Nidec Aerospace LLC oferecerá o Sistema de Propulsão Elétrica; BAE Systems será responsável pelo Sistema de Armazenamento de Energia; DUC Hélice Propellers fornecerá os Rotores e as Hélices

PARIS – 18 de junho de 2023 – A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX, EVEXW) anunciou hoje os primeiros três fornecedores para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, fornecerá o sistema de propulsão elétrica; a BAE Systems fornecerá um sistema avançado de armazenamento de energia; e a DUC Hélice Propellers fornecerá os rotores e hélices para o eVTOL.

“O anúncio dos primeiros fornecedores é um marco importante no desenvolvimento da nossa aeronave eVTOL,” disse Andre Stein, co-CEO da Eve. “À medida que avançamos em direção à entrada em serviço, nosso objetivo é produzir e entregar uma aeronave madura que não apenas supere as expectativas, mas também permita que nossos clientes operem de forma segura e eficiente com o menor custo operacional.”

A Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a japonesa Nidec Corporation (TSE: 6594; OTC US: NJDCY) e a brasileira Embraer (B3: EMBR3, NYSE: ERJ), desenvolverá o sistema de propulsão elétrica para o eVTOL da Eve. A Nidec Corporation, líder mundial na fabricação de motores diversos, contará com o apoio dos mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer para projetar, certificar, produzir e comercializar sistemas de propulsão elétrica de última geração baseados em tecnologias consolidadas.

“Estamos entusiasmados em ter a Eve como cliente de lançamento do novo sistema de propulsão elétrica da Nidec Aerospace,” disse Michael Briggs, vice-presidente sênior e presidente da Unidade de Negócios de Movimento e Energia da Nidec. “Com nossas tecnologias de ponta, a Nidec Aerospace e a Eve estão bem posicionadas para impulsionar e acelerar os avanços na mobilidade aérea urbana elétrica rumo a um futuro mais sustentável.”

O sistema de armazenamento de energia da BAE System será integrado ao eVTOL da Eve e permitirá que a aeronave opere de forma eficiente com zero emissões e baixo ruído. O novo sistema de armazenamento de energia conta com os mais de 25 anos de experiência da empresa no fornecimento de energia elétrica e propulsão confiáveis para ônibus e outros veículos pesados. Essa experiência, combinada com seu histórico de desenvolvimento de sistemas de controle críticos de voo para a indústria aeroespacial, é ideal para aplicações de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) que dependem de segurança, confiabilidade e eficiência.

“A BAE Systems está liderando o desenvolvimento de soluções e sistemas de tecnologia avançada que ajudarão a criar um futuro mais sustentável na aviação,” disse Ehtisham Siddiqui, vice-presidente e gerente geral de Controles e Soluções Aviônicas da BAE Systems. “Temos o prazer em apoiar a Eve Air Mobility com nosso inovador sistema de armazenamento de energia para sua aeronave eVTOL.”

A DUC Hélice Propellers fornecerá os rotores para os oito motores de sustentação e a hélice de cruzeiro. Com sede na França e presente nos Estados Unidos, a empresa possui mais de 25 anos de experiência e especialização na análise, projeto, desenvolvimento, fabricação e manutenção de hélices, rotores, ventiladores e outros acessórios aeronáuticos compostos de carbono adquiridos por meio de múltiplos programas de aviação nos quais participa.

“É uma honra imensa ter sido selecionado pela Eve Air Mobility como fornecedor dos rotores para os oito motores de sustentação e a hélice de cruzeiro para seu veículo de produção,” disse Duqueine Vincent, presidente e fundador da DUC Hélices Propellers. “Essa escolha é um testemunho da experiência e conhecimento na análise, projeto, desenvolvimento, fabricação e manutenção de hélices compostas de carbono, rotores, ventiladores e outros acessórios aeronáuticos. Somos gratos à Eve por depositar sua confiança em nós.”

Durante o último ano, a Eve tem trabalhado em estreita colaboração com as autoridades de certificação para definir os requisitos de qualificação, enquanto engaja com clientes para entender como eles irão operar a aeronave e incorporar seus comentários. A empresa tem avançado em sua fase de testes como parte do amadurecimento do design do eVTOL. Recentemente, a Eve concluiu testes em túnel de vento e de hélice e começou a testar seus rotores de sustentação vertical a bordo de uma nova plataforma personalizada montada em caminhão. A Eve continua atualizando sua aeronave para adequá-la às necessidades dos clientes, com foco em eficiência, segurança, confiabilidade, sustentabilidade e custo operacional.

O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem + cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.

“A Eve adotou uma abordagem de ‘Building blocks’ para aprimorar ainda mais a maturidade da tecnologia e de seu eVTOL,” disse Alice Altissimo, vice-presidente de Gerenciamento de Programas e Operações da Eve. “Continuamos progredindo muito bem e estamos ansiosos para trabalhar com esses novos fornecedores à medida que aceleramos a transição mundial para viagens aéreas sustentáveis.”

A Eve espera nomear fornecedores adicionais de componentes, incluindo sistemas de controle de voo, aviônica, estrutura aérea e sistemas de gerenciamento de energia no futuro. A empresa planeja iniciar a montagem do primeiro protótipo do eVTOL durante a segunda metade de 2023, seguido pela campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para as primeiras entregas e entrada em serviço em 2026.

Siga a Eve no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube: @EveAirMobility.

Sobre a Eve

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

DIVULGAÇÃO: Eve Holding, Inc.

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Jadson S. Cabral

Eu esperava a WEG como parceira na motorização. Afinal, é a maior empresa brasileira do ramo e uma das maiores do mundo.

Underground

Pois é!

DanielJr

Acho que requereram alguma empresa que tenha algum conhecimento mais consolidado nos produtos, a WEG não deve estar a mesma altura que a empresa escolhida. Talvez tenha relação com os países europeus serem destino de grande quantidade de aparelhos, pode ser que tenha alguma obrigação legal da UE.

Jadson S. Cabral

Pode ser tbm

Rinaldo Nery

Acho que tem a ver com certificação aeronáutica, que é muito rigorosa. Chute.

Palpiteiro

Nidec comprou a Embraco. Logo é uma empresa com uma grande operação no Brasil.

LucianoSR71

Em resposta aos colegas (infelizmente acabei postando como um novo comentário): Como leigos (pelo menos eu sou) podemos até pensar dessa forma, mas não é assim que uma empresa age. A primeira questão é saber se a WEG teve real interesse em entrar nesse projeto, sabendo que teria que investir um bom valor e apresentar os resultados rápidos – lembro que o experimento c/ um Ipanema c/ motor elétrico da WEG foi anunciado há um bom tempo e nunca mais ouvir falar disso – e mesmo que tenha demonstrado interesse será que a proposta atendia às expectativas da Embraer tanto… Read more »

Last edited 10 meses atrás by LucianoSR71
FernandoEMB

Luciano, direto ao ponto.

Lucas Emanuel

A fabrica da EVE vai ser no Brasil?

Jadson S. Cabral

De fato. São pontos a se considerar