MARINHA DO BRASIL

 CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

 NOTA À IMPRENSA

Brasília – DF. Em 08 de agosto de 2023.

A Marinha do Brasil (MB) lamenta o acidente ocorrido na tarde de hoje (08/08) com uma aeronave UH-15 Super Cougar, envolvendo 14 militares, que ocorreu no transcurso do exercício planejado de Fast Rope – uma técnica para desembarque rápido da tropa em ambiente adverso. A MB ressalta que não houve qualquer míssil ou armamento pesado envolvido na atividade.

A Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM), que participa do exercício, prestou socorro imediato às vítimas. Dos 14 militares, 12 sobreviveram. Três militares permanecem sob cuidados médicos da UMEM, sete feridos foram encaminhados ao Hospital Regional de Formosa e dois ao Hospital das Forças Armadas. Do total de feridos, dez apresentam lesões sem gravidade e dois passarão por cirurgia ortopédica.

Infelizmente, houve a perda irreparável de dois militares no momento do acidente: o Sargento Luís Fernando Tavares Augusto, que servia no Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais, e o Sargento Renan Guedes Moura, lotado na Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador. A Força está prestando todo o apoio aos militares feridos e aos familiares das vítimas.

A MB informa que foi instaurada uma Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico para apurar as circunstâncias do acidente. Um Relatório Preliminar com informações como histórico da ocorrência, laudos e pareceres técnicos deverá ser concluído no prazo de 180 dias.

DIVULGAÇÃO: Centro de Comunicação Social da Marinha

VEJA TAMBÉM:

Nota Oficial: Dois mortos em acidente com helicóptero UH-15 Super Cougar da Marinha do Brasil em Formosa (GO)

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Tomara que não seja problema no rotor novamente !!! Lamentável o falecimento dos dois guerreiros.

André Sávio Craveiro Bueno

Um texto no Globo.com sugere que a aeronave acidentada teria tido problemas com a poeira levantada por outra aeronave próxima. Dá a entender que os pilotos tiveram a visão muito prejudicada e isso teria levado ao acidente.

https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/416191/helicoptero-da-marinha-que-caiu-arremeteu-antes-de.htm

André Sávio Craveiro Bueno

Se foi isso que ocorreu, lembrou-me a fracassada Operação Eagle Claw, que pretendeu resgatar estadunidenses que estavam reféns em sua própria embaixada, após a queda do Xá Reza Pahlevi e a ascensção do aiatolá Khomeini.

JORGEMATEUS77

ñ foi nessa que tentaram utilizar um C-130 pra pousar dentro de um estádio e decolar, ambos com a ajuda do sistema J.A.T.O (Joint Assistent Take Off) ?

Leandro Costa

Jorge, o Hércules foi modificado dentro do programa ‘Credible Sport’ para se tentar fazer essa missão, mas devido ao acidente durante os testes, o programa todo foi cancelado e nem tentaram pousar no estádio. A Eagle Claw, citada pelo André é emblemática porque se perderam todos os 8 RH-53D utilizados na missão. Os pilotos e os helicópteros não estavam preparados para enfrentarem os rigores de navegação à baixa altura no deserto, com todos os problemas de visibilidade. E com a missão já cancelada, houve uma colisão entre um C-130 e um RH-53D no deserto justamente devido à perda de visibilidade… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Não tenho certeza. O que me lembro de ter lido é que usaram C-130 e helicópteros pesados Sea Stallion, além de apoio aéreo com F-14 e A-7 do USS Nimitz. Uma tempestade de poeira complicou tudo. Ao decolar, um dos Sea Stallion se inclinou e seu rotor principal cortou uma das asas de um C-130, iniciando um incêndio e derrubando o helicóptero. A operação foi cancelada com o s sobreviventes voltando em um C-130. Helicópteros foram abandonados. Isso contribuiu para a não reeleição de Carter.

André Sávio Craveiro Bueno

Desculpe, Leandro, não havia lido seu comentário. Ele está mais elucidativo.

Miguel Felicio

A Globo? ……..sem comentário maior.

BraZil

Que Deus receba bem esses guerreiros e lhes conforte as famílias. Espero que essas entendam a magnitude da tarefa por eles realizada e a sociedade compreenda a necessidade de unidades, exercícios e tarefas desse tipo. Quanto à perda material, lastimável também.

Rinaldo Nery

Vamos ver quantos ¨Litos¨ vão postar tentando adivinhar a causa do acidente.

fulcrum

“Lito” adivinhar, ai desrespeito com o ele.

Juarez

Boa noite Cel. Não tenho queda para “Liti” em muito menos para “Mãe Dinah”, mas apostaria fichas em duas causas:
1 Desorientação espacial do piloto com a subira elevação da poeira, apesar de ser pouco provável pois está anv tem um sistema de estabilização inercial de 4 eixos.

2. Ingestão de um volume alto de poeira em um momento de alto torque do motor para manter o pairado provocando um stoll de compressor que é fatídico naquela baixa altitude.
São pitacos Cel, somente pitacos

Vendéen

Alô Brasil,

Seja qual for o país.
Infelizmente, ser militar da ativa não exclui ser possível vítima de um acidente durante o treinamento.
Agora, associado à grande tristeza iniciada pelo conteúdo da informação, existem sempre questões. Por que essa tragédia ocorreu e poderia ter sido evitada (?).

Os meus sinceros sentimentos aos familiares das vitimas falecidas e desejo uma boa e rápida recuperação aos feridos.

JORGEMATEUS77

24Hras para um dos blogs mais importantes de aviação no Brasil postar a notícia
Com todo respeito mas essa página tá precisando de mais moderadores, e não apenas vigiadores de comentários para limitar o que é dito porque “não seguiu as regras”.

André Sávio Craveiro Bueno

Foi postado ontem no Naval.

Fernando "Nunão" De Martini

Jorge,

O helicóptero é da Marinha e por isso a notícia foi publicada primeiro no Poder Naval, ontem à tarde:

https://www.naval.com.br/blog/2023/08/08/nota-oficial-dois-mortos-em-acidente-com-helicoptero-uh-15-super-cougar-da-marinha-do-brasil-em-formosa-go/

E também, com todo o respeito, os editores da Trilogia (Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres) preferem muito mais ocupar seu tempo para apurar e publicar notícias do que “vigiando” e advertindo comentaristas marmanjos e mal-educados, que deveriam saber que este espaço é para discussão, não para ataques aos demais.

Maurício.

“e não apenas vigiadores de comentários para limitar o que é dito.” Jorge, com todo o respeito, eu acho que os comentários devem ser “vigiados” sim, eu mesmo, as vezes tenho meus comentários editados ou apagados, mas eu sei que o erro foi meu, por ficar de lenga-lenga com o pessoal pró-OTAN/EUA, que não leva a lugar nenhum ou por sair muito fora do tema da matéria. Tu deve lembrar do antigo Plano Brasil, no início era um bom site, mas depois virou um lugar de briga de torcidas, e não se engane, o pessoal que esculhambou o PB ainda… Read more »

Nilton L Junior

Agora é esperar as investigações para que acidentes como esses não se repitam.