Jato de passageiros C919 fabricado na China completa primeiro voo comercial de Xangai para Pequim

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  • Voo inaugural de passageiros é um marco na tentativa da China de desafiar o duopólio Boeing-Airbus
  • O voo simbólico MU9191 China Eastern também inicia um serviço regular Xangai-Chengdu a partir de segunda-feira

O primeiro jato de passageiros de fuselagem estreita desenvolvido na China – o C919 – completou seu primeiro voo comercial no domingo, um marco na tentativa do país de desafiar o duopólio Boeing-Airbus na produção de aeronaves.

Com o número simbólico MU9191, o voo operado pela China Eastern Airlines e com mais de 130 passageiros partiu do aeroporto de Hongqiao, em Xangai, por volta das 10h30 – cerca de 10 minutos antes do previsto.

O voo foi recebido com uma saudação de água ao pousar no Aeroporto Capital de Pequim às 12h30, de acordo com uma transmissão ao vivo da emissora estatal CCTV.

O voo comercial de duas horas ocorre após 16 anos de desenvolvimento e enquanto a China busca reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras em meio a uma rivalidade acirrada com o Ocidente liderado pelos Estados Unidos.

Um estudante de 14 anos em Pequim disse à CCTV que estava “emocionado” por pegar o voo de volta para Xangai por volta das 14h50.

“Esta é a primeira grande aeronave fabricada pela China e sei que é significativa, porque minha família também está envolvida na indústria da aviação”, disse ele. “Eu tinha que estar aqui para testemunhar tudo, então me inscrevi para o voo de hoje em fevereiro e tive a oportunidade de pegar o voo de volta.”

Também haverá um serviço C919 regular a partir de segunda-feira entre Xangai e Chengdu, capital da província de Sichuan, no sudoeste da China.

Em uma cerimônia para lançar o voo no domingo, o gerente geral da China Eastern, Li Yangmin, disse: “A segurança, confiabilidade e habilidades necessárias para garantir o desempenho [do avião] foram totalmente comprovadas”.

Projetado para competir com o Boeing 737 e a família Airbus A320 de aeronaves de corredor único, o C919 foi aclamado pela mídia estatal como uma demonstração das habilidades tecnológicas da China.

A Airbus e a Boeing deram os parabéns pelo voo nas redes sociais.

Fabricado pela estatal Commercial Aviation Corporation of China (Comac), a aeronave de 38,9 metros (cerca de 127 pés) de comprimento e 11,95 metros de altura possui oito assentos na classe executiva e 156 na classe econômica, de acordo com a CCTV. Três pilotos deveriam estar a bordo e o avião deveria voar a uma velocidade de 0,78 mach, ou cerca de 955 km/h (593 mph), disse anteriormente.

O menu especial de bordo para a viagem inaugural incluía arroz de panela de barro, pudim de manga e biscoito amanteigado de chocolate, além de White Rabbit Creamy Candy, uma marca registrada de Xangai.

O C919 atraiu atenção nacional após o anúncio do programa de desenvolvimento de aeronaves domésticas em 2007. No entanto, o progresso foi lento.

Em 2014, o presidente Xi Jinping visitou o escritório da Comac e pediu esforços “implacáveis” para desenvolver e fabricar grandes aviões de passageiros, chamando-os de “um símbolo importante do nível de aviação de um país e um sinal importante de sua força geral”.

O C919 foi apresentado ao público no ano seguinte e completou seu primeiro voo de teste em 2017.

Em setembro do ano passado, o C919 foi liberado pelo regulador de aviação da China para operar operações comerciais de passageiros, com um certificado de produção dois meses depois.

Em dezembro, o primeiro C919 foi entregue à China Eastern, com sede em Xangai, que posteriormente realizou cerca de 200 horas de voos de teste.
A companhia aérea disse na época que mais quatro pedidos deveriam ser entregues dentro de dois anos.

Todos os jatos C919 seriam usados para voos domésticos entre grandes cidades como Pequim, Xangai, Kunming, Xian, Chengdu, Guangzhou e Shenzhen, afirmou.

De acordo com a CCTV, a Comac recebeu pedidos de 1.035 jatos C919 de 32 clientes até o final do ano passado.

No lançamento de domingo, o ministro da Indústria, Jin Zhuanglong, disse que a China enfrenta “uma tarefa assustadora” para desenvolver seu setor de jatos domésticos.

David Yu, professor de finanças da New York University Shanghai e especialista em financiamento de aviação, disse que a taxa de produção do C919 foi relativamente “conservadora”.

“[A taxa de produção] ainda é muito pequena, mesmo para o mercado da China. Eles apenas começaram a mover a agulha”, disse Yu.

“Agora, o ponto chave é colocá-los no ar, operacionalmente, sem muito tempo de inatividade.

“Novas aeronaves costumam ter bugs, então tenho certeza que esta aeronave terá sua cota de bugs de inicialização. Eles precisam resolver essas coisas rapidamente e também pela perspectiva da companhia aérea, podem contar com a aeronave porque investiram muito.”

FONTE: South China Morning Post

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Sergio

Analisando a foto da matéria, somente a fuselagem é de origem chines….o resto é tudo americano, inglês, francês, alemão. Mesmo assim, é uma bela aeronave

sub urbano

Agora é só copiar os componentes com o passar do tempo.

Mauro Martins

E parece que vai custar a metade de um Boeing ou Airbus.
Deve vender muito bem.

Bruno Vinícius

Essa história de custar metade um A320/737 não passava de wishful thinking (apenas os dois motores custam 30 milhões de dólares, era loucura achar que a aeronave inteira ficaria na casa dos 50/60 milhões).

No momento o custo está até maior do que o dos dois concorrentes.

https://www.straitstimes.com/asia/east-asia/china-developed-c919-jet-expected-price-doubles-to-match-boeing-and-airbus

Vendéen

Olá Sérgio, De fato, parece óbvio que o fabricante de aeronaves Comac aproveitou uma desejada colaboração internacional para poder desenvolver esta aeronave moderna. Também e apesar de tudo a Airbus não parece estar impressionada com esta novata no segmento de corredor único: “A Airbus continua apostando na China. A fabricante europeia de aeronaves anunciou na quinta-feira, 6 de março, que vai dobrar a capacidade de produção de sua linha de montagem final para a família A320, inaugurada em Tianjin em 2008. Um local de onde mais de 600 dispositivos já foram lançados.” https://www.usinenouvelle.com/article/pourquoi-airbus-va-doubler-ses-capacites-de-production-en-chine.N2119471 Também por enquanto este avião tem apenas… Read more »

Palpiteiro

Demorou mais saiu. Com a demanda do mercado local que absorve 2 linhas de montagem da Airbus eles não precisam se preocupar em certificar fora. Se atenderem 50% do mercado local já será um enorme feito. Qual seria a motorização atual? Será que competem em consumo com os concorrentes? Acompanhar a despachabilidade também será um bom indicador. Dado o tempo de desenvolvimento, a dificuldade será gerenciar a obsolescência dos componentes e sistemas. Mas com uma alta tiragem os fornecedores tem contrapartida para atualizarem.

Rinaldo Nery

CFM LEAP. O mesmo do A320Neo.

Alexandre Costa

E o mesmo do 737 Max.

Hank Voight

Mas tem o mesmo alcance de um A320Ceo ou de um 737NG

Ruberval

Na Embraer é a mesma coisa,so desenvolve a fuselagem,o resto do avião é tudo americano, inglês, francês, alemão !!!!
Em uma canetada dos falcões de Washington é tudo sancionado, !!!

cipinha

Porque se desenvolvermos tudo no Brasil ficará muito atrativo (financeiramente e em facilidade de manutenção) Não é sem motivos que fazem isso e nem é sem razão que a Embraer é o maior caso de sucesso da indústria brasileira, ela compreendeu bem a globalização. É o inverso da nossa indústria automotiva que querem cada vez mais nacionalização e o carro está cada dia mais caro, inviável competitivamente e de má qualidade. Outra indústria que gosta de naufragar no Brasil é a naval, já tentaram 3x criar e falharam e irão tentar a quarta agora e vai dar errado novamente, querem… Read more »

Fernando EMB

Só a fuselagem? Depois dessa melhor nem comentar.

canarinho

Errado. A embraer tambem tem um braço de fabricação de sistemas, que inclui componentes de sistemas diversos de aeronaves, como atuadores, trens de pouso etc…a antiga Eleb

Mauro Martins

Isso é normal na moderna economia, toda interligada.
Ainda mais em produtos montados com muitos componentes.
Toda empresa procura esses componentes em fornecedores mais eficientes.
Agora, se o Ocidente insistir em querer boicotar a China, certamente perderá o cliente que é, simplesmente, o maior do Mundo.
Creio não ser recomendável.

Hank Voight

Deixa de arenga Qings, e explica por que a despeito de ter o mesmo motor do A320Neo o alcance da avioneta chinesa é menor que o do A320Ceo?

Mcruel

Isso não é demérito algum… o que você acha que a Embraer faz?

Mirade1969

Igualmente os Embraer, só é montado no Brasil com componentes de vários países.

Tutor

Sinceramente, eu pensava que índice de nacionalização dessas aeronaves chinesas fosse bem maior. Definitivamente, ainda terão de “comer muito feijão” para chegar ao patama dos EUA.

Palpiteiro

Com certeza. Canadenses, brasileiros e japoneses não conseguiram. Mas eles tem planejamento de longo prazo, demanda altíssima, regulador próprio, vontade política e muita grana, além de programas militares que podem bancar muito desenvolvimento.

Mirade1969

Eles farão isso em metade do tempo que os americanos levaram para desenvolver sua indústria aeronáutica, Futuramente vão fazer os componentes vitais na China não tenha duvida disso. Pois a filosofia da China é produzir em casa e só importar o que não pode ser produzido ainda no país.

Marcelo

Daqui a 5 anos voce pode olhar de novo que os fornecedores de peças para esse avião ja vai ter diminuído muito,os chineses copiam tudo e odeia ficar dependente do ocidente e suas sanções !!!
O negocio é diminuir ao maximo o uso de peças e componentes (avionica) ocidental para o caso de ser sancionado o mercado de aviação do pais nao pare igual aconteceu com os russos atualmente !!!!

Palpiteiro

Então, eles já utilizam componentes ocidentais desde o século passado quando montaram o MD80, depois EMB145 e os A320. Não duvido que consigam, mas isso tem demorado. O problema é se quando conseguir a referência já esteja ultra

Palpiteiro

Ultrapassada.

Andromeda1016

Os Estados Unidos são uma potência financeira logo querem dominar o mercado financeiro da China, coisa que o partido comunista chinês não quer permitir. Os gringos não tem competitividade para disputar o mercado industrial com os chineses logo deixam que eles dominem esta área, logo terá muitos fornecedores chineses na área de aviação também. Os gringos querem estabelecer uma simbiose com a China, eles entrando com o controle do mercado financeiro e os chineses com o mercado industrial, mas os chineses não querem saber de simbiose e querem dominar tudo sozinhos e vão se aproveitar dos gringos até conseguem isso.… Read more »

cipinha

O problema não é nacionalizar todos ou a maior parte daqueles componentes, mas abrir mercados para além da China, pq se não vão fazer igual as aeronaves russas, que basicamente só são usadas internamente. Você produzir com componentes de grandes empresas com capilaridade em todos os cantos do mundo, ajuda bastante nas vendas e homologações no estrangeiro

Jean

Bom, acho que nós primeiros 10 a 15 anos a idéia é poder abastecer o mercado interno, diminuindo a dependência em relação a Boeing e Airbus.

Com um grau de nacionalização progressivamente maior.

Depois o mercado de seus aliados como Paquistão, e especialmente o mercado africano que tende a crescer muito.

É uma longa marcha, que está cumprindo cada passo.

Mauro Martins

Em poucos anos, a China terá mais de 30% do mercado mundial de aviação.
Isto é uma fonte inesgotável de encomendas para a COMAC.
Acredito que a China vai concentrar suas compras nela e na Airbus, tirando a Boeing da jogada.

Rinaldo Nery

A matéria fala em 16 para desenvolvimento do projeto e entrega final. O tempo médio da EMBRAER é de 10 anos. A quantidade de componentes estrangeiros mostra como a economia mundial é interdependente. Principalmente a norte americana e a chinesa. E achamos que algum dia eles entrarão em conflito… Jamais! É só bravata pros eleitores norte americanos. Porque na China não tem eleição.

Rinaldo Nery

16 anos

Maurício.

Tenho que concordar, são tão de lados opostos mas o avião chinês é praticamente americano! Mas fomentar a narrativa de uma provável guerra entre eles da esperança para as torcidas.

BLACKRIVER

Colocação sensata e perfeita!

A diferença deles pra nós, é que eles vão a mesa e colocam em prática o que querem!

Turquia é outro país que evoluiu bem no campo aeronáutico!

dmitry

A aeronave russa MC 21 é feita apenas com peças russas. Os motores também são russos. O nível técnico é superior ao chinês e europeu 320. Produção em massa em 2024.
https://www.youtube.com/watch?v=iVDpPBH5LSs&t=17s

Machado

Eu torço para os Russos. Espero que consigam. Capacidade técnica tecnológica material eles tem de sobra. O que falta é grana mesmo.

EduardoSP

Produção em massa mas não tão massa assim.
A perspectiva é de produção de algumas dezenas de unidades por ano.
Isso é uma pequena fração da produção das famílias A320 e 737 MAX.

Fernando "Nunão" De Martini

Deve ser problema de tradutor. Provavelmente ele quis dizer em série.

Mirade1969

Mas quantos anos estão produzindo o 737 e o A320 à mais de 40 anos portanto eles aperfeiçoaram a linha de montagem que começou também com poucas unidades. Tem que haver encomendas se houver vai ter que ampliar a linha de produção. Se o 737 e A320 tivesse pouca encomendas não teria necessidade de fazer uma linha de produção para produzir 20 por mês porque não haveria demanda. Simples assim.

Nilton L Junior

Pois é os cães ladra e o império avança, é só retroceder algumas matérias no PA para ler os comentários daqueles que afirmavam que a China não conseguiria fazer esse avião.
Parece que a realidade superou a vontade.

Um Simples Brasileiro

Tem mais componentes ocidentais do que eu imaginava. O que prova que todo fabricante moderno de avião tem um quê de montadora também.

Um Simples Brasileiro

Só não sei, se foi feito propositalmente porque queriam uma melhor aceitação em outros mercados fora da própria China (Já que ao utilizar componentes consagrados, melhora-se a confiabilidade) e se no futuro vão aos poucos, a medida em que forem ganhando confiança internacional, irão nacionalizando mais e mais as peças; ou se o fizeram porque não havia outra opção viável?!

fewoz

Um pouco de tudo que você mencionou. Não duvido que tenham capacidade de incorporar mais componentes nacionalizados, mas é sempre importante lembrar do pragmatismo chinês. Eles avançam lentamente (como foi o próprio desenvolvimento do avião). É muito óbvio o que aconteceu com a Rússia (sanções econômicas) e não querem que isso se repita com eles e os peguem desprevenidos. Será uma nacionalização gradual e a longo prazo. O mais óbvio seria criarem um avião único com a Rússia, mas acho que os chineses pensam que são grandes demais para isso…

Last edited 10 meses atrás by fewoz
Um Simples Brasileiro

Seria interessante, uma matéria semelhante com os modelos russos em produção, mostrando como era produção dos modelos vigentes antes das sanções e depois dos embargos, para assim, termos uma idéia comparativa. Fica a sugestão para os editores.

Tomcat4,4

Que painel top, manche pra controlar a aeronave, ficou bonita demais e mais de 1k de encomendas é do baralho hein.

Rinaldo Nery

Não é manche. O nome correto é sidestick.

Luiz Trindade

Uma bela aeronave e parabéns para fabricante. Agora é lembrar que não se pode brigar com o mundo pois senão a sua respectiva produção para!

Marcelo M

Pelo que vi, esse jato vai custar coisa de US$ 90-100 milhões, contra US$ 110-120 milhões do A320. Isso para ter uma capacidade de passageiros e autonomia bem menores. Só vende por incentivo e política do governo chinês, não ter risco de ter sucesso internacional. https://simpleflying.com/comac-c919-airbus-a320/

Mirade1969

Ele foi feito para rotas curtas, ´vai ter versões de maior alcance e mais passageiros. Caso você não lembre ele está fazendo o primeiro voo comercial ainda há muito para ele fazer e mostrar suas capacidades, este é apenas a aeronave inicial. Vai com calma.

Waldir

Embraer faz a mesma coisa há tempos. Quando vi o título achei que todo o avião era chinês mas não é. Mercado eles tem. Acredito que com o tempo vão ir substituindo os sistemas e componentes importados. Esse foi o primeiro passo. China tem foco e propósito. Pensam como nação.

fewoz

Exato, pensam a longo prazo, especialmente com os seus planos quinquenais. É um exemplo de governo e, diferente do Ocidente, por lá existe planejamento estatal, muito diferente do simplismo tosco liberal ocidental onde tudo se resumo ao lucro e nada mais. Lá há projeto socialista de nação.

canarinho

É essa aeronave que no futuro também vai contar com uma versão com motor domestico?

Mirade1969

Provavelmente sim.

Gabriel BR

O Percentual de nacionalização de componentes vai crescer muito ao longo do tempo , o potencial do maior mercado do mundo viabiliza essa aeronave e várias outras que virão.