MOSCOU (Reuters) – Bombardeiros estratégicos de longo alcance russos e chineses realizaram patrulhas conjuntas sobre o Mar do Japão ou Mar do Leste, Mar da China Oriental e Oceano Pacífico Ocidental, mas às vezes eram acompanhados por caças de estados não identificados, disse a Rússia nesta quarta-feira (7/6).

O Ministério da Defesa da Rússia disse que um grupo aéreo de bombardeiros estratégicos Tupolev Tu-95 e chinês Xian H-6K realizou uma patrulha de 8 horas, acompanhado por um grupo de caças Sukhoi Su-30M, Su-35S e Shenyang J-11.

“Em certas etapas da rota, os porta-mísseis estratégicos foram acompanhados por caças de países estrangeiros”, disse o Ministério da Defesa, acrescentando que o espaço aéreo de outras nações não foi violado. O ministério não identificou os “estados estrangeiros”.

“Durante a patrulha aérea conjunta, aeronaves russas pousaram e decolaram de um aeródromo na República Popular da China”, afirmou.

Os voos são uma “séria preocupação” para a segurança nacional do Japão, e essas preocupações foram transmitidas à China e à Rússia por meio de canais diplomáticos, disse o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, em entrevista coletiva em Tóquio na quarta-feira.

“Tais voos conjuntos repetidos pelos bombardeiros estratégicos dos dois países nas proximidades de nosso país significam a expansão das atividades nas proximidades de nosso país e têm claramente a intenção de agir arbitrariamente contra nosso país”, disse Matsuno, principal porta-voz do governo. , disse.

A Casa Branca disse na segunda-feira que recentes encontros perigosos entre forças americanas e chinesas no Estreito de Taiwan e no Mar da China Meridional refletem uma crescente agressividade dos militares de Pequim que aumenta o risco de um erro em que “alguém se machuque”.

A China disse que “as medidas tomadas pelos militares chineses são completamente razoáveis, legítimas, profissionais e seguras”.

O aprofundamento da parceria “sem limites” entre a crescente superpotência da China e o titã dos recursos naturais da Rússia está sendo observado pelo Ocidente com alguma ansiedade, embora não esteja claro o quão profunda é a parceria.

Depois que o Ocidente impôs as sanções mais severas da história moderna a Moscou devido à guerra na Ucrânia, o presidente Vladimir Putin disse que a Rússia está se voltando para a Ásia – e a China em particular – depois de séculos olhando para o Ocidente como o cadinho do crescimento econômico, da tecnologia e guerra.

VÍDEO: Bombardeiros estratégicos de longo alcance russos e chineses realizaram patrulhas conjuntas

FONTE: The Strait Times / IMAGENS: MOD do Japão / VÍDEO: RT

LEIA TAMBÉM:

Bombardeiros russos e chineses em missão conjunta próximo a Japão e Coreia, enquanto frota russa participa de exercícios no Pacífico

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício.

Olhando o F-16 tunado do Japão se aproximando do Tu-95, qual a verdadeira chance de um monstrengo desses sobreviver em uma guerra de verdade? Acho que aviões como o Tu-95, B-52 e H6 em uma guerra onde o inimigo possua caças modernos, dificilmente vão sair ilesos.

Romão

Monstrengos como esses servem para carregar mísseis de cruzeiro em duas situações:

  • Lançados desde o espaço aéreo do próprio atacante (antes da perpetração da superioridade aérea)
  • Lançados no espaço aéreo do país atacado, sob escolta (durante e depois da perpetração da superioridade aérea).

Ou para lanças bombas burras como a FAB-5000 operando em profundidade dentro do espaço aéreo inimigo (num contexto de supremacia aérea).

Tudo que está operante tem sua função. A vida real não é como o “War Thunder”. 😉

Maurício.

Tudo que voa tem uma função, até achar um BVR pelo caminho…Repare que a minha dúvida é em relação a países que possuem força aerea modernas, não estou falando de cachorro morto tipo Ucrânia ou Iraque.

Allan Lemos

Um comandante dificilmente enviaria um bombardeiro desses a um teatro de operações, onde o inimigo fosse uma potência, sem antes ter feito grandes operações de SEAD/DEAD. Isso para não mencionar que podem lançar mísseis standoff a mais de 1k km de distância, ou seja, muito além do alcance de um míssil ar-ar BVR. E mesmo que o adversário usasse a sua vantagem em velocidade para se aproximar, como disse no comentário anterior, esses aviões, tal como um PA, não operam sozinho. A menos que fosse uma operação maciça de bombardeio como a Linebacker II, seria extremamente difícil para qualquer caça… Read more »

Rui Mendes

É cachorro morto a Ucrânia???
Então os Russos também são, pois não saiem do sítio, contra essa mesma Ucrânia.
Vai lá analisar a guerra, pelos teus blogs favoritos e pela PlayStation.
Cachorro morto, coitadinho, apelida de cachorro morto, quem é nada.

M4|4v1t4

O principal você não falou. Eles voam tão alto, e se aproximam a quase mach 1. A janela de interceptação é muito curta até para missões de bombardeio convencional. O uso de misseis de cruzeiro são mais para ficarem longe da defesa antiaérea do que dos caças propriamente ditos, visto que, como já disse, a janela de interceptação é muito curta. A janela é tão curta que, qualquer modificação no curso ou uma escolta fraca, já é o suficiente para defender uma formação desse tipo de bombardeio. Daí a importância de interceptadores de verdade como o MIG-29, o MIG-25/31, o… Read more »

Romão
Allan Lemos

Que comparação mais sem sentido. Em qual situação você acha que um bombardeiro estaria sozinho enfrentando um caça? Até mesmo na WWII, onde não havia mísseis de cruzeiro, aviões desse tipo tinham centenas de escoltas.

Maurício.

Época da segunda guerra se amarrava cachorro com linguiça, era tudo na base do canhão, de lá para cá, muita coisa mudou.

Allan Lemos

Sim, e se na época a doutrina já era de nunca usar esses aviões desacompanhados, por quê você acha que isso mudou?

Maurício.

Mudar não mudou, só é mais fácil abater um monstrengo desses hoje do que na época da segunda guerra, que como eu disse, era tudo na base do canhão.

Leandro Costa

Nunca usar esses aviões desacompanhados… depois de outubro de 1943. Mesmo assim ainda foi gradual. Houveram ainda diversas missões de B-29’s contra o Japão que não tiveram escolta. A doutrina inicial de bombardeio diurno dos EUA, e noturno da Inglaterra era de que simplesmente não poderia existir um caça com alcance o suficiente para acompanhar os bombardeiros até seus alvos. No caso dos EUA, acreditavam que os bombardeiros pesadamente armados conseguiriam sobrepujar os caças que os interceptassem, e ainda acreditavam que na maioria dos casos haveriam poucos casos devido ao efeito ‘surpresa,’ sendo que isso foi bolado antes do advento… Read more »

Rui Mendes

V1 foram os primeiros mísseis de cruzeiro e as V2 os primeiros mísseis balísticos.

Cruz

E entao os caças que os escoltam parsa que servem?

Mauro Martins

Conseguiram unir o maior país do Mundo em extensão e com as maiores reservas de minerais ao de maior população (há controvérsias), maior PIB (por PPP), maior produção industrial, maiores recursos monetários e maior investimento em tecnologia.
Além, é claro, das duas maiores Forças Armadas e um parque industrial/militar fantástico.
Parabéns Biden! Parabéns EUA.
Parabéns Europa, OTAN e Stoltenberg.
Vcs conseguiram.

Von Richtoffen

“(…)blablabla(…), águas internacionais, (…)blablabla(…)”

Von Richtoffen

B-58 manda lembranças.

Nilton L Junior

Esses voos iniciaram em 30/11/2022. As Forças Aeroespaciais Russas e a Força Aérea do Exército Popular de Libertação da China conduziram outra patrulha aérea conjunta na região da Ásia-Pacífico Um grupo aéreo composto por porta-mísseis estratégicos Tu-95ms das Forças Aeroespaciais Russas e bombardeiros estratégicos Hun-6k da Força Aérea PLA realizou patrulhas aéreas sobre as águas do Japão e dos mares da China Oriental. A duração do voo dos porta-mísseis estratégicos russos foi de cerca de 8 horas. As aeronaves Su-30cm e Su-35s das Forças Aeroespaciais Russas forneceram escolta de caça para o grupo aéreo. Pela primeira vez durante as patrulhas… Read more »

Vendéen

Olá Nilton L Júnior,

Além disso, em julho de 2019 (em breve 4 anos!) Começaram os “passeios turísticos russos” lol.
“Caças sul-coreanos dispararam quase 400 tiros de advertência na terça-feira contra uma aeronave militar russa que violou o espaço aéreo sul-coreano”
https://www.lepoint.fr/monde/seoul-annonce-des-tirs-de-semonce-contre-un-avion-russe-23-07-2019-2326084_24.php

Agora, as circunstâncias significam que há apenas oportunidades urgentes de reaproximação na forma de “baladas amorosas russo-chinesas” por enquanto.

Bom dia para você

Nilton L Junior

Salam Vedénn

Notícia da AFP em 2019 …. fato é Russia, China e Iran estão consolidando a que parece uma aliança estratégica, quanto a Koreia do Sul essa tem uma opção, ficar fora do radar da triplice anti atlanticista ou sul global.

Jose45761su@gmail.com

OS BOMBARDEIROS RUSSOS SÃO MUITOS SUPERIORES AOS DOS ESTADOS UNIDOS, É OS MELHORES DO MUNDO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais;

PRIMEIRO AVISO.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Marcelo Mendonça

O F-2 japonês não deixa de ser um lindo caça..

Alfredo Santa Rita

Os EUA possuem 800 unidades espalhadas pelo mundo, na região nipo possuem seis, com três portas aviões e cinco submarinos. A Rússia e a China sabem e insistem em confrontos q vai levar a aniquilar a China e um primeiro momento e a dizimar Moscou na sequência. Kkkkkkkkkkkk