O Ministério da Defesa da Holanda está adquirindo 14 novos helicópteros para operações especiais. As aeronaves substituirão os helicópteros de transporte Cougar. De acordo com o cronograma atual, isso ocorrerá a partir do início de 2028. O secretário de Estado, Christophe van der Maat, informou isso à Câmara dos Deputados no dia 5/6.

A aquisição é uma das medidas com as quais o MoD converte um esquadrão do Comando de Helicópteros de Defesa em uma Força de Operações Especiais (SOF). O fortalecimento das capacidades SOF para operações terrestres e marítimas é uma ponta de lança do Memorando de Defesa publicado no ano passado.

Os novos helicópteros do tipo H225M Caracal, que atendem aos requisitos, serão comprados pelo Ministério da Defesa do fabricante europeu Airbus Helicopters. Assim como os Cougars, as aeronaves serão baseadas na Base Aérea de Gilze-Rijen.

Incluído na compra está um novo equipamento de missão para os helicópteros. A capacidade de simulação temporária para educação e treinamento também faz parte do projeto.

27 anos de serviço

Os helicópteros Cougar estão a serviço do Ministério da Defesa há 27 anos, inclusive para transporte de tropas, equipamentos e transporte de feridos. Vários também operam a bordo de navios de guerra. A organização militar também utiliza a aeronave como helicóptero de combate a incêndios.

A aeronave nunca recebeu uma grande reforma provisória. Isso ocorreu em parte devido à mudança de ideias sobre como manter a aeronave em uso. No entanto, um projeto de melhoria está em andamento. Isso estende a vida operacional dos atuais 12 Cougars até 2030.

FONTE: MoD da Holanda

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joanderson

Porq ninguém ta falando do missil hipersonico qui o Irã alega ter desenvolvido ?

Wagner Figueiredo

Pq ele é tão hipersonico que ainda não deu tempo de escrever !!!😂😂😂 Brincadeira sadia tá ok?!?!

Joanderson

Kkkkkkk até eu rir mano.
So não entendir os deslike na minha postagem so fiz uma pergunta.

Sensato

Porque existe um tópico específico pra isso.

M4|4v1t4

E o KC-390 reabastece na velocidade máxima do Caracal?

Rinaldo Nery

Sim.

Tutu

Notícia inesperada, o H225 é visto como carta fora do baralho por muitos mas olha aí, outra venda.

Bom para o Brasil, já somos o maior operador do mundo, e mais usuários significa um ciclo de vida mais fácil.

Fica outra pergunta, pq não compraram o NH90, sendo que ele já é operado por lá?

Europroblemas em eurosoluções?

Willber Rodrigues

https://www.naval.com.br/blog/2022/06/10/noruega-rescinde-seu-contrato-para-o-helicoptero-nh90/

Depois de um feedback negativo desses, fica difícil o NH-90 conseguir mercado…

Camargoer.

Estes holandeses são uns fanfarrões… compraram o Kc390 ao invés do C130… agora compram uma kombi com hélices… só falta eles comprarem o A29 para conversão.. é um pais nanico mesmo.

Nilo

Holanda de kc390, Kombi e A29-N
Pronto Holanda virou cachorro caramelo rsrsre

Last edited 10 meses atrás by Nilo
Camargoer.

Pois é. A frota de submarinos da marinha holandesa já estão com 30 anos. Já pensou se eles escolher o Scorpene? Riso. Cachorro caramelo com nome de “Pidão”.

Sensato

Laranja talvez…

Camargoer.

Boa. RIso. A melhor…. Laranja é nome do cachorro do palhaço Mexerica.

Rui Mendes

Riquíssimo, queres tu dizer.
E um país muito á frente.
Mas ressabiamento é ressabiamento.

Nonato

Riquíssimo de que?
Território e população minúsculos.

Sensato

Creio que tu não estás a entender que o gajo foi irônico.

Wellington Góes

Bem… Do ponto de vista geográfico sim, a Holanda é um país nanico… Rsrs

Camargoer.

Riso. Exato. A minha afirmação era mesmo literal., riso. Muitas vezes é piada aparece pronta… “como deve ser”.

Alexandre

Exatamente, a Kombi que era carta fora do baralho vende bem. Recentemente teve uma compra do japão e outra de um País asiático que não me lembro o nome, e agora vendeu pra Holanda.
Em tempo, os nossos estão funcionando normalmente.
A galera que gosta de falar mal acaba pirando, rsrsrsrs

Carlos Campos

não era questão de falar mal, era questão de fato de que ele tinha problemas, mas foi resolvido

Alexandre

O problema é falar mal o tempo todo, sem observar que esses helicópteros estão funcionando bem em vários Países desde 2008. Mas não é o seu caso, falo de pessoas que há mais de 15 anos vivem com essa conversa como um mantra.

Sensato

O gosto por mantras por aqui é tanto que as vezes me questiono se tem mais indianos além do Mostra frequentando a Trilogia.

Rui Mendes

Porque o NH-90 que a Holanda usa é o NFH, que é um heli marítimo, não é próprio para forças especiais e porque se eles comprassem o NH-90 TTH, iria aparecer alguém dizendo, porque não compraram o Super- Cougar (EC-725 Caracal ou H-225M) se já usam o Cougar. A Holanda está muito feliz com o NH-90 NFH, aliás uma reportagem na airforces montly, a unidade da marinha Holandesa que os usa, fala sobre eles e as suas capacidades, dizem que têm de longe o melhor radar marítimo que existe e dizem que uma fragata que os tenha embarcados, já está… Read more »

rommelqe

E a famigerada MGB, foi totalmente modificada e resolvidos os problemas que originalmente apresentou em relação às aeronaves holandesas? E os H225 brasileiros, foram objeto de total solução em relação a este problema?

EduardoSP

Pergunta que está há anos sem resposta.
Temos um MD surdo, cego e mudo.

Sensato

Surdo talvez, por teimosia, cego, duvido, mudo, sim, na maior parte do tempo

Last edited 10 meses atrás by Sensato
Rinaldo Nery

Boa pergunta.

Marcelo Andrade

E teve muita gente aqui que na época do H-X da FAB defendia a compra dos NH-90 ao inves da “Kombi”. Vida Longa a Kombi!!!

Camargoer.

Olá Marcelo. Eu aprendi a dirigir em uma kombi… riso. Essencialmente, um fusca quadrado. A brasília e a variant eram kombis com bicos e porta-mala na frente. Aliás, os carros da Tesla apenas imitam a solução do porta-malas na frende do fusca, da variant e da brasília… riso. Sempre lembrando que comprar um fusca é comprar o primeiro porsche.

João Fernando

Hahaha como dono de Brasília confirmo. A opção mais barata a um Porsche é um Fusca

Camargoer.

Olá João. Meu pai teve uma brasília verde musgo. Linda. Qual a cor da sua? É uma raridade. Cuide com carinho.

Maurício.

O NH-90 sempre foi mais caro e mais problemático que o Caracal, essa é a verdade, o maior problema do Caracal é que ele é francês, por isso chamam ele de “Kombi”…rsrsrs.

Alexandre

A Kombi é da Alemanha!

Camargoer.

O engenheiro que projetou a Kombi (abreviação de veículo de transporte combinado de pessoas e carga) era holandês. Foi o primeiro veículo fabricado no Brasil peja Volkswagen. Os veículos anteriores vinham desmontados em caixas. As kombis eram fabricadas aqui.

Alexandre

A Volkswagen é Alemã, portanto a Kombi é Alemã tb!

Camargoer.

Caro Alex. Nunca disse o contrário, apenas elevei o nível de cultura geral sobre a Kombi. É muito legal ir a encontros de fuscas ver kombis velhas

Alexandre

O Mundo não gira, capota!
Os cachorros caramelo latem mas não mordem!
Vida longa a Kombi, rsrsrsrs

bitten

Certa vez visitei um certo “museu do caminhão”, não lembro se em Gramado ou Canela, no RS. Perguntei se eles tinham alguma Kombi, e o sujeito q me mostrou o Museu disse que estavam restaurando duas, uma delas de 1958. O problema era conseguir peças segundo ele. Dizia ele que um motor da época incompleto, podia chegar a 50 mil reais. Uma Kombi em bom estado e andando podia custar 350 mil reais.
Se a FAB trocar um helicóptero desses q o pessoal tanto malhava, por uma Kombi dessas, será q seria um bom negócio?

Um Simples Brasileiro

Eu acho um helicóptero bem legal dentro do seu perfil.

Aqui no BR, falam tão mal dele…

Maurício.

Uns 70% das críticas é porque ele é francês, se fosse americano, italiano ou alemão, não teria tantas críticas.

Um Simples Brasileiro

É, eu sempre imaginei que fosse algo ideológico mesmo, brasileiro tem mania de qualificar e desqualificar as coisas conforme suas preferências…

Camargoer.

Ola Mauricio. Muita gente reclamou quando a MB escolheu o Scorpene. Diziam que era um equipamento mais caro de operar que os IKL alemães, ainda que o Scorpene seja superior ao IKL 214. Por outro lado, esta mesma turma reclama do SBN dizendo que o SBN é muito caro de operar e a MB deveria adotar um sistema AIP de célula combustível, que é mais caro que o Scorpene convencional. Quando o Rafale foi anunciado, muita gente reclamou que seria a rainha do hangar por ser caro de operar, mas essa mesma turma defendia o F18 que é um biturbina… Read more »

Alexandre

Exatamente, se o Brasil compra, não presta, mas se qualquer outro País compra, então é maravilhoso.
É só ver os comentários quando os chilenos compraram scorpenes, ou quando os Mexicanos compraram a corveta da SAAB chamada POLA, foram muitos elogios.
Perceba, que tanto os scorpenes chilenos como a POLA Mexicana são inferiores aos nossos scorpenes e as fragatas classe Tamandaré.
Mas quando compramos, logo mudaram de opinião e passaram a criticar!

Carlos Campos

aí tu tem que relembrar os motivos das críticas, F18 estava pronto e se fosse escolhido estaria aqui, eu torcia pelo gripen, Scorpene eu nem participei dessas conversas, mas eu defendia que deveríamos continuar com os alemães e nacionalizar ainda mais o Tupi, a Meko 100 é criticada por quem queria a 200 sendo que o Brasil não tem dinheiro para tocar o projeto dela aqui, com a nacionalização que a MB quer e o Brasil precisa… Quanto à Le Jacquê, continua sendo caro de operar, e só vende pq a França faz acordos com os países compradores, como ajuda… Read more »

Camargoer.

Carilos, Segundo o comandante da MB, a diferença entre o 214 e o 209 é tão grande quando entre o Scoperne e o 209, assim não haveria ganhos logísticos em adotar o 214. O Rafale também estava pronto, já o F35 não estava disponível na época. A vantagem do F39NG, que depois passou a ser chamado de F39E era exatamente o fato de demandar desenvolvimento com a participação da industrial nacional. Isso sempre foi colocado com vantagem do F39 em relação aos concorrentes. O custo de operação do Rafale ainda é inferior ao do F35.. o ponto que coloquei continua… Read more »

Alexandre

Verdade!

Alexandre

Helicóptero excelente, só os caramelos falam mal!

Vinudo

Foi só o UAE cancelar 12 que a Holanda compra 14.

Bardini

Achei engraçado o pessoal comemorando a venda. Faz parece que a Helibras, que recebeu uma montanha de dinheiro em “ToT”, é quem produzirá as 14 unidades, rsrsrs…

Last edited 10 meses atrás by Bardini
Um Simples Brasileiro

A “comemoração” é mais para provar que o equipamento não é tão ruim assim quanto dizem por ai, até porque mesmo se fosse a Helibras, não é como se a empresa fosse realmente “Made in Brazil”.

Maurício.

Tem um pessoal que comemora a venda do F-35…Rsrsrs.

Carlos Campos

Kombosa começou mal, até luzinha de pane colocaram nela um tempo atrás, mas parece que tá sendo sucesso, diferente do NH90 e o Tiger que falam mal deles,

Carvalho2008

Acho o helicoptero certo para o Brasil….tem de ter capacidade de ataque, carga e alcance…..alcance inclusive bem superior aos demais modelos…

E Kombi? E sim gracas a Deus….Duas Corvetas Tamandares podem desembarcar 60 tropas em minutos com ele numa unica leva….que pode se multiplicar em mais em levas subsequentes…….olha a flexibilidade como é importante…

EduardoSP

Não sei se as Tamandaré poderão operará helicópteros desse tamanho. Em geral navios do porte delas operam helicópteros médios

Fernando "Nunão" De Martini

Eduardo,
No projeto da Tamandaré, o convoo foi especificado para operar H225M e SH-16 Seahawk, sendo que o hangar foi dimensionado para abrigar este último.

Bardini

Achei interessante falar em capacidade de transporte, já que tem H225M custando quase o preço de Chinook…

Last edited 10 meses atrás by Bardini
Alexandre

É sério Bardini, onde vc viu isso?

carvalho2008

Chinook é excelente…mas cabe em qualquer lugar?….não…não cabe….mas o H225M cabe….são 30 tropas….

Camargoer.

Caro. Pois é. O contrato para a compra dos 50 helicópteros que foram montados no Brasil com pelo diferentes graus de nacionalização custou Eur$ 1,8 bilhão. A Alemanha fechou recentemente a compra de 60 Chinooks fabricados nos EUA por US$ 8,5 bilhões. Agora, se for falar de helicóptero de segunda-mão, com aviônica da década de 80 e motor com horas de voo praticamente esgotadas, ai é outra história.

Bardini

Valor de contrato de 1,87 bilhão de euros, assinado em 2008 VS Valor de contrato alemão, de 2023 . Tá certo. . Fica fácil montar qualquer narrativa, se não fizer sequer uma correção rasteria e meia boca dos valores no tempo. . Se for só puxar o dinheiro do HX-BR para 2023, vai dar mais de 3,8 bilhões de Euros. Mas deixa isso quieto, né… . Alemanha pediu um Chinook F Block II customizado. Vai ser absurdamente caro. . Agora, faz o seguinte: pega o exemplo recente do Egito, que pediu 12 Chinook F Block I padrão US Army e… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Bardini
Alexandre

Vc está sugerindo uma inflação de mais de 100% em euros em 15 anos? Essa inflação não chegou a metade disso!
E ainda assim, 3,8 bi de euros é metade do custo de 8.5bi por 60 chinook!
É importante dizer que os H225M foram montados aqui com mão de obra local, são 15 anos de Brasileiros empregados !
Fazer narrativa é dobrar a inflação em Euros no período e ainda assim ficar na metade do preço e dizer que isso é por causa da customização!

Camargoer.

Olá Alex. Segundo o relatório de gestão da FAB de 2022, o programa é financiado por um empréstimo externo de Eu$ 1,8 bilhões assinado em 2008, mas que foi reduzido para Eur$ 1,7 bilhões no oitavo termo aditivo. Fonte COPAC.

Alexandre

Isso reforça meu argumento Camargo, obrigado pelo comentário!

Camargoer.

Então. O Carvalho fez uma boa analise logo abaixo.

Alexandre

De forma alguma, nunca o preço que pagamos pelos H225M se equiparou ao preço de um chinook, nem em 2008 e nem agora. Ele faz um exercício muito complexo, usando uma suposta inflação em Euros, que de fato não houve, e usa uma suposta customização dos chinooks para tentar colocar o preço dos dois helicópteros em igualdade. É bom dizer que nossos H225M foram tb customizados, alguns com capacidade de fazer guerra anti superfície e outros com capacidade de fazer REVO. Na realidade, vejo uma tentativa louca de continuar com esse argumento que os H225M não foram um bom negócio.… Read more »

Carlos Campos

Mas e a noticia que ele colocou de 14 chinooks por 497mi dá cerca de 35mi por heli.

Alexandre

Li essa matéria, mas acho que está faltando alguma coisa, porque o preço não é esse mesmo.

Camargoer.

Caro Carlos. A aquisição de equipamentos militares sempre incorporam vários itens: o custo unitário do equipamento, o custo do pacote de manutenção/treinamento, o custo dos acessórios (como motores adicionais) e o custo dos armamentos. Por exemplo, o Egito recebeu uma proposta de 12 C130J novos por US$ 2,2 bilhões, incluindo várias coisas, o que dá um custo unitário de US$ 190 milhões por aeronave. Portugal comprou 5 Kc390 por Eur$ 827 milhões, ou US$ 177 milhões por aeronave. Este valor é entre 2,5~3 vezes o valor da aeronave. Por exemplo, o custo do F39E para a FAB é da ordem… Read more »

Camargoer.

Olá Alex. Pois é. A palavra “ideologia” tem dois significados bem diferentes. Ela pode indicar uma construção de ideias que sustenta uma teoria. OU ela pode ser um construção de ideia que serve para esconder uma realidade. No caso deses helicópteros, concordo com você que muita gente defende a ideia que foi um mal negócio. Em alguns momentos, argumentando que o valor foi muito acima do razoável. Noutros, que o equipamento é ruim. Em outros, que o programa fracassou em seus objetivos. Então, por que é preciso defender que a compra deste 50 helicópteros foi um mal negócio? Então, as… Read more »

Wellington Góes

Então, se é pra falar da narrativa, que seja completa, não somente parte dela… Esqueceu, por exemplo, de parte de nacionalização do projeto, emprego de mão de obra local na montagem, treinamento de tripulação, manutenção no Brasil, centro de treinamentos (com simuladores full), spin-off com o projeto UH-15B, sistemas embarcados de missão da versão ASuW, nacionalização do motor do AM-39 (que ajudou a desenvolver o MANSUP), etc, etc, etc… Enquanto isso, houve quem prometesse um armazém alfandegado de peças (que nunca existiu), levou uma série de contratos para fornecimento de outros helicópteros, recebeu bilhões de reais em aquisição direcionada e… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Wellington Góes
Camargoer.

Olá Carvalho. Lembrei que os EUA ofereceram 26 Chinooks novos para o Egito por US$ 2,6 bilhões. Ser fossem 50, seriam US$ 5 bilhões. Ou seja, o Egito pagaria por cada Chinook fabricado nos EUA o mesmo que a FAB está pagando por cada F39E que começam a ser fabricados no Brasil. Ao menos o barulho dos dois motores operando ao mesmo tempo deve ser muito legal.

Fernando "Nunão" De Martini
Camargoer.

Olá Nunão. Obrigado. Como escrevi antes, a questão não é custo do aparelho nem o custo de operação. È quem assinou o contrato, mas daí eu corro o risco de sair do tema e levar um puxão de orelhas do editor.

Camargoer.

Olá Nunão. Vou checar o relatório de gestão da FAB de 2022. O contrato original era de Eu$ 1,8 bilhão por meio de um financiamento externo. Recebeu oito aditivos desde a sua assinatura em 2008. O mais recente, assinado em setembro de 2022 reduziu o valor para Eur$ 1,75 bilhão e a vigência estendida até 2026.

Bardini

Valores de 10 anos atrás VS Valores atuais, colocando o Gripen na história. . Top… . O valor de um Chinook F, é o que US Army pagou para a Boeing. No documento para liberar o FMS, estimam o valor que o pacote completo pode ter, de acordo com o que pedem para liberar, para que se possa então liberar o juridiquês do financiamento. Não é o valor ou o contrato final. Aquestão do Egito é um exemplo claro disto. Como a informação trazida é o preço das aeroanve, falta avaliar as questão de suporte logístico para 12 aeronaves. No… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Bardini
Rinaldo Nery

Boa análise.

carvalho2008

Mestre Bardini, Não há duvidas que o Chinook é um heli de uma categoria maior, carregando muito mais carga mas como disse é de outra classe. Apesar de bem maior, o alcance de ambos é similarou favoravel ao H225M Impossivel o custo hora voo que o amigo coloca, pois não há a menor possibilidade dele ser menor que o Black Hawk….o amigo esta comparando alguma veiculação de custo hora voo estrangeira em algum outro criterio… O principal é Blackhawk no Brasil custa US$ 6 mil a hora voo ( o que ja duvido pois creio ser bem mais), jamais o… Read more »

Equilibrium

Quem negou os Sherpas não foi nesse governo, só pra relembrar

Carlos Campos

fiquei perplexo, matou à pau

Wellington Góes

“Análise” bem rasteira e pobre… Falso pragmático… Conforme em poucas palavras, coloquei acima…

Last edited 10 meses atrás by Wellington Góes
Mirão

Chad Kombi enjoyer >>>>>> todos

rommelqe

https://verticalmag.com/news/aibn-main-gearbox-fatigue-fracture-likely-cause-of-norway-h225-crash/
https://www.evaint.com/h225-helicopters-face-questions-about-engine-safety-issues/
https://www.flightglobal.com/analysis/analysis-h225-returning-from-the-void/129459.article
https://www.flightglobal.com/helicopters/airbus-helicopters-finds-root-cause-of-turoy-h225-crash/134282.article

O fato é que as Main Gear Box dos H225 apresentaram severos danos resultando em enormes restrições operacionais e, certamente, custos exorbitantes.
Minhas dúvidas: esses problemas foram solucuionados nas aeronaves brasileiras? Se sim , quem pagou?Se não o que se pretende fazer?

Carvalho2008

Mestre Rommelque, nao tenho certeza da resposta, mas tenho certeza que os compradores de lá para cá fizeram esta pergunta e se satisfizeram com a resposta.

Alexandre

Concordo com vc Carvalho, temos que ver que na Europa, no Brasil, nos EUA existem orgãos reguladores da atividade aérea, e seria impossível que todos eles fizessem vista grossa a um defeito de fábrica que pudesse colocar a vida dos usuários desse helicíptero em risco, mas não somente dos usuários, já que são toneladas de aço voando sobre nossas cidades e consequentemente sobre nossas cabeças. Imagine a responsabilidade da nossa força aérea em transportar Presidentes nesses Helicópteros sem ter uma garantia de que funcionam bem! O fato é que eles vendem e que clientes que já são usuários estão fazendo… Read more »

JMJ

________

COMENTÁRIO COM CONTEÚDO XENOFÓBICO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/