A Honda anunciou que o Honda eVTOL foi nomeado vencedor do Red Dot Design Award1, um dos prêmios de design mais respeitados do mundo, na categoria “Conceito de Design”. Além disso, dois vídeos promocionais criados pela Honda para as motocicletas ADV160 e CBR250RR foram nomeados vencedores do Red Dot na categoria “Design de Marca e Comunicação” do prêmio.

Sobre os premiados – produtos/vídeos promocionais da Honda

Honda eVTOL

 

O Honda eVTOL é uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical que a Honda está desenvolvendo, alavancando uma variedade de tecnologias centrais da empresa, incluindo eletrificação, combustão, aerodinâmica e tecnologias de controle. Esforçando-se para realizar um transporte de longo alcance e intermunicipal (cidade a cidade) amigável ao usuário, a Honda está desenvolvendo um eVTOL que será alimentado por uma unidade de energia híbrida de turbina a gás. A Honda está vislumbrando a criação de novo valor por meio do estabelecimento de um novo ecossistema de mobilidade com o Honda eVTOL em seu núcleo, combinando com produtos de mobilidade terrestre.

Principais recursos de design

Com o objetivo de proporcionar uma experiência de viagem aérea nova e confortável, a equipe de desenvolvimento buscou designs que permitem ao Honda eVTOL oferecer um espaço interior especial e inspirador para cada passageiro. O design exterior apresenta uma grande área de janela para transmitir aos passageiros a amplitude, luminosidade e conforto do espaço interior.

ADV160

A ADV160 é uma scooter com possibilidades para o uso em aventuras, equipada com um novo motor com a configuração de motor eSP+2 que oferece excelente performance com baixo consumo de combustível, bem como um desempenho ambiental que cumpre as atuais normas de emissões de gases 3. Quanto ao design, a equipe de desenvolvimento se esforçou para criar um estilo exclusivo e arrojado, além de criar uma imagem esportiva e aventureira.

Principais características do vídeo promocional: Honda ADV160 “DISCOVER NEW EXCITEMENT” – “DESCUBRA NOVA EMOÇÃO”

Este vídeo foi projetado para permitir que não apenas os motociclistas, mas todos, possam desfrutar da imagem de marca do produto ADV160. A fim de transmitir o apelo da ADV160 de uma maneira fácil de entender – “Pilotar a ADV160 permite que os motociclistas encontrem um espírito aventureiro em seus corações mesmo durante o deslocamento diário” – a animação criada em 3D através de CGI, foi aplicada de forma realista para impressionar o motociclista, que tem como plano de fundo a scooter para criar uma expressão dinâmica e realista com um sentimento aventureiro. Alta precisão e detalhes foram buscados para os comportamentos da motocicleta, como acelerar, fazer curvas e freiar, especialmente para as cenas de pilotagem com a participação dos pilotos de teste da Honda.

CBR250RR

A CBR250 RR é um modelo superesportivo leve desenvolvido com base no conceito da série CBR “RR”: “Controle Total Maximizando o prazer de pilotar”. A CBR250RR é caracterizada por um desempenho que combina alta potência na faixa de baixa a média rotação com aceleração acentuada pela faixa de alta rotação, exclusiva apenas dos modelos superesportivos, bem como pelo seu design arrojado que apresenta uma dianteira rebaixada que se eleva alta em direção à traseira.

Principais características do vídeo promocional: CBR250RR PLAY LEGIT:

Este vídeo foi concebido para transmitir a atratividade da CBR250RR – “Qualquer motociclista pode experimentar a alegria de pilotar de forma mais casual” – com ênfase na sensação divertida. Com o uso de animação 3D CG, o vídeo expressa um mundo onde a realidade e a fantasia se cruzam, combinando uma cena de passeio na cidade, que retrata a vida cotidiana familiar, e uma cena de passeio em um circuito, que retrata um belo futuro próximo como aqueles vistos em um filme de ficção científica. Tal como acontece com o vídeo para ADV160, os pilotos de teste de motocicletas da Honda contribuíram para a criação de imagens altamente realistas para as cenas de pilotagem.

Comentários de Toshinobu Minami, Managing Director, Chief Design Officer, Design Center, da Honda R&D Co., Ltd..

“O Red Dot Design Award é um dos prêmios mais prestigiados do mundo e estamos muito satisfeitos em ganhar este prêmio. Com nosso eVTOL, projetamos um futuro em que as pessoas podem expandir sua gama de atividades e encontrar uma nova alegria em seu tempo e espaço para mobilidade. Para os vídeos promocionais dos modelos ADV160 e CBR250RR, usamos animação 3D CG para expressar as imagens dinâmicas de maneira fácil de entender, para que clientes de todo o mundo possam se relacionar com os personagens dos vídeos que estão aproveitando a atratividade de cada modelo. A Honda continuará a oferecer surpresas agradáveis e emoção no dia a dia das pessoas por meio de nosso monozukuri (arte de fazer coisas) centrado no ser humano.”

Comentários de Hirohide Azuma, Honda eVTOLDevelopment Leader, Honda R&D Co., Ltd.:

“Estamos muito honrados em ser nomeados vencedores na categoria de Conceito de Design deste prêmio de classe mundial. O Honda eVTOL está sendo desenvolvido com o objetivo de oferecer às pessoas a ‘alegria de expandir suas opções de estilo de vida com uma mobilidade mais acessível nos céus’ e todos os membros da equipe continuarão trabalhando como um só para oferecer essa alegria ao maior número possível de clientes e o mais rápido possível.”


1O Red Dot Award foi fundado em 1955 e se tornou um dos prêmios de design mais respeitados do mundo. O prêmio é administrado pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, em Essen, Alemanha. Para os prêmios de Design de Produto, 51 categorias de produtos industriais são julgadas em 9 critérios, incluindo o grau de inovação, funcionalidade, durabilidade e ergonomia.

2O Enhanced Smart Power+ (eSP+) é um nome coletivo para a nova geração de motores de scooter ambientalmente responsáveis que apresentam alto rendimento e excelente desempenho ambiental. O eSP+ foi desenvolvido adotando o valor agregado de tecnologias ao original “eSP”, motores de scooter ambientalmente responsáveis, que resultaram em excelente desempenho ambiental, maior rendimento e redução do atrito.

3O regulamento de emissão de gases de escape de 2020 no Japão.

DIVULGAÇÃO: Honda

 

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos

achei interessante o fato de ser híbrido, dá mais alcance, mas alguns echo chatos, vão chorar que usa gás, esse alcance de 400Km é muito bom, vários rotares para a decolagem parece ser bem útil, vai subir fácil, macio e talvez menos vibração, porém isso pode levar o custo de manutenção para cima, além dos concorrentes.

Palpiteiro

Considerando que ainda não existe baterias para as propostas de evtol atuais, ser híbrido é um decisão sensata e possível de ser substituída quando existir baterias.

Palpiteiro

Parabéns. Projeto interessante.

Palpiteiro

Considerando os custos unitários, e falta de infraestrutura e confiabilidade das baterias, será que os evtol irá matar os helicópteros Robson ou estes irão explodir de vender quando os usuários fizerem as contas?

Bosco

Com a escolha do V-280 em detrimento do Defiant pelo USA com a finalidade de substituir o Black Hawk ficou mais longe a entrada em operação de um helicóptero composto “convencional”
Pelo visto esse conceito irá se tornar realidade primeiro nos E-VTOL.

Bosco

Num futuro não muito distante fans elétricos irão revolucionar a aviação provendo capacidade VTOL para praticamente qualquer aeronave.
Em se confirmando os supercondutores em temperatura e pressão ambientes aí é que não haverá mesmo limite para os motores elétricos, que combinados com o conceito híbrido será realmente fantástico.

Carlos Campos

supercondutores em temperatura ambiente é algo tão fod@ que vai mudar nosso nos próximos anos, desde o barateamento da produção de aparelhos para nossa saúde, transmissão de energia, motores elétricos bem mais eficientes e etc. uma das maiores invenções desse século

GRAXAIN

Quais baterias? Já existem?