Um A-10 Thunderbolt II da Força Aérea dos EUA sobrevoa o Golfo Pérsico, 30 de junho de 2023. Foto da Marinha dos EUA

A Força Aérea dos EUA agora está usando F-16 para reforçar sua vigilância armada de petroleiros na região do Golfo Pérsico e impedir que o Irã tente apreender os navios, dizem autoridades dos EUA.

Os A-10 já voaram em patrulhas no Golfo nas últimas semanas.

Os caças F-16, que começaram a realizar missões marítimas nos últimos dias, aumentarão a capacidade dos EUA de responder às ameaças iranianas no mar e também podem realizar missões antiaéreas defensivas caso o Irã desafie a América nos céus.

“Estamos trabalhando em estreita colaboração entre os componentes marítimo e aéreo para garantir que haja cobertura aérea adequada, que haja presença marítima adequada na superfície, a fim de impedir que o Irã vá atrás de petroleiros”, disse um alto funcionário da defesa dos EUA em 14 de julho.

O oficial acrescentou que os F-16 “tornariam ainda mais forte essa presença”. Os aviões de reconhecimento P-8 Poseidon da Marinha também estão apoiando o esforço.

Os EUA passaram a reforçar suas patrulhas aéreas depois que o Irã tentou apreender dois petroleiros comerciais no Estreito de Ormuz no início deste mês e disparou contra um deles.

Autoridades dos EUA disseram que os iranianos abandonaram a tentativa de apreensão, que ocorreu em águas internacionais, depois que os EUA enviaram um destróier de mísseis guiados, o USS McFaul, para a área.

Os EUA têm um bom conhecimento de quais petroleiros estão em trânsito no Golfo, que carga estão transportando, sob qual bandeira estão navegando e quem os possui, dizem as autoridades.

“Isso nos permite avaliar quais embarcações podem ser um risco e quando queremos ter mais presença em jogo”, disse o alto funcionário da defesa dos EUA.

“Não protegemos a todos”, acrescentou o funcionário sem fornecer mais detalhes. “Protegemos embarcações que temos interesse nacional em proteger.”

Esta não é a primeira vez que os EUA planejam usar A-10s para uma missão de segurança marítima no Golfo. No período de 2012-2015, disse o funcionário, os EUA testaram como os A-10 poderiam ser eficazes contra barcos de ataque rápido iranianos e concluíram que poderiam ser úteis em situações em que não há uma séria superfície-ar ou ar-ar. ameaça aérea.

Autoridades dos EUA disseram que o Irã pode receber caças russos em troca dos drones que Teerã forneceu a Moscou para usar na Ucrânia. Enquanto isso, o Irã também possui mísseis terra-ar que podem cobrir o Estreito de Ormuz, um ponto estratégico de estrangulamento para o transporte marítimo que sai do Golfo.

Um SAM iraniano abateu um RQ-4 Global Hawk americano em 2019 durante um período de alta tensão devido a ataques iranianos a navios-tanque comerciais. Anteriormente um aliado dos EUA, o Irã tem jatos de combate fabricados nos Estados Unidos, como o antigo F-4 Phantom em seu inventário.

“Eles têm uma força aérea em funcionamento”, disse o funcionário sobre o Irã.

Os A-10s são equipados com uma variedade de armas que são úteis contra alvos marítimos em movimento, incluindo canhões, foguetes e certas bombas guiadas a laser, e os A-10s na região foram modificados especificamente para transportar uma gama mais diversificada de armas.

Os desdobramentos de aeronaves chamaram a atenção dos iranianos, que afirmam que suas ações visam desencorajar o contrabando e que Washington está desestabilizando a região.

“Acho que a nossa presença é muito visível. Está servindo como um efeito dissuasor”, disse o alto funcionário da defesa dos EUA. “Vamos ver se é dissuasiva o suficiente nos próximos dias.”

FONTE: Air & Space Forces Magazine

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Bosco

Os A-10 e F-16 podem utilizar mísseis Maverick e foguetes guiados APKWS contra pequenas embarcações.
Claro, além dos canhões , foguetes não guiados e bombas de fragmentação.
Outras armas seriam as bombas L-JDAM e Paveway , ambas guiadas por laser.

Jefferson Ferreira

Os A-10´s possuem radar ? Ou recebem orientação das embarcações americanas ?

Bosco

Jefferson,
O A-10 não tem um radar integrado mas pode receber um pod de radar de abertura sintética para atacar alvos em terra. Não sei se seria útil nesse caso de ataque naval.
Mas o mais provável é que eles recebam orientação de um AWACS ou coisa que o valha ou utilizem seus pods de designação de alvos para procurar as ameaças.

Jonathan Pôrto

COMENTÁRIO REPETIDO APAGADO. MANTENHA O BLOG LIMPO, SEM REPETIR O MESMO COMENTÁRIO EM MAIS DE UMA MATÉRIA.

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Orivaldo

Imagina que beleza em todo estreito e canto do mundo, países aprendendo petroleiros dos outros

Guillermo

Poderia realmente desestabilizar o comércio, mas cabe uma análise caso a caso de quem possui soberania sobre a região em questão é quem estaria pretensamente se autoatribuindo poder ce polícia

No one

A passagem por navios civis em tempo de paz pelos estreitos é livre, assim como a liberdade de trânsito e navegação nas ZEE é garantido pelo direito internacional, se não houver ilícitos como contrabando de armas e drogas por exemplo, nenhuma nação pode coibir esse trânsito. Só que algumas nações querem aplicar a própria jurisdição territorial no mar, unilateralmente,como fosse extensão do próprio território, ou seja a territorialização do mar. Conceito não reconheço pela convenção do mar . A “passagem inocente”, tanto pelas águas territoriais quanto pela ZEE, mesmo por embarcações militares, desde que não prejudiquem o país ou infrinjam… Read more »

Mirão

EDITADO