RAMSTEIN, Alemanha – Os aliados Finlândia, Noruega e a parceira Suécia sediarão o Arctic Challenge Exercise 2023 multinacional de 29 de maio a 9 de junho de 2023.

O Arctic Challenge Exercise deste ano (ACE 23) é o sexto desse tipo que a Finlândia, a Noruega e a Suécia realizaram juntos. A Força Aérea Finlandesa é responsável por planejar e dirigir o evento de treinamento que é realizado a cada dois anos desde 2013.

Os exercícios fazem parte da cooperação NORDEFCO entre Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca. Suas Forças Aéreas realizam regularmente treinamento transfronteiriço combinado relacionado ao combate aéreo, operado a partir de suas bases.

O objetivo era que as três nações nórdicas praticassem juntas e além das fronteiras de seus países. Desde então, o exercício cresceu para incluir ainda mais nações aliadas. É uma oportunidade única para as nações praticarem em áreas de treinamento maiores e com outras aeronaves.

Presença francesa

No dia 26/5 chegaram à Finlândia 5 Mirage 2000D, 5 Mirage 2000-5, 1 aeronave radar E-3F do Armée de l´air, e 6 Rafale da Marine Nationale para participar do ACE 23. Junto com 13 nações parceiras, as tripulações treinarão em missões aéreas de alta intensidade.

FONTE: NATO/OTAN

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vendéen

Entre as 13 nações participantes, 11 nações são membros da OTAN.
Não sendo a Suécia ainda membro, é de salientar também a presença da força aérea suíça com a participação de seis F/A-18 que ficarão baseados em Kallax (Suécia).
https://www.vbs.admin.ch/fr/actualites/communiques.detail.nsb.html/95416.html

Alecs

Dez Mirages e nenhum Rafale do Armée de l’air et de l’espace. Será que as vendas de usados afetaram a disponibilidade de Rafales para exercícios internacionais?

Vendéen

Olá Alecs,

Existem também 6 Rafale, mas da aviação naval (Rafal M).
5 Mirage 2000D, 5 Mirage 2000-5, 6 Rafal M, 1 aeronave radar E-3F

Caso contrário, sim, o treinamento geral do piloto é afetado por essas vendas de segunda mão.
L’entraînement des pilotes de l’armée de l’Air va être affecté …Zone Militairehttps://www.opex360.com › 2022/07/30 › lentrainement…

Hugo Vigneron

Pena a Suécia ainda não poder participar com seus gripens E

Angelo

Finalmente a península escandiva unida contra o inimigo comum? KD a Dinamarca?

Fernando "Nunão" De Martini

O “finalmente” já tem um certo tempo. Esse exercício é realizado desde 2013.

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Mcruel

O Mirage 2000-5 é uma obra de arte. Quem teve a oportunidade de vê-lo voando nos céus brasileiros sabe do que estou falando…

Kornet

OFF TOPIC:alguém sabe se essa história de que o avião do ditador da Venezuela teve a escolta de um avião da Venezuela até Brasília procede?
Se for verdade isso é permitido?
A FAB não vai se pronunciar?
O Brasil virou a casa a casa dos cumpanheros.

Dexter

O Rafale é realmente lindo…
Mas essa “birruga” (como se diz no triângulo mineiro), na cara dele dói os Zóio…
É como disse alguém aqui a anos, é como se fosse um furunqui, no nariz da Paola Oliveira… Dava pra tentar melhorar isso.