Projetos de P&D da Leonardo recebem destaque em programa de financiamento do Fundo Europeu de Defesa

1
  • Leonardo lidera a lista de beneficiados com 18 projetos financiados, chegando a 74% dos fundos alocados;
  • Liderando o projeto TIRESYAS em eletrônica, a empresa demonstra sua excelência participando de projetos em todos os cinco domínios operacionais: aéreo, terrestre, marítimo, espacial e cibernético;

Roma, 24/07/2023 – A Leonardo, empresa italiana líder global em alta tecnologia em Defesa e Segurança Aeroespacial, teve 18 projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) selecionados para financiamento no âmbito do Fundo Europeu de Defesa (FED) WP22 (Programa de Trabalho 2022), incluindo dez projetos de desenvolvimento capacitivo e oito de pesquisa.

O FED é o carro-chefe da Comissão Europeia para promover a cooperação em defesa por meio de projetos competitivos e colaborativos, que cobrem todo o ciclo de P&D. O FED contribui para a autonomia estratégica da União Europeia, apoiando a criação de uma base tecnológica e industrial europeia de defesa mais competitiva e integrada, criando projetos de ponta com tecnologias e equipamentos interoperáveis através da promoção da inovação e da participação de PMEs. O financiamento total do FED pode chegar a 832 milhões de euros, atribuídos pela EU e que serão distribuídos entre os 41 projetos vencedores. Neste ano foram 134 propostas apresentadas por empresas de 27 países europeus. A Itália recebeu financiamento para um total de 31 projetos.

Os projetos em que Leonardo tem participação receberam de cerca de 74% dos fundos alocados ao WP22, representando cerca de 614 milhões de euros.

Leonardo, com contribuições significativas de suas subsidiárias e empresas controladas pelo Grupo e Labs/Cloud Computing, recebeu financiamento para atividades de P&D em 11 categorias dos setores eletrônico, aeronáutico, cibernético e espacial, liderando com o programa TIRESYAS (Inovação Tecnológica para Aplicativos de Sistemas de Radar euRopEan).

Cinco projetos vencedores adicionais também contam com a participação de empresas controladas ou com participação acionária da Leonardo: Telespazio, Larimart, Elettronica, MBDA IT e CREO Consortium.

Projetos notáveis com envolvimento de Leonardo incluem:

  • Technology Innovation for European radar systems Application (TIRESYAS) é o estudo de uma nova família de sensores multidomínio (ar-mar-terra) que compartilham soluções arquitetônicas para componentes de hardware e funções de software, com o objetivo de cumprir diferentes missões em diferentes domínios de aplicação. Essa tecnologia permite aproveitar ao máximo as possibilidades oferecidas pela digitalização e abre possibilidades de aplicação de algoritmos baseados em Inteligência Artificial. A Leonardo coordenará um grupo de 29 entidades a nível europeu, incluindo a Thales, a Indra, a Hensoldt e a Saab, e entidades italianas como a CNIT e outras PMEs especializadas na área. O valor total do projeto é de cerca de 15 milhões de euros e tem previsão de duração de 36 meses.
  • EC2 (European Command and Control System) visa o desenvolvimento do futuro sistema de comando e controle estratégico da União Europeia (UE), que permitirá ao Serviço de Ação Externa da UE atingir o nível de ambição definido pela Bússola Estratégica. O projeto, coordenado pela Indra, envolve 21 parceiros europeus e terá a duração de 24 meses, com um valor total de cerca de 47 milhões de euros.
  • ASETT (Future Air System for European Tactical Transportation) analisará as especificações e oportunidades de mercado para o desenvolvimento de uma nova plataforma de asa fixa para transporte tático militar. O estudo de viabilidade, em particular, visa realizar uma análise de necessidades sobre a substituição de aeronaves de transporte tático nas frotas dos estados membros da UE no período entre 2030 e 2040, além de identificar oportunidades de desenvolvimento cooperativo. Financiado pela EDF por 30,06 milhões de euros ao longo de 18 meses, o projeto, liderado pela Airbus, envolverá 11 estados membros e 33 parceiros europeus.
  • ODIN’S EYE II (multinational development Initiative for a Space-based missile early-warning architecture II) contribuirá para o desenvolvimento da arquitetura europeia de alerta precoce de mísseis, baseados no espaço (SBMEW-Space Based Missile Early Warning) já lançada no âmbito do EDIDP (Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial de Defesa) em 2020. O objetivo dos Estados-Membros é desenvolver uma capacidade de alerta universal para responder a ameaças atuais e futuras à segurança da UE. O projeto, coordenado pela OHB System AG, envolve 38 parceiros europeus, terá duração de 36 meses e tem um valor total de cerca de 96 milhões de euros

Sobre a Leonardo

Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

DIVULGAÇÃO: Leonardo no Brasil

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
adriano Madureira

“Fundo Europeu de Defesa” : Iremos morrer , nossos ossos virarão pó e nunca veremos algo similar nesse continente de países desunidos…
comment image

comment image

comment image

comment image

Last edited 10 meses atrás by adriano Madureira