As forças russas tentaram atacar uma importante base aérea no oeste da Ucrânia enquanto lançavam uma onda de mísseis e drones durante a noite de domingo.

O aeródromo de Starokostiantyniv, na região ucraniana de Khmelnytskyi, já havia sido alvo.

“O aeródromo de Starokostiantyniv continua incomodando o inimigo”, disse Yurii Ihnat, porta-voz do comando da Força Aérea Ucraniana. “E podemos entender o porquê – nossos pilotos estão levando o inimigo para longe.”

Uma autoridade local disse que várias casas foram danificadas no ataque e um incêndio começou nas instalações de um elevador de grãos.

Mísseis também atingiram a região de Khmelnytskyi na quarta-feira.

Ataques na Ucrânia: A Força Aérea da Ucrânia disse que a Rússia disparou 70 armas de ataque aéreo contra alvos em toda a Ucrânia na última onda de ataques.

Todos os 27 drones usados na barragem foram abatidos, assim como 18 dos 26 mísseis de cruzeiro usados pelas tropas russas, segundo autoridades ucranianas. Kiev não especificou quantos mísseis hipersônicos passaram por suas defesas aéreas.

“Infelizmente, nem sempre conseguimos derrubar tudo”, disse Ihnat.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Munhoz

O interessante é que com todo esse sucesso da AA ucraniana eu particularmente não vi muita propaganda dos sistemas utilizados, geralmente quando um sistema é bom vc tem bastante matéria a respeito, inclusive videos dos misseis sendo abatidos etc neste caso curiosamente eu não consegui achar muita coisa ?

Felipe

Porque não abateram nada na verdade

Leandro Costa

Fonte?

Munhoz

E a fonte que abateram, cadê os vídeos, ou os dados dos fabricantes da AA ?

Leandro Costa

Você assume que eu estou acreditando 100% na matéria. Eu não estou. Porém o Felipe falou que ‘na verdade,’ e isso significa uma certeza que eu não tenho. Fiquei curioso para saber de onde ele tirou essa informação.

Se você tiver acesso à essa informação com certeza, eu gostaria de saber.

Komander

Fonte?
Provavelmente arial 12.

Andrey

Eles derrubam tudo,SQN.

cerberosph

Tentaram atacar??? A própria Ucrânia afirma que 8 mísseis de cruzeiro passaram, tem imagem de destruição e não conseguiram?

Vinicius Momesso

Provavelmente se tratava de um “Decoy”. A verdadeira base ficava a direita.
Russos tolos.

Rinaldo Nery

Não saber onde fica uma base aérea, com a quantidade de satélites de imageamento que a Rússia possui, é muito difícil…

Allan Lemos

É só ver a fonte da notícia, sem credibilidade nenhuma.

Felipe

Muitos “alvos” no Oeste e m Kyev em chamas há dias (aerosromos, centros de comando), desde aquele ataque do drone marítimo, mas esses fatos não são tão alardeado pela midia. E capaz daquela base que o Zelensky visitou com o Su-24 e o missil Scalp já terem virado cinzas.

Vinicius Momesso

Até a sede do SBU(serviço de inteligência da Ucrânia) foi alvo desses ataques, incidente esse admitido pelo próprio Zelensky. Achei até estranho esse fato não pode ser pauta aqui na Trilogia.

RESPOSTA DOS EDITORES: INÚMEROS ATAQUES RUSSOS A ALVOS UCRANIANOS PODEM SER, FORAM, SÃO E SERÃO PAUTA NA TRILOGIA ENQUANTO DURAR ESSA GUERRA. ESTRANHO É NÃO PERCEBER ISSO DEPOIS DE UM ANO E MEIO DE CONFLITO E MAIS DE MIL MATÉRIAS PUBLICADAS SOBRE A GUERRA.

Rinaldo Nery

Esse conflito me passa uma imagem de desorganização muito grande, principalmente pelo lado russo, que parece não ter uma uma estratégia, um planejamento, uma bagunça na seleção de alvos. Guerra de trincheiras em pleno século XXI. Inacreditável… Um dos motivos por durar até agora.

Aéreo

Eu tenho esta visão também Nery. Em especial no começo do conflito onde a Ucrânia ainda não estava dotada de defesa AA fornecida pela OTAN. Os russos tinham (ao menos no papel) uma grande vantagem em poder aéreo que poderia ter destruído em boa parte a infraestrutura e forças regulares da Ucrânia.   Ao que parece a incapacidade de realizar uma campanha SEAD decente e de não empregar pacotes de ataques aos moldes ocidental, o que permitiria que aeronaves de grande caga militar como o Su-34 e TU-22M “amolecer” bastante a capacidade ucraniana de lutar. A capacidade russa de ataque… Read more »

Rinaldo Nery

A seleção de alvos (chave de qualquer campanha aérea) deles também me parece muito ruim. Não há uma lógica, tampouco resultados no conflito. Bastava seguir a forma de bolo (radares, centros de comando e controle, bases aéreas, FA ucraniana, sistemas de defesa aérea). Depois passassem pros sistemas de óleo, gás e lubrificantes, e sistemas de geração de energia elétrica.

Rinaldo Nery

Parece que nem fizeram exame de situação. Não sabem quais são os centros de gravidade ucranianos.

Carlos Campos

também achei estranho, única coisa que vinha na minha mente era de que eles querem a infra estrutura do país viva, mas depois de mais de um ano ter uma base com a pista inteira é ridículo

Luiz

“De acordo com relatos da mídia, isso não é possível devido ao fato de que as Forças Armadas da Ucrânia movem Su-24s com mísseis ocidentais de base em base a cada 24 horas. Para fazer isso, eles restauraram todos os aeródromos da época da URSS e, em alguns lugares, converteram estradas em pistas. Os mais valiosos sistemas de defesa aérea ocidentais, Patriot e Iris-T, são usados ​​para proteger as bases aéreas, “escreve o Bild.
t.me/RVvoenkor

pangloss

O plano era bater o pé bem forte no chão, e o governo ucraniano se renderia.
Os russos não planejaram a guerra.
Aprenderam tudo com o Galtieri.

Rinaldo Nery

Parece mesmo.

Andrey

A Rússia está demonstrando uma grande ineficiência e amadorismo.
Não sei se já te perguntei isso,mas cel.vomo vc avalia a atuação da VVS nessa guerra?

Rinaldo Nery

Pífia.

Hcosta

Obviamente mas preferem fazerem campanhas de terror ou atacarem a aldeia dos vencedores da Eurovisão. Os alvos são sempre os mesmos.

Mas ainda tentaram fazer alguma coisa, como o ataque massivo sobre os Patriot’s. Ou resultou e destruíram as baterias ou não têm capacidade para mais ataques destes, apesar de pensar que é temporário. Mais cedo ou mais tarde irão repetir os ataques mas isso diz muito das capacidades de produção e do material disponível da Rússia…

Não é uma guerra de conquista mas para castigar a imensa “ousadia” de quererem um melhor futuro para o seu país…

Rinaldo Nery

Tem lógica.

Komander

Pensei exatamente isso quando li a materia, a quantidade de misseis que dispararam e o resultado final dar a entender ou que usam errado ou a ferramenta não é adequada.
No final das conta fazer trincheiras e ficar descarregando artilharia tem sido mais proveitoso para eles.

Groosp

Guerra de trincheiras em pleno século XXI é o que se espera com esse nível de ISR, que mostra tudo o que acontece na frente de batalha, e artilharia impedindo o uso de formações maiores.

Rinaldo Nery

Creio que deveria ser o contrário. Mais ISR significa mais inteligência operacional e, consequentemente, decisões e planejamento mais acurados.

Groosp

É que não existe fator surpresa de nenhum lado e qualquer concentração de forças para um ataque é detectado a tempo de ser contraposto e atacado pela artilharia. O resultado é trincheiras guarnecidas por poucos homens e ataques de pequenos grupos em uma guerra de atrito.

Charle

Se me permite… a “guerra de trincheiras” será utilizada mesmo que venhamos a lutar contra um civilização extraterrestre invasora. Até que os últimos seres humanos da Terra decidam por motivos os mais variados possíveis se matarem.
Cavar uma fossa e se meter nela para se proteger e, ao mesmo tempo, tentar alvejar algum “inimigo”, é tão natural para os seres beligerantes quanto andar para frente.
Ao mesmo tempo que independe do nível tecnológico em que se encontrem os disputadores.

Last edited 8 meses atrás by Charle
Leandro Costa

Charle, o infante vai sempre usar a terra para se proteger. Isso vai ser algo difícil de mudar.

Mas o que ele quis dizer é que está sendo uma guerra estática, ao invés de uma guerra de grande movimentação de forças buscando envolver o inimigo.

GrooSP

Os russos estão querendo destruir os Su-24 por causa dos Storm Shadows e SCALPs. Já faz um tempo que estao intensificando ataques às bases aéreas.

Rinaldo Nery

Agora? Estão meio atrasados.

Leandro Costa

Eu esperava que as bases aéreas fossem sofrer intenso bombardeio desde o início da invasão, e que a essa altura do campeonato ainda fossem atacadas regularmente.

Mas parece que estão um tantinho atrasados mesmo.

Carlos Campos

um dos segredos dos israelenses para vencer uma guerra em 6 dias, foi macetar as bases aéreas inimigas.

Rinaldo Nery

Depende do conflito e do estado final desejado. Naquela guerra, a FA egípcia era o centro de gravidade mais importante.

Heinz

Meio? Completamente atrasados, e digo mais não vão conseguir, porque a Ucrânia não vai da esse mole. Quantos caças a Ucrânia tem? uns 12?
Os russos são uma vergonha!

Felipe

Segundo a Ucrânia, que nunca mente, 110% dos misseis e drones lançados pelos russos foram abatidos. Essas imagens das instalações destruídas em chamas são fake.

Heinz

nada a vê, papo de militante. O índice de ate é até que satisfatório, mas sempre passa alguns. Cabe lembrar que a Ucrânia não possui muitos meios de defesa AA, e são insuficientes para uma adequada distribuição pelo país. Já os russos possuem muito mais meios, mas vez ou outra sempre passa um drone ou um míssil, não existe sistema 100% eficaz.

pangloss

Segundo o Felipe (e seus outros nicks), que nunca mente(m), tudo está saindo conforme o planejado por Putin.

Leandro Costa

Se tivesse lido a matéria, teria lido:

“Infelizmente, nem sempre conseguimos derrubar tudo”, disse Ihnat.



Santamariense

Tu distorce e altera o que está escrito para beneficiar tua narrativa. No texto, os ucranianos admitem que ao menos 8 mísseis passaram pelas defesas AAé. Comente sobre o que está escrito e não sobre o que imagina.

Paulo

Cnn…
Agência de marketing adoradora do mercador de rolex, confia.

Santamariense

Que “pérola” de comentário …

Paulo

Que bom que gostou.

Ivanmc

Pois é, parece que o mercador andou ganhando duas vezes na loteria esses meses, segundo o Coaf.

Leonardo

E a Ucrânia vai sobrevivendo com ajuda de “aparelhos” da OTAN…

Recruta Zero

Essa guerra tá parecendo o conflito entre o Iran-iraque em que ambos os lados não conseguem supremacia aérea,as tropas terrestres lutam estilo ww1 e mesmo com satélites,drones e inteligência em nível cibernético ambos os lados não conseguem avançar.

Rodrigo

Ué mas força aérea da Ucrânia nao foi destruída no começo da operação especial?

Bispo

Mais de 500 dias e nada de novo no front.

É a Ucrânia “jurando” derrubar tudo que voa vindo da Rússia.

É a Rússia dizendo que está tudo caminhando para o previsto.

Penso que a Rússia já anexou uma nova arma ao conflito – as eleições EUA – vão postergar qualquer possibilidade de cessar fogo – se o Trump vencer – poor ukraine.