficar pronto daqui uns anos apesar da demora, por isso quem aposta contra o sucesso dessa plataforma está enganado. Tão complicado e caro mexer no software que os britânicos e… Read more »

Marcelo

A Força Aérea Belga se recusa a aceitar a primeira aeronave acabada com o número de cauda AY-01, que já saiu da linha de montagem final. De acordo com o departamento militar belga, as duas primeiras aeronaves AY-01 e o AY-02 que está sendo concluído não atendem aos requisitos técnicos da modificação do Bloco 4.
Ressalta-se que no contrato de compra estava especificado que a aeronave seria entregue na versão mais moderna disponível. Atualmente, a última modificação é a versão Block 4, com a qual o F-35A deve receber muitas novidades.

koppa

Um detalhe interessante nesse slide saturado de informação: menções à integração do SOM, o míssil de cruzeiro turco, que pode ser carregado nas baias do F-35, mesmo a Turquia nesse limbo do JSF.

Rinaldo Nery

O avião tem uma caralhada de problemas mas é “bom”…

Rui Chapéu

O avião tem problemas ou as atualizações estão com problemas?

Ele com o TR2 já não é muito mais avançado que muitos aviões 4g por ai?

Qual outro avião de 4 geração entrega toda fusão de dados e capacidade que ele?

Alguém consegue responder?

Maurício.

Qual é exatamente a versão da Coreia do Sul? Se todos os F-35 tem problemas eu não sei, mas na Coreia ele precisa melhorar.

https://www.aereo.jor.br/2022/10/05/cacas-f-35a-da-coreia-do-sul-operacionalmente-despreparados-234-vezes-em-um-periodo-de-18-meses/

TJLopes

Deve ser por isso que Israel quis comprar mais, afinal não existe Força Aérea mais negligente e despreparada que eles, só gostam do que não presta.

Se fossem inteligentes teriam comprado Gripens.

Rodrigo

Se é comentário de torcida raso, vamos lá bom é o griphen que só vendeu pois nossos míticos são ruins de conversa…

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO, DEBATA OS ARGUMENTOS, SEM FOMENTAR BRIGAS DE TORCIDAS.

NÃO FAÇA PROVOCAÇÕES DE CUNHO PESSOAL QUE NÃO ACRESCENTAM NADA AO DEBATE.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Não torço p bosta nenhuma.

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS QUE TODOS MODEREM O LINGUAJAR E IGNOREM PROVOCAÇÕES PESSOAIS. ASSIM EVITAMOS BOLAS DE NEVE DE COMENTÁRIOS FUGINDO DO TEMA.

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Camargoer.

Caro. Torcida mesmo é pelo Corinthians, Aliás, amanhã, domingo 19 de setembro, o melhor time de futebol feminino do Brasil será novamente campeão. ainda que seu seja fã das locomotivas da Ferroviária, o segundo melhor time feminino do Brasil.

AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS QUE VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

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Otafran Sousa Lima Brasil

Interessante, seria bom se o Governo Brasileiro decidise comprar o F 35 para o Brasil, tanto a Aeronáutica, quanto a Marinha, podem tá interessadas em ter Caças com essa Geração 5, produzidos nos EUA! OTAFRAN

Nonato

Mais fácil o “Guverno” atual comprar drones do Irã…

Camargoer.

Caro Ota. O LM teve a oportunidade de oferecer o F35 no âmbito do programa FX2. Não fez. Preferiu oferecer o F16 que foi desclassificado pela FAB porque a proposta era inferiir á do F39, do Rafale e do F18 da Boeing. Depois a LM ofereceu o F35 fora do programa FX2, para uma compra direta, algo que a FAB também rejeitou, porque teria significado o fim do programa. Agora, por que a FAB iria nesta altura, quando começa a receber o F39 e a Embraer inaugura a linha de produção do F39 no Brasil, optar pelo F35 e abandonar… Read more »