Partidos suecos são favoráveis ao envio de caças Gripen para a Ucrânia, mas só depois que a Suécia se tornar membro da OTAN

44

Os partidos Liberal (L), Democrata Cristão (KD) e Socialdemocrata Sueco (S) estão abertos a enviar caças JAS Gripen para a Ucrânia – mas este não é um passo relevante enquanto o país não for membro da OTAN, disse o Ministro da Defesa Pål Jonson do Partido Moderado (M). Condição esta também destacada pelos partidos S, KD e L.

Vários partidos dizem hoje que apoiam o envio do avião de combate JAS Gripen pela Suécia para a Ucrânia – desde que, primeiro, a Suécia se torne  membro da OTAN.

Tudo começou com a líder dos sociais-democratas, Magdalena Andersson, ao transmitir a mensagem durante uma coletiva de imprensa. Então os partidos L e KD seguiram com a mesma mensagem.

“Não podemos deixar a Rússia vencer. O Gripen faria uma grande diferença para a Ucrânia”, disse Magdalena Andersson na coletiva de imprensa.

Ela enfatiza que a Ucrânia depende do apoio militar externo. O presidente Volodymyr Zelenskyy pediu repetidamente aos países que ajudassem com caças.

“No topo da lista de apoio à Ucrânia estão os caças. Fizemos enormes investimentos tanto financeiros como militares, mas também temos de ouvir o que a Ucrânia precisa”, disse Gulan Avci (L) à SVT Nyheter.

Existe um limite para o envolvimento da Suécia na guerra?

– Os Liberais e a Suécia apoiam o povo ucraniano e a luta que agora está a ser travada pela democracia e pela liberdade da Europa. O povo ucraniano também luta pela democracia e pela liberdade do povo sueco, então todos os países da Europa devem defender o povo ucraniano, diz Avci à SVT Nyheter.

Mikael Oscarsson, dos Democratas-Cristãos, diz que a Ucrânia tem uma grande necessidade de aviões.

– A Suécia deu muito apoio, mas esta questão dos aviões de combate é algo de que realmente precisamos e, portanto, é algo que os Democratas-Cristãos apoiam.

Os moderados até agora disseram não

Os moderados até agora não disseram que estão preparados para enviar o Gripen, mas disseram que o plano é necessário para defender a Suécia na situação atual. Mais recentemente, durante sua visita à Suécia neste fim de semana, Volodymyr Zelenskyj disse que estava interessado no Gripen, mas o primeiro-ministro Ulf Kristersson (M) não prometeu enviar o avião na época.

– Sempre há limites na guerra antes de você realmente se tornar parte dela, disse Kristersson ao TT.

Mas na quinta-feira, o Ministro da Defesa Pål Jonson (M) anunciou que, afinal, o Gripen pode se tornar relevante para a Ucrânia. No entanto, ele também sublinhou que a Suécia precisa primeiro estar na OTAN.

A SVT está procurando Ulf Kristersson para um novo comentário.

FONTE: svt.se

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Conclusão: Gripen “miou”.

Fernando "Nunão" De Martini

Por que?

Emmanuel

Porque a Ucrânia não vai entrar da noite para o dia na Otan.

O que vai entrar na Otan, a Ucrânia pré ou pós invasão?

Tem muitos pormenores. Não é algo tão simples assim.

Fernando "Nunão" De Martini

Emmanuel, acho que você entendeu alguma coisa errada.

A matéria não fala de entrada da Ucrânia na OTAN, e sim da Suécia.

“Vários partidos dizem hoje que apoiam o envio do avião de combate JAS Gripen pela Suécia para a Ucrânia – desde que, primeiro, a Suécia se torne membro da OTAN.”

“…o Ministro da Defesa Pål Jonson (M) anunciou que, afinal, o Gripen pode se tornar relevante para a Ucrânia. No entanto, ele também sublinhou que a Suécia precisa primeiro estar na OTAN.”

Last edited 8 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Emmanuel

Então entendi errado mesmo…..kkkkkkkkkkkkkkk

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é, acho que foi o único que entendeu assim. Mas para evitar que alguma outra pessoa também tenha esse entendimento errado, mexemos agora na chamada para deixar ainda mais claro.

RPiletti

Conclusão: OTAN agiliza aí que nós enviaremos os Gripens daqui…

Alecs

Exato! Quando o assunto começa a aparecer demais é porque será fornecido. Vai demorar, mas parece que já estão testando o público, políticos e até mesmo os russos. Não tenho dúvida de que em algum momento tanto o Taurus da Alemanha quanto o Gripen serão fornecidos.

Slow

Em troca do que ?

Magalhaes

Em troca: Agilizar a entrada na OTAN. Como vocês “russos” tem dificuldade em ler uma matéria. Meu deus.

Slow

Mas o problema era a Turquia o gênio ..

Camargoer.

Caro. O que o texto diz é que o governo da Suécia só irá avaliar o envio de caças para a Ucrãnia, provavelmente F39C, após a Suécia ingressar na OTAN, provavelmente para viabilizar que esquadrões de outros países possam operar na Suécia, substituindo os F39C cedidos. Só isso.

Ivan

Sim.
É “só isso”.
.
Entretanto, nada impede que a Svenska flygvapnet inicie o treinamento de pilotos e equipes de terra ucranianas, pois a formação de pessoal demora.

Alecs

Fonte? Deve ser: TASS de brincadeira kkkkkkkkkkkkk

Leandro Costa

Parecem pensar da forma como eu havia imaginado. Fazendo parte da OTAN a dissuassão fica garantida, dessa forma podendo repassar Gripens C/D para a Ucrânia, sendo que um arranjo de rodízio de esquadrões da OTAN pode ser feito na Suécia, ou mesmo planos mais detalhados de envio rápido de poderio aéreo, enquanto a produção dos Gripen pode aumentar de cadência e, com sorte, até um segundo lote pode ser contratado.

Alecs

Sim , Leandro. Parece que sua análise foi muito correta.

Magalhaes

Concordo. Deve ser por aí. E não estão errados…pra quem tem um criminoso como vizinho toda atenção e cuidado são necessários.

Maurício.

“Sempre há limites na guerra antes de você realmente se tornar parte dela, disse Kristersson ao TT.”

Ou seja, enquanto eu não for atacado diretamente, nada de relações muito aprofundadas, tudo tem um limite. Basicamente era assim que França e UK pensavam até a água começar a bater na bunda, lá na segunda guerra.

Groosp

Os suecos dando uma acelerada no Erdogan. Gostei.

Fernando "Nunão" De Martini

O presidente da Turquia já deu sua aprovação. O que falta é o tema ser votado no parlamento turco. Pelo que sei (ao menos é o que entendi a partir de reportagens como esta, abaixo) o parlamento está em recesso e só volta em setembro.

https://www.lemonde.fr/en/international/article/2023/07/11/what-is-the-status-of-sweden-s-nato-bid-after-turkey-s-approval_6049407_4.html

Já esta outra reportagem só fala em outubro.

https://apnews.com/article/nato-turkey-sweden-erdogan-90c8dc9eca976cabebeaa5bfee4d1904

Recesso de verão, pelo jeito. Só voltam a legislar no outono do Hemisfério Norte.

Groosp

E vc acha que ele não tem influência no parlamento? Se o Erdogan quisesse, a Suécia teria entrado junto com a Finlândia.

Fernando "Nunão" De Martini

Groosp
Ele já aprovou, declarou isso publicamente, e agora isso tem que ser ratificado no parlamento.
Enfim, política.

Groosp

Ele tirou o peso dos próprios ombros e conseguiu coisas em troca. Vai conseguir mais.

Fernando "Nunão" De Martini

Saberemos provavelmente em outubro. Alguns dos aspectos da negociação extrapolam a OTAN e referem-se à UE.

Emmanuel

Uma coisa é Suécia e Finlândia. Outra, qual a Ucrânia que vai entrar.

A atual fragmentada ou a anterior?

Fernando "Nunão" De Martini

E quem aqui está falando em entrada da Ucrânia na OTAN?

JSilva

Para a Otan, faria sentido acelerar isso. O Gripen é um caça superior às versões de F-16 que estão sendo doadas à Ucrânia. Além de ter sido um caça projetado especificamente para enfrentar a superioridade numérica russa, operando em rodovias, com pouco pessoal para manutenção e reabastecimento, armamento variado, datalink…

Seria a oportunidade de colocar todo o conceito à prova (claro que considerando o fato de que, na Suécia, ele opera dentro de uma estrutura preparada há décadas e na Ucrânia entraria meio que nas coxas…

Willber Rodrigues

A questão é:
Como disseram abaixo, falta o parlamento turco aprovar a entrada da Suécia na OTAN.
Mesmo que o parlamento turco tivesse dado seu ok´´ hoje, quanto mais falta, ou quais as próximas etapas pros suecos definitivamente fazerem parte do clube´´, pra que os suecos possam se sentir tranquilos pra doar Gripens a Ucrânia? E quanto tempo demoraria pra que os ucranianos se sentissem familiarizados com o Gripen, pra extrair o melhor dele no combate?
1 ano? Dois? Três anos?

Eu sempre digo que depender dos outros é uma m….

Bruno Vinícius

O Erdogan já deu a luz verde para a entrada da Suécia na OTAN, não deve demorar muito além do retorno das férias do parlamento turco para que a votação seja realizada.

A6MZero

Sim o parlamento está de recesso até dia 01 de outubro.

E pra quem reclama dos nossos parlamentares aqui, lá não é melhor não, o recesso que vai até outubro começou em 15 de julho…

Alecs

Acho que após a aprovação do parlamento turco não falta mais nada para os suecos entrarem definitivamente para OTAN. Na prática já estão. Agora, para enviarem Gripens demora mais um pouco. Primeiro definir quantos e quais países enviarão aeronaves para a Suécia. Eu acho que Os ingleses e americanos enviariam caças em esquema de rodízio como já é feito em outros países membros da OTAN. Em segundo lugar o tempo de treinamento de tripulações, mecânicos e mantenedores. Talvez o treinamento do pessoal de terra seja mais rápido para o Gripen.

Magalhaes

Ia falar sobre isso. Tempo para treinamento do pessoal. Será mais rápido que nos F-16 ? É um bom tema…

Maurício.

Dizem que o Gripen é muito fácil de se pilotar, dizem é um caça dócil, por outro lado, dizem que o F-16 é um pouco mais arisco. Mas eu acho que quem já pilotava Mig-29 e Su-27, como os pilotos ucranianos, não encontre muitas dificuldades, tanto no F-16 como no Gripen, piloto de caça é um sujeito muito inteligente.

Leandro Costa

Exatamente. Acho que não terão qualquer problema em domar o F-16 como avião. Vão demorar um pouco para transformá-lo em ferramenta efetiva de combate. Podem até focar em algum tipo de tarefa específica no início. Mas o problema é a manutenção. O Gripen torna esse processo muito mais fácil.

Leandro Costa

Só para complementar. Os primeiros 8 pilotos e 65 mantenedores chegaram à Dinamarca para iniciar os treinamentos, que estão previstos para durarem uns seis meses.

Hugo Vigneron

Esse papo de treinarem pilotos Ucranianos nos gripens já parecia estranho , agora faz todo sentido.

Andrey

Pode ser uma faca de 2 gumes,se o Gripen se sair bem na guerra vai ser uma senhora propaganda para ajudar a vender,mas se sair mal vai piorar a tentativa de vendas( e antes que digam: nao é o E,mas o C/D, o comprador não vai se importar com as letras ,ele quer resultados).

lucena

o governo sueco “doará” ?….realmente…quem banca essa boa ação ?… governo sueco dará esses caça para a Ucrânia e esta terá como pagar tal “boa vontade” …F16 parados…e quem sabe no futuro bem próximo…alguns mirrages e Fs-18 “perdidos” esperando essa onda de “boa ação” de “doações”.

George

Qual o problema? Até o governo russo está participando da campanha de doação. Acabou de doar um Mi-8.

Alex Faulhaber

Podiam ter mandando uns pra nós aqui né alugados e não mandaram, agora vão mandar pra guerra 🙁

Bruno Vinícius

Enfraquecer seu inimigo em potencial é uma motivação como nenhuma outra…

L G1

Aviões de ataque A-29 super tucano foram enviados para o Níger para enfrentar uma possível invasão da Nigéria.

Humilde Brasileiro

Barganhando conforme seus próprios interesses nacionais.

Felipe

Melhor apressar, porque a Ucrânia perdeu 3 pilotos e 2 MiG-29 em um “acidente” hoje. Inclusive seu piloto mais famoso “Juice”.
https://youtu.be/lK5I_J1UTiQ?si=n8Owng3JC4K9FdXD