Um MC-12W Liberty decola em Bagram Air Field, Afeganistão, em 27 de janeiro de 2014. A tripulação do MC-12W é composta pelo piloto, o comandante da missão, um operador de sensor e um operador de sistemas de tecnologia. Foto: Força Aérea dos EUA

Um caça russo assediou uma aeronave de vigilância tripulada dos EUA sobre a Síria em 16 de julho, envolvendo-se em uma manobra que arriscou a vida de quatro tripulantes americanos, disseram autoridades dos EUA em 18 de julho.

A medida ocorre quando as crescentes tensões com o Irã e a Rússia levaram o Pentágono a encomendar mais forças, incluindo caças F-35 e F-16 de quinta geração para a região.

“Temos capacidades adequadas para nos defender”, disse o chefe do Estado-Maior Conjunto do Exército, general Mark A. Milley, a repórteres no Pentágono em 18 de julho.

Milley alertou que os EUA não têm certeza do que está por trás do comportamento recente da Rússia, mas as autoridades americanas notaram uma parceria de defesa mais estreita entre o Irã e a Rússia ultimamente.

“Estamos monitorando muito de perto”, disse Milley. “Quanto à razão pela qual [houve] um pequeno aumento, não tenho muita certeza. Temos analistas tentando descobrir isso.

Algumas autoridades dos EUA sugeriram que pilotos e comandantes russos podem estar tentando pressionar as forças dos EUA a deixar a Síria, onde as forças dos EUA têm ajudado parceiros a combater os remanescentes do ISIS.

O incidente de 16 de julho começou por volta das 18h45, horário da Síria, quando um caça russo Su-35 surpreendeu um MC-12 Liberty dos EUA em uma missão de coleta de informações contra o ISIS, de acordo com o relato do incidente do Departamento de Defesa. O russo Su-35 voou na rota de voo do MC-12, um pequeno avião turboélice baseado no civil Beechcraft King Air 350, forçando o avião dos EUA a voar através da turbulência do caça.

“Isso reduziu a capacidade da tripulação de operar a aeronave com segurança e colocou em risco a vida dos quatro tripulantes”, disse o comandante da Central das Forças Aéreas (AFCENT), tenente-general Alexus G. Grynkewich, em comunicado. “Essas ações contra uma aeronave tripulada representam um novo nível de ações inseguras e não profissionais por aeronaves russas operando na Síria. Exortamos fortemente as forças russas na Síria a cessar o comportamento imprudente e ameaçador que pode resultar em um acidente e perda de vidas, e aderir aos padrões de comportamento esperados de uma força profissional.”

Su-35 operando na Síria

A Associated Press relatou pela primeira vez os detalhes do incidente, que foi semelhante a outros quase confrontos com adversários dos EUA nos últimos meses.

Em maio, um caça chinês voou no caminho de um RC-135 dos EUA, outro avião de inteligência, sobre o Mar da China Meridional. O jato do caça chinês fez com que o RC-135, parente do Boeing 707, sofresse forte turbulência. O encontro foi capturado em vídeo da cabine do RC-135, que o Pentágono divulgou.

Dois pilotos russos do Su-27 assediaram um MQ-9 dos EUA sobre o Mar Negro em março, com um caça russo cortando o drone americano, o que o Pentágono disse ter tornado o drone incontrolável e forçado o operador a derrubar intencionalmente o MQ-9 na água.

O DOD também divulgou vídeos de outras interações russas com drones dos EUA, que incluíram atos como lançar sinalizadores de paraquedas e ativar o pós-combustor do motor a jato de um caça na frente dos MQ-9s.

Mas o Pentágono não divulgou imagens de vídeo do incidente de 16 de julho entre o Su-35 e o MC-12. Um funcionário dos EUA disse que o vídeo de alta qualidade e liberável publicamente do MC-12 não estava disponível. As autoridades americanas não disseram o quão perto o Su-35 chegou do MC-12.

O incidente aconteceu um dia antes de o Pentágono anunciar que forças adicionais estavam indo para o CENTCOM, incluindo o destróier de mísseis guiados USS Thomas Hudner.

Poucos dias antes disso, a Rússia sobrevoou o posto avançado dos EUA de Al Tanf Garrison, no leste da Síria, com um An-30, que, como o americano MC-12, é uma aeronave ISR turboélice tripulada.

Aeronaves russas armadas também sobrevoam regularmente as tropas dos EUA no leste da Síria e chegam a 150 metros de caças tripulados dos EUA desde 1º de março.

Milley disse que as forças dos EUA têm as autoridades adequadas para operar com segurança na Síria, onde os EUA têm 900 soldados terrestres trabalhando com grupos curdos para combater os remanescentes do ISIS. Aviões de caça americanos, que geralmente são armados com armas ar-terra e ar-ar ao sobrevoar a Síria, complementam e protegem essas tropas. Os EUA também usam plataformas como MQ-9 para ISR e ataques aéreos.

“Temos regras de engajamento”, disse Milley a repórteres no Pentágono. “Se a qualquer momento qualquer uma de nossas tropas sentir um ato hostil, uma intenção hostil, eles se protegerão.”

Mas o incidente de 16 de julho foi abaixo desse limite, disse Milley.

“Se houver atos inseguros ou não profissionais, isso é uma questão diferente”, disse Milley. “Tentamos resolver isso por meio do canal de desconflito que está acontecendo no nível tático, para que não tenhamos um acidente ou incidente ar-ar inadvertido.”

Milley acrescentou que estava confiante de que os EUA têm forças suficientes na região após o último anúncio. No entanto, não está claro quando os caças adicionais chegarão.

Um alto funcionário da defesa dos EUA disse à Air & Space Forces Magazine que os F-35 poderiam ser usados no Estreito de Ormuz, onde o Irã tentou apreender petroleiros, se o espaço aéreo fosse contestado. Mas os F-35 também poderiam ser usados na Síria se a Rússia representasse uma ameaça mais significativa, disse o oficial. Os F-22 Raptors foram desdobrados na região em junho e estão de partida.

“Ter essa capacidade de quinta geração na Síria fazendo contra-ataque defensivo nos dá mais capacidade lá”, disse o alto funcionário da defesa dos EUA. “É eficaz contra algumas das provocações russas que enfrentamos anteriormente com o F-22.”

FONTE: Air & Space Forces Magazine


Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo

O que os EUA fazem no espaço aero Sírio mesmo…??!

Matheus

“Defendendo” suas bases que só servem pra fazer contrabando de petróleo via Turquia.

deadeye

Operações contra o ISIS em sua maioria, Porém recentemente a Rússia começou a atrapalhar até mesmo missões contra o ISIS, é um novo “baixo” até para a Rússia

Maurício.

“Operações contra o ISIS em sua maioria.”

Sei…rsrsrs. Agora conta a do papagaio.

Fabio Jeffer

Vc já deveria saber que um dos financiadores do Isis são os EUA

Last edited 9 meses atrás by Fabio Jeffer
Tomcat4,5

Quanta inocência ,ISIS na Síria, não é cuidando do petróleo que tem roubado não né ,me ajuda ai pô !!!

Bosco

Pela conta de vocês os EUA deveria estar em franca ascensão e não em decadência haja vista o tanto de petróleo que já roubou do Iraque, Síria, Líbia … e outros locacitos.

Felipe

ISIS é alguma sigla para contrabando de petróleo?

Carlos

Agente Laranja ,, Hiroshima e Nagasaki … os E.U.A preocupados com vidas Alheias , … Deve ser anúncio de alguma Comédia … só pode

Allan Lemos

Levando liberdade e democracia ao pobre povo sírio, assim como fizeram no Afeganistão e no Iraque. Eles não têm nenhum outro interesse que não seja nobre.

Mauro Cambuquira

Dizem que muito! E muito mesmo! O mesmos que financia o ISIS. E ainda há torcidas a favor.

Ghost

Hahahahah

Carlos Campos

EUA invadiram um país soberano, igual a Rússia fez com a Ucrânia, no caso dos EUA a desculpa é que o governo Síria estava matando civis, depois em documentos que foram desclassificados, ficou evidente que o Obama deu armas para os Civis lutarem contra o governo, quando ficava eminente que o governo ia vencer, os EUA atacou o exército Sírio, essa briga interna, criou um vácuo de poder para que o EI nascido dentro de uma unidade detenção dos EUA dentro do Iraque ganhasse amplas áreas na Síria. EUA está agindo contra as leis internacionais ao ficar na síria.

Felipe

Não foi muito diferente disso que os EUA fizeram em 2014 na Ucrânia, mas preferem ignorar…

Adriano madureira

No espaço aéreo eu não sei, mas em terra esses marginais estão roubando petróleo com força…

Bosco

Mas será que após 150 anos do comércio do petróleo nos EUA eles ainda não sabem ganhar dinheiro com o petróleo sem precisar roubar e gastar bilhões em guerras mundo afora por conta do ouro negro? Tem lógica isso?

Orivaldo

Matando Sírios. Assim como Rússia Turquia e Israel. Para este último pode adicionar iranianos

Bosco

Ori,
Você colocou a Rússia aí no meio só pra não ficar feio, né? Diz a verdade!!!
rsss

Bosco

O mesmo que a Rússia faz na Ucrânia sem ter sido convidada pelo governo ucraniano.

Charle

Interessante! O poderio militar estatal norte-americano, atraves de suas ações e narrativas, “pinta e borda” com povos e ou Estados mundo afora e a desculpa para tais atitudes já está pronta há décadas: ” implantar ou levar a democracia e paz mundo afora”. Contudo, quando suas engenhocas, bases, ações, ideologias ou mesmo que seja versões dos fatos e acontecimentos apresentados por eles são contestadas, assediadas ou repelidas por seja lá quem for, tacha-se imediatamente o ato e o agente (s) como terroristas, bandidos internacionais, lunáticos, ditadores, subversivos, etc. Nunca vi gente com tanta facilidade para posar como vítimas. Vítimas que… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Charle
Cerberosph

…Temos capacidades adequadas para nos defender…
Então se defendam e parem com esse mi-mi-mi ou então não voem perto de onde está a força aérea russa.

gian

hahahahah aiai essa manchete !! o que o avião EUA está fazendo lá mesmo ? Ah sim , invadindo o espaço aéreo ilegalmente de um país soberano , dado cobertura ao tráfico de petróleo e recursos do território que eles ocupam ilegalmente e colhendo/distribuindo informações a “grupos terroristas” que por vezes eles mesmos criam , treinam e armam para lutar por interesses e objetivos efêmeros de pessoas que não fazemos nem idéia de quem sejam , mas , que controlam o aparelho de segurança/militar e inteligência daquele país.

Cassini

Irretocável o teu comentário!

Resumiu o modus operandi da política externa dos EUA desde que eles existem.

Bosco

Seria impressão minha ou esse tanto de nicks novos no Forte é tudo de uma ou duas pessoas reais apenas?
A impressão que fica é que um nick joga a bola para o outro responder mas a estética narrativa, o vocabulário e a gramática são exatamente a mesma.
No mínimo, curioso!

Fernando "Nunão" De Martini

Bosco, só uma observação, pois aparentemente você errou de lugar: você está voando no Poder Aéreo. O Forças Terrestres fica mais embaixo, precisa pousar.

JSilva

A venda de Su-35 para o Irã realmente saiu?

Joanderson

Dizem qui o Irã comprou 50 su 35 porém até agora a Rússia não entregou um unico caça, na certa deve ter algum acordo entre Rússia e Israel.

Ciclope

Atualmente a Síria e um país independente e soberano cujo governo oficial reconhecido e em Damasco e o presidente e o Assad.
Pergunta, quem está operando na Síria a pedido do governo Sírio?

Fabricio Lustosa

Tem uma parcela de brasileiros, bem conhecidos, q entendem que a soberania dos EUA deve ser no mundo todo. É de vomitar, mas esses seres existem e em número bem significativo.

Manus Ferrum

Acham que descendem dos passageiros do Mayflower kkkk.

Nilton L Junior

Ah não, para né, lacração de aeronave é fim da picada, aqui pouco os americanos vão dizer que os Russos são caçafóbico, patrulhafóbico, a que ponto chegamos, não se pode mais fazer interceptação agora é assédio, é o fim do mundo.

Marcelo Soares

Kkkkkkkkk

Rinaldo Nery

Óooh, coitados… Vão pra comercial se não quiserem morrer em missão.

Rodrigo

Russo é louco mas não é burro

Maurício.

Na Síria os invasores são os americanos, não querem ser interceptados? Que voltem para casa, simples assim. E os caças russos continuam importunando os drones americanos na Síria, que aliás, continuam sem escolta…🤦🏻‍♂️😂

100nick-Elã

Mas…mas ….a Rússia não é fraquinha? não está passando vexame na Ucrânia? o que eles têm a temer, se possuem o mais avançado e phodástico equipamento militar que já existiu em todos os tempos? vocês precisam se decidir, se a Rússia é fraquinha ou ameça. Decidam-se de uma vez por todas, pode ser, ___________?

COMENTÁRIO EDITADO.

NÃO ROTULE PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO.

VOCÊ JÁ FOI SUSPENSO ANTERIORMENTE E JÁ DEVERIA TER APRENDIDO A LER E SEGUIR AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bosco

100,
Você exaltando a façanha dos russos enfrentarem um MC-12 com um Su-35. rssss
Acho que a ficha já caiu até pra você …..

Bosco

Bons tempos aqueles em que os caças russos paralisavam destroieres Aegis com um raio de energia apavorante … Agora… derrubam drones e assediam turboélices.
A seu favor têm pelo menos o fato de não estarem colaborando para a mortandade de crianças e idosos na Ucrânia porque estão aterrados e não passam da fronteira.

Last edited 9 meses atrás by Bosco
Santamariense

Como o pessoal anda estressado e irritado….todo mundo se descabelando e disparando xingamentos para todos os lados…tomem um chazinho de camomila….

Leandro Costa

Acho que tão precisando mais é de cházinho de rivotril hehehehe

Santamariense

Hehehe…bem isso, Leandro!