O canal de notícias norueguês TV2, através de várias fontes, acabou de confirmar que a Noruega doará vários caças F-16 para a Ucrânia. Assim, a Noruega se tornará o terceiro país da OTAN, depois dos Países Baixos e da Dinamarca, a fornecer aviões de combate F-16 à Ucrânia.

Atualmente a Força Aérea da Noruega possui um total de 57 aeronaves F-16 que serão substituídos por caças F-35. O número exato de F-16 que serão doados à Ucrânia não está confirmado ainda, mas acredita-se que seja um esquadrão (cerca de 12 caças).

Hoje, o primeiro-ministro Jonas Gahr Støre está em visita oficial à capital Kiev na quinta-feira , no Dia da Independência da Ucrânia.

 

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Filipe

Provavelmente vão ser F-16A Block 15 atualizados para o padrão MLU

Não são os melhores caças de quarta geração do mundo mas são aeronaves muito boas, bem melhores do que qualquer coisa que a Ucrânia tem no seu inventario.

deadeye

Exatamente, só de poderem usar mísseis F&F já é um grande salto.

Luís Henrique

Na verdade a Ucrânia possui 2 versões do míssil R-27. A versão R-27 ER que é guiado por radar semi ativo e tem alcance estendido na faixa de 130 km e a versão R-27 ET que tem busca por calor IR e é passivo e também de alcance estendido (aprox. 120 km). Está versão ET é um míssil ar-ar BVR, de medio alcance do tipo fire and forget. Em termos de mísseis ar-ar de curto alcance, a Ucrânia também tem o R-73 que também é um míssil fire and forget. Inclusive a Ucrânia produz os mísseis R-27, não dependendo de… Read more »

Plinio Jr

Embora sejam vetores cansados e não sendo de ultima geração, vão dar uma baita dor de cabeça para a aviação russa, são totalmente adaptados aos arsenais da OTAN e não são improvisos como vemos nos velhos vetores soviéticos em serviço na Ucrânia.

Luís Henrique

Há controvérsias…kkk

Piloto ucraniano, tenente coronel Fischer Dmitry Vilhelmovich, que voou no F-16, afirmou o seguinte:

“I flew the F-16 the first day, I loved the fighter. However, in terms of performance, it is much lower than the Su-27,”

Santamariense

Qual performance? Em que tipo de situação o F-16 tem pior performance que o Su-27? E a comparação não é correta. Se ele estivesse comparando o desempenho e performance do Su-27 com um F-15, aí tudo bem.

Luís Henrique

No final do seu texto, você mesmo deu a entender que o Su-27 está em uma categoria acima do F-16 e mais comparável ao F-15. Sobre diferença de performance, depende muito de qual versão de F-16 e qual versão de Su-27 serão comparadas, pois os sensores, aviônicos e armamentos fazem diferença. Porém, em termos de performance de voo, qualquer Su-27 é melhor que qualquer F-16. O Su-27 tem muito mais potência, é superior em aceleração, velocidade máxima, teto de serviço, manobrabilidade, raio de ação, carga de armas, etc. Isso em um combate de curta distância da uma boa vantagem ao… Read more »

Plinio Jr

Na teoria, sim um Su-27 teria melhor desempenho que o F-16, mas estes F-16s mesmo que de versões antigas são superiores em termos de aviônica e armas em relação aos Su-27PM em serviço com os ucranianos ..

Santamariense

Concordo com o que vc falou. Depende de muitas variáveis. E tem também o outro lado, que acha que tudo que é russo é o que existe de melhor no universo.

Vendéen

Olá Brasil,

Se a entrega norueguesa for confirmada, isso deverá representar cerca de 80 F-16 no total (?).
Inicialmente e se não me engano, a Ucrânia queria formar 2 esquadrões. Com 80 aviões será muito mais lol.

,
Boas notícias para a Ucrânia:
“Grécia se oferece para treinar pilotos ucranianos em F-16”
https://www.euractiv.fr/section/ukraine/news/greece-offers-f-16-training-reconstruction-help-as-zelensky-visits/

Luís Henrique

Existe matéria dizendo que a Ucrânia pede 128 caças para poder enfrentar a superioridade aérea russa.

Demolidor

A Ucrânia não tem dinheiro para comprar tantos aviões, esses aviões não serão de graça, não são doações.

Luís Henrique

A Ucrânia está investindo cerca de 30% do seu PIB em defesa. Em 2022 eles atingiram um orçamento militar de U$ 45 bi o que é igual ao orçamnento do Japão ou da Coreia do Sul. Ou seja, um dos maiores do mundo. Além desse orçamento, está recebendo sim doações e ajuda, tanto em termos de equipamentos como em dinheiro. Os EUA sozinhos pretendem entregar U$ 45 bi em ajuda militar para a Ucrânia em 2023, ou seja, só com a ajuda dos EUA eles atingem o DOBRO do orçamento. Então a Ucrânia tem sim, dinheiro de sobra para adquirir… Read more »

Plinio Jr

Eles vão receber estes aviões via doações / ajuda dos países da OTAN, e não através de compra direta.

Alecs

O grande problema é o tempo de treinamento. Até acredito que já exista um esquadrão de pilotos que terminem a formação em curto prazo, mas boa parte só no próximo ano. Além, é claro, dos mecânicos e pessoal qualificado em manter as aeronaves. Uma coisa que será bem rápida é o choro dos torcedores russos esses eu prevejo o mimimi em 3,2,1…

Marcelo

Vai faltar F-16 de segunda mão em bom estado para venda no mercado,quem comprou comprou quem não comprou não compra mais !!!

Magaren

Quando acabar esse conflito a Ucrania tera uma variedade enorme de equipamentos e principalmente proficiencia.

Demolidor

Vai doar se a Ucrânia pagar muitos milhões de dólares pelo caça e treinamento dos pilotos e só vai vai chegar ano que vem e provavelmente a guerra já vai ter terminado e a Ucrânia vai estar derrotada até lá. Kkkkkkkkk

Demolidor

É difícil chamar de doações cobrando tão caro do povo Ucraniano pelo armamento.

Hugo Vigneron

Uma pergunta , quem vai bancar os armamentos para esse F-16 ?
Uma coisa são os caças blz,outra são os arma mentos.

Demolidor

Os caças e os armamentos vai sair do bolso dos Ucranianos não é de graça.