Embraer não participará de investigação sobre acidente com jato que matou Prigozhin

18

A Rússia informou ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Brasil (Cenipa) que não abrirá uma investigação internacional sobre o acidente aéreo que matou o chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, na semana passada, disse a organização brasileira à Reuters na terça-feira (29).

O russo e outras nove pessoas estavam em uma aeronave que, na quarta-feira (23), fazia o trajeto entre Moscou e São Petesburgo, quando caiu na cidade de Tver, perto da capital da Rússia. Ainda não se sabe o que causou o acidente.

Segundo as regras internacionais, o Brasil poderia participar das investigações do acidente, já que a aeronave que caiu era da Embraer. Anteriormente, o Cenipa disse que participaria da apuração se fosse convidado pela Rússia.

Os russos, no entanto, não requisitaram a ajuda brasileira. Isso não causou problemas pois o acidente ocorreu em um voo doméstico, e, portanto, as investigações não estão sujeita às regras internacionais, de acordo com a Organização da Aviação Civil Internacional das Nações Unidas (Icao).

“Eles não são obrigados, apenas recomendados a fazer isso”, disse Marcelo Moreno, chefe do Cenipa, à Reuters. “Mas se eles disserem que vão abrir a investigação e convidar o Brasil, participaremos de longe.”

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

E quem aqui imaginou o contrário?

PACRF

Ninguém imaginou o contrário. Afinal, estaríamos perplexos caso a queda do avião fosse submetida a uma investigação isenta.

Bispo

Resultado dos dados da caixa preta… “Put in off” … rs

Chris

Que caixa preta ? heheh

Leandro Costa

Como previsto.

Nelson

Acidente ao estilo KGB…

Leandro Costa

Acho que ainda nem foi divulgado à quem pertencia o avião. De qualquer maneira, se aparece milionário aqui ou acolá, é difícil saber com o que o cara ganha dinheiro, quem são seus amigos e conexões pessoais. Não é a Embraer que tem que ficar de olho nisso, mas sim das autoridades de cada país. E mesmo que ela não quisesse vender para algum criminoso notório, é bem fácil esse pessoal fazer aquisição através de outras pessoas.

Lucas

Em toda investigação de acidente aéreo, a empresa fabricante da aeronave participa das investigações.

GPlácido

Menos na Rússia. Lá quem investiga é quem a KGB quiser rs

Rodrigo Maçolla

Que novidade não… Em uma ditadura não existe transparência

Orivaldo

A Democracia na Rússia é relativa. Assim Como as investigações de assassinatos aéreos

PACRF

Não é muito relativa assim, pois para os adversários do “Todo Poderoso” só existem duas alternativas: prisão (Alexei Navalny) ou morte (Yevgeny Prigozhin).

Orivaldo

Mas quanta falta de consideração. Nosso PR vive falando bem da Russia para Deus e o Mundo, como assim não pode participar da investigação? Olha que vou pensar que querem esconder algo rsrs

Vendéen

Nada de surpreendente em um país liderado por personagens patéticos que constantemente adotam uma abordagem comportamental mafiosa. Nisso nada a mudar com a URSS lol.
Além disso, se não me engano, assim como a Embraer, a fabricante inglesa de motores não foi convidada lol.

Jagderband#44

Afinal de contas, ninguém quer tomar chá de Polônio em São José dos Campos.

Angelo

Não convém, certo Putin?…vai q descubramos algo q não é p ser descoberto…

Humilde Brasileiro

Conveniente para um lado sob suspeição, e só vai deixar mais suspeitas no ar.

adriano Madureira

Claro que não irão participar ! Afinal sabemos o motivo da queda, e caso não tivesse sido um acidente programado, aí sim poderíamos dizer que a embraer teria sua parcela de culpa já que a mesma estava como bom lacaio ,não estava recebendo serviços de suporte ao jato desde 2019.

Pois a Embraer estava cumprindo as sanções internacionais impostas à Rússia,como disse a fabricante de aviões. 

As sanções impedem os fabricantes de aviões ocidentais de fornecer peças ou suporte para aviões operados na Rússia.