A Embraer está se preparando para uma potencial colaboração com a estatal indiana HAL – Hindustan Aeronautics Limited, visando o programa indiano MTA (Medium Transport Aircraft).

De acordo com o idrw.org, funcionários da Embraer devem visitar a HAL no final de agosto para explorar as possibilidades de uma joint venture.

O Programa MTA prevê a aquisição de 60 a 80 aeronaves de transporte de 18 a 30 toneladas de carga. O C-390 Millennium pode transportar até 26 toneladas, seis a mais que o C-130 Hercules, a uma velocidade de 470 nós.

O C-390 é certificado para operar em aeródromos situados em altitudes de até 14 mil pés, o que é fundamental para a Força Aérea Indiana, nas operações ao norte do país.

Outra vantagem do C-390 é sua habilidade de poder se reconfigurado para diferentes missões, como reabastecimento em voo, lançamentos de cargas, missões humanitárias, evacuação aeromédica, combate a incêndios e operações de busca e salvamento.

Na sequência de imagens, exemplos de configurações de carga do KC-390: 7 pallets 463L (dois deles sobre a rampa); 3 veículos Humvee; 1 veículo blindado LAV-25; 1 helicóptero Blackhawk, entre outras possíveis

Cockpit do Embraer KC-390

Vista em corte do KC-390. Clique na imagem para ampliar
Vista em corte do KC-390. Clique na imagem para ampliar
Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Fechar um acordo desses seria uma alavancagem extraordinária no número de aeronaves no mercado, o que levaria uma maior disponibilização de peças no longo prazo, com redução de custos.
Vai ter briga forte para fechar esse negócio.

Underground

Entram na briga o Airbus A400, LM C130 e Kawasaki C2.

santiago

Do jeito que a Índia é, capaz de comprar 10 de cada

deadeye

Não necessariamente, a índia está tentando incentivar a sua indústria nacional, eu duvido que a Airbus ou a Lockheed aceitem transferir as produções dessas aeronaves para à Índia.

Underground

Airbus tem produção na China. LM tem diversos acordos de produção de F16 em outros países.
Brasil, se quisese, poderia ter entrado em acordo e fabricado F16 integralmente por aqui.

Camargoer.

Caro Under. De fato, a LM apresentou o F16 no programa FX2, contudo a FAB o descartou, escolhendo como finalistas o F18, o Rafale e o F39. Por que o governo brasileiro iria buscar um acordo com a LM para produzir um aparelho que foi desclassificado pela FAB?

Underground

Expliquei ao deadeye que tanto LM como Airbus tem fabricação de seus produtos fora dos EUA. Dei continuidade, apenas como exemplo, que eventualmente, se o Brasil quisesse, poderia ter fabricado os F16 aqui, como fizeram os holandeses e japoneses.

Camargoer.

Entendi. Vocẽ tem razão. Bem, então vale a pena mencionar que se Mirage2000 tivesse sido escolhido no programa FX, ele seria fabricado em Gavião Peixoto, assim como o F18 seria fabricando no Brasil se tivesse sido escolhido no FX2; Aliás, o A29 também é fabricado nos EUA. Caso a Índia escolha o Kc390, é possível que ele seja montado na Índia também, principalmente se for um contato grande. #tamojunto

EduardoSP

Airbus já vai fabricar o C-295 lá. Compraram 56 unidades, 16 fabricadas na Europa e as outras 40 na Índia.

Sensato

Boa piada mas aí seriam 40 e ainda faltariam 20.

Carvalho2008

Rztzrzr….verdade….mas fica minha sensacao que vai dar c390….por algum motivo…tem coisa ai…e India tem muita coisa boa para equipar o Brasil tambem…..hum….

Bruno Vinícius

O A400M e C2, apesar de mais capazes, também são consideravelmente mais caros do que o KC-390. Se os indianos não fizerem questão da capacidade de carga e dimensões maiores, o KC será a escolha óbvia (embora sempre há a força geopolítica dos EUA pesando a favor da LM).

Sensato

Ambos estão acima do requisitado para capacidade de carga.

Sensato

Não de acordo com o que está no texto. Se o requisito do MTA são aeronaves de 18 a 30 toneladas, A400 e C2 que transportam ao redor de 37 estão acima do requisito além de provavelmente estarem muito acima da margem de custos operacionais e de aquisição desejados.

Marcelo

Isso é tudo que a Embraer esta precisando,fechar um contrato dessa envergadura, vai ajudar muito no marketing dos produtos da Embraer .

Bruno Vinícius

Torcendo muito pela Embaer nesse programa. Seria um salto astronômico para o KC-390.

Renato

A questão é que a India tem uma política de compras locais. Para um pedido desta magnitude provavelmente pedirá um grande percentual de fabricação local, talvez até uma linha de produção. Hipótese que motiva o encontro ser com a empresa aeronáutica indiana e não com as forças armadas indianas.

Sensato

Uma aproximação com a HAL pode ser benéfica pra ambas as partes pela complementaridade entre as empresas. Eles produzem coisas que nós não produzimos e o oposto também acontece.

Camargoer.

Olá. Perceba que mesmo que os aviões sejam fabricado sob licença na Índia, é um tremendo negócio para os dois países. Torcendo para dar certo

Sensato

Se os requisitos do MTA é para cargueiros de 18 a 30 toneladas,

Sensato

Desculpem mas o navegador travou e não consegui nem terminar nem editar o comentário então vou abandonar.

Bruno Vinícius

Os três sites da trilogia estão impedindo a edição de comentários já fazem dias. Talvez fosse interessante aos administradores darem uma olhada nisso.

P.S. não é uma reclamação, só estou informando para o caso de ainda não estarem cientes.

AVISO DOS EDITORES: ESTAMOS CIENTES E BUSCANDO RESOLVER.

BLACKRIVER

Esse seria em excelente negócio, tenho certeza que a embrace não está sozinha nessa, com certeza a IAE também gostaria de vender 120 ~ 180 motores, a Collins Aerospace venderia 60 ~ 80 APU mais 60 ~ 80 conjuntos de avionics, a L3 também deve estar interessada na venda dos EHSI-4000 Electronic Horizontal Situation Indicators, sem contar os demais fornecedores. Ao longo dos anos isso acaba por fortalecer e criaria um boa cadeia de fornecedores de peças de reposição e centros de serviço de manutenção! Soma-se a isso a operação real em altas altitudes que traria experiência e conhecimento com… Read more »

Gabriel Ferraz

Essa compra só vai sair se houver alguma intenção de compra do governo brasileiro em algum produto indiano. Espero que saia ,bom pra ambos e meu imposto sendo utilizado pra algo bom

Camargoer.

Caro. Não necessariamente. Imagino que os indianos queiram fazer a montagem do avião na Índia, como aconteceu com o F39 feito no Brasil e do A29 feito nos EUA. Então. isso pode significar, por exemplo, que a HAL irá produzir os aviões, sendo que parte dos componentes seriam fabricados no Brasil e outras pelos fornecedores que a Embraer já tem, ficando a montagem final na Índia. Dependendo do tamanho da encomenda, isso é vantajoso para o Brasil e para a Ìndia.

Nilton L Junior

Que ótima notícia.

Carvalho2008

Daneira estranha ou de alguma forma, a polarizacao EUA, Rusiia, China,pode ajudar produtos brasileiros….o C-390 carrega uma linha de componentes comerciaismuito grande e eh uma alternativa a polarizacao de embargos….isto com cwrteza deve estar abrindo o olho de muitos paises….logico que este aviao esta lotado de componentes estrangeiros, mas um enorme bocado eh comercial….Colins, os motores, etc…

adriano Madureira

não ponho muita fé na HAL… poderia ser um problema para o kc-390 e a imagem da embraer…

Zeca

Infelizmente eu só pude dar um dislike no seu comentário.

Robson Rocha

Se esse negócio sair, o KC-390 entra no mercado asiático pela porta da frente. Na verdade, pela sua magnitude, seria um anúncio com potencial de chamar a atenção de forças aéreas de todos os continentes.

KKce

Brasil até hoje não vendeu nenhum?

Fernando "Nunão" De Martini

Está falando de vendas externas do C-390 / KC-390?

Hungria e Portugal, por enquanto.

Zeca

E Holanda já bem encaminhado.

Luís Henrique

A Índia foi nos últimos anos o maior importador de equipamento de defesa do mundo, com um mercado interno enorme, tendo o 3º maior orçamento militar do mundo, apenas atrás de EUA e Índia e ainda não sendo 100% autossuficiente na produção de equipamentos militares. Somente agora com a guerra na Ucrânia, talvez a Rússia tenha retornado ao top 3 de maiores orçamentos, mas terminando a guerra, a Índia provavelmente retomará a posição. Nos últimos anos a política indiana é de maior independência, então estão buscando parcerias com transferências de tecnologias e projetos em conjunto. O Brasil possui algumas empresas… Read more »

Antonio Cançado

Acabei de ver a matéria, e esse assunto já estava em discussão fazia meses…

António Rodrigues

Espero que o vosso presidente agora na reunião dos BRIC tenha argumentando com o seu homólogo indiano esse projeto entre os dois países.
Era uma boa maneira de fortalecimento dessa aliança econômica.
Penso eu….

André

Obrigado pela torcida. Fico muito feliz quando um estrangeiro torce pelo Brasil.

António Rodrigues

Tem estrangeiros e tem irmãos…..