Informações divulgadas nas mídias sociais indicam que a Base Aérea de Soltsi, das Forças Aeroespaciais da Rússia foi atacada por pelo menos um UAV desconhecido.

Soltsi, localizada na região de Novgorod, geralmente hospeda uma unidade de bombrdeiros Tupolev Tu-22M3 que são capazes de lançar mísseis de cruzeiro Kh-101.

Uma coluna de fumaça foi vista na região do aeródromo. Posteriormente, fotos divulgadas na internet mostraram pelo menos um Tu-22M sendo consumido pelas chamas (foto de abertura e abaixo).

 

Subscribe
Notify of
guest

114 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alecs

Já passou da hora de ataques a estrutura militar russa ser autorizada pela OTAN. É extremamente necessário cuidado com a população civil russa, mas alvos militares são justos. A retomada dos territórios ocupados só vai acontecer e ser mantida quando a logística russa for afetada ao ponto de atrapalhar a resistência. Além do mais, alvos estratégicos como o desse ataque servem para minar a resistência das tropas e abrir os olhos da população. A invasão de nenhum país por motivos inescrupulosos deve ser tolerada. Tomara que chova mísseis em todos alvos militares da Rússia.

Rinaldo Nery

Não sei se essa base entra no conceito de “alvo estratégico”…

Alecs

Tem razão Cel. troquei os termos. o correto seria “alvo tático”.

Bosco

Alecs,
Hoje em dia ( me corrijam você e o Cel. Rinaldo se eu estiver equivocado) há o conceito de “alvo operacional”, além do “tático” e “estratégico”.
Creio que essa base aérea se enquadre no conceito de “alvo operacional”.

Rinaldo Nery

Não é da minha época, quando realizei meu mestrado sobre seleção de alvos. Se tiver alguma literatura sobre essa definição seria interessante divulgar.

Bosco

Tem esse artigo aqui que cita os três tipos de alvo, mas não foi esse que li recentemente quando fiz um comentário a respeito. Vou ver se o encontro.
https://irp.fas.org/doddir/dod/jp3-55/3-55ch4.htm#:~:text=Military%20targets%20may%20be%20further,and%20capacity%20to%20sustain%20war.

Rinaldo Nery

Grato. Houve uma evolução nos conceitos. Os norte americanos são os “masters” em targeting.

AMX

No livro “Every man a tiger”, do coronel Charles C. Horner, que comandou a aviação aliada na primeira guerra do golfo, ele comenta que os termos “tático” e “estratégico” se aplicam cada vez menos ao vetor/plataforma e mais ao seu uso no momento.

Não sou eu quem estou definindo o que é ou não é, apenas quis trazer algo que li a respeito.

Alecs

Vou ler a respeito. É novidade para mim esse conceito, Mestre Bosco. Obrigado pela dica.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Se considerarmos que a Russia adotou uma guera de atrito cujo objetivo é prologar a guerra o máximo possível, exaurindo-a economicamente, militarmente e danificando a sua infraestrutura civil, temo que estes ataques pontuais contra a Russia são inócuos. Quanto mais tempo durar os combates, mais a Ucrânia será prejudicada. Tento entender a estrategia de Zelensky, mas a única conclusão que a que chego é que ele está preso em uma armadilha retórica e política. A partir do momento que ele colocou como condição a total retirada das tropas russas, o que não deve acontecer, ele atrolou seu futuro… Read more »

Nonato

Traduzindo você apoia a Rússia invadir a Ucrânia e usa palavras “bonitas” para camuflar de análise técnica.
“Não sei qual a estratégia de Zelensky”.
“Zelensky está numa sinuca de bico”.

Camargoer.

Caro. O Nunão já me advertiu sobre ignorar estes ataques pessoais.

Rui Mendes

O Zelensky, para pessoas com essa retórica diz, cantas bem, mas não me alegras.

No one

Lendo esses comentários até parece que foi o zelensky que agrediu a Rússia… Esses pretensos mediadores humanistas não citam uma vez o Putin, parece que não existe, fingem que esquecem… È muito amor pela humanidade.

É só Zelensky aqui, Biden alí, nada depende da Rússia e do Putin , esses últimos nem comparecem no raciocínio porque não têm responsabilidades, poder ou vontade de continuar ou parar a guerra, estão apenas esperando que a Ucrânia pare de ser tão malvada e sapeca .

Mu Jesus

“O circo chegou na cidade” 🔊🎶

carvalho2008

Não é esta a questão Mestre One….ninguem duvida de um totalitarismo russo…e o perigo de seu lider….a questão que as vezes se levanta, é se voce mora do lado do morro, se vale a pena ficar todo dia encarando o t r a f i c a n t e que domina do lado do morro e sua casa….com certeza, vc tem a auto determinação livre e pode….mas não sei se deve…

No one

Nem é essa a questão que você levantou, o fato é vocês estão deresposabilizando a Rússia de tudo, tudo depende do outro lado. Cessar ou não a guerra parece apenas opção de um lado, o outro lado não interessa como vai reagir ou o que vai fazer,” você apenas cesse de atirar” esse é vosso pragmatismo. Se eles vão continuar atirando ou se armando para roubar mais não interessa, apenas não reaja e seja civilizado. Se perder a vida e tudo que você tinha, paciência. A Rússia não pode parar , a Rússia nem existe nesse debate de vocês. É… Read more »

Alecs

Concordo! Uns são torcedores mais escancaradas outros ficam floreando, mas nunca falam de Putin.

Diego

Já vi vários comentários aqui sobre essa questão, O seu foi o mais esclarecedor.
Muito bem !!!

Satyricon

Carvalho, interessante colocação. Usando essa analogia, fosse você o dono dessa casa, pergunto-lhe:

Você, sendo uma pessoa de bem, faria um pacto com o chefe dessa facção criminosa?

Felipe M.

ok. Sua analogia é adequada. Mas, caso o dono do morro cometa algo contra o “observador”, o MP deve aceitar a tese de que “o que foi feito teve como causa a provocação e em razão disso o réu será absolvido”?

Pq a tese levantada e reiterada pelo equilibrista ensaboado tem, como fundamento, uma responsabilização do provocador, e uma proposital omissão das responsabilidades do agressor.
Há 01 ano e meio que essa ´é a tese dele, que a apresenta de forma mais sutil, assim como de todos os que a apresenta de forma explícita e declarada.

Jagder#44

Bah (como dizem os gaúchos).
Melhor definição impossível.

Fernando

Parece tambem os EUA tentando invadir Cuba, e bloqueando a Ilha no episodio dos misseis.

Diego

Affff…

Alecs

Tenho a mesma impressão.

Fernando

Traduzindo: Voce nao censura a OTAN por invadir o Kossovo, ou a Libia, e nem Israel aos palestinos?

carvalho2008

Mestre Camargoer…inocuo eu não acho não….obvio que não muda diretamente a ação no front, mas cobra um custorazoavel a maquina de 1a. linha…um bombardeiro deste é dificil de substituir, sendo parte das joias da coroa russa em caso de uma necessidade maior futura…pouco a pouco….bem, faz parte da guerra….e preço da guerra é uma de suas variaveis….

Camargoer.

Olá Carvalho. Creio que o objetivo da Ucrânia seja recuperar os territórios ocupados pela Russia, incluindo a Criméia. Isso poderia ser obtido por dois meios (talvez ambos concomitantemente). 1 uma intensa operação militar de reocupação dos territórios, mobilizando um poder militar superior ao da Russia. 2. fragilizando a capacidade econômica da Russia em tal intensidade que seria impossível para ela repor sua capacidade militar. Ainda que a destruição de um ou dois Tu22 seja um grande reforço na propaganda ucraniana, o impacto sobre a guerra é desprezível. Creio que a Russia tenha algo em torno de 60 Tu22M operacionais e… Read more »

Genesio

Defender seu território é legítima defesa. Os países entre eles o Brasil de Lula que apoiam a Rússia economicamente são os que tornam a guerra infinita.

Camargoer.

Caro. Já mostrei aqui um pronunciamento do ex-presidente na ONU (creio que em 2022) condenando a invasão da Russia, mas também dizendo que a posição do governo brasileiro era pelo imediato cessar fogo e apelando para que os dois países iniciassem uma negociação de paz. O governo brasileiro continua defendendo a mesma posição. Podemos discutir a invasão da Russia, ou podemos retroceder alguns anos para entender o que gerou o conflito ou, como sempre defendo, retroceder até o colapso da ex-URSS para compreender o processo histórico. Só que dá trabalho, né? Principalmente para aqueles que não viveram a Guerra Fria… Read more »

Jagder#44

Resolução pacífica dos conflitos, de preferência em algum buteco tomando uma gelada, de acordo com o nine fingers.
Lamentável.

Camargoer.

Caro. O Art.4 da CF88 diz que as relações internacionais deverão ser pautadas por 10 pontos: I – independência nacional; II – prevalência dos direitos humanos; III – autodeterminação dos povos; IV – não-intervenção; V – igualdade entre os Estados; VI – defesa da paz; VII – solução pacífica dos conflitos; VIII – repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX – cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X – concessão de asilo político. Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de… Read more »

Fernando

Ou talvez traficando jóias contrabandeadas dos Sauditas!

Rui Mendes

Por fim, alguma coerência, agora dá para ver que apoias a Rússia e não aquela falsidade de”temo que a destruição deste avião, pela Ucrânia, seja inóqua para a guerra”.

Camargoer.

Caro Rui.. você está equivocado, no mínimo. Defendo o imediato cessar fogo. Isso é fato. Agora, vocẽ acha que a destruição de um Tu22 vai mudar a guerra? Tente explicar isso. E de qual modo identificar que a destruição de um Tu22 ou até dois deles não vai afetar a guerra significa apoiar a Russia? Então, se eu disse que a Ucrãnia conseguiu uma vitória incontestável ao destruir um ou dois Tu22 que vai mudar o curso da guerra, eu estaria (obviamente equivocado) mas significaria estra contra a Russia? Existe duas maneiras de se posicionar nesta guerra. Uma é ser… Read more »

jairo

caro Camargoer….Sua paciência é “professoral”

Sds,

Jairo

Fernando

Tambem vejo quem apoias!

Fernando

Diga isso aos Servios do Kossovo! Ou aos Libios! Ou aos Palestinos. Ou aos Cubanos!

JHF

A nova fase é necessária pois a ofensiva não deslancha e as novas armas combinadas ocidentais se mostraram tão vulneráveis a minas, contra bateria e etc quanto o que estava em campo. Vamos ter muito efeito midiático nos próximos 6 meses, até o advento de novos vetores aéreos na Ukrania. Se vai funcionar algo ou vai mudar alguma coisa, é o próximo capitulo. Até lá, Ukranianos morrendo e Ukrania sendo moída sem conversas de paz no horizonte.

Rui Mendes

Ucranianos estão morrendo pela existência da sua pátria, já os Russos também estão morrendo, não são só os Ucranianos, por as ambições de um ditador querer voltar ao tempo dos Impérios.

Fernando

Tipo o imperio Britanico?

Santamariense

Uma coisa justifica outra?

Fernando

Não. É o que estou tentando dizer, nenhum deles tem justificativa moral.

Camargoer.

Pois é JHF. Temo que os próximos meses, até a conclusão do processo eleitoral nos EUA, Ucrãnia e Russia, haverá uma onde de propaganda disfarçada de noticias, visando influenciar o cenário eleitoral doméstico e internacional. Talvez, até mais agressivo do que aquele promovido pelos EUA para justificar a invasão no Iraque após o ataque ás Torres Gêmeas.

soldado imperial

A guerra de atrito ta saindo caro pra Russia, a cotação do rublo ta despencando e a taxa de juro ta subindo igual foguete. Pelo visto, as duas taxas não vão cair de novo igual ocorreu no início do conflito. Dá um google ai pra conferir. grato

Camargoer.

Caro. Toda guerra consome recursos escassos. O Império Brasileiro também enfrentou graves problemas econômicos após a Guerra do Paraguai (ainda que tenha vencido) e a Argentina entrou em uma espiral de crises após a derrota nas Malvinas. A Alemanha perdeu a guerra e teve sua economia e infraetrutura destruída e a Inglaterra venceu a guerra mas seu império colapsou. A Russia Czarista colapsou, dando origem á URSS. Até mesmo os EUA foram abalados pelos 10 anos da guerra do Vietnã. Sobre a Russia, existem diversos problemas que estão afetando a sua economia. De um lado, a guerra em si está… Read more »

Fernando

E nao tá saindo cara para a Ucrania? Nem para a OTAN?

jairo

E ainda assim está abaixo da Selic. rs

Sds,

jairo

Nelson Junior

“Se considerarmos que a Russia adotou uma guera de atrito cujo objetivo é prologar a guerra o máximo possível, exaurindo-a economicamente, militarmente e danificando a sua infraestrutura civil, temo que estes ataques pontuais contra a Russia são inócuos.” Você está equivocado ! A Rússia tentou um ataque rápido (nos moldes de uma blitzkriger) e covarde (pois disse que não iria invadir a Ucrânia)… porém foi extremamente incompetente e foi surpreendida por um adversário que apesar de infinitamente mais “fraco”, estava muito motivado em se defender, parando o avanço Russo, causando enormes baixas a eles e recuperado boa parte dos territórios,… Read more »

Rafael

Também não vejo como ataque inócuo, é só pra mostrar que as armas recebidas estão “funcionando”. Todo mundo sabe do que o Putin era capaz mas ninguém levou a sério. Todo mundo sabe que ele é o capeta na Terra. Zelensky até tentou conversar mas Inglaterra e EUA não deixaram. E políticos dos EUA não perderam a oportunidade de transferir dinheiro do contribuinte para as empresas que vendem armas.

CientistaMaluco

Porque uma autorização da OTAN? Até onde sei a Ucrânia deveria ser um país soberano capaz de tomar todas as suas decisões. Se o alvo for viável e legítimo não sei o que adiantaria uma autorização da OTAN, para além de gerar um problema maior para além das fronteiras de Ucrânia e Rússia.

Leandro Costa

Cientista, a Ucrânia não precisa de autorização da OTAN. Ela inclusive já atacou diversos alvos bem dentro de território Russo. Acho que o que ele quis dizer foi de precisar de autorização de países membros da OTAN que forneceram armamento de longo alcance, para que estes sejam usados contra alvos dentro da Rússia. E essa autorização provavelmente não virá devido ao desejo de demonstrar à liderança Russa de que não há interesse em ameaçar território Russo em si e dar ‘munição política’ ao Kremlin.

Felipe

Isso da precedentes para bases da Otan serem danificadas também, provavelmente com ataques nucleares preventivos. Vai arriscar?

Magaren

Pelo menos isso colocaria fim ao conflito.

Porque a Otan terraplanaria a russia.

Fernando

E a Russia nao acabaria com o resto do mundo no processo?

Felipe

(eles fingem que a Russia não tem 6 mil ogivas nucleares e que transformaria toda a Europa e EUA em cinzas)

deadeye

Dessas 6 mil, apenas metade estão ativas as outras estão estocadas ou para serem desativadas. Meu Deus

Sergio Machado

Esta evidente que a bola esta com a OTAN. Mais ataques em território russo, mais Moscou aperta o parafuso na Ucrânia, até chegar em….nukes. OTAN não possui territórios, tampouco é um país. Moscou é capital da Rússia, com população russa. Creio que a análise para a escalada no conflito deve começar por aí… Moscou tá fazendo seu joguinho, tal qual EUA no Iraque, Afeganistão e Síria, tal qual OTAN na Sérvia. Resta saber o quanto EUA/OTAN vão dobrar a aposta a fim de provar que eles e somente eles e seus aliados possuem a exclusividade do jogo. Em tempo: esse… Read more »

Alecs

“Mais ataques em território russo, mais Moscou aperta o parafuso na Ucrânia, até chegar em….nukes.” Só aperta se tiver como apertar e temos visto que os russos estão com dificuldades para isso. Não conseguem substituir material moderno perdido em quantidades relevantes. Apenas sucatas recondicionadas da era soviética em quantidade e utilidade duvidosa. Só estão segurando a ofensiva ucraniana na base de Campos minados e artilharia, nas uma hora os ucranianos irão penetrar a primeira linha defensiva. Os russos são grandes fanfarrões, se escondem atrás das ogivas nucleares mas não irão usá-las. Se a Ucrânia não invadir território russo para anexar… Read more »

Fernando

O que vejo é, mes após mes, a Russia ocupando mais de 20% do territorio da Ucrania!

Fernando "Nunão" De Martini
Sergio Machado

Não faz qualquer sentido sua fala. Mísseis modernos, caças e outros continuam a serem fabricados e atingindo seus alvos, ou não? Talvez em menor número, mas inegavelmente continuam. Possível que esteja vendo muito a CNN.
Ademais, Vietnã não é México, nem Afeganistão é a Ucrânia. Qualquer confronto em sua fronteira, o país usa o que dispoē a fim de defender sua integridade territorial e população. Seria assim com EUA, França… ou qualquer outro país. Ainda mais se o atacante é proxy de uma potência nuclear ou um conjunto delas batendo na sua porta.

Hcosta

A Rússia ainda não implementou a mobilização geral, apenas nos territórios mais próximos da Ucrânia.

E tem a questão de ser uma profecia auto realizada em que a Ucrânia e a OTAN é uma ameaça para a Rússia. Putin poderia capitalizar com isso e ainda ganhar mais apoio popular. E assim combater esta guerra com métodos ainda mais brutais e permitir uma maior tolerância popular sobre as baixas russas.
Ou seja lançar todo o poder militar Russo ser ter medo das consequências em termos de baixas ou de custos económicos ou sociais.

Mesmo que não seja verdade.

Andrey

Já passou da hora de a Rússia declarar guerra à Ucrânia e parar com essa palhaçada de operação militar especial.

Neural

Isso, faz isso aí.. o Armageddon vai chegar mais cedo..

Fernando

Tambem torce para que chovam misseis nos paises da OTAN que invadiram a Servia? Ou a Libia? ou nos Israelenses?

DOUGLAS TARGINO

Rapaz, de um em um vai se acabando. Eita guerra estranha da gota é essa….

lucena

Partindo do território ucraniano até a tal base russa vendo pelo google map esse drone percorreu muitos quilômetros… a não ser que este drone tenha partido de dentro do território russo ou da Bielorrussa… ou da Letônia…ou da Estônia.

carvalho2008

provavel….drones cabem em qualquer caminhonte….eis o problema….

Nilton L Junior

É pela foto foi um baita estrago

Felipe

Foto da fumaça?

Nilton L Junior

Felipe, ironia também faz parte.

Santamariense

Tu não viu um Tu-22 no meio do fogo?

Felipe

Cadê a foto do Tu-22 danificado?

Bosco

Quem tem são os russos.

orivaldo
Satyricon

Coisa linda

Munhoz

A contra-ofensiva falhou, não entendo como as pessoas não entendem que esses ataques ucranianos são só para desviar a atenção e tentar aumentar a moral, ou seja eles vão ser abandonados e estão desesperados para mostrar algum resultado!

Guilherme Leite

O bombardeio destruído é responsável por lançar diversos mísseis em prédios residenciais, como amplamente divulgado no decorrer da guerra, será menos uma plataforma e mais uma impossibilidade da Russia operar esses bombardeiros naquela base, tão proxíma da Ucrania.

Que aloquem os bombarderios em bases mais distantes, dando maior tempo de identificação pela OTAN e consequentemente, para as defesas ucranianas.

Felipe

Pede pro Zelensky não habitar seus soldados e equipamentos militares em construlções civis, que isso não acontece.

Rui Mendes

Abandonados já foram, por muitas nações, que preferem ser neutros e assim apoiar os Russos, mas ainda existem países, que amam de verdade a liberdade e a justiça e esses estão e estarão com os Ucranianos.
Slava Ukrayna.

Orivaldo

Já o saldo do da dia da Russia foram 7 civis mortos e algumas dezenas de feridos

Aéreo

Este ataque mostra o qual difícil é lidar com alvos muito pequenos e lentos como estes UAV que carregam na faixa de 20kg de cargas militares. De umas duas décadas pra cá, os perfis topográficos de terreno são praticamente de domínio público, (podem ser extraídos no Google Earth), o que permite que sistemas relativamente simples baseados em GPS giroscópios comerciais possam ser criados a preços baixos e voem perfis de voo que dificultem ainda mais o acompanhamento por parte dos radares baseados em terra. Uma curiosidade que tenho é sobre como os russos estão operando seus AWACS A-50 neste conflito.… Read more »

Hcosta

Quantos A-50 estão operacionais? Continuam a operar na Bielorrússia depois do ataque com o drone?

carvalho2008

Todos devemos ter em mente que a evolução da guerra é exatamente igual a evolução das especies na luta pela vita na natureza….não existe arma melhor….existe a melhor arma para aquele ambiente natural ou para aquele inimigo natural…. Todos relegaram os canhões no F-4 em seu lançamento….voltaram atras….depois de 40 anos…todos relegaram canhões….ou metralhadoras esadas….todos estão sendo obrigados a voltar atras…. …e isto por uma simples lógica…enquanto um missil antiaereo for muito sofisticado ou caro para um drone….então, vc precisa ter projeteis muito mais baratos para serem disparados…..eis o retorno das balas de canhão ou metralhadora…. …ridiculo armas que estavam… Read more »

carvalho2008

comment image?auto=webp&crop=16%3A9&auto=webp&optimize=high&quality=70&width=1920

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008
carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Camargoer.

Olá Carvalho, ainda que quase todos os processos podem traçar um caminho evolutivo, é preciso distinguir entre aqueles que envolvem “seleção natural” daqueles conduzidos por “seleção artificial”. Por exemplo, os criadores de cães fazem um processo de seleção artificial, no qual as pessoas fazem uma seleção consciente das características que querem preservar ou realçar ou das características que querem reduzir ou excluir. Há nestes casos, um objetivo racional que conduz as escolhas. Já a “seleção natural” não possui um objetivo. As características são preservadas ou extintas em função das pressões evolutivas presentes, sem qualquer planejamento ou orientação objetiva. No exemplo… Read more »

bit_lascado

Não sei se são de domínio público mas estão disponíveis aqui https://ngdc.noaa.gov/mgg/topo/gltiles.html
Quanto a baixa velocidade e altitude devem se assemelhar mais a alvos terrestres do que aeronaves, para isso sistemas de defesa de ponto como o GoalKeeper seriam mais eficientes.

Heinz

Prezados, atualizem aí, o “foi danificado” para “totalmente destruído”

Guilherme Poggio

Já atualizado. Incluindo fotos do mesmo.

Bosco

Pela foto, nada que o “martelinho de ouro” não dê jeito.

Camargoer.

Pois Bosco. Tem que aproveitar o fogo, derreter o martelinho em barras de ouro (que valem mais que dinheiro) e usar parar reformar outro Tu22 estocado para o padrão M.

Santamariense

Sim, a modernização de umTu-22 é bem rápida…é um estalar de dedos…aham…ora, por favor!

Underground

Estão dizendo que foram duas aeronaves destruídas. Aguardemos!

Santamariense

Que tenham sido 3….5….10….quanto mais, melhor!

Inimigo do Estado

Num é, os ucranianos já repuseram os Leopards destruídos e eles já reconquistaram a Criméia. Bendito seja o martelinho de ouro.

Fabio Araujo

Os russos chamaram o ataque ucraniano de ataque terrorista, mas atacar uma base de onde partem aviões para atacar a Ucrânia é um alvo militar legítimo!

Camargoer.

Caro Fabio. Os ucranianos chamam os ataques russos de terroristas, os israelenses atacam campos de refugiados e dizem ser justificados, os EUA atacam aldeias no Afeganistão com drones.. a lista é enorme. Cada um chama do que quiser… ataque terrorista, alvo legítimo, abacaxi, lumpa-lumpa. marketing, fakenews, elemento X.

Underground

Atacar escolas, hospitais, residências civis, teatro, shopping center é terrorismo, crime de guerra, cada chama com o nome que quiser.

Camargoer.

Caro Under. Há mais de um ano tenho defendido o imediato cessar fogo. Desde o início da guerra, a população civil ucraniana tem sofrido enormes perdas. Segundo a ONU, “Doze meses após a invasão russa na Ucrânia, mais de 13 milhões de pessoas permanecem longe de suas casas, incluindo quase 8 milhões de refugiados em toda a Europa e mais de 5 milhões de deslocados internos na Ucrânia. (https://www.acnur.org/portugues/2023/02/23/um-ano-apos-invasao-russa-inseguranca-dificulta-intencoes-de-retorno-de-ucranianos-diz-acnur/#:~:text=Genebra%2C%2023%20de%20fevereiro%20de,de%20deslocados%20internos%20na%20Ucr%C3%A2nia.). Pode-se chamar isso de qualquer nome, terrorismo, dano colateral, resistência heróica, desastre humanitário… como tenho escrito há meses, a maior vítima desta guerra é a população civil ucraniana. A única ideia civilizada… Read more »

Rui Mendes

Com retirada imediata dos Russos para a sua casa.

Camargoer.

Caro. O atual cenário da guerra não sugere que isso vá acontecer. Se é para torcer por alguma coisa, prefiro torcer pelo imediato cessar-fogo e dar uma chance á paz. Posso ser um sonhador, mas já não ou o único. O Rinaldo, pelo menos, parece ter a mesma posição.

Leandro Costa

Não ache que sua citação de John Lennon passou impune 😛

Jose45761su@gmail.com

EDITADO

rfeng

Alecs a OTAN não tem que autorizar nada a rigor não esta em guerra com a Rússia.

rfeng

A Ucrânia tem uma necessidade de estar sempre na mídia ocidental, destruiu um Tu 22 e daí????
O marketing mantém as pessoas do apoio interessadas mesmo que não signifiquem nada pro efeito principal.
O interesse só acaba quando a grana no bolso do contribuinte começar a pesar mais que os resultados.

EduardoSP

Uma base a 700km da fronteira ucraniana. Interessante como eles conseguiram chegar lá.
Será que o drone foi lançado de dentro do território russo?