Um caça russo interceptou dois B-1B Lancers do Texas sobre o Mar Báltico na terça-feira (23/5), quando os bombardeiros começaram a se posicionar no teatro europeu.

Os Lancers da 7ª Ala de Bombardeio da Base Aérea de Dyess conduziram uma missão da OTAN com aliados e parceiros na região do Mar Báltico a caminho de uma implantação de rotina na RAF Fairford no Reino Unido declaração terça-feira anunciando a chegada dos bombardeiros.

O Departamento de Defesa minimizou a interceptação, chamando-a de uma interação segura e profissional.

“Nada de significativo a relatar nessa frente”, disse o brigadeiro general Pat Ryder, porta-voz do Pentágono, a repórteres na terça-feira.

Os Lancers permaneceram no espaço aéreo internacional, disse um porta-voz do Comando Europeu dos EUA na quarta-feira. Mais dois B-1Bs deveriam chegar na quinta-feira, disse a USAFE.

O Kremlin enviou um caça Su-27 para interceptar os bombardeiros quando eles se aproximavam da fronteira russa, informou a agência de notícias russa Tass na terça-feira, citando uma declaração do Centro de Operações de Defesa Nacional da Rússia.

Oficiais militares dos EUA na Europa não especificaram exatamente onde ocorreu o encontro. No entanto, os russos disseram que sua fronteira não foi violada, de acordo com a Tass.

A vigilância consistente das águas internacionais e do espaço aéreo do Mar Báltico, que serve como um corredor econômico crítico, “preserva a passagem segura para todos”, disse a USAFE em um comunicado.

Esses encontros não são incomuns nos mares Báltico e Negro, onde aeronaves da OTAN patrulham rotineiramente os céus.

Em abril, aeronaves aliadas interceptaram três aviões militares russos voando sem transponders sobre o Mar Báltico, segundo a força aérea alemã. O incidente ocorreu cerca de um mês depois que um caça russo colidiu com um drone americano sobre o Mar Negro, fazendo com que a aeronave não tripulada caísse em águas internacionais.

A última interceptação ocorre quando as tensões sobre a guerra russa na Ucrânia continuam a ferver.

Na semana passada, o presidente dos EUA, Joe Biden, endossou programas de treinamento aliados para pilotos ucranianos em caças F-16, uma reversão após meses de mensagens da Casa Branca de que os custos e o tempo envolvidos em fazê-lo eram proibitivos.

Em resposta, a Rússia disse que a transferência de F-16 para a Ucrânia levantaria a questão do papel da OTAN na guerra, informou a Reuters na segunda-feira.

A USAFE não informou quanto tempo os B-1Bs permanecerão em Fairford, onde chegaram após uma missão de 12 horas da América do Norte.

Eles fazem parte de uma “rotação constante” de bombardeiros em apoio às iniciativas de dissuasão da EUCOM e da OTAN, disse o comando.

FONTE: Star & Stripes / FOTOS: USAF

Subscribe
Notify of
guest

73 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
IvanF

“O Kremlin enviou um caça Su-27 para interceptar os bombardeiros”

Apenas um? Geralmente caças não voam aos pares?

Rinaldo Nery

Depende do Estado de Alerta (ESTALE). Nem sempre.

Michel

O importante é que o Kremlin enviou o caça! Estou cheio desses ingleses e americanos, querer mandar no mundo!

Orlando Rios

Não são “ingleses e americanos” são OTAN e depois da invasão covarde e desproporcional dos russos na Ucrânia é preciso ter cuidado com o urso.

Jose

Foi covarde.
Mas o culpa é dos americanos q queria implantar uma base área no solo ucraniano. Perto dos russo para atacá-lo.

Se seu inimigo armado viesse amar um barraco no terreno do vizinho no la sua residência.

Qal sua opção.?
Atacá-lo o vizinho antes q ele empreste o terreno pro seu inimigo

Rodrigo

Nada a ver… Se for por isso, ganhou foi uma fronteira de 1.340 km com a Otan pela Finlândia…

Alexandre

Eu acho que essa desculpa Russa é fiada, pois todo mundo sabe que hoje qualquer uma das grandes potências podem atacar a outra, a própria Rússia tem um enclave na Europa. Essa conversa de defesa Russa é piada, a questão é que a Rússia quer o território da Ucrânia por diversos fatores, riqueza, anexação do povo, política interna, etc. Se deixa esse imperialismo Russo os problemas vão aumentar. Todos os países defendem o seu interesse (EUA, Rússia, China, Índia, a União Europeia, etc). Acho que a questão é o estilo de vida, existem dois caminhos Capitalismo ou comunismo, não sou… Read more »

Mirade1969

Eu acho que você esta equivocado hein, acho eu que você esta falando de uma coisa de trinta anos atrás. Comunismo nem a Russia é ou chegou ela foi socialista e a Ucrania também pois eram da antiga URSS. Você faltou a esta aula mas basta ir na Wikipédia ou nos bons livros de história que está lá basta ler com interesse. Este seu argumento ai não tem comprovação e parece mais delírio.

Saulo albuquerque

Surpreende ninguém tocar no problema central da Rússia dos tzares, da União Soviética ou da Russia atual: PORTOS QUENTES. Só pode ser pelo Mar Negro. Quantas lutas pela Crimeia, sempre contra os Turcos(estes auxiliados tanto por ingleses quanto alemães) até o fim da I guerra. Na II guerra Só contra os alemães, que em 1941 foram bem recebidos e apoiados pelos ucranianos, ocupando a Crimeia e infligindo pesadas perdas materiais e humanas aos soviéticos E Odessa foi sempre Odessa em importância militar e comercial. Outra coisa, até a descoberta das terras argentinas vizinhas ao delta do Rio Paraná, as terras… Read more »

Genilson Soares

A soberania de um país sempre foi inviolável,e a Rússia viola as fronteiras a anos, eles nunca terão razão, os russos.

Sturmgewehrstgde

Esse urso não tem dentes nem garras.
E daqueles de circo, só serve para palhaçadas.

Leo

Quem mandou os US tentar dar as cartas tão longe de casa… Não é novidade que eles estavam tentando trazer a Ucrânia para a OTAN… Imagina o cenário: acesso irrestrito a um território que dá acesso a várias regiões da Rússia, isso não seria uma afronta? Óbvio que a guerra é péssima, principalmente por causa do sofrimento que causa aos povos envolvidos mas nada acontece atoa, sempre existe objetivos ocultos por trás desse ataque tanto por parte dos US quanto Rússia. Não existe vilão e mocinho. Os US não tem um Capitão América e nem a Rússia vai sair bombardeando… Read more »

Flosencio Costa

Os americanos invadiram o Iraque e mataram o Sadam
Os americanos e os franceses invadiram e mataram o Kadaf.
Ve o q israel esta fazendo em Palestina e Cisjordânia.
O ocidente e os usa permanecem surdos e mudos.

Mirade1969

Toda história tem dois lados eles só lem o lado dos americanos e pensam que eles são de fato mocinhos de faroeste. Só que não.

Eder

Concordo plenamente!!!

Valdi

África que a UE desgraçou , Vietnã , Iraque que os americanos mentiu pra atacar e outros países não vejo ninguém mandar um centavo pra acabar com fome, E se os EUA é tudo isso pq não entra no campo de batalha, Putin já chamou duas vezes.

Sturmgewehrstgde

Putin não ta aguentando nem a Ucrânia quanto mais os americanos.

Mano

Quem financiam a guerra? EUA, Inglaterra, Canadá, Alemanha, França, Itália Polônia Japão, etc, com armas, dinheiro, mercenários e treinamento, arrisco até em dizer que com soldados dos exércitos regulares. E a Rússia sozinha derrotando essa galera. Imagina aí se fosse só um país contra os russos? Os russos são guerreiros. Digo isso, não que eu defenda a invasão e guerra, mas os russos não são fracos.

Rodrigo

Sozinha? Tem regiões que só tem o Wagner Group, lutando por ela!!

Fernando Gomes

Olha se a Rússia invadisse o Brasil? O que dirias da Rússia ?

Eduardo

Foi a única que defendeu a soberania do Brasil na ONU

Izaias Rodrigues Garcia

Pergunta sem fundamento, ninguém aqui é bobo, sabemos bem quem está por traz desta guerra e quais são os verdadeiros interesses do E.U.A !

Mirade1969

Acho bem improvável pois não é a área geográfica de interesse deles.Mais provável é os EUA invadir o Brasil pois é área de interesse deles e ele tinha planos para isso. Na segunda guerra mundial.

Paulo

A guerra não é com a Ucrânia e sim com a Otan, qualquer ingênuo sabe disso, só a massa humana ucraniana não deteriam a Rússia, sem os milhares de mercenários, enviados a região, juntamente com muito material militar, que estava distribuído em várias partes do planeta, e tudo coordenador pelo tio San.

Eduardo

Se o Putin não está aguentando. Pq eles a Otan não ataca os Russos ? Pq sabem os Russos podem desgraçar com todos né ?…kkkkkk
Os Russos não são falsos como os americanos não.

Costa

A Rússia não está em querra não e só com a.Ugrania e sim com a Otan e união europeia essa e a verdade..

Flosencio Costa

Putin /Russia esta combatendo com a otan/ocidente +++america reino unido

Rodrigo

Você não iria querer um guerra mundial, amigo! Assim como os EUA também não querem…

Paulo

Seria o fim!

Ibsen Pontes Moreira Pinto

Putim é transloucado, havendo guerra entre as potências, o mundo vira pó!

M4|4v1t4

Porque você acha que americanos e ingleses querem ou quiseram mandar no mundo?

Ainda bem que não é possível voltar no tempo. Ou esse tipo de comentário poderia ser mostrado para eles no passado e ai, quem sabe, eles teriam feito tudo diferente só pra mostrar para pessoas como você como teria sido se de fato eles quisessem mandar no mundo.

O pouco de papel de polícia que o EUA exerce no mundo, foi importantíssimo para dissuadir e frear a tirania em todos os cantos do planeta Terra. Principalmente na África.

valcir Gomes de Oliveira

Sim ….mas a conta é muito alta, americanos gosta de grana e a guerra dá muito lucro prá eles….

Izaias Rodrigues Garcia

Uma polícia que invade país olheio pra roubar riquezas naturais?
Não precisamos desse tipo de policiamento!

Roberto Emílio de Araújo

Colonizar no mundo moderno é difícil, eles que se cuide

Haroldo

Concordo!!!

Valdir Sanches

Está faltando dinheiro !!!!!

Felipe

Estavam meio longe do Texas…

Orlando Rios

“Eles fazem parte de uma “rotação constante” de bombardeiros em apoio às iniciativas de dissuasão da EUCOM e da OTAN, disse o comando.”

É OTAN

Renauld Vichiers

Senhores… Saudações. É fácil saber o que vai acontecer, de um modo simplista vou explicar aos senhores. Imagina se o seu vizinho fica te ameaçando, e vc pede pra parar … Mas as ameaças continuam, mesmo seu vizinho sabendo que você tem recursos para neutralizar e cessar com as ameaças… Você primeiro da o alerta ao seu vizinho e diz: para de me ameaçar ou vou ter que tomar algumas providências que serão bem desagradáveis… Mas eu vizinho aposta que você está blefando mesmo sabendo que você possui mísseis que são capazes de através os polos do planeta transportando mais… Read more »

Alecs

Kkkkkkķkkk agora conta a do papagaio!?

Zilda Zenn

O Putin é um despótico, mas os senhores que financiam e apoiam a continuidade dessa guerra nunca levaram o motivo inicial dessa invasão da Ucrânia pela Rússia para ser discutido nos organismos oficiais internacionais para evitar o conflito. E isso poderia ter sido feito e essa guerra ter sido evitada. Os aliados da Ucrânia se comportam como se o Putin, somente pq é mau, um dia tivesse dito: “hoje vou invadir a Ucrânia somente pq posso”. E todos sabem pq isso aconteceu. Mas querem subestimar a inteligência das pessoas no mundo omitindo o fato real pq tudo começou. E ainda… Read more »

Sturmgewehrstgde

Esqueceu de mencionar os tanques T54

valcir Gomes de Oliveira

É mais ou menos isto!!!!!

Eduardo

Amigos na Rússia relataram que eles já construíram mais de 300 bankers durante a guerra.
Será que estão pensando em algo ?
Fica a dica.

Rinaldo Nery

Bunkers.

J. Pequeno A. Neto

Concordo e assino embaixo. Chegamos ao fundo do poço. Mais uma vez a ‘civilização’ humana falhou vergonhosamente. Nunca fomos tão perversos e desiguais. Por soberba, ganância e muita ignorância. Continuamos a nos achar a ultima bolacha do pacote do Universo. E não somos nada, e sim os mais frágeis na cadeia de seres vivos sobre esse belo mas cada dia mais triste planeta azul. Continuamos a precisar de manuais de conduta e sobrevivência caso contrário sempre nos exterminamos. Por isso as AI estão proliferando aceleradamente. Falhamos como falharam no passado os nordico, os gregos e troianos, os egipcios, os romanos… Read more »

Claudio

Agora sim vejo um intelectual falando só queremos paz no mundo

Alecs

“No entanto, os russos disseram que sua fronteira não foi violada, de acordo com a Tass.” Primeira vez que vejo a TASS publicar uma verdade. Kkkkk

Paulinho

Os EUA e a União eropéia não precisavam de maior oportunidade que esta guerra que a Russia trava dentro do seu território, para eles aniquilarem em menos de 10 anos a economia russa, coitados dos jovens que irão ser vítimas de uma longa e sangrenta guerra insana.

Traduzindo:
A Russia mordeu a isca!

Last edited 9 meses atrás by Paulinho
José Jorge Moraes Santos

Sabem de nada, inocentes…

Brasilino Manoel de Assunção

Dentro do seu território?!!!

Eduardo

Essa guerra não é tão sangrenta assim não. É uma guerra econômica. Destruindo só prédios e cidades. Se fosse pra matar a população eles não diriam quando e o de atacariam. E não deixariam a população fugir. Destruiriam Kiev. Mas só estão morrendo além de soldados pessoas que não deixaram seus lares.

Super Tucano

Dentro do seu território?

Ed S

O curioso é que o pessoal anti-Russia coloca a Rússia como que sem condições e como a parte fraca do conflito. Agora só não consigo entender é como o lado mais fraco é quem está conquistando (tomando em combate) o território de uma enorme coalizão (o combate não é Rússia x Ucrânia e sim Rússia x Otan/EUA/ UE). A Rússia já tomou a Criméia, todo o Dombas e agora acabou de capturar Bakhmut. Os americanos e seus lacaios europeus estão dizimando com as vidas dos ucranianos.

Josemir Nery dos Santos Tranqueira

Ucrânia se prestou ao papel na de “boi-de-piranha”: a Rússia aniquila a Ucrânia, enquanto que EUA/UE/OTAN destroem a Rússia. Se esquecem que o cardume pode comer o boi, ao tempo em que ataca a boiada.

Dimas Alves da Silva

A Rússia está certíssima, 🔥 fogo neles

Claudio

Se fosse aqui no Brasil estaria torcendo também

Vander

Observando os comentários fica nítido a nossa falta de conheçimento quanto ao assunto.
Essa guerra vem de relações antigas maís de 100 anos atrás.
Basta ler um pouco da história dos dois países que agente entende.
Tem uma relação maís recente que vocês encontram fácil.
Procure e lei sobre (Olodomor) vai ajudar a entender um pouco.

Last edited 9 meses atrás by Vander
Rodrigo

Você está lendo errado ao mencionar dois pais, pois a Ucrânia era apenas um estado do império russo, depois virou uma república socialista da URSS e só em 1991 com a queda da URSS ficou independente, então a Ucrânia só virou pais em 1992 contra a vontade dos russos.

Claudio

Verdade
São poucos que sabe dessa história até guerra fria já teve entre USA X Rússia

LUCIANO PINHO

A tendência de crescimento dessa guerra por procuração pode estar levando o mundo a uma encruzilhada de máximo risco. É fato que a Rússia, agora aliada da China, não entregará suas fronteiras em hipótese alguma e é aí que percebemos a insanidade do ocidente em jogar mais lenha numa fogueira perigosa!

Pafuncio Epaminondas

O EUA tá vendendo petróleo e armas a rodo para Europa por causa da guerra, vcs acham que eles querem que ela acabe?

Last edited 9 meses atrás by Pafuncio Epaminondas
Claudio

Sim depois da pandemia até o USA sentiu e o mundo todo sentiu

Carlis

Quando o fraco não pode com o forte, junte-se a ele. A Ucrânia é outro Brasil, fraca em poderio militar. Por isso prefere ficar aliada a Rússia.

Xin

Vc está mau informado meu amigo. 🙂

Rinaldo Nery

Mal, contrário de bem. Mau, contrário de bom.

Claudio

Brasil não está de lado nenhum

Pereira

Lamento , Más este Conflito Rússia Contra Ucrânia, Otan, Estados Unidos, Canadá !
Ocorrerá apenas mais um Pouquinho de Tempo, Más as Consequências, Infelizmente Serão Gravíssimas !

Claudio

Já está acontecendo e pode piorar temos depedir para Deus que logo termine e voltamos ver o mundo com paz Amor

Nilton L Junior

Tinha que enviar alguns EA-18G.

Super Tucano

Eu vim ler o que os apparatchik estão escrevendo a favor do Putin.

Carlos

Tudo um jogo de xadrez, onde o vencedor não leva nada no final.

Deivisson souza

A questão que estes países visão dominar o mundo, nações grandes territoriais e o Brasil com qualquer presidente independente do lado político não pensa da mesma forma, poderiamos já ser uma potência tomando conta de toda América do Sul , pelo que vejo nao é só os políticos mais também a população que não pensa na seu próprio crescimento.

Last edited 9 meses atrás by Deivisson souza