O terceiro protótipo do helicóptero AC332 realizou com sucesso seu voo inaugural em 26 de agosto. Este protótipo é construído como variante de busca e salvamento e está equipado com faróis de busca, guinchos, equipamento de transmissão e outros itens.

O AVIC AC332 é um helicóptero civil chinês que está em desenvolvimento pela Aviation Industry Corporation of China (AVIC). O designer-chefe do AC 332 na AVIC é Li Shengwei. A aeronave deve ser certificada para produção.

A aeronave destina-se a ser um helicóptero utilitário para transporte de pessoal, busca e salvamento e aplicação da lei, incluindo operações em altitude de alta densidade. O projeto apresenta um rotor principal único de quatro pás, um rotor de cauda fenestron, motores duplos, cabine fechada e trem de pouso tipo skid.

O projeto tem capacidade para dois tripulantes e dez passageiros. Espera-se que tenha um preço mais baixo do que os helicópteros ocidentais comparáveis.

A aeronave tem peso bruto de 3.850 kg (8.488 lb), velocidade máxima de cruzeiro de 260 km/h (140 nós), teto de serviço de 6.000 m (19.685 pés) e alcance de 693 km (374 milhas náuticas). A altitude máxima de decolagem é 4.500 m (14.764 pés).

O protótipo voou pela primeira vez em 7 de abril de 2021 e a certificação de tipo está prevista para ser concluída em 2025.

O escritor de aviação Mark Huber descreveu o projeto como “estilisticamente um cruzamento entre o Bell 429 e o Airbus H145”.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francisco

Copy Past

Maurício.

Bom mesmo é comprar dos outros, fortalecendo e gerando empregos nas indústrias de países alheios, o brasileiro é muito esperto…

Felipe Augusto Batista

Um pouco fora do tópico, mas vendo matérias sobre a indústria de outros países eu pensei que uma idéia interessante pra uma série de materias seria, “O que o Brasil conseguiria fazer sozinho?”. Sem entrar em piadas, viralatismo ou ufanismo, uma série que tentasse mostrar onde estamos. Imagine um cenário absurdo, pode ser que a Terceira Guerra estourou e todas as potências se destruiram e só sobramos nós ou o Brasil de hoje foi mandado num passe de mágica de volta no tempo pra 1822, não interessa, seria apenas um exercício de imaginação sobre o que o Brasil seria capaz… Read more »

Rinaldo Nery

O Brasil faria biscoitos Globo.

Rinaldo Nery

Brincadeiras à parte, tem a ver, além de inúmeros fatores, com a quantidade de bens adquiridos. No caso dos motores, a quantidade vendida pagaria o investimento com a linha de produção? Dá pra competir com a Pratt&Withney?

Felipe Augusto Batista

Rinaldo, no caso a minha idéia da série não seria ver o que o Brasil poderia fazer que seria competitivo, mas sim o que o Brasil seria capaz de fazer se não tivesse outra opção.

Caso não houvesse nenhum outro fornecedor disposto a vender pra nós, seriamos capazes de produzir algo mesmo que caro e ineficiente ou em pouco tempo estaria tudo no chão quando acabassem os sobressalentes?

E caso pudéssemos produzir algo, em qual estágio estamos, exemplo, poderiamos produzir algo similar a um motor dos anos 80 ou teríamos que começar com algo dos anos 60?

BLACKRIVER

Acredito que se realmente precisarmos… Temos condições plenas de fazer praticamente tudo aqui… Claro que isso vai custar caro, mas é o preço a se pagar por algo urgente… Para as poucas coisas que não temos capacidade… tem a lista de lojas abaixo…. China 🇨🇳 , Paquistão 🇵🇰, India 🇮🇳, Rússia 🇷🇺 , França 🇫🇷 , Alemanha 🇩🇪 , Itália 🇮🇹 , Suíça 🇨🇭 , Suécia 🇸🇪 , Ucrânia 🇺🇦 , República Tcheca 🇨🇿 , Inglaterra 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 , EUA 🇺🇸 Concordo plenamente contigo… nos dias atuais, compensa investir uma fábrica de motores a jato? Ou melhor pegar essa grana e… Read more »

Marcelo

A evolução dos chineses em todas as áreas é absurda.