Demonstração aérea do Embraer KC-390 Millennium 26901/PT-ZDK durante as comemorações do 71º aniversário da Força Aérea Portuguesa.

É possível observar nos pilones da ponta das asas dois pods avançados de guerra eletrônica Elisra TEASE2 da Elbit Systems.

FOTOS: Força Aérea Portuguesa, via @Golf1Charlie no Twitter

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Alan Santos

Bonita essa cor , e com a turbina com detalhes cromados ficou ainda mais bonita a pintura .

Silvano

Essa parte “cromada” é a parte original dos motores que não podem ser pintadas, os da FAB também são assim, creio que tenha algo a ver com as temperaturas a que são submetidos. Inclusive aquela parte do suporte do motor também é assim. Eu me lembro que o Jackson Schneider disse durante o lançamento do KC390 em entrevista que a FAB pediu que essa parte do suporte do motor fosse pintada, e que a Embraer iria fazer isso, mas creio que tecnicamente não seja possível então ficou assim. Quanto a cor da aeronave, eu também acho bonita, um detalhe é… Read more »

Rinaldo Nery

São dessa cor por conta do sistema anti gelo dos motores (engine anti ice). Não pode ser pintado. São micro furos que liberam ar quente sangrado do motor.

Carlos Crispim

Essa cor da FAP é linda, já os da FAB são horrorosos, ainda usam pintura camuflada da guerra do Vietnam.

Santamariense

A camuflagem da FAB não é da guerra do Vietnã. Aquela era a usada anteriormente nos F-5 do 1° lote, nos AT-26 e vários outros.

Bruno Silva

Pinta sua farda de dourado e vai para a guerra, se ele tem a camuflagem que não é atoa

Alexandre

Que deselegância.

Demolidor

Eu gosto da camuflagem da FAB

Chris

Verde com cinza realmente nao combina ! Mas nos temos muitas areas de floresta… O verde eh necessario !

Claudio

Nao seria por conta da borda ser mais sujeita a desgaste aerodinamico? O cromo dá uma resistencia maior e mais fluidez do ar (menos resistencia)…

Rinaldo Nery

Não. Já expliquei acima.

Allan Lemos

Não entendo porque a FAB não investe nesse tipo de equipamento, não existe guerra moderna sem EW. Os próprios Gripens já deveriam ter vindo com aquele sistema da SAAB, pelo menos algumas unidades.

Carlos

Pro Brasil está bom demais , ninguém liga , os estádios lotados pagando caro pra ver. Jogo de Bola , e o Congresso mandando ver na “”CALDA”” do Povão
Eu acho é pouco

Marcelo

Para nosso cenario aqui na america do sul nao tem ameaça que precise usar esses equipamentos !!!
Essa sempre é a justificativa da nosssas forças armadas !!!

Demolidor

O problema é que nossos mais prováveis adversários não fazem parte do cenário sul-americano.

Marcelo

O problema é que compramos material de guerra dos nossos mais prováveis adversários que não fazem parte da América do sul !!

Sensato

Quais materiais de guerra com tecnologia avançada são produzidos na América do Sul?

adriano Madureira

Mas Isso muito poucos sabem… Alguns ficam dizendo que não temos adversários, inimigos ou hostilidades e disputas territoriais com vizinhos, Mas esses de longe são nossos adversários..

Os de verdade estão do outro lado do atlântico e só irão se mostrar quando o Brasil estiver entre eles e seus interesses, ou caso o Brasil não seja receptivo a suas demandas.

Welington S.

Se a FAB quisesse, ela teria. Obviamente que estamos vendo esse sistema no KC390 Português porque é um requerimento para quem é membro OTAN. Eles são praticamente obrigados a deter tais capacidades exigidas para fazer parte. Com certeza veremos esse tipo de sistema nos KC390 da Hungria, Holanda e outros países membro OTAN que vier adquirir o EMBRAER.

Sensato

O que me preocupa nesse sentido são as duas iniciativas de projeto de concorrentes na Europa, uma delas com participação da Suécia.

rui mendes

A República Checa deve ser a próxima cliente.

Ln(0)

Mas os E-99 e/ou R-99 já não fazem isso?

Allan Lemos

Essas aeronaves servem apenas para AWACS, esses pods são para guerra eletrônica ativa, desconheço que tenham qualquer capacidade similar.

Alisson Mariano

Lembrando que a FAB possui pods Skyshield da Rafael. Creio que, geralmente, são utilizados no A1-M.

Victor Filipe

como será que ficaria uma versão AWACS dele?

Sensato

Cara.

Carlos Campos

estranho

Camargoer.

Curiosamente, o avião da FAP ainda está com a matricula civil brasileira.

Matheus

Olá Camargo. O avião ainda “pertence” a Embraer. Esta passando por integração de sistemas NATO na OGMA.

Camargoer.

Legal. Valeu.

Silvano

Oficialmente ainda não foi entregue para a FAP, parece que os pilotos ainda são da Embraer também.

Camargoer.

oK. Valeu.

Recruta Zero

Imagina uma versão AWACS dele na FAB,ficaria bem espaçoso para os sistemas C2

Matheus

Foi feito acima de tudo pra transportar cargas. AWACS tem que ser o E190-E2.

pampapoker

Ué se russo pode, nós também podemos il-76

BK117

Poder, nós podemos. Mas é a melhor solução? Provavelmente não.

O E190-E2 já foi projetado para passageiros, o que traz maior eficiência e conforto para a tripulação em longas jornadas de vigilância, e imagino que tenha maior eficiência no uso de combustível, ao não ter que carregar as estruturas para manuseio de carga, como a porta traseira, struts, etc. (o que entendo que demandaria um reprojeto mais significativo caso o KC fosse convertido.)

De qualquer forma, é improvável que veremos qualquer um dos dois convertidos tão cedo, visto que os E-99 ainda vão voar um bom tempo.

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Last edited 9 meses atrás by BK117
Rinaldo Nery

O custo operacional é mais baixo. Simples assim.

Douglas Rodrigues

Uma lança de reabastecimento seria mto bem vinda!

Recruta Zero

Se operar em pistas de dispersão e uma capacidade de sobrevivência ,um AWACS operando na defensiva também tem que ser capaz de fazer,pelo menos no cenário de emprego operando contra forças superiores.

adriano Madureira

Quem lhe disse que por ser cargueiro a plataforma só pode ser usada para tal?!

O MC-X da KAI(Korea Aerospace Industries) será um cargueiro mas terá outras aplicações,aeronave de forças especiais, lança-drones e como aeronave MP e ASW, para complementar os P-8 poseidon sul-coreanos.

Acho que nada impede do KC-390 ter outras funções.

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Sensato

Sou da opinião de que seria fundamental a Embraer fazer uma proposta irresistível de parceria nessa área para enterrar o projeto coreano, fazer frente aos futuros produtos europeus, para buscar abocanhar mercados na Ásia e talvez embarcar no projeto do Boramae, visando a complementação ou substituição dos Gripen.

Ruberval

Os portugueses sendo ótimos garotos propaganda do aviao da Embraer !!!

Vitor Botafogo

Qual aplicação militar destes PODS? o KC 390 já não possui suite de guerra eletronica e auto defesa? Seria capacidade adicional/suplementar ?

Carlos Campos

KC390 não tem suíte de guerra eletrônica, só meios de tentar despistar misseis. Esses PODs são necessários caso ele vá perto da linha de frente para reabastecer ou lançar tropas dentro de um espaço aéreo de domínio do inimigo.

Orivaldo

Esse avião deveria estar vendendo que nem vodka em quartel Russo. Mais de 1 ano de Guerra, o setor de armamento bombando. Mas como sempre temos incompetentes no Governo, que levam seus interesses pessoais e ideologicos acima do cargo em que ocupam, fica esse marasmo

Camargoer.

Quantos C130J novos foram vendidos nestes dois anos além do que normalmente se vende?

Alexandre

Me explique porque algum país deixaria de comprar o 390 por conta do governo.

Orivaldo

As declarações do presidente sobre a Ucrânia já é o suficiente para atrapalhar

Sensato

Será que se a Ucrânia declarasse necessidade por cargueiros, a Embraer poderia vender ou seria barrada como foi a Iveco?

rui mendes

A Iveco foi barrada??!!?
De quê???

Cansado

Mas a Embraer não foi privatizada?
Na época da parceria com a Boeing, o maior argumento do pessoal que apoiava era que “é uma empresa privada, pode fazer parceria com quem ela quiser, não adianta chorar”.
Agora a culpa é do “governo”?

Willber Rodrigues

1- não entendí qual a utilidade de pod’s de guerra eletrônica num avião cargueiro. Querem transformar o 390 num AEW?
2- a FAB tem esse pod’s?

Leandro Costa

Acho que é uma ampliação da capacidade EW para operação em locais mais inóspitos. Não sei se a FAB tem esses pods, mas sei que temos alguns pods de guerra eletrônica, que salvo engano (e tem gente aqui que pode responder com mais precisão, e sim, Santamariense, estou olhando para você) já vi instalados em A-1’s. Não se transforma uma aeronave em AEW com pods de Guerra Eletrônica. Eles apenas conferem maior interferência à sistemas de radares/mísseis inimigos, tornando-se um alvo mais difícil. Ele não confere qualquer tipo de detecção aérea da forma que uma aeronave Aerial Early Warning faz,… Read more »

Palpiteiro

A opção de pilones de ponta de asa e ventral trazem uma flexibilidade a mais nas capacidades desta aeronave. A pergunta é qual seria a capacidade máxima de carga nestes pilones.

Sensato

Apesar do KC390 ter um SPS e um sistema DIRCM fornecido pela AEL e da FAB possuir pods Skyshield, não conheço notícia de compra de pods específicos para ele. Talvez com a baixa dos A1, os pods possam ser aproveitados no cargueiro em caso de necessidade.

Rinaldo Nery

Os pods dos A-1 são o Skyshield, israelense.

Santamariense

Fala, Leandro. A FAB comprou 3 pods Skyshield. O contrato foi firmado em 2003 e foram recebidos em 2006. Desde então, foram designados para serem operados pelos A-1, que também operam os pods RecceLite e pods Litening (esse, foi comprado para operar nos F-5M, mas foi transferido para os A-1). Litening e RecceLite operam constantemente, sendo difícil ver um A-1M decolar sem um desses pods. Já o Skyshield é mis difícil de ver do que mosca branca de olho azul. Não sei se ainda estão operacionais.

Maurício.

Flanker, se eu não me engano, o ex-comandante da FAB disse que os pods Sky Shield devem ser substituídos, não lembro ao certo, mas parece que ele disse isso na época que falou de um suposto segundo lote de Gripen.

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Maurício.

Achei.

https://www.aereo.jor.br/2021/12/26/comandante-da-aeronautica-contesta-notas-publicadas-pelo-site-defesanet/

“Sobre a integração de armamentos e outros sistemas, a única novidade é que cancelamos a integração do POD Skyshield, tendo em vista sua obsolescência. Tal capacidade será suprida pela aquisição oportuna de outro POD interferidor, ainda a ser decidido.”

Santamariense

Pois é, Maurício. Por essa declaração aí que eu penso que não estejam mais operacionais,

Marcos

Estão operacionais, mas são obsoletos para o Gripen. O Gripen tem um robusto sistema de EW que é muito superior ao POD.

Santamariense

Tem certeza que estão operacionais?

Neto

Acredito que seja para supressão de armamentos que o esteja atacando, em um procedimento de defesa.
.

Carlos Campos

armamentos e radares que estão tentando localizar ele.

Bosco

Carlos, Eu fui procurar sobre esse pod e tem pouca informação, mas o site do fabricante sugere que ele seja um pod de ataque eletrônico. Eu acho um pouco pequeno para implementar ataque a longa distância. Pra mim tá mais para um pod interferidor de autoproteção. Em sendo de autoproteção geralmente não impediria ele de ser detectado a grande distância nem por radares de terra e nem por radares aéreos, e só atuaria na fase final , interferindo na cabeça de busca dos mísseis quando bem próximos. Mas como disse, o fabricante sugere que é um pod de ataque e… Read more »

Carlos Campos

bom, também desconheço esse POD. mas proteção a mais é sempre bom

SoldierofFEB

O C130J tem essa capacidade ?

Leandro Costa

Dá uma pesquisada sobre o EC-130J.

Rafael Cordeiro

Será que é possível instalar esse sistema e o de REVO juntos? Pois ali parece ser os pontos de fixação do sistema de REVO.

Carlos Campos

sim, ele pode levar embaixo da fuselagem na área da frente.

Bosco

Essa avião tem a cara da USAF. Pra mim ele ainda vai ser comprado pelos States pra servir de reabastecedor penetrante e capaz de operar de pistas semipreparadas mais próximas da linha de frente. Os americanos querem um avião tanque stealth mas prá lá de 2040. Até lá eles precisam achar algo que seja melhor que um KC-46 para atuar em espaço aéreo contestado por uma nação par. O KC-46 está sendo atualizado com uma suíte defensiva, que é uma forma de tentar sobreviver sem ser stealth, mas pra mim o KC-390 tem muito mais jeito de ser tratado com… Read more »

Renato

O que seria um “reabastecedor penetrante” ?? Kkk

Bosco

Isso:comment image

Renato

Ah, é um desenho ok..

Bosco

Valha-me Deus!
Fui…

Nilton L Junior

Provoca depois reclama.

Bosco

?????

Nilton L Junior

Valha me Allah

Fui

Santamariense

Pra que a provocação??

Last edited 9 meses atrás by Santamariense
Bosco

Mente vazia, oficina do diabo.

Marcelo Baptista

Renato, é um reabastecedor que deve entrar em área contestada. Entendi seu humor de 5a serie, legal, mas é isto que o Bosco quis dizer.

Marcelo

concordo com o Renato que por enquanto não passa de um desenho (feito no computador), um conceito. Não vi nenhum humor de 5a série nisso.

Bosco

Mas quem disse que existia?

André Sávio Craveiro Bueno

Exato. Até porque basta um desenho para entender o conceito.

Last edited 9 meses atrás by André Sávio Craveiro Bueno
Leandro Costa

Tivessem prestado atenção no post original, aonde o conceito é explicado, o desenho faria muito mais sentido.

Renato

Que comentário interessante… Acrescentou muito ao debate sua opinião…

Santamariense

E os seus comentários acrescentaram o quê, ao debate??

Renato

Para uma ___________, nada.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Hehehe, tá bem, tá bem…..

Marcelo Baptista

blz, estamos nos entendendo, eheheh

Sensato

Estava lendo que ele já tem um SPS e um DIRCM fornecidos pela AEL. É pouco mas já não é indefeso de todo rsrsrs.

Nonato

Seria bom uma versão lançadora de mísseis.
Que poderiam ir internamente e liberados por uma porta inferior.
Tipo uns 10 a 20 mísseis de cruzeiro ou antinavio.
Imagine isso no mar disparando contra navios a 300 km de distância.

Carlos Campos

infelizmente só quem tá pensando assim é a USAF e ROK.

Bosco

Nonato,
Mísseis podem ser lançados pela rampa traseira. Nem precisa das portas na barriga.
Uma outra função que ele pode ter é a de “canhoneiro”, como os AC-130 da USAF.

Carlos

Bom dia mestre Bosco, o AC-130 é o que aparece no filme O Pacto da Prime Vídeo agora bem recente se não estou enganado, se já viu o filme a participação mostra uma atuação muito exagerada dele? Ele entraria em uma área contestada com Manpads?

Bosco

Carlos, Não vi o filme não. Vou ver. O AC-130 tem defesa contra manpads além de geralmente operar de noite, o que prejudica a ação de manpads sem alerta de radar e sem “miras noturnas” , o que é mais comum de acontecer no caso de guerra de baixa intensidade. Também os atuais AC-130 são dotados de alguns recursos que o permitem atuar fora do alcance dos Manpads, como mísseis e bombas guiadas. Se for operado do modo tradicional, utilizando canhões, e for de dia, aí ele corre mais perigo e teria que contar só com os recurso anti manpads,… Read more »

André Sávio Craveiro Bueno

Mestre Carvalho pode lhe mostrar sua idea a esse respeito. Com lançamento pela rampa.

Last edited 9 meses atrás by André Sávio Craveiro Bueno
Marcelo

não precisaria nem de porta inferior, podem ser lançados pela rampa traseira.

Renato

Pessoal eu acredito que o KC-390 é um excelente avião para o que foi projetado.
Agora querer transforma-lo em algo penetrante (uiii), bombardeiro, awacs, etc, etc.. É forçar a barra.
Aceitemos o que ele é, um ótimo cargueiro com algumas capacidades plus (reabastecedor, combate a incêndios, lançamento de paraquedista etc).

Carlos Campos

pq seria forçar a barra?

Renato

Porque ele não foi projetado para isso.

André Sávio Craveiro Bueno

Caro Renato, concordo em parte. Não enxergo a aeronave como AWACS mas vejo com bons olhos como transportador de mísseis de cruzeiro. Afinal, pouca ou nenhuma modificação na aeronave seria necessária.

Carlos Campos

bom, AWACS é maluquice,quanto a bombardeiro não vejo nada demais, afinal não é um mudança em nada interno do avião, se for por meio de palletes , ou seja mesmo não sendo projetado para isso, ele cumpre bem essa função

F4U

Pesquise para que o C-130 e o B707 foram criados e depois reveja o que voce escreveu.

Rinaldo Nery

É o famoso “viagem na maionese”.

Renato

“É importante aproveitar ao máximo uma plataforma já existente.?”
Com certeza Nonato, mas não dá para querer usar um fogão como uma geladeira..

“Qual o problema de aproveitar o que já existe?”
Com certeza nenhum, inclusive ele já está sendo bem aproveitado não?
A EMBRAER já soube extrair muito bem as capacidades do avião desde o projeto, por isso eu disse:
…algumas capacidades plus (reabastecedor, combate a incêndios, lançamento de paraquedista etc).

Last edited 9 meses atrás by Renato
Bosco

Nonato, Você está certo. Quando se pode aproveitar aviões civis para funções militares eles são aproveitados não por serem melhores que os aviões de transporte militar, mas porque são mais baratos. Um transporte militar faz tudo que um avião civil de passageiros faz mas o contrário não é verdade. Não haveria nenhum problema em fazer um KC-390 virar um “AWACS” ou um avião patrulha. Isso só não deverá ser feito por conta de que um avião civil é mais barato enquanto o militar é mais caro por ter sido produzido em menor quantidade e por ser mais robusto, e essa… Read more »

Carlos Campos

do jeito que a USAF quer usar, ainda torço pelo EMBRAER L3Harris

Jagderv#44

Se o PT continuar com essas papagaiadas (vide caso do Guarani ambulância para Ucrânia), em breve a NATO não vai mais comprar nada nosso.

AVISO DOS EDITORES:

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Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
André Macedo

Menos cara. Já falaram isso antes, um dia depois a Embraer fechou um acordo com a indústria de Portugal a respeito do A-29 e outras áreas de cooperação, isso é drama, não somos obrigados a nos meter nessa guerra e nem a vender nada pra Ucrânia (ou pra Rússia).

Jagderv#44

Sim não somos obrigados.
Só perdemos US$ 3.5 bi e algumas centenas de empregos diretos/indiretos.
Besteira né.

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Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Camargoer.

Caro Jag, Segundo as reportagens, a venda dos 400 veículos Guarani seriam R$ 3,5 bilhões. Reais. É uma coisa que tenho pensando há alguns dias. 1. Supondo que a venda fosse aprovada, Isso significa que estes veículos começariam a ser entregues a partir do fim de meados de 2024, talvez a uma taxa de umas 50~100 unidades por ano. Ou seja. Levaria uns 3~4 anos. É um horizonte muito distante para serem usados nesta guerra. Considerando os sucessivos apelos de urgência de Zelensky, seria mais adequado buscar veículos excedentes dos EUA do que buscar veículos novos brasileiros. A ajuda dos… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Jagderv#44

Cara, você está divagando, tudo é “se”, “se” e “se”.
Enquanto isso perdemos 3.5 bi e centenas de empregos.

Camargoer.

E por acaso a Iveco tem G

Camargoer.

constinuando.. E por acaso a Iveco tem Guaranis para pronta entrega? Se não tem, quanto tempo levaria para produzir? Zelensky afirmou hoje que a ofensiva da Ucrânia será lenta porque demanda mais armas ocidentais, então se faltam carros de combate para a guerra agora, como é possível esperar meses ou anos para receber 400 ambulâncias blindadas? São perguntar bem simples e objetivas.

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Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Santamariense

A capacidade da atual linha de montagem do Guarani é de 120 veículos/ano. Entretanto, havendo demanda essa capacidade pode ser aumentada. Isso não é argumento para tua opinião.

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Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
adriano Madureira

E qual o problema de perder USD3,5BI ?! Perto do rombo R$ 1TRI de Roberto Campos Neto no BC,isso é um troco…  Não temos o porquê se meter naquele conflito, eles que são europeus que se entendam ! Kiev já está muito bem servida de dinheiro e armamentos, lá oque não falta é cafetão para segurar a mão da donzela em perigo. Que nós deixem em paz, um continente que sempre viveu em guerra, acho que não será difícil deles arrumarem uma solução. AVISO DOS EDITORES: 6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Rafael Oliveira

Caro Camargoer, A compra era de até 400 unidades. Acredito que a Ucrânia compraria apenas uma fração disso. Convenhamos que para os EUA e a Europa comprarem, sei lá, 50 Guaranis para a Ucrânia, sairia barato em termos políticos, pois um “aliado” da Rússia (pode soar forçado, mas o Brasil gosta de apoiar a Rússia, inclusive no governo anterior que não era de esquerda, nem antiamericano) estaria passando para o lado da Ucrânia/Europa/EUA por menos de US$ 100 milhões. AVISO DOS EDITORES: 6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Camargoer.

Olá Rafael. Você matou a charada. Se o Brasil veta a venda (como vetou), cria-se um constrangimento doméstico ao governo e reforça a ideia (falsa) que o país é aliado da Rússia. Se o Brasil aprova a venda (que foi vetada), a Ucrânia poderia dizer que o Brasil passou a apoia-la. É uma situação na qual o governo brasileiro perde nas duas pontas. É mais ou menos o que aconteceu na reunião do G7. O problema desta estratégia diplomaticamente desastrada é que reforça a percepção dentro do governo brasileiro que é preciso manter uma distância de Zelensky. AVISO DOS EDITORES:… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Sensato

Creio que essa percepção foi dada pelo próprio PR ao quase ignorar Zelensky e pelo ministro Mauro ao receber Lavrov em seu periplo por Argentina, Brasil, Nicarágua, Venezuela e Cuba, com sua bagagem misteriosa de cinco toneladas e, não satisfeito, criticar as sanções contra Rússia e concordar com Lavrov que declarou as “visões similares” de Brasil e Rússia. AVISO DOS EDITORES: 6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão; A PARTIR DESTE COMENTÁRIO COMEÇAREMOS A APAGAR OS DEMAIS QUE CONTINUEM A FUGIR TOTALMENTE DO… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Junior

É um auto constragimento feito pelos anões diplomáticos presidente e conselheiro especial. Ninguém vai vender nada é somente uma oportunidade para o Brasil marcar uma posição de apoio a quem foi invadido. Vamos continuar defendendo o lado errado dessa guerra e vamos continuar com o professor passando pano pra ¨pessoa fora do ordenamento jurídico¨(não pode dizer larápio).

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Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Camargoer.

Caro Jr. Desde os primeiros meses do conflito, bem antes da eleição, fui um dos primeiros (senão o primeiro) a defender o imediato cessar fogo e início das negociações diplomáticas. Continuo com a mesma posição. O lado certo nesta guerra é defender a paz. Talvez para os EUA a posição a favor ou contra a guerra seja uma questão de polític interna. Lembro que há uns seis anos, muitos colegas fizeram esta mesma confusão em relação á crise na Venezuela. Na época pontuei algo parecido. Interessa ao Brasil mediar um acordo entre a oposição e o governo para a realização… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Sensato

O pagamento seria feito pela Otan e me constrangeu mais ver todo mundo falando com o Zelensky apenas um se fazendo de distraído…

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Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Nilton L Junior

Caramba ficou muito bonito.

Fabio Araujo

Que configuração interessante, aumenta a sobrevivência em área contestada!

SGT MAX WOLF FILHO

Esse avião de Portugal nós remete a famosa frase dita aqui ” A grama do vizinho, sempre é mais verde” e esse é…

Camargoer.

Ola. Neste caso, a “grama” do vizinho é cinza e a nossa é camuflada.

dretor

Ainda acho que a Embraer moscou em nao colocar + de 1 pilones em cada assa, mas dos males os menor pois tendo 1 de cada lado abre um leque para varias possibilidades de uso