Angola quer comprar quatro KC-390 da Embraer e modernizar frota de Tucanos/Super Tucanos

130

O governo angolano manifestou interesse em comprar quatro aviões KC-390, da Embraer. A informação é do presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana. Viana disse que foi informado do interesse de Angola em adquirir as quatro aeronaves para sua Força Áerea.

A Embraer é uma das empresas que compõem a delegação brasileira para o seminário empresarial, promovido por ocasião da visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Angola.

O governo estuda conceder financiamentos novamente a Angola para exportação de produtos e de bens e serviços de engenharia – essa a segunda modalidade se notabilizou no País por causa das suspeitas de corrupção levantadas na Operação Lava Jato, que levaram até o então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao banco dos réus. Uma ação penal relativa a obras em Angola, onde teria havido tráfico de influência internacional, terminou sendo encerrada.

Na sexta-feira, dia 25, Lula deu indicações de que o negócio está sendo avaliado, ao listar as capacidades de cooperação entre as respectivas Forças Armadas.

“Angola tem condições de se tornar um polo da Embraer Defesa na África. A aquisição de aeronaves como KC-390 e a revitalização da frota de tucanos e super tucanos trariam transferência de tecnologia. A indústria naval brasileira pode apoiar a modernização da Marinha angolana”, disse o petista.

Os militares dos dois países promovem formação de quadros e intercâmbio de informações de doutrina de segurança.

Um ministro do governo Angolano confirmou ao Estadão que existe interesse do país em contratar mais produtos da Embraer. Segundo esse ministro, a Taag, companhia aérea comercial da Angola, poderia comprar aviões da empresa brasileira para rotas regionais. Ele disse que Angola queria trazer para seu território um centro de treinamentos, que hoje funciona em Johannesburgo, na África do Sul, como forma de atender as regiões da África em que o país se insere.

A maior parte dos equipamentos de Defesa são de origem russa, inclusive aeronaves e helicópteros, além do treinamento e doutrina. No passado, houve formação de oficiais em Cuba.

FONTE: Angola24horas

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kommander

“A indústria naval brasileira pode apoiar a modernização da Marinha angolana”, disse o petista.”

Vai apoiar em que se a nossa marinha tá jogada as traças?

No mais, o KC-390 vai se mostrando um ótimo produto e chamando a atenção por onde passa, vemos o que falta mesmo é um lobby mais agressivo.

AMX

Indústria naval é uma coisa; Marinha, outra.

SGT MAX WOLF FILHO

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Jadson S. Cabral

Aí que tá. A nossa industria naval está ociosa, quase desaparecendo desde os escândalos da lava-jato, com contratos bilionários cancelados, estaleiros fechados… uma força de trabalho enorme que poderia estar produzindo porque nem vende para o Brasil e nem exporta. Logo, se o governo, por meio de sua influência, consegue um contrato de construção naval para a industria, seria de suma importância. Lembrando que Angola é um importante produtor de petróleo e a nossa industria naval tem muita experiência na construção de petroleiros e navios sonda.

Ricado

Não devem vender para esse país infelizmente depois é o povo brasileiro que vai ter que pagar!

Fernando "Nunão" De Martini

Por favor, desenvolva o raciocínio. Quais os fatos que embasam a sua conclusão?

MAGNO BARBOSA

Os empréstimos feitos pelo BNDES que não foram pagos.

Rodrigo

Angola quitou tudo pagaram geraram empregos aqui progresso lá não foi bom para todos ou queremos um Brasil capacho da Europa e Estados Unidos?

A6MZero

Magno essa informação está bem errada não há empréstimos não pagos pela Angola.

A Angola quitou todos as dividas com o Tesouro Nacional e BNDS em 2019, na realidade os pagamentos foram até feitos de forma antecipada, inclusive na época houve notas do Ministério da Economia sobre isso, os valores eram de aproximadamente 580 milhões e prazo inicial era até 2024 sendo quitados com 5 anos de antecedência.

A6MZero

PS. desculpa Nunão agora que li em comentários abaixo que você já tinha trazido essa mesma informação sobre o pagamento antecipados pelo governo angolano….

Fernando "Nunão" De Martini

Não precisa se desculpar. É a dinâmica dos comentários mesmo.

Magno Barbosa

Peço desculpas por não me atualizar sobre o assunto. Como existem empréstimos para outros países que estão inadimplentes pensei que os de Angola estavam na mesma situação Obrigado pelos esclarecimentos.

Fernando "Nunão" De Martini

Quais, especificamente?

Magno Barbosa

Peço desculpas por não me atualizar sobre o assunto. Como existem empréstimos para outros países que estão inadimplentes pensei que os de Angola estavam na mesma situação Obrigado pelos esclarecimentos.

Gilberto

Pois é, tem que apoiar primeiro a modernização da nossa marinha.

Sensato

Uma coisa não exclui a outra. Nossa MB não é mais moderna por questões financeiras e não porque os estaleiros estão com mais encomendas do que possam dar conta.

Nemo

De ilusão também se vive.

Wagner Figueiredo

Ótimo.. vamos vender..sem falcatrua e etc.. ótimo avião…lindo!!! Agora creio que estão mais “ligeiro”referente as propinas do passado!!! Rsrsrs

AVISO DOS EDITORES. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

João Augusto

Contratos militares são um mar de corrupção no mundo inteiro e há ampla literatura sobre isso, inclusive nos e dos EUA. O problema é que, enquanto uns puritanos querem ir pro céu, outros mais inteligentes querem vender – e vendem – seus produtos, gerando empregos e renda para suas populações.
O idealismo vai comprimindo os carolas em ressentidos enquanto o materialismo vai produzindo resultados. Assim tem sido. Assim será.

Bachini

apoiando a corrupção?

Jadson S. Cabral

Não acho que ele esteja apoiando a corrupção, mas apenas expondo a realidade dos fatos no mundo inteiro. Ou você acha que não existe corrupção no lobby das industrias de defesa americanas e européias? Por que será que eles vendem tanto? Há quem reclame lá de toda a corrupção, a diferença é que lá eles fazem acontecer e aqui não.

Fernando Vieira

Você lembra lá em 2014 os protestos, quebradeira ameaças de deporem a realeza que explodiram em Estocolmo com o povo sueco revoltado que o governo deles estaria financiando um governo corrupto do terceiro mundo?

O Brasil só está fazendo a mesma coisa que a Suécia fez ao vender os Gripen para o Brasil.

Renan

Espero que haja garantia de capacidade para pagamento

Havendo

Só entregar uma aeronave se está estiver devidamente paga
E assim por diante

Caso seja financiamento

Que garanta que as indústrias brasileira realmente irá receber o dinheiro

Pulando a parte financeira

Seria excepcional se o Brasil conseguir fechar uma parceria estratégica com a África

Podemos dentro do portifólio nacional fornecer

Aviões comercial
Aviões militares
Helicóptero
Helicóptero militar
Navios Tamandaré
Navios Patrulheiro
Navios offshore
Blindado Guarani
Talvez blindado guaicurus
Radares
Submarino
Munições
Bombas
Armas pessoais (fuzil, pistola, etc)

Franz A. Neeracher

Não somente vender…..mas tb ligar o cliente ao vendedor.

Fornecer instrução, treinamento, manutenção (tb gera divisas) enquanto o cliente estiver usando o material comprado….já pensando em vendas futuras ao cliente e a países amigos desse cliente.

adriano Madureira

diamantes, petróleo, gás, minério de ferro, estanho, manganês , cobre , ouro , fosfatos , granito , mármore , urânio , quartzo , chumbo , zinco , volfrâmio ,fluorita , enxofre , feldspato , caulim , mica e quartzo cristalino e grana…

Acho que o BNDES/ EMBRAER não iria recusar serem pagos em commodities ou dinheiro…

Pagando é oque conta!

comment image

AMX

Boa notícia, que comprem o máximo possível.

Underground

Estou precisando de um veleiro. Ae alguém quiser financiar, porém sem garantias reais. Ou imaginárias.

Von Richtoffen

Trabalhe.

Rodrigo Maçolla

Toda venda de nossa industria de defesa é bem vinda claro, Esperamos por um negócio honesto e vantajoso para quem compra para quem vende e para quem financia. ,,, E Querer é poder ??

Orivaldo

Até eu compraria esse avião com o Governo pagando e ainda recebendo um faz me rir pra levar a esposa pra Paris

santiago

você acha que os tucanos que foram para fora do brasil foram pagos em barras de ouro ? é o que temos para lutar contra o lobby de outras empresas/países, fornecer o financiamento mas as garantias ainda são do outro país.

Von Richtoffen

_______

COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO.

MAIS DE VINTE DE COMENTÁRIOS DESTA MATÉRIA RECEBERAM ADVERTÊNCIAS. LEIAM OS AVISOS DOS EDITORES E LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jadson S. Cabral

A diferença que faz um governo preocupado com a diplomacia, com a ideia de um Brasil importante internacionalmente e com sua industria… alguém sabe dizer por que o governo passado não fazia questão nenhuma de se aproximar da África?

AVISO DOS EDITORES. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

santiago

Porque achava que era melhor ficar pegando migalhas de outras nações. se bem que nem isso fez direito. Não houve uma política externa definida além de vender comodities no mercado internacional.
Se “apoiar” no crescimento de outras nações menos favorecidas é o que faz a china crescer e para mim, que não entendo nada , parece ser uma boa estratégia para indústria militar

Pablo

O atual voltou a ter relacoes com a Venezuela e está interessado na “economia” Argentina kkkkkk
Realmente, a diferenca que faz alguem “preocupado” com a diplomacia kkkk

AVISO DOS EDITORES. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Ed Sanches

Argentina sempre foi um dos maiores parceiros comerciais do Brasil, e a economia deles estando forte, a nossa sai ganhando. Quanto a Venezuela, é um país importante produtor de petroleo e sua economia tem crescido acima de 10% ao ano. Agora não ter relações com a Venezuela pelo fato de não ser uma democracia, a Arábia Saudita e o Catar também não são. A diferença deles é que o governo da Venezuela não da presentes valiosos aos presidentes de outros países que os visitam.

AVISO DOS EDITORES. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Allan Lemos

a Venezuela, é um país importante produtor de petroleo e sua economia tem crescido acima de 10% ao ano

Eita, tá melhor que a da China rsrsrs

Ed Sanches

Não sei se está melhor,mas está crescendo mais que a da China.Google tá aí pra isso.

Santamariense

Então está na hora deles pagarem o que devem ao Brasil:

“ Houve inadimplementos nos pagamentos dos países?
Sim. Surgiram inadimplementos nos pagamentos de Venezuela (US$ 740 milhões), Moçambique (US$ 122 milhões) e Cuba (US$ 261 milhões), em um valor total de US$ 1,1 bilhão acumulado até junho de 2023. Outros US$ 497 milhões estão por vencer desses países.”

Fonte: https://aberto.bndes.gov.br/aberto/caso/exportacao/

Orivaldo

Essa Venezuela vc criou na sua mente, simulador, onde ?

Ed Sanches

Já ouviu falar do Google.Da uma corrigindo lá e volta.

Rodrigo

É o que a Venezuela é de fato rica em ouro petróleo e outros minerais pais riquíssimo mas preso em sanções vc ter e não poder vender nem comprar é diferente de ser miserável né mídia brasileira que aliena …..

Santamariense

Ponto, vírgula, … conhece?

adriano Madureira

Ser ou não democracia, nunca foi empecilho para alguns países venderem seus armamentos via FMS…

De acordo com uma análise do Intercept de dados governamentais recentemente divulgados, os EUA venderam armas a pelo menos 57% dos países autocráticos do mundo em 2022.

Qual o problema de nós vendermos?! Temos que deixar de sermos inocentes e fazer como os países que defendem os direitos humanos e democráticos.

https://theintercept.com/2023/05/11/united-states-foreign-weapons-sales/

Andrey

O atual voltou para os mesmos cupinchas do passado.
E muitos ficam batendo palmas de que o Brasil voltou para o cenário internacional,voltou para o mesmo esquema, e entregando o Brasil de mão beijada para a China a preço de banana.

AVISO DOS EDITORES. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jadson S. Cabral

E não é pra ter relações por quê? Nós somos o maior e mais importante país da América Latina, se nós não tivermos influência sobre os nossos vizinhos, que são infinitamente menores e mais capazes que a gente, como queremos ser uma potência internacional??? Qual o seu problema? Você acha que o caminho é um Brasil isolado? Acha que o caminho é deixarmos a América Latina cair nos braços da China ou de quem quer que seja? Tem que ter relação sim. E ter relação não significa que você concorde com o governo e com as coisas que ele faz… Read more »

Von Richtoffen

_____

COMENTÁRIO APAGADO.

NO COMENTÁRIO QUE VOCÊ RESPONDEU JÁ HAVIA UMA ADVERTÊNCIA PARA NÃO USAREM O ESPAÇO PRA PROSELITISMO POLÍTICO.

OS AVISOS DOS EDITORES SERVEM PARA TODOS. LEIAM OS AVISOS E LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Allan Lemos

A diferença que faz um governo preocupado com a diplomacia

Governo anterior: Precisamos nos aproximar de Israel que é uma grande democracia.

Governo atual: Precisamos nos aproximar da Venezuela e do Irã.

AVISO DOS EDITORES. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Realmente a diferença é gritante.

JORGEMATEUS77

________

COMENTÁRIO APAGADO.

LEIAM A DEZENA DE AVISOS JÁ FEITOS PELOS EDITORES EM COMENTÁRIOS DESTA MATÉRIA PARA NÃO USAREM O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO. CONTINUAREMOS APAGANDO OS COMENTÁRIOS QUE INSISTIREM NA BRIGA POLÍTICA, DOS DOIS LADOS. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nemo

Devemos imitar os EUA e a Europa: discurso bonito e comércio onde der lucro. A Propósito, o Biden autorizou a Chevron a voltar a operar na Venezuela.

Jadson S. Cabral

O que foi que nós ganhamos com esse papo de aproximação com Israel? Porque até onde sei nunca fomos distantes de Israel e nada mudou. Só vi papo. Enquanto do Irã e de vários países nós havíamos nos afastado. E com a aproximação agora, existem muitas possibilidades de negócios. Não fossem as sanções nós estaríamos ganhando bilhões vendendo para o Irã. Sabe quanto dinheiro a Embraer perdeu ao não conseguir vender aviões para o Irã graças as sanções americanas? Agora me diz uma coisa, qual o seu problema com o Irã? Que mal o Irã já fez ao Brasil? Algum… Read more »

Allan Lemos

Entāo supostamente nāo ganharíamos nada com Israel, que é um país rico e influente, mas ganharemos com a paupérrima Venezuela, que é um narcoestado? Muitas possibilidades de negócio? Quais? Você encontraria mais milionários para comprar os jatos da Embraer ou querendo abrir investimentos no Brasil em Israel ou na Venezuela? Sobre o problema com o Irā, se você nāo se incomoda com um regime que brutaliza uma jovem até a morte por ela nāo ter usado hijab, entāo nāo há nada que eu possa falar para te ajudar a entender. O engraçado é que você é da turma que condenava… Read more »

Jadson S. Cabral

Amigão, nós não temos muito o que ganhar com Israel além do que já ganhamos. Eles têm uma industria de defesa bem desenvolvida e nós compramos bastante deles. Tendo dinheiro, eles vendem, Mas eles não vão comprar nada da gente. E eu não estou dizendo que não podemos estreitar laços com eles. Só que isso não aconteceu, não passou de proselitismo político e populismo barato. Nós nunca nos distanciamos de Israel como falavam, não sei de onde tiraram isso e muito menos como tem bobo que acredita no papo. Agora, com o Irã, caso não fossem as sanções, teríamos muito… Read more »

JORGEMATEUS77

preocupado com a Diplomacia ? Com quem ? Ah…. Venezuela Argentina e Cuba
Vai ser muito “bom” para diplomacia brasileira ter boas relações com essas nações que possuem primazia internacional

AVISO DOS EDITORES. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rodrigo

Quer dizer então que a Europa e EUA não fazem negócio com ditadores deixa de ser ________

EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM FAZER ATAQUES PESSOAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jadson S. Cabral

Sabe quem também tem primazia internacional? Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Sabe quem não liga para isso? Estados Unidos da América

Allan Lemos

Amigo, o que os EUA fazem ou deixam de fazer nāo interessa ao Brasil, na CF/88 há a defesa dos direitos humanos como fundamento da República, entāo se o governo estende um tapete vermelho para um déspota sanguinário, ele está em desacordo com o texto constitutional.

O seu whataboutism nāo muda a realidade objetiva.

Jadson S. Cabral

Constituição isso, constituição aquilo… a nossa constituição rege as leis brasileiras e nem isso acontece direito aqui. A geopolítica dos negócios é algo complicado, onde o que vale são seus interesses, o que vale é o dinheiro que você vai ganhar. Nenhum, preste bem atenção, nem país deixa de fazer negócios sob essas justificativas. O país que alega não vender para uma ditadura, que veta uma venda aqui, faz vista grossa para outra e vende do mesmo jeito. “ai pq não tenho nada a ver com o que os outro fazem, pipipi popopo.” Não tem mesmo não. Enquanto eles ganham… Read more »

Sensato

Tem muito mais relação com % que com diplomacia.

Jadson S. Cabral

Se você acha que as duas coisas são muito diferentes, volte todas as casas

Jadson S. Cabral

A África sempre foi importante para o Brasil e boa parte daqueles países têm muita influência brasileira, sobretudo os de língua Portuguesa. O caminho para um Brasil importante no cenário internacional, com influencia geopolítica e força começa por esses países. Nós podemos vender tantas coisas para esses países, podemos fazer tantas parcerias… sempre pensei na possibilidade de uma base aeronaval brasileira na África. Devemos ocupar esse lugar, senão a China vai.

Rodrigo

Vai mesmo ! Os EUA e Europa cometeram um erro grave na África deveriam desenvolver mercados para eles para ficarem mais poderosos não só os sugaram ! Agora vem a china investindo pesado onde a Europa e EUA já deveriam marcar presença forte dá para ver claramente que isto vai culminar em uma terrível guerra

Jadson S. Cabral

Se não ocuparmos nosso lugar, vamos perdê-lo até aqui na América Latina mesmo

Overandout

Tomara que comprem a abram as portas para o mercado africano. Eh preciso lembrar que por Africa nos referimos a um continente inteiro, com extremo potencial e de paises com relacoes geopoliticas muito favoraveis ao Brasil

Allan Lemos

O governo estuda conceder financiamentos novamente a Angola para exportação de produtos e de bens e serviços de engenharia

Como um sábio disse uma vez, loucura é fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes rsrsrs.

Rodrigo Maçolla

Pois é que lastima … como um vice disse é criminoso voltando a cena do crime

AVISO DOS EDITORES. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rafael Oliveira

Se a venda fosse para a Venezuela, Cuba ou Moçambique eu concordaria com você.

Mas Angola pagou todos os empréstimos que fez junto ao BNDES.

Então é puro preconceito seu comentário.

Equilibrium

Rafael, segundo o BNDES todos os citados pagaram até 2018 quando tudo certinho até quando assumiu o governo anterior: -“Do total de pagamentos, 89% foram liberados para empreendimentos em seis países. São eles, em ordem decrescente de valores: Angola (US$ 3,273 bilhões), Argentina (US$ 2,006 bilhões), Venezuela (US$ 1,507 bilhão), República Dominicana (US$ 1,215 bilhão), Equador (US$ 685 milhões) e Cuba (US$ 656 milhões).  -A partir de janeiro de 2018, surgiram inadimplementos nos pagamentos de Venezuela (US$ 374 milhões), Moçambique (US$ 118 milhões) e Cuba (US$ 62 milhões), em um valor total de US$ 554 milhões até 30 de junho… Read more »

Leandro Costa

O que é ainda mais inquietante. Esses países devem ao Estado Brasileiro e não à um governante ou partido específico.

Rafael Oliveira

O credor é o BNDES (e, sucessivamente, o Tesouro Nacional) e não o presidente em exercício. Ou seja o devedor não tem desculpa e teria que continuar pagando em 2018. Como não pagou, deu calote.

Allan Lemos

Rafael, segundo o BNDES todos os citados pagaram até 2018 quando tudo certinho até quando assumiu o governo anterior:

Eu posso deixar de pagar um empréstimo se eu não for com a cara do novo gerente do banco?

Eu sempre me esqueço que responsabilidade é um conceito alienígena para vocês.

Santamariense

O que você colocou está desatualizado. Abaixo, link para informações de junho de 2023:

https://aberto.bndes.gov.br/aberto/caso/exportacao/

“Houve inadimplementos nos pagamentos dos países?
Sim. Surgiram inadimplementos nos pagamentos de Venezuela (US$ 740 milhões), Moçambique (US$ 122 milhões) e Cuba (US$ 261 milhões), em um valor total de US$ 1,1 bilhão acumulado até junho de 2023. Outros US$ 497 milhões estão por vencer desses países.“

Camargoer.

Caro. Segundo a página do BNDES, Angola obteve US$ 3,2 bilhões de financiamentos do banco, tudo quitado. Curiosamente, a Argentina que tem uma economia muito maior, financiou apenas US$ 2 bilhões, que também já foram pagos.

https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/transparencia/consulta-operacoes-bndes/contratos-exportacao-bens-servicos-engenharia

Allan Lemos

O brasileiro tem memória curta, esse sistema só fez criar uma onda de corrupçāo nunca antes vista.

Camargoer.

Caro. A auditoria independente contratada para avaliar os contratos do BNDES atestaram a sua lisura, A auditoria não encontrou qualquer indício de corrupção ou desvio. Então. é um erro dizer que o banco esteve envolvido em uma onda de corrupção nunca vista antes. Aliás, a auditória não viu nem onda nem marola de corrupção nos contratos do banco. Neste caso, é obviamente um erro vincular o BNDES a qualquer ato de corrupção, crime ou má administração. Agora que você já sabe.

Von Richtoffen

Auditoria independente essa aliás contratada a peso de ouro, para descobrir nada, a partir de suspeitas infundadas. Os mandantes deveriam ressarcir os cofres públicos.

Camargoer.

Caro. Uma auditoria independente elabora um relatório baseado nas evidências encontradas, seja para atestar que o sistema é idôneo, para apontar falhas administrativas ou denunciar crimes. Felizmente, a auditoria atesteou que a seriedade do BNDES. O problema é que tem muita gente que prefere ignorar o resultado desta auditoria para continuar fazendo discurso partidário. Como dizia um que sempre me criticava aqui na trilogia “O tempo… sempre o tempo”,

Renato

Há alguma desinformação dos colegas sobre as modalidades e possibilidades de financiamento. Bom, em que pese o fato de que o sistema de concessão de financiamentos para esses fins que existia no passado NÃO existe mais, cabe salientar que o sistema atual agora determina que o financiamento é feito para fomentar a indústria nacional, onde o produto deve ser comprado nacionalmente, com uma exigência de uma % de participação e mão de obra nacionais. O fomento é direcionado à industria participante e não mais diretamente ao financiado. Sendo assim, o financiado fornece as garantias de pagamento para uma verba que… Read more »

Camargoer.

Caro Renato. O BNDES nunca financiou governos estrangeiros. Existem diversas linhas de fomento. Uma delas é o financiamento para exportação de bens produzidos no Brasil, por exemplo aviões da Embraer. A empresa, a pessoa física ou um governo compram um avião. O BNDES libera os recursos para a Embraer produzir o avião. O comprador paga diretamente ao BNDES as parcelas. O BNDES também financia empresas sediadas no Brasil para importar bens de capital, como máquinas. O BNDES paga a importação e o importador paga as parcelas ao banco. O BNDES também exporta serviços. Uma emprega brasileira ganha uma obra no… Read more »

Santamariense

De novo isso? Por que tu não coloca a informação correta??

https://aberto.bndes.gov.br/aberto/caso/exportacao/

Fernando "Nunão" De Martini

Por que? Até onde pude pesquisar, diferentemente de Cuba, Venezuela e Moçambique (que estão inadimplentes com o Brasil), o histórico de Angola como pagador de empréstimos é muito bom, inclusive anteciparam os pagamentos: “ Com cinco anos de antecedência, o governo de Angola pagou, integralmente, os US$ 589 milhões da dívida que ainda tinha com o governo brasileiro. De 2005 a 2017, o país africano contraiu financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Tesouro Nacional, que chegaram a somar US$ 5 bilhões em anos recentes. Em nota, o Ministério da Economia informou que o… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini

Que calote, Roberto?

Pelo que postei, não teve calote recente de Angola para o Brasil.

Pode falar da situação interna de Angola, problemas diversos, mas até onde pude pesquisar, calote em relação ao Brasil não houve, e foi o maior destinatário de empréstimos para obras, via BNDES. Pagou as últimas parcelas em 2019 com antecipação ao prazo de 2024.

Se a situação mudou de 2019 pra cá não sei, mas o histórico não é de caloteiro.

Oráculo

Angola produz bastante petróleo e gás.
Se não fosse a corrupção e as dívida impagáveis, poderiam viver um momento melhor como nação.

E é justamento por causa do petróleo que o governo comunista ainda consegue se manter no poder. Apesar da corrupção gigantesca, dinheiro pro básico eles tem.
E financiamentos bem estruturados eles conseguem pagar.

Obviamente vai ter propinas correndo solta nos dois lados do Atlântico.
É a nossa, e a dos angolanos também, triste realidade.
Nem adianta mais reclamar.

André Macedo

_____

COMENTÁRIO APAGADO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

André Macedo

Meu comentário foi apagado por ter usado o termo “__________________”? kkkkkkkkkkkkkkkk Nobre cavalheiro, perdoe-me o linguajar mas sua argumentação é deveras faltosa, não se baseia em fato concreto e indica, implicitamente, seu desinteresse em aprofundar-se no assunto em questão. Ao cumprimentá-lo, peço que verifique seu arrazoado e procure adequá-lo melhor à realidade. COMENTÁRIO EDITADO. SEU COMENTÁRIO ANTERIOR FOI APAGADO E ESTE FOI EDITADO POR SEREM APENAS PROVOCAÇÃO OFENSIVA, ASSIM COMO OS EDITORES TIVERAM QUE APAGAR A RESPOSTA MAL-EDUCADA QUE ELE GEROU. ISSO MOSTRA QUE A EDIÇÃO FOI CORRETA POIS IMPEDIU A CONTINUIDADE DE MAIS RESPOSTAS AGRESSIVAS QUE NÃO LEVAM A… Read more »

Pedro

Na visão do BRICS+ e na relação Sul-Sul os países de língua portuguesa e, Angola sendo o seu mais proeminente na África, é de extrema importância estreitarmos todos os laços possíveis.

Wilson Rodrigues de Oliveira

Um país que é considerado: um dos mais corruptos do mundo; um dos menos desenvolvidos do mundo; com 70% de famintos; com altíssimos índices de mortalidade infantil e baixíssima espectativa de vida “comprando” aviões que nunca serão pagos. Ainda bem que o brasileiro não tem necessidades à serem supridas.

Wilson, independentemente da situação interna angolana, o fato é que o país pagou os empréstimos feitos pelo BNDES, inclusive antecipou a conclusão dos pagamentos, previstos para 2024, em 2019. Postei os fatos em outro comentário há pouco, não vou repetir aqui para não poluir o blog.

Jadson S. Cabral

Será que o americano, o francês, o italiano, o sueco, o russo e o chinês também ficam incomodados com isso quando vê seu governo ajudando sua industria a vender para países periféricos na América Latina, no Sudeste Asiático e na África e assim gerando empregos e desenvolvimento em seus países ou isso é apenas coisa de brasileiro _____________________?

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

Caro. Segundo a FreedonHouve, Angola tem 28 pontos em uma escala de 9 até 100. Para comparação, a China tem 9 pontos. O Brasil tem 72 e os EUA tem 83. Segundo o Banco Mundial, o PIB de Angola em 2022 foi de US% 108 bilhões, para uma população de 33 milhões, Segundo o banco, o maior problema de Angola é a elevada taxa de desemprego, principalmente entre os jovens nas cidades. O PIB per capita é de apenas US$ 3 mil, um pouco menos da metade do brasileiro. Assim como o Brasil, Angola também padece de uma elevada concentração… Read more »

José Rodrigo

Pais que vive numa miséria tremenda, corrupção total, custo de vida maior que Londres e NY. Gastando essa fortuna em FFAA. Angola paga caro seu carma, 400 anos de português, guerra civil e agora esses Santos

Leandro Costa

Para mim é super simples. Se Angola tem bom histórico de pagamento de financiamentos, então que se venda para ela, se estreite laços, se faça presente por lá. Se não fizermos isso, alguém mais vai fazer. Simples assim.

GFC_RJ

É isso, meu caro. Mas como diria RODRIGUES, N.:
“Nada é mais difícil e cansativo do que defender o óbvio!”

Rodrigo

Só na imaginação de quem é ________
Angola pagou por tudo antecipado além de ser ______é mau informado

EDITADO. NÃO É PRECISO OFENDER PARA DEBATER. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jagder#44

Nada mal para um país que não tem nem água encanada.
Só quem esteve em Angola, sabe o que é Angola.

GFC_RJ

O que o úc a ver com as calças?!

Tomando esse pensamento… como o Brasil está adquirindo Gripens e Scorpenes se é lanterna no PISA e tem quase 50% das residências sem esgoto tratado e quase 30% sem água encanada também? 
A Índia tem um IDH tenebroso e no entanto compra a p… toda: Rafale, Sukhoi, C-17, Scorpene…

Jagder#44

Amigo, como eu disse, só sabe quem viveu lá. Sabe o porquê de não haver água encanada? Porque não é do interesse do governo distribuir água encanada, enquanto que algum general “herói” da guerra civil pode vender milhares e milhares de caminhões pipa por ano, de uma água que sabe-se lá de onde vem. Eu mesmo escovava os dentes com água mineral portuguesa. Dito isso, o que tem a ver é que a índia e também o brasil, a trancos e barrancos, se desenvolve. Agora, quando o teu governo faz questão de te dar um saco de 30 kg de… Read more »

Jagder#44

Amigo, como eu disse, só sabe quem viveu lá. Sabe o porquê de não haver água encanada? Porque não é do interesse do governo distribuir água encanada, enquanto que algum general “herói” da guerra civil pode vender milhares e milhares de caminhões pipa por ano, de uma água que sabe-se lá de onde vem. Eu mesmo escovava os dentes com água mineral portuguesa. Dito isso, o que tem a ver é que a índia e também o brasil, a trancos e barrancos, tentam se desenvolver, ou pelo menos fazem propaganda disso. Agora, quando o teu governo faz questão de te… Read more »

Rafael Oliveira

Nas regiões em que não há água encanada no Brasil ou que o abastecimento é deficitário as razões são as mesmas. Políticos, empresários e militares ganhando um bom dinheiro com caminhões-pipa. Em Angola apenas a quantidade de pessoas sem acesso a água é maior, mas a natureza do problema é a mesma.

Jagderband#44

Rafael, o EB faz um ótimo trabalho no interior do NE, entregando água.
Claro que sempre haverá pontos nos quais o EB não terá cobertura.
Em Angola é 100% do país sem abastecimento regular.
Pra ter noção até uma torre moderna de uma empresa petroleira (toda em vidro, recém inaugurada no centro da capital) não tem abastecimento por água encanada e tratada.

Von Richtoffen

EB entregando água? Achava que era uma OM para defesa… “Entregar água” é missão humanitária, paliativo, não missão-fim. Uma vergonha pra todos, ainda mais com taaaanto leite condensado envolvido.

Santamariense

O EB faz a entrega de água porque ninguém mais faz! E o GF determina que o EB cumpra essa missão subsidiária. É fora de sua missão? Sim, é. Mas, os governos nada fazem para ser de outro jeito, então o EB precisa continuar realizando essa função. E a questão do leite condensado tem o que a ver com entrega de água no sertão nordestino?

MauricioFC

É ação/missão subsidiária, prevista legalmente; aliás, como em praticamente todas as FFAA.

Daniel Ricardo Alves

Tem interesse em vender QUATRO KC390 para Angola, mas não teve em vender QUATROCENTOS E CINQUENTA Guaranis para a Ucrânia. Vai entender a lógica desse governo . . .

Camargoer.

Caro Daniel. Calma com as ideias para evitar confusão. A Ucrãnia e a Russia estão em guerra. O Brasil já deixou claro que defende o cessar fogo imediato e o início das conversações de paz desdes o ano passado. Basta assistir o depoimento do ex-presidente na Assembleia da ONU em outubro de 2022. Há uma queda de braço entre a diplomacia ucraniana e a diplomacia brasileira. O Brasil não vai vender nem Guaranis, nem Kc390 nem ST-A29 para a Ucrânia (nem para a Russia) enquanto os dois países estiverem em guerra. Isso iria de encontro ao discurso diplomático do Brasil.… Read more »

Daniel Ricardo Alves

Bobagem! Os Guaranis eram veículos ambulâncias desarmados que também poderiam ser oferecidos para a Rússia, caso ela tivesse interesse. O Brasil não só passaria uma imagem de neutralidade, como também de preocupação com ajuda humanitária para países em guerra. Você pode explicar do jeito que quiser, mas no final, é apenas incompetência e birrinha do atual presidente mesmo.

Camargoer.

Não é bobagem. Durante a Guerra das Malvinas, o Brasil cedeu algiuns aviões P95 para a Argentina. Na época, o embaixador brasileiro em Lonfres (Roberto Campos, uma das pessoas mais inteligentes que já conheci) foi chamado pelo governo inglês que sobrou a neutralidade brasileira. O embaixador garantiu a neutralidade brasileira, inclusive apresentando a mesma oferta de P95 para a RAF. Isso é contado pelo próprio Roberto Campos em uma entrevista. Como eu já expliquei antes, podemos especular sobre a intenção da Ucrânia ao insistir nesta proposta, sabendo que o governo brasileiro a vetaria. Talvez fosse só uma iniciativa para constranger… Read more »

Daniel Ricardo Alves

E a diplomacia brasileira também. Ficou bastante óbvio que o Brasil tem um certo apreço por ditadores. Exatamente o que a neutralidade brasileira deveria evitar. No fim, deixamos de vender 450 ambulâncias que poderiam não só trazer milhões de dólares em impostos e gerar empregos, como também demonstrar que o Brasil tem empatia pelo sofrimento das pessoas envolvidas no conflito. Enfim, faltou visão estratégica.

Camargoer.

Você está equivocado sobre a diplomacia brasileira. O país tem relações diplomáticas com praticamente todos os países do mundo, sejam elas democracias ou não. Se há um consenso entre a direita e a esquerda (democrática) é que a diplomacia brasileira é reconhecida por uma capacidade de interlocução com praticamente todos os paíse do mundo. Do mesmo modo que o Brasil se relaciona com a Nuruega, FInlãndia e Suécia, consideradas as melhores democracias do mundo, também se relaciona com a China, Russia, Ucrânia, Aŕabia Saudida, Irã, EUA, Venezuela, Argentina, Chile, e provavelmente Timbuktu. No caso do conflito na Ucrânia, a posição… Read more »

Carlos

Meu caro, o Daniel tem razão porque o Ocidente não vê o Brasil como país neutral e para compreenderes ouve os discursos de Lula quando visita um país dos BRICS e o discurso completamente diferente quando visita um país do Ocidente, também a recusa de fornecimento de munições para a Alemanha e a recusa da venda de Guaranis para a Ucrânia não são compreensíveis com a venda de Guaranis e A-29 para as Filipinas, e recentemente foi noticiado mais uma situação tensa, de guerra latente entre a China e os países banhados pelo Mar do Sul da China, também ninguém… Read more »

Jadson S. Cabral

Ainda que eu ache um disparate essa coisa do Brasil ficar em cima do muro e perder grandes oportunidades por causa disso, acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra

Daniel Ricardo Alves

É que você não entendeu a questão como um todo. O Brasil perdeu uma ótima oportunidade.

Camargoer.

Caro. Podemos ver a superfície ou especular sobre o desconhecido. Pelo que lemos, a Ucrãnia consultou o Brasil sobre a compras de algo como 400 veiculos Guarani para servirem de ambulância, que teria sido vetado pelo governo federal. Agora vamos especular. Este veículos levariam de 2 a 3 anos para serem entregues. Talvez mais. Então, do ponto de vista prático, a Ucrãnia não precisa destes veículos, ao contrário do esforço do governo ucraniano para receber aviões F16. Sabemos da queda de braço entre o governo ucraniano e brasileiro (o que inclui os constrangimentos na recente cúpula do G20), entre outras… Read more »

Daniel Ricardo Alves

O Brasil deveria ter vendido as ambulâncias. Simples assim. E oferecido o mesmo para os russos. Não existe jogada de mestre. Existe apenas oportunidades que não são aproveitadas por incapacidade.

Camargoer.

Caro Daniel. Não eram ambulâncias. Isso o Brasil poderia fornecer inúmeros. Todas os veículos do Samu são produzido aqui. Se a Ucrânia demanda estes 400 veículos blindados que foram vetados pelo governo brasileiro, fico curioso sobre a razão da Ucrânia não buscar com urgência alternativas, talvez veículos Piranha ou Strker no mesmo número, Curioso, não?

Robson Rocha

Se esse contrato sair, o KC-390 conseguirá dois feitos ao mesmo tempo: 1) entrar no continente africano, mostrando que o produto brasileiro se adapta a qualquer ambiente e 2) entrar no mercado da Antonov e Iliushin.

Jadson S. Cabral

O segundo cenário é meio que inevitável, já que Antonov não existe mais e Iliushin… bom, não preciso falar. Logo, operadores dessas aeronaves, só têm duas opções, ou vai de Millennium, ou vai de Hercules

EduardoSP

https://en.wikipedia.org/wiki/National_Air_Force_of_Angola

No papel eles têm uma força aérea relativamente robusta.

Jagder#44

Só no papel.
O aeroporto de Luanda também é base aérea militar.
Sabe aqueles filmes do Braddock? É por ai…

Carvalho2008

Eu tenho o habito de ler todos os posts…. Eh um show de manifestacoes e zero leitura.. As vezes as respostas ja estao transcritas mais de 5vezes por outros leitores ou analistas e diversas pessoas sequer leram mas querem dar opiniao… Isto aqui nao eh lugar de manifestacao, eh lugar de analise…todo mundo pode analisar e transcrever suas conclusoes, mas quando alguem apenas le o enunciado e apenas se manifesta sek ler o conteudo, deveria ser excluido ou ganhar oendura tamanha falta de etiqueta…. Isto aqui eh lugar de analista, profissional, hobby, entusiasta, mas gente que tem de no minimo… Read more »

Jadson S. Cabral

Sinceramente… tem post que nem dá vontade de ler os comentários. No forte eu já nem faço isso mais

adriano Madureira

diamantes, petróleo, gás, minério de ferro, estanho, manganês , cobre , ouro , fosfatos , granito , mármore , urânio , quartzo , chumbo , zinco , volfrâmio ,fluorita , enxofre , feldspato , caulim , mica e quartzo cristalino e grana…

Acho que o BNDES/ EMBRAER não iria recusar serem pagos em commodities ou dinheiro…

Pagando é oque conta! Será mesmo que não seremos pagos?! Só não seremos se não o quisermos amigo.

comment image

Rodrigo

Vamos emprestar dinheironpwra comprar de nós e não seremos pagos é isso?.

Sa dinheiro para Embraer entregar produtos para outro país a custa dos cofres públicos

Camargoer.

Caro Rodrigo. Existem três modos de um governo adquirir um avião militar. O primeiro seria um pagamento direto do comprador com a empresa. O governo brasileiro faz assim com a Embraer. O outro mode seria um acordo governo-governo. O comprador paga ao governo do país exportador, o qual tem um contrato com a empresa. Os EUA fazem assim com o FMS. O terceiro modelo, o governo comprador assina um financiamento com um banco, que pode ser um banco privado ou um banco de exportação. O Brasil tem um financiamento com bancos privados no Prosub e com um banco de exportação… Read more »

Santamariense

Tu disse mais acima, em outro comentário:

“Caro Renato. O BNDES nunca financiou governos estrangeiros.”

Agora, nesse último comentário, disse:

“ o governo comprador assina um financiamento com um banco, que pode ser um banco privado ou um banco de exportação. … O banco brasileiro de exportação é o BNDES.”

Te decide…

Fernando "Nunão" De Martini

Só se Angola não pagar, o que não tem sido o caso.

Nas últimas duas décadas, Angola foi o país estrangeiro com mais linhas de financiamento (ligadas a serviços de engenharia por empresas brasileiras) feitas pelo BNDES, somando mais de 3 bilhões de dólares, e foi o que pagou tudo mais rápido, inclusive antecipando os últimos pagamentos em 5 anos.

Veja diversos comentários e links já feitos nesta matéria.

ANDRE GARCIA

Excelente!

Demolidor

Excelente notícia os países do continente Africano sempre tem grande interesse nos produtos Brasileiros é um importante mercado para o Brasil atuar, uma pena que o governo anterior se afastou deles e tentou se aproximar dos EUA que não quer comprar nada do Brasil.