Instituto Embraer promove campeonato de miniplanadores para alunos de escolas públicas

14

São José dos Campos, 20 de agosto de 2023 – O Instituto Embraer realizou neste sábado, dia 19, um campeonato de miniplanadores para alunos de escolas públicas no Clube de Campo da ADC Embraer, em São José dos Campos, interior de São Paulo.

A ação social teve a participação de 114 alunos de São José dos Campos, Gavião Peixoto e Botucatu, divididos em 23 equipes. Cerca de 40 voluntários e estudantes do ensino médio do Colégio Embraer colaboraram com o projeto e desde o início do ano instruíram os jovens a desenvolverem seus miniplanadores.

O evento teve o patrocínio da Eve Air Mobility e incentiva novos talentos a colocarem em prática habilidades, conhecimento e paixão pela engenharia e pela aviação. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar de uma simulação de voo no eVTOL, o veículo elétrico de mobilidade aérea urbana, utilizando óculos de realidade virtual.

Ao término de três baterias, a soma das pontuações definiu os vendedores das categorias inovação, design, distância percorrida e tempo de voo. O evento fez parte das comemorações dos 54 anos da Embraer.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nonato

Isso é interessante.
Pena que façam apenas numas poucas escolas e num período bem específico, meio que para fazer marketing de ação social (ESG).
A empresa não tem obrigação.
Mas seria ótimo fazer isso em todo Brasil e não apenas para planadores, mas para conhecimentos de aerodinâmica, etc.
Aeromodelismo é algo relativamente fácil.
Poderiam criar diferentes equipamentos para voar e aprender teoria.
Pipas, balões, foguetes pequenos, planadores.
Criaria um grande número de entusiastas.
Aerodinâmica não é difícil.
Basta popularizar.

André Macedo

Agora não tem mais mesmo, depois que foi entregue de bandeja pra Boeing que a quebrou logo depois… Sorte que a Embraer tem uma boa administração e eles retomaram as rédeas da empresa.

André Macedo

Estava lendo também sobre a CEITEC esses dias, o governo anterior queria extinguir a única fabricante de semicondutores da AL, embora seja de chips bem “atrasados”, ainda é importantíssimo ter essa produção no Brasil em alguma escala.

Nonato

Eu fui contra acabar.
Se bem que o governo do Foro de são Paulo nunca valorizou essa fábrica.
Tanto é que fábrica chips muito obsoletos.
Você lembra que esse governo acabou com a oi e a Petrobras?
E levou muitas outras à falência como a Odebrecht?

AVISO DOS EDITORES:
ESSA SEQUÊNCIA DE COMENTÁRIOS ESTÁ SAINDO DO TEMA DA MATÉRIA E ENTRANDO NA ESFERA DO PROSELITISMO POLÍTICO. SOLICITAMOS QUE ATENTEM ÀS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

FernandoEMB

Nonato… Já ouviu falar no Aerodesign?

Nonato

Design de aeronaves?
O que tem?

FernandoEMB

Falei da competição estudantil Aerodesign…

Uma competição entre universidades que já tem 25 anos. Este ano vai reunir cerca de 1500 estudantes, com equipes de cerca de 80 diferentes universidades.

São 3 categorias de aeronaves, a micro, a regular e a advanced.

A competição de voo deste ano será no início de novembro no Aeroporto de SJK.

Renato B.

Com dinheiro se faz tudo, mas quem quer dar dinheiro?

Rafael Cordeiro

A competição Aerodesign é exatamente isso que você falou, talvez falte um pouco mais de divulgação. Minha turma da Faculdade de Projetos da FATEC-SP (2004-2007) participou dessa competição e infelizmente eu não pude participar mais ativamente, pois já trabalhava e saía da faculdade direto pro serviço, mesmo assim, isso não me impediu de acompanhar e dar umas ideias, foi assim que tive os primeiros contatos com software CAD 3D (na época foi instalado na faculdade o Siemens Solid Edge®), os ensinamentos foram valiosos, procurei me especializar, fui para a engenharia e hoje trabalho com desenvolvimento e utilizo diariamente software CAD… Read more »

Fabiano

Até onde eu sei é aberto atodas as escolas municipais de São José dos campos e cidades onde exista polo da EMBRAER.

AMX

Ótimo!!
Que venham muitos mais!

Renato B.

A questão é que quanto mais eventos desse tipo ocorrem maior é a chance de se encontrar os gênios. É por isso que vale a pena fazer esses eventos com tantos alunos quanto possível. É um investimento a fundo perdido mas os ganhos de longo prazo são imensos.

Renato B.

A OBMEP (matemática), OBA (astronomia), OBF (Física), ONHB (História), OBG (Geografia e Ciências da Terra) e os Torneios de Robótica do SESI são exemplos desse tipo de iniciativa e existem há vários anos. Eu acho que a imprensa ainda dá pouca atenção a esses eventos.

Carvalho2008

Eheheh…quando moleque,cheguei a fazer alguns planadores…outros a elastico….tive um que era industrial nao lembro a fabrica…mas chamava-se flamingo….o bico trocava e usava-se em duas modalidades:
1- Elastico a helice
2- planador com uma borracha de 15 metros decatapultagem….vixe….so conseguia assim na praca do relogio da USp…..depois que esticava….ia longe pacas…..e vc botava os bofes de fora correndo atras no cagaco dele atravessar tudo e cair em cima dos predios da crusp….ohhhh tempo bao….