Foto em boa resolução do caça J-35 revelada em 2022

O primeiro vídeo do caça stealth J-35 baseado em porta-aviões da China em testes de voo surgiu nas redes sociais, denotando o rápido desenvolvimento da aeronave.

O bimotor J-35 em um esquema de pintura cinza aparece com trens de pouso baixados, evidenciando que o avião se aproximava para pousar.

Como observado por especialistas, o vídeo mais recente indica que pelo menos um protótipo do J-35 está conduzindo voos de teste com o tubo pitot do nariz removido, sugerindo que um radar AESA pode ter sido instalado em seu interior.

A variante naval J-35 do caça FC-31 voou pela primeira vez em 29 de outubro de 2021. Destina-se a operar a partir do próximo porta-aviões Type 003 equipado com catapultas eletromagnéticas para lançamento de aeronaves.

A variante naval inclui uma barra de lançamento de catapulta no trem de pouso frontal e um mecanismo de dobramento de asas.

VÍDEO: Caça J-35 em voo de teste

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joanderson

Será que ta do msm nivel do Su57 ?

Rodrigo

Acho que muito superior, Rússia não é padrão mais.

Leonardo Bastos

Só tem ixpecialista de internet… kkkkk

Magaren

Concordo fora que a Russia está comprando munições e outras equipamentos militares Chines nessa guerra, já começa mostrar a inversão.

Rui Mendes

Isso não tem nada a ver, compra porque está a gastar mais quantidade, não porque não sabe fazer, aliás eles fazem bem e à muito mais tempo.

Eduardo Neves

E vamos falar m…

Magaren

Ele voa, o Su57 só saiu para passear algumas vezes.

Carlos

Mas alô…
O Su-57 inclusive teve partisipasão no filme do tom cruize topi gum.

Marcos Silva

Alôôô… Que seria “partisipasão”????

Bitten

Não sou entendido nesse tipo de coisa, mas gostaria de saber qual a base de conhecimento básico (tipo Física, Química, Ciências da Terra e por aí vai) um país precisa chegar para conseguir tocar para a frente um projeto desses. E, principalmente, quanto tempo leva para reunir toda a base. E imagino como não deve ser conseguir passar da Ciência básica para Ciência aplicada, Tecnologia e base industrial. Sei que a China, entre 1946 e os anos 1960 teve grande ajuda da URSS e dos países da então Cortina de Ferro. Depois de 1972 passaram a ter ajuda dos EUA… Read more »

Alexandre Galante

Linha do tempo de desenvolvimento dos caças da China:

comment image

Bitten

Obrigado Galante. Foi mto instrutivo pra mim. Essa linha do tempo teve a vantagem de permitir uma “interpretação” q vai na direção de minhas leituras mais gerais. De fato, a indústria aeroespacial chinesa inicialmente clonava material soviético – na época em q a China era uma espécie de leão de chácara da URSS no Oriente – haja visto a intervenção na Coréia e o apoio ao Vietnam. Mas é interessante pensar q desde o sec 18 a China fez vária reformas no serviço público e na educação, mais ou menos correlatos à reformas feitas na Europa. Niall Ferguson tem um… Read more »

Underground

Eu diria que precisariamos de vinte anos, que é o tempo de você pegar uma criança e transmitir conhecimento até sua fase adulta. Mas antes de tudo precisamos ser uma única nação, não um país dividido em esquerda e direita, branco e negros e por aí vai. Pessoal fala em investir em educação… investir em educação a gente investe. Newton tinha quando muito um grafite e um caderno de anotações. Daí dizem: nem tido mundo é Newton! No entanto temos milhares de pequenos Newtons.

João Correia

Concordo que a Rússia já não tem o segundo lugar em tecnologia da aviação de guerra, porém os chineses copiaram este avião, parece o F-35 americano ,só que não chega nem aos pés do verdadeiro.

Destro

Que raios de fumaça preta saindo da tubeira?
Motor de Mig?

Rinaldo Nery

Problema no retentor do pistão.

Leandro Costa

Heheheheheh

Rogério Loureiro Dhiério

É o AMX Stealth dos caras.

Santamariense

O Rolls-Royce Spey do AMX só faz fumaça quando em regime de alta rotação que exija retomada de velocidade. Nesse vídeo, a aeronave está em baixa velocidade. Fumaça bem estranha.

J-20

Seria muito pior com os motores Klimov

Auder Dias

Fui vendo o vídeo e observando isso também! Rsrsrs

Groosp

Não entendo esse canopy abrindo dessa forma sem uma versão V/Stol com um lift fan.

Leandro Costa

comment image

Ele não é o único.

Santamariense

Leonardo, o interessante é que, dependendo da versão , o Mig-21 tem canopi que abre assim ou então para o lado direito. Esse da foto que você colocou é um Mig-21PF, salvo engano.

Santamariense

Leandro*

Leandro Costa

Sim, eu acho que as versões iniciais abriam o canopy dessa forma. Talvez para utilizar o espaço do maquinãrio à ré do piloto para aviônicos, que na época não eram exatamente pequenos.

Santamariense

Sim. Acho que é bem por aí.

Groosp

Hoje é incomum porque dificulta o acesso ao painel para manutenção.

Leandro Costa

Eu prefiro acreditar que os engenheiros responsáveis por esses projetos pensaram bastante nisso antes de se decidirem por implementar os canopys dessa forma. No caso do MiG-21 como citado pelo Santamariense, versões posteriores tiveram a abertura do canopy modificada, e também imagino que tenham suas razões para isso.

Santamariense

Além do “35” e de uma enormidade de outras coisas, o canopi também foi copiado do caça dos EUA.

Leonardo Bastos

Alguém saberia informar qual a motorização…??

A6MZero

Ele usa o WS19.

Inicialmente os primeiro protótipos até usaram os motores russos RD93, depois se cogitou os WS13, que tem desempenho similar ao RD93, e agora as novas variantes já estão equipadas com o WS19 que segundo o fabricante da aeronave tem um desempenho melhor comparável aos f414.

Leonardo Bastos

Obrigado!

Marcos Silva

Pela fumaça deve ser um VW diesel…

Auder Dias

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Santamariense

Que nada, deve ser um motor de caminhão FNM (o popular FêNêMê).

Mrcos Silva

Boa!

Allan Lemos

Impressionante o que se consegue quando há uma política de Estado.

Bispo

Mais até na “fumacinha” lembra um caça russo … 😁

Auder Dias

Exatamente! Kkkkkkkkkk

Demolidor

Nesse ritmo em algumas décadas a China vai se tornar a maior potencia militar.

Orivaldo

Igual o Mundo acabar em 2000

Demolidor

Eu não acho muito difícil ela se tornar a maior potencia não, porque no momento a China é o país com mais projetos em andamento, o bom é que a China não é um país tão agressivo como os EUA ou Rússia.

Luiz Trindade

Pois eh… Devagar mais sempre andando a China vai alcançando seus objetivos militares. Essa é a resposta para os que viviam desdenhando do projeto dizendo que era só maquete, que quando voasse ia soltar pecinhas, etc… Ae vai pergunta: E nós no Brasil? Quando que vamos nos organizar para evoluirmos no campo da defesa? Quando vamos virar Forças Armadas mesmo e parar de se aventurar em outros campos que não são os deles?!?

Pedro

é o terceiro de produção? Olhem o numero de serie

Demolidor

Séria fantástico um caça desse nível na FAB.

Luisáo

Politica de estado dá nisso aí , sem que o estado implemente politicas com vista a conseguir uma soberania tecnológica não se consegue dar andamento a projetos dessa envergadura.No Brasil ainda se consegue desenvolver projetos mas a maioria servem apenas para que a teia de interesses em volta do setor da defesa quer sejam politicos ou militares tenham a seu dispor avultadas verbas do erário publico para satisfazer os seus próprios interesses em prejuizo da nação .