Autoridades americanas e alemãs disseram que os exercícios serão “absolutamente impressionantes” e mostrarão que o território da OTAN é uma “linha vermelha” política. Os exercícios são projetados para simular uma resposta a um ataque a um país membro da OTAN

A Alemanha deve sediar o maior destacamento de força aérea da OTAN sobre a Europa na história da aliança, disseram autoridades. O exercício Air Defender 23 está programado para começar nesta segunda-feira. Envolverá 10.000 participantes e 250 aeronaves de 25 países.

Os exercícios são projetados para simular uma resposta a um ataque a um país membro da OTAN. Os EUA enviarão 100 aeronaves e 2.000 militares para participar do exercício.

OTAN defenderá ‘cada centímetro’ do território

“Estamos mostrando que o território da OTAN é nossa linha vermelha, que estamos preparados para defender cada centímetro deste território”, disse o tenente-general da Força Aérea Alemã Ingo Gerhartz.

Mas o comandante sênior alemão insistiu que o exercício foi projetado para mostrar uma postura “defensiva” em relação à Rússia.

“Mas não vamos, por exemplo, conduzir nenhum voo em direção a Kaliningrado. Portanto, isso é para ser defensivo”, disse ele.

A embaixadora dos EUA na Alemanha, Amy Gutmann, disse que os exercícios constituirão uma demonstração de força “impressionante” em relação a outros países do mundo.

“Este é um exercício que seria absolutamente impressionante para quem está assistindo, e não obrigamos ninguém a assistir”, disse a autoridade dos EUA a repórteres em Berlim.

“Isso demonstrará, sem sombra de dúvida, a agilidade e a rapidez de nossa força aliada na OTAN como primeira resposta”, disse ela.

“Ficaria muito surpresa se algum líder mundial não notasse o que isso mostra em termos de espírito dessa aliança, o que significa a força dessa aliança”, declarou. “E isso inclui (o presidente russo, Vladimir) Putin.”

As autoridades preveem apenas uma pequena interrupção do voo civil

Gerhartz disse em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (7/6) que os exercícios teriam apenas um impacto menor no tráfego aéreo civil.

“Será no intervalo de minutos, no máximo”, disse o comandante da força aérea alemã.

O diretor da Guarda Nacional dos EUA, Michael Loh, ecoou os comentários, dizendo que a interrupção deve ser mínima.

Mas o sindicato dos controladores de tráfego aéreo alemão, GdF, argumentou que os exercícios podem ter um “impacto maciço”.

“É claro que o exercício militar Air Defender terá um impacto enorme no fluxo da aviação civil”, disse o presidente da GdF, Matthias Maas, à Agência de Imprensa Alemã.

Maas citou números da organização de controle de tráfego aéreo Eurocontrol, que calculou até 50.000 minutos de atraso por dia de manobra.

FONTE: Deutsche Welle/Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PACRF

Estava tudo em “banho-maria” até o Putin resolver “recuperar” a “grandeza” do império soviético. Afinal, um ex-comunista de carteirinha, que fez carreira na nomenklatura da antiga URSS, ficou saudoso dos antigos dias de “glória”. Agora, além do isolamento diplomático, econômico e político, vai ter que “digerir” a corrida armamentista da UE e a expansão da OTAN. Vai precisar de muito Sonrisal.

Carvalho

Concordo,
Apesar de ser um exercício dito defensivo, a retórica é bem agressiva, inclusive nominando diretamente Putin.

Mirade1969

Não teve ajuda da OTAN/UE/EUA nisso né ? Não houve pressão para a Ucrania entrar para a OTAN que foi a gota d’água para o atual conflito? não havia uma campanha sistematica contra os interesses dos Russos na região mesmo sendo hitóricos os laços entre Russos e Ucranianos. Muito provável que os russos sabiam bem dos planos e atacou. Israel não fez o mesmo contra o Egito? (guardando as devidas proporções) É sabido que a politica externa dos EUA e de seus capachos faz tudo para desmembrar a Russia (dividir para conquistar) mesmo assim a Russia está sobrevivendo com muitas… Read more »

Leandro Costa

Considerando que a Ucrânia (e Geórgia também) pediu para entrar na OTAN pela primeira vez em 2008 e esse processo todo vinha sendo cozinhado desde então justamente para não ofenderem as sensibilidades Russas, pode-se dizer com certeza absoluta de que você está errado neste ponto. E outra coisa interessante também seria o ‘desmembramento’ da Rússia. Acho que o maior contribuinte para isso foi uma tal de URSS. Que ruiu. Era um país multinacional e algumas das nações que a integravam pularam fora imediatamente após a ruína do Estado soviético. Por conta própria, diga-se de passagem. Agora explica para a gente… Read more »

Wellington Góes

Não, quem está errado é você, porque o status mudou quando se mudou o governo alemão. O anterior sim, era contrário à entrada da Ucrânia, daí porque houve resistência. Noruega, Reino Unido e, especialmente, EUA (do governo Biden, como uma espécie de vingança político-ideológica), aumentaram a carga para entrada da Ucrânia. Vale lembrar que, com a entrada do Stroltanberg no comando da OTAN em 2014, foi quando o caldo entornou de vez e culminou com a ação da Rússia, retomando a Criméia (sim, retomada, já que aquela península era russa e foi dada de presente após 2WW, quem acabou traindo… Read more »

Leandro Costa

Não. Você que está errado. O caldo começou à entornar após a tomada russa da Crimeia em 2014. E mesmo assim de forma bem tímida. Merkel apostou em um apaziguamento dos Russos com investimentos em energia. Ela se enganou. E feio. Foi uma tentativa válida de criar laços entre Europa e Rússia, mas foi devido à uma leitura errada dos Russos. Enquanto isso a OTAN procurava uma razão para viver. Não haviam quaisquer planos de se colocar armamento ofensivo no leste europeu. Ao mesmo tempo a Rússia parecia não conseguir suprir as necessidades econômicas que a UE conseguia. Consequência? Não… Read more »

Wellington Góes

A tomada da Criméia se deu após a derrubada do governo ucraniano. A “revolução” ucraniana em Kiev foi financiada por alguns países da UE/OTAN, daí houve a retomada da Criméia. Você está deliberadamente escondendo esse fato.

Leandro Costa

Não estou escondendo nada. O fato é que a população Ucraniana não queria uma espécie de Lukashenko no poder. a Rússia não gostou nada disso, e aproveitando a confusão resolveu retomar a Criméia. É interessante lembrar que de acordo com tratados entre Rússia e Ucrânia lá dos anos 90, aquele mesmo em que a Rússia garantia a integridade e soberania do território Ucraniano (inclusive a Criméia), havia ainda um acordo para que a Rússia pudesse utilizar a base naval de Sebastopol até 2017. Que interessante coincidência que isso tudo tenha ocorrido antes de 2017. Até porque a OTAN não pode… Read more »

Hcosta

E esconde o fato de que o gatilho da revolução foi a ordem vinda de Moscovo para acabar com um acordo comercial com a UE.
Indo contra as promessas eleitorais de uma maior aproximação com o Ocidente, mesmo sendo pró-russo.

Fala em “financiamento” mas não fala das tentativas de assassinato de candidatos presidenciais pró-ocidente, prisões, o corte de gás, fraudes eleitorais, etc…

Os “scum of the earth” eram amadores quando comparados com os Russos em aterrorizarem países…

Wellington Góes

É bem mais do que isso… O governo foi eleito devido a maioria no Leste, Kiev fica no Oeste e estes eram mais favoráveis à UE, ou seja, a minoria acabou querendo decider sobre a maioria. Daí, com a forçada queda do governo, o leste quis se emancipar… Você tem um visivelmente rachado… Como a Criméia é importante aos russos e foi dada aos ucranianos como um presente, os russos tomaram de volta… O Oeste quis ditar sozinho o rumo do país, grande parte financiado por países da UE, o leste russofônico e igualmente ligado economicamente à Rússia, não concordaram… Read more »

Leandro Costa

Ah… então eles ficaram chateados e tomaram a Criméia de volta porque fora um presentinho dos Russos? Aí pode? Sem contar que foi uma reorganização feita pela URSS (ok, Krutschev era da Ucrânia), que inclusive a Rússia acordou não apenas em respeitar, mas em garantir a integridade da Criméia como sendo parte da Ucrânia. E após as eleições fora de época, Putin ainda declarou que iria respeitar a decisão do povo Ucraniano e trabalhar com o governo que fosse eleito. E não foi esse o caso, pelo visto. Pelo que você está descrevendo, isso parece um assunto interno da Ucrânia,… Read more »

Wellington Góes

Ah claro… Rsrs
A geopolítica é anárquica por natureza… Manda quem pode, obedece quem tem juízo… É pura ingenuidade achar que Rússia daria de mão beijada o direito de acesso ao Mar Negro…

Leandro Costa

Em que mapa que você olha em que a Rússia perdendo a Criméia perde acesso ao Mar Negro? E acostume-se com a idéia de que a Rússia parou de poder ‘mandar’ já tem algum tempo. Essa invasão catastrófica da Ucrânia foi só a gota d’água. Agora só vai conseguir fazer o que China, e possivelmente a India, permitirem que ela faça. Armas nucleares ou não. E se você parar para pensar, ela está bem mais próxima do que o Império Russo era em 1917 do que a URSS era em 1989. Bizarro isso, mas c’est la vie. De novo você… Read more »

PACRF

A antiga URSS e o Pacto de Varsóvia se dissolveram por incompetência política, social e, principalmente, incapacidade econômica. Não é admissível que um país invada outro país, única e exclusivamente porque o “outro” não o obedece. É só lembrar o que eram as antigas Alemanha Ocidental e Oriental, do ponto de vista socioeconômico. Quanto aos “laços históricos” entre Rússia e Ucrânia, é só perguntar quantos ucranianos desejam voltar a ser “colônia” da Rússia ou se preferem a integração à UE. Não se esqueça, que o mundo já é multipolar há muito tempo e que a Rússia só possui algum protagonismo,… Read more »

Mirade1969

A Russia era apenas uma das republicas soviéticas sendo a maior, embora a URSS fosse o antigo imperio russo sempre houve interesse de potencias ocidentais como a Alemanha de Hitler e França napoleonica de conquistar a Russia e se apoderar dos recursos dela. Ocorre o mesmo agora dividir o maior país do mundo para conquistar. Este plano não é tão secreto assim. Esta mais claro que água. Para isso eles querem ou uma Russia amiginha ou dividir o país e usam a Ucrania como meio disso.

Hcosta

Quem beneficia mais com esse discurso?

Será que um regime ditatorial não usaria esse argumento para se manter no poder?
Até tenho dificuldades em me lembrar de algum que não o use…

E se é uma “ameaça” assim tão grande, o que isso nos diz acerca do patriotismo Russo?

Slow

“ Agora, além do isolamento diplomático, econômico e político, vai ter que “digerir” a corrida armamentista da UE e a expansão da OTAN “

Oque é ser isolado pra você ?

Nem metade dos países aderiram às sanções contra a Rússia ..

Apenas o dito bloco controlado por Washington .

A Rússia está tão isolada economicamente que é a Alemanha que está em recessão ..

Sergio

Olhando a lista de aeronaves, não estão incluídos o Rafale, nem o F-22…….

Vendéen

Olá Sérgio,

Sobre a presença francesa:
A participação da Força Aérea e Espacial no exercício Air Defender 23 é insignificante. A França estará presente com apenas uma aeronave; Um E-3F AWACS.
Se você estiver interessado, as razões para essa presença mínima são explicadas neste artigo (em francês):
“NATO: A participação da Força Aérea e Espacial no exercício Air Defender 23 será mínima”
otan-la-participation-de-larmee-de-lair-et-de-lespace-a-lexercice-air-defender-23-sera-minimale

Bom dia para você

Leandro Costa

Um adendo interessante é que naquela noite, Arthur ‘Bomber Harris’ e Winston Churchill estavam dando um jantar de boas vindas à Ira Eaker e seu estado-maior que haviam chegado recentemente à Inglaterra com o objetivo de montarem o quartel general e as instalações iniciais de onde se iniciariam as operações do comando de bombardeiros da 8a Força Aérea. Tanto Churchill quanto Harris tentaram futilmente mais uma vez convencer os Americanos à e unirem à eles em bombardeios noturnos após anunciarem que naquele momento mil aviões estavam à caminho da Alemanha.

Cerberosph

Se fosse a Rússia eu colocaria os S400 na fronteira para “iluminar” esses exercícios, se chegasse a 400km da fronteira já começava a apitar nos cockpit das aeronaves. Será que é por isso que os f22 não vão participar para não pegarem a assinatura radar?

Last edited 10 meses atrás by Cerberosph
Leandro Costa

Acho que a Rússia é mais esperta do que isso. Seria a mesma coisa que entregar o ouro. Se o F-22 operou até na Síria e intercepta normalmente aeronaves Russas no estreito de Bering, por que correr o risco de aumentar ainda mais a base de dados da OTAN? Além do mais acho que eles precisam dos S400 em torno da Ucrânia. Tendo dito isso, não significa de forma alguma que eles não vão ficar de olho no exercício, como de praxe.

Fernando Botelho

…Hã?
O exercício vai ocorrer na Alemanha, não?
A fronteira mais próxima com a Rússia seria Kalinigrado, a pelo menos uns 200~300km de distância.

Lucky

Teste aí no seu videogame depois da escola e nos conte sobre os resultados…

Wellington Góes

Esse governo alemão é a melhor coisa que poderia surgir para o governo estadunidense nos últimos anos… Está tornando a Alemanha numa sucursal…

Wellington Góes

Fiquei imaginando se a USAF teria comprado o A400M, juro, depois que vi que era da Luftwaffe. Imagino que alguns de seus membros devem estar até envergonhados com tamanha subserviência fantasiada de “homenagem”.

EduardoSP

Considerando o que os americanos fizeram pela Alemanha, primeiro derrotando os nazistas e depois ajudando a reconstruir o país e, por fim, garantindo a sua independência até o fim do Pacto de Varsóvia, é compreensível a homenagem.

Fernando "Nunão" De Martini

Não sei por que tanta celeuma.

Um lado da cauda tem a bandeira dos EUA, o outro tem a bandeira da Alemanha.

Coisa mais comum do mundo da aviação militar ter aeronaves com pintura que celebre datas ou exercícios.

comment image

comment image

Fotos de Christian Winkel e Andre Pfitzner.

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Santamariense

Ah, pois é…Mas, tu tens que explicar isso para aqueles que veem os “estadunidenses” malvados atrás da porta, embaixo da cama, …

Wellington Góes

Primeira vez que vejo, num exercício MULTINACIONAL, a força que está sediando o evento “homenagear” uma única nação visitante, deixando as outras de fora… Rsrs …. O que normalmente vejo é o contrário, a força visitante homenagear o país sede… Quando não, uma operação entre somente duas forças, na qual ambas se homenageiam. Ou então, quando do exercício tipo o Tiger Meet, uma pintura especial referente ao exercício combinado. É aquela estória, se é celeuma, sequer atenção deveria receber… Fica a dica! 😉 …. O fato é um só, por causa da guerra russo-ucraniana, com o atual governo alemão servindo… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Primeira vez que vejo, num exercício MULTINACIONAL, a força que está sediando o evento “homenagear” uma única nação visitante, deixando as outras de fora…”

comment image

https://api.ardmediathek.de/image-service/images/urn:ard:image:3fc17ac6e23064f0?w=448&ch=95bcef2012e60b7d

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Wellington Góes

Ah claro… Essa “bolacha” é a mesma coisa.. Rsrs
Tá çerto!!!

Wellington Góes

Fizeram pela Alemanha foi?! Rsrs

Tutor

Melhores sucursais dos EUA: Alemanha, Coréia do Sul, Japão, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Holanda, Noruega…
Melhores sucursais da China e Rússia: Cuba, Venezuela, Nicaragua, Quênia, Zimbabwe, Siria kkkkkkkk
Conclusão: 1.000 vezes melhor ser sucursal dos EUA. Está certissíma a Alemanha.

Wellington Góes

Eita… Rsrs
Falar geopolítica com gente medíocre em geopolítica é soda… Rsrs

Falar de “homenagens dos libertadores” então… Rsrs

Daqui a pouco aparecerão os defensores de Simon Bolívar… Rsrs

Leandro Costa

“Falar geopolítica com gente medíocre em geopolítica é soda… Rsrs”

Eu também acho, mas com paciência e boa vontade, a gente te atura numa boa, fica tranquilo 🙂

Mirão

Lê de novo os nomes de baixo que tu vai ver que não existem margem pra contestar o argumento dele kkkkkkkkkkkkk

“Diga-me com quem tu andas que eu direi quem tu és”

Marcelo Soaes

Faltou o Irã rsrs.

Rinaldo Nery

E ninguém fala em diplomacia pra encerrar a matança na Ucrânia… E o gás russo pra “esquentar a bunda” dos alemães?

Heinz

Não existe diplomacia com quem invade e destrói suas cidades na base do canhão.
O senhor, como militar deveria saber disto. Saudações.

Rinaldo Nery

Existe sim. Principalmente pra quem está perdendo e não tem mais munição. Mas as torcidas aqui querem ver o circo pegar fogo, pra discutir quem voa melhor, quem tem o melhor avião, o melhor míssil. Discussão de adolescente de Flight Simulator.

Rinaldo Nery

Se realmente houvesse interesse esse conflito já teria terminado.

Mirão

Dito isso: Devemos expulsar os EUA da ONU, da OTAN, e de tudo quanto é festa de pijama que existir

Wellington Góes

War is money, lots of money…

Lucky

E a torcida do flamengo canta: “Ô Putin, pode esperar…”

Last edited 10 meses atrás by Lucky
RenanZ

Milagrosamente não, a catedral de Colônia (que sim, e belíssima!) foi poupada porque era usada como ponto de referência na cidade, portanto facilmente visualizável pelos bombardeiros

Fernando "Nunão" De Martini

Mais ou menos, RenanZ.
Apesar de ser cético quando a milagres, a catedral poderia ser atingida em qualquer dos bombardeiros seguidos que a cidade sofreu, pois a precisão da época deixava muito a desejar e edifícios muito próximos foram atingidos.