GREENVILLE, S.C. — A primeira aeronave F-16 Block 70 para a República Eslovaca foi apresentada nas instalações da Lockheed Martin (NYSE: LMT) em Greenville, Carolina do Sul, durante uma visita do Ministro da Defesa do país, Martin Sklenár.

A República Eslovaca será o primeiro país europeu a receber esta versão mais nova e mais capaz do Fighting Falcon. A aeronave F-16 Block 70 fornecerá décadas de capacidades de segurança do século 21 em apoio à segurança nacional da República Eslovaca.

“Esses F-16 permitirão que a Força Aérea Eslovaca fique à frente das ameaças na região e faça parte da missão aliada na Europa, na OTAN e em todo o mundo”, disse OJ Sanchez, vice-presidente do Grupo de Caça Integrado da Lockheed Martin. . “Este jato representa a forte parceria entre a Lockheed Martin, os Estados Unidos, a República Eslovaca e aliados.”

Este jato F-16 Block 70 é o primeiro de 14 a serem entregues à República Eslovaca.

Sobre o F-16

O F-16 é uma escolha estratégica e valiosa para muitos clientes ao redor do mundo que buscam capacidades avançadas de aeronaves de combate, parcerias regionais e mundiais e custos de ciclo de vida acessíveis. Mais de 3.100 F-16 estão operando hoje em 25 países. O F-16 voou cerca de 19,5 milhões de horas de voo e pelo menos 13 milhões de missões. A versão mais recente de hoje, o Block 70/72, oferece capacidades incomparáveis e será voado por seis países e aumentando.

Com sede em Bethesda, Maryland, a Lockheed Martin Corporation é uma empresa global de segurança e aeroespacial que emprega aproximadamente 116.000 pessoas em todo o mundo e está principalmente envolvida na pesquisa, design, desenvolvimento, fabricação, integração e sustentação de sistemas, produtos e serviços de tecnologia avançada.

FONTE: Lockheed Martin

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TJLopes

Como é bonito o F-16 sem os tanques conformais.

DanielJr

Sim, o corpo dele fica bem esbelto. Quando colocam todos os acessórios, tipo os de israel, ficam parecendo carros de trilha levando o máximo de suprimentos possível, tanques conformais, antenas SATCOM extras, mísseis e bombas em cabides múltiplos etc. No peso máximo de decolagem dá a impressão que a estrutura não vai aguentar e vai quebrar alguma coisa.

Walsh

Verdade, aquelas coisas deixam a aeronave muito feia.

Maurício Veiga

Na minha opinião é bonito de qualquer jeito e de qualquer ângulo!!!

Rui Chapéu

Será o F-16 a versão caça do B-52? Que vai continuar voando mesmo depois de 100 anos de ter tido seu primeiro voo?

Vai se juntar ao venerável DC-3 tb?

Alecs

Do primeiro voo já se passaram 45 anos. Se os eslovacos usarem por 30 anos teremos F-16 voando por 75 anos! Será que algum outro caça foi tão longevo?

Henrique A

O F-15 está no páreo.

RPiletti

CN ainda tem MiG-19 voando…

Adriano RA

Tem também um tal de F-5 ainda voando, na primeira linha.

Ivan herrera

Verdade rss sei que não faz parte da conversa mas uma boa notícia se confirma é o acordo para conversão dos dois A330 para MRTT segundo um site britânico que deve ser assinado até o fim do ano.

Maurício.

Mas o Mig-19 se servir ainda para alguma coisa, na minha opinião só se for para tentar abater aeronaves de transporte por exemplo, e para tacar bombas burras e foguetes, a chance de um Mig-19 abater qualquer outro caça é praticamente zero.

A6MZero

Tem o MIG15 (ou a pelo menos a versão chinesa FT-2), além do MIG17 (ou pelo menos a copia chinesa o J-5), e os Sukhoi Su7.

Além disso tem os F4 na Grécia, Turquia e Coreia do Sul (apesar que esses estão com os dias contados)…

icaro

corrigindo, em 20/01/1974 completam-se 50 anos

Magaren

Quem sabe no futuro o brasil não recebe uns para tornar a linha de frente por mais uns 50 anso.

Camargoer.

Caro. A LM ofereceu o F16 no programa FX2, cuja proposta foi rejeitada pela FAB, que preferiu o Rafale, o F18 e o F39, sendo que o F39 acabou vencendo. Por qual razão, hoje, a FAB iria adquirir o F16 considerando que ela já está recebendo o F39 e a Embraer inaugurou recentemente uma linha de produção do F39 em Gavião Peixoto? Você conseguiria explicar isso?

Antunes 1980

Um caça utilizado no mundo todo, com capacidade de atualização fora do comum. Qual explicação lógica a FAB deu para ele ser excluir do programa FX-2, não vai me dizer que foi a tal “transferência de tecnologia “….

Se for isso, por que não compra de prateleira para diversificar nossas fileiras?

Camargoer.

Caro Antunes. Eu teria que ler o relatório da FAB para saber a justificativa. Contudo, todos sabemos que a FAB desclassificou a proposta da LM para o F16. Provavelmente a FAB considerou os pontos que você levantou e ainda assim, o desclassificou. Então, a pergunta continua válida: considerando que existem uma linha de produção recém inaugurada no Brasil para o F39 e que a FAB começou a receber os exemplares do primeiro lote, considerando ainda que o F16 foi desclassificado no programa Fx2, qual a razão que levaria o país a abandonar o F39 agora e adotar o F16?

Leandro Costa

Porque não compra de prateleira para diversificar nossas fileiras? Porque não faria o menor sentido. Se ainda tinha gente duvidando de um segundo lote de Gripens, com todas as vantagens que nos traria,, e muito mais gente duvida de um terceiro lote, fazer uma compra de prateleira de uma aeronave de projeto mais antigo, de mais ou menos a mesma capacidade, peso, etc., não faria o menor sentido. E se isso rolar, eu gostaria que todos os envolvidos nessa decisão fossem investigados por corrupção, porque alguma coisa estranha deve ter acontecido. Teria que ser muito bem explicado. E já adianto… Read more »

Fabio Araujo

Creio que pesou a transferência de tecnologia e deve ter pesado também as limitações para uso de armamento que os americano colocam, alguns tipos de armas precisam de liberação dos americanos para serem usadas e me parece que essa limitação não tem no Gripen!

Rafa

Se fosse o contrário que a gente precisaria de explicação.

Investir bilhões e não ter nenhum retorno no nosso país em termos de fomento de tecnologia, desenvolvimento de equipamentos militares de ponta, etc.

O Brasil não comprou apenas os aviões, comprou tb a tecnologia. Se vamos conseguir dar um salto tecnológico com essa compra, aí é outra história.

Tutor

O novo velho ótimo caça.

Toro

E lá vem o F-16 mais uma vez provando a que veio. Se reinventando com Radar AESA, gigante capacidade de armamento, CFT feio, etc. Solução excelente para quem quer um avião relativamente barato, comprovado em uso operacional, com suporte a perder de vista e ínumeras possibilidades de upgrades. Colombia e Argentina podem ser os próximos aqui na Am do Sul.

Fabio Araujo

Primeiro F-16V europeu?! A Grécia já recebeu F-16V só que eram F-16 gregos que sofreram um upgrade para o padrão F-16V, agora esses F-16V eslovacos são os primeiros caças novos desse modelo entregue para um país europeu!

Adriano RA

A decisão eslovaca faz sentido no contexto deste país. Querem montar uma primeira linha moderna, usando poucos recursos e colocando o país debaixo do guarda-chuva de segurança dos EUA. O F-35 traria uma complexidade e custos que eles não poderiam bancar e a escolha do Gripen desagraria aos EUA.

Nemo

Dividindo o valor do contrato pela quantidade de F16 adquiridos pela Eslováquia daria U$ 207 milhões a unidade. AO valor é apenas um indicativo porque o contrato inclui equipamentos correlatos e mísseis. Bem ou mal o Gripen foi escolhido e defendo que a FAB se concentre nele com único vetor.
https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/slovakia-f-16-block-7072-v-configuration-aircraft

Underground

Os quatorze deles serão entregues antes dis quatorze nossos.

Rafa

Cara, mas são duas coisas distintas. Vc sabe.
No caso deles, eles compraram apenas os aviões. E outra: eles precisam de urgência. Tio Putin tá batendo na porta das casas deles.

No nosso caso, compramos a tecnologia. E não temos uma ameaça tão iminente a ponto de ter que fazer uma compra urgente.