Esquadrão Gordo realiza Exercício de Busca e Salvamento em Florianópolis – Aeronaves C-130 Hércules e KC-390 Millennium foram empregadas para a formação operacional dos tripulantes

Entre os dias 8 e 17/08, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, realizou o Exercício Técnico de Busca e Salvamento Aeronáutico (EXTEC-SAR), com as aeronaves C-130 Hércules e KC-390 Millennium, na Base Aérea de Florianópolis (BAFL). As duas aeronaves foram empregadas para a formação operacional dos tripulantes.

O Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Umile Coelho Rende, falou sobre a importância do treinamento. “Foi uma excelente oportunidade para a Unidade Aérea, em que realizamos a formação operacional de tripulantes do novo vetor da FAB, a partir da experiência adquirida ao longo dos anos com os tripulantes do C-130 Hércules.

A participação das duas aeronaves nesse Exercício agregou conhecimentos logísticos e operacionais, permitindo o desenvolvimento de táticas, técnicas e procedimentos necessários para a manutenção da eficiência e prontidão operacional, que são características do nosso Esquadrão”, explicou.

O Diretor do Exercício e Comandante da Base Aérea do Galeão (BAGL), Coronel Aviador Fábio Ferreira Silva, falou sobre a realização da atividade. “O Exercício Técnico SAR propiciou, além do desenvolvimento operacional, identificar a capacidade dos meios logísticos da BAGL, permitindo o aperfeiçoamento da pronta-resposta operacional da Unidade Aérea no cumprimento de Acordos Internacionais de Busca e Salvamento”, disse.

Foram voadas 33 horas ao longo dos dez dias de Exercício, quando foi possível revalidar o adestramento das tripulações do projeto C-130 e formar cinco tripulações completas no novo vetor KC-390 Millennium nas capacidades de busca e ressuprimento em ambientes terrestre e marítimo, por meio de lançamentos aéreos de kits de sobrevivência, mantendo, assim, os índices de prontidão do 1°/1° GT adequados para o serviço de Busca e Salvamento.

Busca eletrônica com radar embarcado e pod Litening

Além da capacidade de busca visual, o treinamento contemplou a busca eletrônica com a utilização do radar tático, além da capacidade eletro-óptica e infravermelho por meio do pod Litening III – equipamento que possui câmeras de alta resolução para melhorar a capacidade de identificação e visualização. Em missões SAR, as câmeras podem ser usadas para identificar o local de um acidente aéreo, um naufrágio ou outras situações.

Já o laser do Litening pode ser usado para a aquisição de coordenadas, marcação e designação de alvos. Os dados obtidos seriam repassados aos helicópteros de resgate, agilizando o salvamento de uma vítima.

FONTE / FOTOS: FAB (Agência Força Aérea e 1º/1º GT)

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Carvalho2008

Bom….rapaz….o C-130 ficou pequenininho perto dele heim…?!?….nao fossemos 4 motores vcs iampensar que era o C-235…rzrzrzrz…ohhhh…maldade….

Carvalho2008

A Embraet tinha de fazer isto so de sacanagem em cada exposicao la fora….

Camargoer.

Bem, seria um erro de marketing a Embraer colocar o C130 nas imagens, mas seria uma boa estratégia pagar para uma agẽncia de propaganda difundir estas imagens da FAB pelas mídias sociais.

Camargoer.

Olá Carvalho. Pois é. A primeira impressão era de um C295 também. Depois que vi se tratar do C130.. acho que é a versão H, né? Esta foto ficou show. A melhor que já vi para comparar os dois aviões.

Heitor

C390 ainda tem que comer muito feijão com arroz para chegar a consagração do C130.

Camargoer.

Claro, A diferença de tamanho entre os dois é photoshop… o pessoal da FAB, só de brincadeira, reduziu o tamanho do C130. Inclusive, dá para ver que o pescoço daquele militar da FAB perto do C130 ficou torno, e apagaram um dos dedos da mão dele. Tem um árvore lá no fundo que ficou sem tronco também. Além de duto, photoshp mal feito. Acho que usaram um filtro do tiltok.. riso.

Santamariense

Acho que vcs estão com problema de visão. A foto não mostra nenhuma grande diferença de tamanho entre eles.

Fernando "Nunão" De Martini

Não estou com nenhum problema de visão que me impeça de perceber as diferenças entre as aeronaves. Há uma diferença perceptível e as próprias medidas que você postou em outros comentários corroboram isso.

Diferenças na casa de 10% não são pouca coisa, pelo menos pra mim.

Santamariense

Não foi pra ti que eu falei sobre o problema de visão. Não considero que o C-130 fique pequenininho perto do C-390 e nem que pareça com um C-295. Ambas colocações, pra mim, são exageradas e debotam distorção que pode ser problema de visão. Opinião minha, nada além disso.

Santamariense

Denotam*

pampapoker

Sim um avião que voa deste os anos 50 seu primeiro vôo 23 de agosto de 1954 Daqui a 69 anos a gente conversa como está a situação deles 😜

Fernando "Nunão" De Martini

Pelo menos o feijão ele já comeu.
Por isso a fuselagem é maior: estufou.
São gases, evidentemente.

Camargoer.

Pois é. São tecnologias sustentáveis. Os gases gerados pelo feijão tem um caráter ambientalmente sustentável por serem biogerados e representarem emissão zero, visto que estão inseridos no ciclo do carbono. Acredito que o grão de bico seja uma alternativa mais eficiente para a biogeração de gases.

Fernando "Nunão" De Martini

Por essas e outras o KC-390 é um jato.

Santamariense

Nunão, coloquei as dimensões gerais dos dois aviões, em resposta ao Carvalho. Aqui, vou colocar as dimensões dos compartimentos de cargas de ambas aeronaves:

Compartimento de carga

C-130
Comprimento: 15,06 m
Largura: 3,12 m
Altura: 2,70 m

C-390
Comprimento: 18,54 m
Largura: 3,45 m
Altura: 2,95 m

A posição do trem de pouso principal do C-390 e sua carenagem fazem com que ele seja maior naquela região, mas a fuselagem em si não tem tanta diferença em relação ao C-130, com exceção do comprimento.

Fernando "Nunão" De Martini

Santamariense, Lembro de já ter visto ambas as aeronaves pessoalmente e razoavelmente próximas, em pátio, e o KC-390 é visivelmente mais “bojudo”, sendo que as medidas que você colocou mostram isso. Também já as vi pessoalmente em pátio, mas separadas no tempo e espaço, muito mais vezes, e a memória visual de cada uma reforça isso. Diferenças na casa de 10%, como as que você mostrou nas medidas da área de carga e que se evidenciam no diâmetro da fuselagem, são bem perceptíveis a olho nu e a foto também mostra isso. O “charuto” do C-130 é visivelmente menos largo… Read more »

Santamariense

Nunão, concordo com o que você falou. Também já vi ambas ao vivo, lado a lado, aqui na BASM. O design das asas, a carenagem proeminente das mesmas e a carenagem do trem principal dão essa impressão de maior para o C-390. Eu só não tive, e não tenho, essa percepção de que ela seja tão grande assim como os outros comentaristas colocaram.

Rafael Oliveira

O C390 não venderá nem perto do que o C130 vendeu ao longo de décadas. Não precisa ser gênio para constatar isso. Basta pensar que o Brasil não tem a influência dos EUA e que há muitos concorrentes hoje em dia e haverá no futuro.
Porém, isso não muda o fato de que o C390 é uma aeronave melhor que o C130, tal como um Mercedes Sprinter atual é melhor que uma VW Kombi, mesmo a última tendo um sucesso muito maior no passado.

Santamariense

Tu achou?? Olhando a primeira foto eles parecem muito parecidos em tamanho.

C-130
Comprimento: 29,80 m
Envergadura: 40,4 m
Altura: 11,6 m
Área das asas: 162,1 m²

C-390
Comprimento: 35,2 m
Envergadura: 35 m
Altura: 11,8 m

MestreD'Avis

Pessoas que negativam um post com as dimensões das aeronaves… Porque mostra que realmente as dimensões não são muito diferentes

Santamariense

Isso é normal aqui, meu caro Mestre.

JORGEMATEUS77

Nesse site a cultura é dar dislike msm, até quando há um comentário neutro ou um comentário esclarecedor…. segue o baile

Camargoer.

Olá Editores. Deixo como sugestão uma noticia publicada pela mídia da Ucrânia que menciona a declaração do primeiro ministro suéco de não fornecer F39 para eles. https://svidomi.in.ua/en/page/sweden-has-no-plans-to-transfer-jas-39-gripen-jets-to-ukraine-prime-minister-kristersson

Nilton L Junior

Cansei de tirar a mãe do pau e cortar a grama fds detido, boi ralado e dobradinha, e depois ia no venda do Alcides e tomava uma Antartica e voltava pelo paiol.

Henrique A

Num futuro não tão próximo o C-390 poderia substituir o C-295 nas missões amazônicas ou o Millenium é muita areia para aquelas pistas de pouso?

Fernando "Nunão" De Martini

Ambos se complementam.

Santamariense

Mandar uma aeronave do porte e capacidade de carga de um C-390 para cumprir uma missão onde as capacidades do C-295 (C-105 na FAB) são suficientes, é desperdício de verba e dos próprios meios.

Camargoer.

Caro. Tudo depende do tamanho da carga e também da disponibilidade de meios. Supondo que existem C295 disponíveis e que a carga não supera a sua capacidade, o C295 é uma boa opção. Eventualmente, a aeronaves disponível (seja por qual motivo), é apenas o C390 e por razões justificadas, não há como esperar a disponibildiade de um C295, entao o KC390 é uma boa opção. Cada caso é um caso.

GRAXAIN

Lindas fotos!

Tuxedo

São dois excelentes aviões.